"". Life of Cherry: Porque é que deves apontar tudo o que fazes com o teu tempo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.11.17

Porque é que deves apontar tudo o que fazes com o teu tempo

 Porque é que deves apontar tudo o que fazes com  o teu tempo

São muitas as publicações na Internet que nos aconselham a gerir o nosso tempo, para nos tornarmos mais organizados, mais produtivos, para fazer mais... Contudo, também existem as publicações que defendem que não devemos planear demasiado, às vezes é preferível fazer pouco num dia mas fazê-lo bem. Eu cá não sou de extremos. Eu acho que, como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Não sou a favor de planear demasiado, mas também não sou daquelas pessoas que acha que mais vale fazer pouco e bom do que muito e fraco ( embora hajam dias em que mais vale isso mas, se forem todos assim,  a nossa produtividade acaba por ser quase nula).

Há uma citação muito gira que diz " O tempo é aquilo que mais queremos, mas é aquilo que usamos da pior forma", e é tão verdade!  A maior parte das pessoas não sabe gerir o seu tempo. É por isso que é muito importante saber geri-lo. Mas, mais importante que isso, é preciso apontar aquilo que fazemos com este. Porque todos nós fazemos horários para o nosso trabalho e para a nossa vida quotidiana, mas será que estamos realmente a cumpri-los? Apontar aquilo que fazes com o teu tempo pode dar-te informação valiosa e ajudar-te a ver coisas que não estão a correr tão bem como pensavas.


1. Ver para onde o teu tempo está ( realmente) a ir: Já te aconteceu dizeres " hoje vou trabalhar nestas 3 horas", mas depois acabares por estar todo esse tempo no Facebook?  Quando apontas aquilo que fazes em cada hora, tu vês para onde o teu tempo está realmente a ir, e se o estás a saber aproveitar da melhor forma. Isto permite-te que cries novos hábitos que te tornem mais eficiente e produtivo(a).

2. Corrigir hábitos ineficientes: Assim que descobres aonde estás realmente a gastar o teu tempo, podes avaliar se os teus hábitos estão a ser eficientes ou não. E se não estão, existe uma grande probabilidade de a razão ser a tua falta de produtividade. Por exemplo, tu achas que, durante o dia todo, deves gastar cerca de 1 hora a ver as redes sociais. Porém, quando contas realmente esse tempo, vês que na verdade estás a gastar 4 horas. Isso significa que, muito provavelmente, estiveste a usar horas que deviam ser para trabalhar nas redes sociais. Assim que te apercebeste disto, passas a definir que vês as redes sociais meia hora de manhã e meia hora à noite estando, desta forma, a eliminares um mau hábito.

3. Vais ter um maior sentido de responsabilidade: Apontar o que fazes com o teu tempo vai dar-te um grande sentido de responsabilidade, porque estás a apontar tudo aquilo que fazes. É como se tivesses um chefe a ver o que tu fazes só que, neste caso, o teu chefe és tu.

4. Vais distrair-te mesmo: Quando começas a apontar as alturas em que estiveste distraído(a), vais sentir-te culpado(a) por isso. Isso vai fazer com que, futuramente, não repitas esses maus hábitos, e te vás tornando cada vez mais produtivo(a).

5. Identificar quais são as tuas alturas do dia mais produtivas: Todos nós temos uma altura do dia em que somos mais produtivos. Há pessoas que trabalham mais de manhã ( como eu), há pessoas que trabalham mais à tarde e outras que se sentem mais produtivas à noite. No entanto, ainda existe muita gente que acha que nunca é produtiva, mas isso é porque simplesmente nunca apontaram o que fazem com o seu tempo. Se és uma dessas pessoas, tenho um desafio para ti. Durante 30 dias, aponta tudo o que fazes durante um dia e, no final, analisa e tenta descobrir em que alturas do dia foste mais produtivo(a). Assim que descobrires as horas em que trabalhas, vais poder criar um horário à volta disso.


E vocês? Costumam gerir o vosso tempo? Costumam apontar aquilo que realmente fazem?

( Foto: Amber McNaught)

26 comentários:

  1. Boa noite. Muito bom. O tempo, é como a vida, é que temos de mais preciso. Adorei este "método! Não aponto, mas por vezes faz falta :)


    Hoje: "" O coração não mente, mas sente""

    Bjos
    Feliz Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  2. Fazer uma lista de tarefas/ objectivos a cumprir em determinada semana ou dia é algo que me organiza e facilita bastante a gestão do meu tempo :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, o equilíbrio é o mais importante! Isso e aprendermos a gerir o nosso tempo, porque na maior parte das vezes que nos queixamos de não ter tempo para tudo é mesmo por falha na organização.
    Por norma, aponto tudo aquilo que preciso mesmo de fazer. E na agenda tenho os compromissos com data e hora fixa. Depois estipulo um tempo para cada tarefa e também para as pausas. Claro que há dias em que corre na perfeição e outros em que a preguiça ganha um pouquinho há vontade, mas até tem resultado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, desde que me aprendi a organizar que me tenho apercebido disso.
      Faço exatamente o mesmo que tu. Todos nós temos dias menos produtivos, não somos máquinas ( infelizmente, às vezes dava jeito xD).

