"". Life of Cherry: 10 coisas que só quem usava o MSN Messenger vai perceber !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

13.1.18

10 coisas que só quem usava o MSN Messenger vai perceber

10 coisas que só quem usava o MSN Messenger vai perceber

Antes de todas as redes sociais, O Facebook, o Instagram, até o Hi5, existia o MSN Messenger. Os mais novos provavelmente não se lembram, mas a malta que nasceu nos anos 90 recorda-se de certeza desta época.

Para quem nasceu nos anos 90 ( ou 80 também), o MSN Messenger traz muitas recordações. Faz-nos sentir nostálgicos sobre os tempos em que chegávamos a casa da escola, e íamos diretamente conversar com os nossos amigos, faz-nos lembrar das nossas primeiras paixões ( e desgostos amorosos), faz-nos lembrar as mensagens corrente ( que nos dariam 7 anos de azar no amor se não as reancaminhássemos para 15 pessoas)... Em suma, recorda-nos da nossa primeira forma de socialização virtual.

Vamos todos ter um momento de nostalgia e recordar o que fazíamos no MSN Messenger.


1. Chegar a casa da escola e ir diretamente para o MSN Messenger: Os miúdos do início dos anos 2000 não tinham smartphones nem tablets, pelo que durante o dia não tínhamos acesso à Internet. Passávamos todo o dia na escola a conviver com os nossos amigos mas, apesar disso, chegávamos a casa ao final da tarde e íamos direitinhos para o MSN ver quem estava online. Saíamos durante um bocado para jantar e, à noite, voltávamos lá para ficar a falar até à hora de ir para a cama ou até que a nossa mãe gritasse " Não achas que já estás aí há DEMASIADO TEMPO?".

2. Ler indiretas no estado: Muito antes de existir o feed do Facebook, já existia a necessidade de mandar aquela indireta a alguém, e isso fazia-se precisamente pelo estado, o espaço à frente do nosso nickname, onde podíamos escrever. Afinal, as indiretas e a crueldade virtual não surgiram nas redes sociais.

3. Escrever letras de músicas no estado: Felizmente, existiam pessoas que usavam o estado para fins mais criativos e positivos. Normalmente, este tipo de estados eram usados por adolescentes para exprimir os seus sentimentos ou o seu estado de humor naquele dia.

4. Ter a habilidade de parecer " offline": My name is Bond, James Bond, e toda a gente pensa que estou offline, mas na verdade estou online muahhh. Esta funcionalidade era muito fixe para continuar a falar com os nossos amigos, enquanto evitávamos certas pessoas irritantes da nossa turma. Quantas vezes não dissemos a alguém que nos íamos deitar às 21 h, mas na verdade tivemos a falar com o nosso melhor amigo até à meia noite?

5. Escolher a opção aparecer " ocupado": Sim, podíamos aparecer offline para ninguém nos ocupar, mas aparecer " ocupado" dava-nos outro estilo, como se tivéssemos coisas muito importantes para fazer, quando na verdade só estávamos jogar Pinball.

6. Sair e voltar a fazer log in várias vezes: Para ter a certeza que a crush recebia a notificação a dizer que estávamos online e viesse falar connosco.

7. Pedir por e-mails, não números de telemóvel: Nos anos 2000  as sms eram limitadas e poucas pessoas tinham a tarifa que permitia ter x sms grátis por mês, pelo que a maior parte das pessoas falavam pelo MSN Messenger. Por isso, quando conhecias alguém novo a primeira coisa que lhe pedias era o seu e-mail. Naquela altura, ninguém queria saber dos números de telemóveis para nada.

8. Dar um toque: Naquele tempo não existia a mariquice de mensagens " vistas" como existe agora no Messenger e no Whatshap, por isso o que é que tu fazias? Mandavas um toque, uma funcionalidade que abanava o ecrã todo da outra pessoa, para teres a atenção dela. Era tão irritante! E era por isso que eu a usava tantas vezes! Ok, também me faziam imensas vezes isso ( e acreditam que eu me assustava de todas as vezes que estava descontraídamente na net, e aquilo começava a vibrar?) porque, muitas vezes, eu não ligava muito às mensagens ( já era uma antissocial naquela altura).

9. O medo de não saber quem realmente estava a ler as tuas mensagens:  Nos dias em que ainda não existiam memes nem stalkers na Internet, o teu maior medo era que tu achasses que estavas a falar com a tua crush, quando na verdade estavas a falar quatro amigos deles ( já me aconteceu isto, escusado será dizer que faltei à escola no dia a seguir).

10. O horror de nunca saberes o que uma pessoa ia dizer: Não, o Facebook não inventou a funcionalidade " x pessoa está a escrever". Na verdade, quem inventou isso foi o MSN Messenger. E era uma benção e uma maldição, ao mesmo tempo. Na verdade, era uma maldição a maior parte das vezes. Tu estás um minuto a ver entusiasmadamente  " x pessoa está a escrever", para depois ela parar e não enviar nada. O QUE É QUE IAS DIZER? Apetecia-te perseguir a pessoa, amarrá-la e torturá-la até ela dizer o que ia escrever.


E vocês? Eram do tempo do MSN Messenger? De que é que se lembram desse tempo?


38 comentários:

  1. Eu nasci em 2000 e na primária usava imenso o MSN! Bons tempos!

    ResponderEliminar
  2. que saudades que eu senti agora! bons velhos tempos!

