"". Life of Cherry: Como escrever bom conteúdo sazonal !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.12.17

Como escrever bom conteúdo sazonal

Como escrever bom conteúdo sazonal

O conteúdo sazonal, associado a certas épocas específicas do ano, é algo que podes publicar vezes sem conta no teu blog, sem aborrecer os teus leitores nem repetires-te. Toda a gente adora ler este tipo de publicações, associadas ao inverno, natal, verão, etc. , porque aprende-se sempre umas dicas novas, lêem-se histórias engraçadas ou ganham-se novas ideias. Contudo, aquilo que eu tenho aprendido é que nem sempre este conteúdo é bem recebido, por isso temos de ter cuidado com a forma como o estruturamos para estes continuarem a ser úteis e relevantes e não se tornarem aborrecidos.


1. Pensa nas melhores alturas para publicar determinados posts: Parece uma dica um bocado óbvia, mas é importante relembrar. Obviamente que não vais começar a publicar posts sobre o natal em pleno verão, nem vais estar a falar de verão em meses de inverno. Dependendo da época do ano associada a determinado tipo de conteúdo, o tempo que tens para publicar esse conteúdo pode variar. Por exemplo, o Natal é uma época mais longa do que a Páscoa para publicares determinados posts e a Páscoa é uma época mais longa que o Carnaval para outro tipo de publicações.

2. Não publiques só posts sazonais, vai variando: O conteúdo sazonal tem muitos benefícios, mas também tem as suas desvantagens. Para começar, se tens leitores estrangeiros ( como os do Brasil), eles estarão numa estação do ano diferente da tua, pelo que não se interessarão por esses tipos de posts. Além do mais, há eventos específicos que só ocorrem em certas regiões, pelo que quem vive noutras cidades perde o interesse. Ou, simplesmente, existem pessoas que não estão para perder tempo a ler estes posts específico, e preferem ler posts que se podem aplicar durante todo o ano. É por isso que é muito importante criar um equilíbrio entre os teus posts habituais e o teu conteúdo sazonal. Eu agora no natal vou publicar muitos posts natalícios, mas também vou publicar posts "normais", porque sei que existem leitores meus que não gostam e/ou não ligam nenhuma ao natal, e um mês inteiro com estas publicações iria aborrecê-los.

3. Escrever algo útil e/relevante: O conteúdo sazonal pode tornar-se irrelevante se não oferecer algo específico ou útil aos teus leitores. Eu gosto de posts a relatar passeios no Outono ou uma manhã passada a ler um livro com mantinhas ( claro que depende de quem o escreve, há bloggers com talento para escrever sobre momentos mundanos), mas se só escrevem posts assim fico aborrecida. Por isso, se gostas de escrever posts assim tenta equilibrá-los com publicações mais relevantes e específicas para os teus leitores, como dicas ou DIYs.


E vocês? Quais é que acham que devem ser os ingredientes de um bom post sazonal?

27 comentários:

  1. Pois... Depende muito dos gostos de cada um. Gostei de ler

    Do GIL
    Límpidas Gotas de Amor em execução de Carência.

    Bjos
    Noite feliz

    ResponderEliminar
  2. R: Muito obrigada ^_^

    Concordo com tudo o que escreveste no teu post, infelizmente o meu maior problema é mesmo ter tempo para o blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso é sempre o grande problema no meio de tantos afazeres.

      Eliminar
  3. Manter o equilíbrio e a coerência é mesmo importante!
    Eu adoro o Natal, por exemplo, mas não me faz sentido abordar apenas este tema ao longo do mês de dezembro. Isso não quer dizer que, com ideias bem preparadas, não se conseguisse conteúdo diário, porque há imensos pontos por onde se pode pegar, simplesmente acho que acabaria por ser limitador. E perderia a oportunidade de escrever sobre algo que, se calhar, daqui a um mês já não faria sentido falar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso da mesma forma que tu. Eu tenho imensas ideias que dariam facilmente para um mês inteiro dedicado exclusivamente a posts natalícios, mas não o faço porque seria demasiado limitador como tu dizes, e cansativo para os meus leitores ( principalmente para aqueles que nem ligam muito ao natal). Acho que é um erro que muitos bloggers estão a cometer nesta altura.

      Eliminar
  4. Por acaso não costumo apostar em conteúdo sazonal. Acabo por fazer alguns posts de tendências, o que pode acabar por ser considerado, mas fujo exactamente por ter algum público brasileiro..

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um Black Opium da Yves Saint Laurent!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso acaba por ser também conteúdo sazonal. Fazes bem então :).

      Eliminar
  5. O nr.2 é um dos grandes problemas dos posts sazonais, principalmente nesta época... já não se vê outra coisa a não ser posts sobre Natal!! Enjoa um bocadinho..

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também já estou a ficar enjoada de tantos posts natalícios, tem que existir um equilíbrio.

      Eliminar
  6. Excelente publicação querida! :D
    Eu já te seguia :P

    ResponderEliminar
  7. Oi Cherry
    Boas dicas!
    Com fotografar é meu hobby preferido, vou publicando e os amigos tem apreciado.
    Mas,sempre é bom ler algo que nos motive e acrescente.Gostei muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Acho excelentes dicas!
    Beijinho

    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Acho importante variar os posts e não serem por exemplo só posts natalícios!!

    Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, muito importante. Se há coisa que odeio nesta altura é entrar num blog e só ver posts natalícios.

      Eliminar
  10. Concordo inteiramente contigo, Cherry! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, nem sempre nem nunca e sem exagero, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  12. Tenho de começar a fazer posts com dicas e assim. Acho que é algo que me faz falta no blogue :)
    R.: Muito obrigada, querida! Beijinhos :)

    ResponderEliminar