"". Life of Cherry: 10 provérbios populares com os quais não concordo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.1.18

10 provérbios populares com os quais não concordo

10 provérbios populares com os quais não concordo

Todos nós conhecemos vários ditados ou provérbios populares que passaram de geração em geração, corporizam as experiências do povo e que, ao longo dos séculos, se tornaram "lei". São simples frases, mas pelas quais muita gente se guia, por as considerarem sábias e quando alguém faz algo considerado errado, atiram logo uma para o ar.

Eu também faço parte da população que, de vez em quando, também se lembra de dizer umas do nada. Contudo, existem alguns provérbios com os quais eu não concordo, porque simplesmente não fazem sentido. Na verdade, existem muitos com os quais não concordo, mas decidi compilar apenas alguns aqui.


1. As pessoas não mudam, revelam-se: Este provérbio deve ter sido inventado pelas pessoas que não conseguem cumprir as suas resoluções de Ano Novo ou então pelas mulheres que tentaram mudar os seus namorados sem sucesso. Meus caros amigos, claro que as pessoas mudam. Com as experiências de vidas, as pessoas crescem, amadurecem, e aprendem ( porque não se aprende só na infância, aprende-se durante toda a vida).

2. Grão a grão enche a galinha o papo: Depende. Se andarmos a juntar cêntimos num frasquinho o ano todo, no final deste teremos apenas alguns eurinhos, que nem para ir almoçar fora dá.

3. Sorte no jogo, azar no amor: Se eu tivesse azar no amor mas tivesse sorte no jogo e fosse rica ainda valia a pena. O problema aqui é que eu além de ter azar no amor e estar solteira, tenho azar no jogo e sou pobre. Fui enganada! Pois, eu bem sei que me queriam consolar mas não resultou.

4. A curiosidade matou o gato: Na verdade, ser curioso não é um defeito, até uma qualidade. É a curiosidade que nos faz querer saber mais, logo esta vai fazer-nos aprender e evoluir. Os grandes sábios e inventores da História eram curiosos. Agora, isto que não sirva de desculpa para andar aí nas coscuvilhices como as velhas do autocarro. 

5. Burro velho não aprende línguas: Este provérbio é apenas mais uma desculpa para " ah, já sou demasiado velho para estudar/ para aprender isso..." Nunca se é velho demais para se aprender o que quer que seja. O que é preciso é vontade. Existem muitas pessoas, que nos seus 80 e 90 anos até, tiraram cursos e mestrados ( se não acreditam vejam, por exemplo, o caso deste australiano).

6. A idade é um posto: Esta história de que os velhos são sempre mais sábios do que aos novos irrita-me. Nem sempre os mais velhos são detentores de toda a sabedoria. Até porque viveram noutro tempo, logo os conhecimentos eram outros. Às vezes, os mais velhos dizem cada asneira que até sinto a necessidade de lhes pedir o Cartão de Cidadão para confirmar a idade deles. Obviamente que quem tem mais experiência de vida tem, à partida, mais conhecimentos do que alguém com menos, mas nem sempre isso se verifica. As experiências de vida não valem nada se não existir maturidade, mentalidade e humildade para aprender com estas.

7. Se a vida te der limões faz limonada: Como é que uma pessoa pode saber se são limões? Podem ser limas, eu não sei distingui-las dos limões, ou pode até mesmo serem laranjas para os daltónicos. É preciso tentar perceber o que a vida nos dá, como nos dá, o que nos retira, para podermos saber o que fazer com o que sobra.

8. Calças brancas em janeiro é sinal de pouco dinheiro: Mas quem é que são os parvos que inventam estes provérbios? Eu uso calças brancas quando eu quiser, o ano inteiro se for preciso, e ninguém tem nada a ver com isso! De facto, usar calças brancas em janeiro com a chuva, a lama e assim não dá muito jeito, mas se der um dia de sol ou um dia com o tempo mais calminho não posso? Vão me impedir?

9. Dinheiro não traz felicidade: Depende. Na verdade, existem muitas coisas em que o dinheiro pode, de facto, trazer felicidade. Se o usarem para viajar ( onde podem conhecer novas culturas e pessoas), se o usarem para tirar o vosso curso, para ajudar os pobres,... Ora vejam se aí não traz felicidade, claro que traz! Agora, se o usarem para comprar malas da Channel ou carros todos XPTO ainda não traz, podem ter a certeza.

10. O povo é sábio: Nem sempre, às vezes dizem cada asneira que até dói. Se fosse sempre sábio, eu não teria escrito este publicação.


E vocês? Quais são os provérbios com os quais não concordam?