      Eliminar
  4. Bom dia. Esse comentário anónimo sou eu. Nem sei porque saiu assim, não é meu hábito. Obrigada por responder.

    Hoje o título:-[ Janela aberta, esperança que chega...]

    Bjos
    Feliz Quinta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pelo título do post que deixaste cheguei logo ao teu blog, não te preocupes :).

      Eliminar
  5. Confesso que aponto tudo o que faço! Excelente publicação! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu não vivo sem o meu bullet journal! Mas também o mantenho muito simples porque acredito que planear demasiado também não é bom, tudo tem de ter o seu equilibro

    https://strawberryafternoons.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fiz um bullet journal ( porque não consigo ser organizada a esse ponto), mas gosto mesmo de ver o das outras pessoas :). Tem que se ter equilíbrio, como em tudo na vida.

      Eliminar
  7. Quando as solicitações são demais para o tempo existente há que saber geri-lo sim. No trabalho aponto o que tenho para fazer para não falhar nada, em casa faço - o mentalmente mas permito-e a desvios muitas vezes :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com as tarefas domésticas também não é preciso tanto rigor, embora eu até isso aponte ( mas toda a gente já sabe que eu tenho uma panca por organização xD).

      Eliminar
  8. Para quem trabalha muito no computador, há uma aplicação que faz esse registo por nós, chamada RescueTime. Na verdade, há várias desse género, mas eu já testei essa e é muito boa. Dá para termos um ideia em que tipo de programas (e páginas web) é que estamos a passar o nosso tempo, e dá para classificar cada página de forma individual. Por exemplo, para a maior parte das pessoas, estar no Facebook é uma distracção, mas para quem trabalha com marketing digital, ir ao Facebook faz parte do trabalho. O RescueTime permite fazer essa classificação. Enfim, sei que há outras do género, é só questão de se procurar :)

    Eu gosto muito de saber onde ando a gastar o meu tempo, e é um exercício muito bom para se fazer de vez em quando. Exactamente pelas razões que dizes: só quando percebemos como estamos a usar o nosso tempo é que conseguimos mudar maus hábitos.

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia essa app, mas fui agora espreitar e parece-me muito boa, obrigada pela sugestão :). Gosto mesmo dessa ideia de saber exatamente onde estamos a gastar o nosso tempo, todas as páginas que acessamos ficarem registadas e recebermos relatórios disso. Vou experimentar :). Eu aqui generalizei um bocado, mas de facto para pessoas na área de marketing digital o Facebook é a sua ferramenta de trabalho.

      Eliminar
  9. Com a escola raramente aponto tudo porque testes em cima de testes não da tempo para respirar mas quando descanso um pouco faço isso!
    http://damselme.blogspot.pt/ ,Beijinhos
    Jéssica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aponto sempre tudo da faculdade, é a única forma de manter-me a par de tudo :).

      Eliminar
  10. Eu consigo concentrar-me durante um dia inteiro, mas tenho que fazer sempre um planeamento antes. Não funciono sem planear o tempo x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não, tenho que planear o que estudo/faço em cada hora.

      Eliminar
  11. Boas dicas, sem dúvida. Temos mesmo de aprender a gerir o nosso tempo, cada vez mais.

    ResponderEliminar
  12. Eu (Pedro) nunca anoto nada. Acabo por me esquecer das coisas...
    Eu (Telma) sou a menina das listas. Faço listas para tudo e mais alguma coisa. Sinto que senão escrever me esqueço e é isso que procuro combater: a minha memória de uma jovem com alzheimer aka Doris em versão humana... Sinto que me faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias começar a apontar então Pedro :).
      Junta-te ao clube Telma, sou igual, adoro fazer listas e também as faço para tudo :). Ahahahah, como eu te compreendo, eu sinto-me uma miúda de 20 anos com alzheimer, se não apontar as coisas esqueço-me xD.

      Eliminar
  13. No lugar de apontar as coisas que vou fazendo ao longo do dia, eu planeio antes o que devo, ou não, colocar em prática nesse dia. Penso que adotar outro método implicaria que eu ficasse sob um stress enorme e, com isso, eu não sei lidar! Como forma de sumariar o meu quotidiano, eu faço uso de uma aplicação de que já falei no blogue, o "Daylio" que, para além de me permitir listar as atividades do dia, mensalmente me são apresentados gráficos com o meu humor, o que é fantástico, pois, posso associar o que é que me deixa feliz, ou não, investindo também em coisas em específico! :D

    Beijinhos,
    novo blogue: IMPERIUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar dessa app ( acho que até foi no teu blog, já não me recordo), é muito boa para registar as coisas do quotidiano, e acaba por servir para este propósito :).

      Eliminar
  14. A hot cuppa tea and a good book is all we need for a good day.

    https://www.missymayification.co.uk

    ResponderEliminar