    ResponderEliminar
  3. Correndo o risco de soar a José Carlos Malato, fui tão feliz a usar o MSN ahahah
    Que nostalgia!

    r: Também não sou a maior fã de bebidas alcoólicas, mas não resisto à Somersby :p

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Tu eras deste tempo? Mas tinhas que ser muito novinha... O Messenger faleceu para aí em 2012 e deixou uma data de viúv@s =P E ainda dava para mostrarmos aos outros que músicas estávamos a ouvir. Alguns deviam ter vergonha de mostrá-las, mas pronto =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bastante novinha, apanhei o MSN dos meus 8 aos 13 anos. Eu tinha vergonha de ouvir certas músicas na altura porque sabia que ia aparecer no meu estado xD.

      Eliminar
  5. O que me fizeste recordar... Adorava, chegava até a adormecer a falar no msn com as minhas amigas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não, a minha mãe gritava comigo antes que isso acontecesse ahahahah.

      Eliminar
  6. Adorei o post!! Eu sou do tempo do msn e fiz e senti TUDO o que disseste! Eu chegava a casa e ia logo, logo para a chat! Bons tempos em que não tinha grande coisa para fazer xD

    Beijinho, Inês do blog: umblogindisponivel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Mesmo, umas agora parece que não tem tempo para respirar.

      Eliminar
  7. Faço das tuas palavras as minhas! Igualzinhoooo, velhos tempos. Que saudade que deu!
    Eu fazia imenso aquilo de fazer login várias vezes por causa da crush.
    E o toque de abanar o ecrã era um espetaculo!

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ai que saudades, aquele ponto 6 - eu fazia aquilo ahah
    No fundo identifico-me com a maior parte dos pontos, em 2000 o msn é que batia, qual facebook qual quê :p

    ResponderEliminar
  9. que nostalgia! tenho imensas saudades deste tempo, adorava vir para casa e estar horas no messenger a falar com amigos, e fazíamos vídeo-chamadas e chamadas de voz parvas e tínhamos aqueles stickers todos, depois havia alguém que tinha um novo giro e carregavas nele para o adicionar à tua coleção! :D
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fazia imensas videochamadas xD. Eu lembro-me perfeitamente desses stickers, aquilo era uma competição para ver quem tinha mais xD.

      Eliminar
  10. Eu usei muito o MSN, mas já trabalhava. Eus sou do tempo de uma coisa mais antiga: o MIRC. Bem, sou mesmo velhota! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei o que é isso, ainda não era nascida se calhar ahahah xD.

      Eliminar
  11. Embora tenho sido só por um ou dois anos, recordo-me de ainda ter usado o MSN e passei por muitos dos pontos que enuciaste, Cherry. :)
    Beijinho grande.

    Apenas Francisca

    ResponderEliminar
  12. Sou do tempo do msn e traz-me imensas memórias. Foi por msn que comecei a falar com o David. Aprendi imensos códigos para por o estado com cores e afins. Em 2010 ainda se usava msn mas parece que já foi há décadas...

    ResponderEliminar
  13. A minha primeira rede social foi o MSN messenger e o Hi5, Adorava até aparecer o Fecebook e não tenho outras. Tenho algumas boas recordações. :))Adorei

    Hoje:- A chave...numa insana desorientação.
    .
    Bjos
    Um optimo Domingo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro do Hi5, que nostalgia que me está a dar agora...

      Eliminar
  14. eu adorava o MSN, e depois podias mandar umas coisas que não sei explicar o que era, tipo imagens gigantes, que te atiravam balões de água por exemplo xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaah, eu passava a vida a mandar isso, era tão divertido xD.

      Eliminar
  15. Só deixei de usar o msn quando criei a conta de facebook.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  16. Opa que saudades, mesmo com tudo isso acho que era tudo mais fácil do que nos dias de hoje. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Eu achava tão irritante estar sempre a aparecer de lado que as pessoas tinham acabado de fazer login. Mas, reconheço a utilidade em algumas situações ahahahah
    O primeiro contacto com os emojis e tornar as coisas e descrições mesmo harmoniosas directas (in---
    ahahah) e bonitas!
    Bons tempos. Mas, gosto mil vezes mais dos meios de comunicação de hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por vezes também achava irritante, até fazia log out só para não ver isso xD. Mas era sem dúvida uma funcionalidade útil, agora nunca sabes quando alguém entra ou sai, tens de estar sempre a verificar.
      Sim, apesar de tudo, também gosto mais :).

      Eliminar
  18. Que saudades que bateram agora! É tão verdade isto, que bons tempos.

    ResponderEliminar
  19. Sou deste tempo. A funcionalidade que adorava mais era poder fazer "tremer" a janela da pessoa para ela responder :P

    Claudia
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  20. Identifiquei-me tantoooo com esta publicação! Logo eu, que sou super nostálgica, adorei este bocadinho a recordar o mítico MSN! Bons tempos... ainda me lembro-me de estar no autocarro e combinar com as minhas amigas: "às nove, depois do jantar, todas no msn" ;P que saudades!! :)

    ResponderEliminar
  21. Aiiii bons tempos!!! Adorava enviar os bonequinhos que enchiam a tela à pessoa com quem estava a falar :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Eu vivi o final da minha adolescência e início de universidade com o MSN, sem dúvida que era o sucesso e toda a gente usava. Mais tarde, talvez no meu 2º ou 3º ano de curso apareceu o facebook, e mais ninguém se lembrou que o MSN existia, mas realmente fiquei nostálgica com o teu post, foram bons tempos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que diferença xD. Eu vivi o MSM no fim da primária e início do Básico :).

      Eliminar
  23. Gostei imensooo deste post, é tão nostálgico!!

    Já estou seguindo o teu blog!!!

    REILLIZA ||| I N S T A G R A M

    ResponderEliminar