46 comentários:

  1. Também não concordo com muitos dos provérbios que mencionaste.
    Nunca tinha ouvido o das calças brancas (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Vários deles que mencionaste não concordo também! Há uns que nem sei como alguém os inventou! Ahahah beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  3. Realmente, se fosse todo sábio não tinhas mesmo escrito esta publicações, opahh adorei, fartei-me de rir, principalmente com a do "eu além de ter azar no amor e estar solteira, tenho azar no jogo e sou pobre", também eu minha querida, infelizmente ahhaha
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Muitos dos que enumeraste, curiosamente (porque nunca me tinha dado conta) também não concordo muito! Beijinho *

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente contigo, há muitos provérbios sem sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  6. O primeiro deve ser o único que me deixa como o tolo no meio da ponte. Porque, por um lado, acredito que há pessoas que mudem, mas, por outro, algumas apenas se revelam.
    Honestamente, acho que o importante é que as pessoas não levem tudo à letra e que acabem por se questionar sobre as coisas. Nunca será tarde para aprendermos, da mesma maneira que não é a nossa idade que define o nosso conhecimento e a nossa competência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas revelam-se apenas, mas acredito que outras mudem mesmo. Pelo menos, vejo isso em mim própria. Sinto que sou uma pessoa completamente diferente daquela que era quando entrei na universidade, quanto mais antes disso.
      Sim, é sem dúvida, o mais importante. Não devemos levar tudo o que nos dizem à letra.

      Eliminar
  7. Alguns destes também não concordo. Mas os primeiros dois são o resumo de momentos da minha vida. O meu ex namorado não mudou ao fim de uns meses: revelou o seu verdadeiro eu. Para ir buscar o Floki juntámos dinheiro durante uma ano. Não punhamos era cêntimos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que não mudam mesmo, infelizmente, lamento que tenhas passado por esse desgosto :(. Ah, se pusessem cêntimos ainda hoje estavam a poupar xD.

      Eliminar
  8. Eu acrescento um "Entre marido e mulher não se mete a colher"-> o ditado dos atrasados mentais usam para justificar violência doméstica e coisas semelhantes.
    O único que discordo contido é com o grão a grão. Porque se o meu grão for 1€, no fim do ano já tenho uma quantia jeitosa.. ahahahhha
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse também é parvo. Agora lembrei-me do " quanto mais me bates mais eu gosto de ti", esse então é que serve muito para justificar a violência doméstica.
      Pois, assim já vale a pena xD.

      Eliminar
  9. A sabedoria popular não se adequa a muitas situações mas dá sempre jeito ter um à mão para nos armarmos em chicos espertos =)

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão, por acaso não costumo ouvir muito provérbios mas dos que oiço, por vezes não têm qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  11. Acho que os provérbios são algo que por vezes é visto como engraçado, e até há umas rimas que saem bem, mas acho que a maioria não tem mensagens muito certas. Aliás concordo com aquio que disseste aqui.
    E acho que 'a curiosidade matou o gato' é daqueles que mais me chateiam não só porque sou curiosa acerca de tanto ,mas porque sem curiosidade era tudo um marasmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, uma pessoa se for analisar a maior parte não são lá muito bons conselhos.
      Mesmo, éramos todos uns parvinhos.

      Eliminar
  12. Burro velho não aprende línguas é daqueles que eu mais discordo. Tive pessoas que tinham idade para ser meus pais/ quase meus avós a fazer licenciatura comigo. Nem eu era mais ou eles menos humanos que eu, muito pelo contrário! E essas pessoas, são provavelmente aquelas que mais levo para a vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter sido muito giro estar a estudar com pessoas de uma geração diferente da tua. No meu ano de caloira, entraram três gerações da mesma família, avó, mãe e filha, foi muito giro :).

      Eliminar
  13. Discordo completamente com o primeiro, pois acho que todos podemos mudar com a vida.

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente contigo! Adorei o teu post!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  15. r: Que bom, fico mesmo feliz por ler isso :)
    Um dia que tenhas oportunidade, aconselho a visita. Vale bem a pena. Entretanto, também partilharei mais fotos do local

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma zona muito bonita :). Vou estar atenta aos teus posts :).

      Eliminar
  16. Apesar de usar e muito a maioria desses provérbios que aqui nos deixaste, também não concordo com alguns. No entanto, se os uso é porque naquele momento a situação identifica-se com o momento xD

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  17. Olha que eu concordo em parte com a maior parte deles. Não de uma forma geral, mas a verdade é que eles se aplicam acho eu - excepto o branco em Janeiro senhores, que idiotice!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Instagram

    ResponderEliminar
  18. Também não concordo com alguns hehe xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Só verdade Cherry, ao longo do tempo tudo vem ao topo do rio!

    ResponderEliminar
  20. Não poderia estar mais de acordo contigo em relação ao ponto 1, claro que mudamos. Não somos o mesmo que éramos há 10 anos, mudamos as nossas prioridades, corrigimos ou melhoramos alguns aspetos da nossa personalidade. Claro que há gente que se "revela", mas isso não é geral.
    Em relação aos outros concordo na sua maioria contigo também, mas o 5 e o 6 certamente são mesmo errados. Só não aprende quem não quiser, a vida é uma aprendizagem e os mais velhos nem sempre dizem tudo certo, embora achem o contrário e às vezes me deixem com o cabelo em pé xb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente!
      A mim também, irritam-me quando se armam em sábios só por serem mais velhos que eu.

      Eliminar
  21. Confesso que, depois de ler o post, também percebi que não concordo com alguns desses provérbios! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Apesar de teres razao o 2 por exemplo, se juntares, realmente so tens uns euritos, mas continua que vais ver que juntas mais e mais... E se n juntares (nem que seja pouco) nao tens nada. 😜

    O 8 devia ser porque branco usava-se mais no verão (ah e tal branco arrefece) e não tanto no inverno 😂😂 Ate fica melhor um branco com uma pele morena 😜 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, lá isso é verdade, pensando dessa forma :).
      Eu nunca tenho a pele morena, por isso para mim é-me igual ahahahah xD.

      Eliminar
  23. Os provérbios são exagerados, algumas vezes radicais, mas percebo as ideias-chave.

    ResponderEliminar
  24. Alguns também não concordo e concordo com as tuas análises!
    Mas outros não... :p eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Muitas dessas não são para ser levadas à letra, são metáforas, eu acho graça, não lhes dou grande valor como lições de vida, mas acho interessante por serem expressões populares que vão perdurando no tempo e espero que continuem =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo sendo metáforas, alguns não fazem sentido. Sim, fazem parte da História e da tradição, quanto mais não seja para nos rirmos um bocadinho xD.

      Eliminar
  26. É por isto que nunca gostei de provérbios populares! Ahah, concordo mesmo que nenhum faz sentido. E não podias ter terminado o post com um provérbio melhor hahaha. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto, posso não concordar com todos, mas acho piada a alguns xD.
      Ali para mandar aquela indireta ahahahah xD.

      Eliminar
  27. Definitivamente não concordo com o do o dinheiro não traz felicidade e aquele da sorte no jogo,azar no amor. Primeiro o dinheiro ajuda e muito quando por exemplo temos problemas de saúde e obviamente que com dinheiro fica um pouco mais fácil. Segundo eu posso ter azar no jogo que é o que geralmente ocorre e azar no amor também. Aquele das calças brancas não conhecia mas é como tu disseste cada um veste o que bem quer e se sente confortável! Gostei do post :) beijos

    ResponderEliminar
  28. Acho que todas elas têm o seu quê de verdade, no entanto há muito que são estúpidos e ilógicos, claro que sim. Ainda assim, há um em particular que não concordo contigo.
    Não concordo com o 2, acho que mesmo que sejam cêntimos juntamos sempre alguma coisa, e mais vale pouco do que nada.
    Relativamente à 9, conheço esse provérbio mas com mais um bocado, ora então "dinheiro não trás felicidade, mas lá que ajuda, ajuda", e acho que é bem verdade, tal como disseste :)

    ResponderEliminar
  29. Eu uso muito a da curiosidade matou o gato para não ter que dizer a algumas pessoas um directo "não tens nada com isso" :)

    ResponderEliminar
  30. bom dia cherry,,adorei este post, fez-me ficar bem disposta. obrigada
    beijinhos
    https://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Cherry, ri-me bastante com as tuas análises dos provérbios! xD Eu também não concordo com certos provérbios como As pessoas não mudam, revelam-se", "Burro velho não aprende línguas." ou ainda "O povo é sábio.". No entanto, não consigo discordar do tão conhecido "Grão a grão enche a galinha o papo." pois, honestamente e do meu ponto de vista, mesmo que sejam só uns eurinhos que nem chegam para um almoço, acho que já é melhor que não ter qualquer quantia - como, infelizmente, muitas pessoas não têm neste mundo.
    Beijinho grande.

    http://apenasfrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, desse ponto de vista realmente é verdade, há muita gente de facto que faria tudo para ter uns trocos.
      Beijinhos

      Eliminar