"". Life of Cherry: Como saber se deves (ou não) mudar o rumo do teu blog !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.11.17

Como saber se deves (ou não) mudar o rumo do teu blog

Como saber se deves ou não mudar o rumo do teu blog

Já alguma vez sentiste vontade de desistir do teu blog? Certamente já, é um sentimento comum a todos os bloggers. Porém, desistir nem sempre é aquilo que tu precisas, às vezes aquilo que tu precisas é de mudar o rumo do teu blog.

" Nunca é tarde demais para mudares de direção" é uma citação que se aplica à vida em geral, mas que também se pode aplicar à blogosfera. Por isso, se te sentes desmotivado(a) com o teu blog, se sentes que já não tens uma voz ou que ninguém te lê, mudar a direção do teu blog pode ser uma opção a considerar. Ou pode não ser, podes simplesmente estar a passar por uma fase de desmotivação. Temos que fazer uma avaliação de nós mesmos e do nosso cantinho virtual para descobrir a resposta.


1. Não te estás a divertir ou sentes-te desmotivado(a): Para o teu blog ser bem sucedido, tu tens que adorar dedicar-te ao teu blog e adorar o conteúdo que escreves. Se tu não gostas do conteúdo que escreves, não podes esperar que os outros gostem. Às vezes, os outros até podem gostar das tuas publicações, mas se tu não gostas de escrevê-las, se não te estás a divertir, não vale a pena continuares com algo só porque sim. Ter um blog não deve ser um sacrifício, deve ser algo divertido, motivante, e se tu não sentes isso, o melhor é veres aquilo que precisas de mudar para te sentires mais feliz com o teu cantinho.

2. Os teus leitores estão a ficar desinteressados: Se antes tinha uma comunidade de seguidores que te seguia fielmente e adorava tudo aquilo que lias, e agora têm comentado menos e mostrado menos interesse, é melhor analisares bem o que se passa. Nem sempre uma diminuição de visualizações significa que tens que mudar a direção do teu blog, até porque, muitas vezes, há fases em que as pessoas andam mais ocupadas e passam menos tempo online ( em janeiro as minhas visualizações costumam descer por causa disso), o que se acaba por refletir também na quantidade de visitas e comentários que recebes. Porém, se tiveste uma diminuição abrupta de visualizações, que se prolonga por vários meses, é sinal que deves fazer algumas mudanças no teu blog.

3. Descobriste que, quando abordas tópicos diferentes, os teus leitores ficam mais interessados: A minha de marca do " Life of Cherry" são as listas, mas nem sempre foi assim. No início do meu blog, eu escrevia devaneios simples, sem grande sentido. Porém, quando comecei a escrever listas, reparei que as pessoas ficavam mais interessadas, e acabei por continuar. Este não é um exemplo de posts de tópicos, é mais de estrutura, mas é para mostrar que os nossos leitores também nos podem ajudar a criar o registo do nosso próprio blog. Antigamente, também tinha receio em abordar temas de maquilhagem e de moda, porque não é o meu forte, mas tenho constatado que as pessoas até gostam de ler essas publicações. Por isso, arrisca, explora temas diferentes e vê a resposta dos teus seguidores.

4. Sentes que o teu blog já não está a acompanhar a tua vida e o teu crescimento: Eu tenho tido a sorte de o meu blog crescer comigo e acompanhar continuamente a minha vida, mas sei que nem sempre é assim. Às vezes, a nossa vida muda de tal forma que já não faz sentido publicar sobre determinados temas ou até o próprio conceito do blog já não faz sentido. Se calhar, até deves considerar parar e criar outro de raiz, se sentires que o teu blog não está a ser nada congruente com a tua vida.

5. É difícil teres inspiração e teres ideias de posts originais: Todos nós, bloggers, passamos por fases em que pensamos " será que ainda existe alguma coisa original para escrever?". Períodos de motivação fazem parte desta jornada blogosférica, e acabamos sempre por dar a volta por cima. No entanto, se te sentes continuamente desmotivado e sem ideias pode significar que já não te identificas com determinados temas ou mesmo até com o teu blog.


E vocês? Já tiveram a necessidade de mudar o rumo do vosso blog? O que é que mudaram?

37 comentários:

  1. Adorei o post, está muito bom! Que boas dicas.

    www.pipaboavaiela.pt

    ResponderEliminar
  2. Mudei de blogue uma vez, porque o antigo me trazia más energias. Há momentos em que penso que vou desistir disto, que já não tenho tempo ou paciência. Mas depois gosto, ao mesmo tempo, de partilhar pedaços da minha vida. Gosto de ler-vos, de comentar. Acabo sempre por encontrar mais um pedaço de inspiração.

    Tens bastante razão nos pontos que enumeraste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste bem, quando um blog traz más energias não vale a pena continuar com ele. Há sempre fases assim. Eu também já tive vontade de desistir do blog, se bem que agora nem me tem dado para isso, estou a adorar ver o meu blog crescer e toda esta interação entre bloggers e leitores :). O melhor da blogosfera são as pessoas :).

      Eliminar
  3. Eu já fiz parte daquele grupo (se é que existe) de pessoas que não compreendia a necessidade de alguém mudar de blogue. Na minha ideia, se o espaço é meu, posso alterá-lo de maneira a adequar-se àquilo que procuro. No entanto, quando comecei a sentir vontade de partilhar mais do que os meus textos ficcionais, percebi que o Parte do que sou (o meu primeiro blogue) não se adequava. Por mais mudanças que acontecessem não ia fazer sentido, porque a forma como o organizei desde o início não suportava esse aumento de temáticas. E foi aí que comecei a entender aquilo que, até então, não me parecia lógico: desistir de um blogue que criei com tanto gosto. As gavetas da minha casa encantada surgiu, então, para que essa desistência não ocorresse, porque, desse modo, podia continuar com o Parte do que sou e escrever sobre os mais diversos assuntos. Mas lá no fundo já sabia que, mais cedo ou mais tarde, iria acabar por me mudar em definitivo para As gavetas, porque como abrange várias partes de mim sinto que é muito mais completo. E que este registo permitirá que o blogue acompanhe as diversas fases da minha vida.
    É muito importante sentirmo-nos confortáveis com as nossas escolhas e termos gosto no que escrevemos. Quem está no outro lado acaba por perceber se determinado tema nos satisfaz ou se apenas o abordarmos porque teve que ser. E não há nada pior do que mantermos algo que não vai ao encontro das nossas preferências. Como tão bem referiste, o blogue não deve ser um sacrifício. E não devemos ter receio de arriscar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já fiz parte desse grupo, mas agora, apesar de nunca ter passado por isso, compreendo. Nem sempre o nosso blog acompanha o nosso crescimento, e por vezes temos necessidade de mudar de temáticas e estas não se adequarem no nosso blog, como te aconteceu a ti. Antes achava parvo andarem a mudar de blogs, mas agora até incentivo: se as pessoas sentem que já não se identificam com o seu blog e querem criar um cantinho novo, com novas ideias, nova cara e um novo conteúdo, então força. O que a blogosfera precisa é de conteúdo interessante :).
      Gosto muito do " As gavetas da minha casa encantada" e acho que, tal como dizes, este tem condições para te acompanhar em muitas fases da tua vida. Acho que o segredo de criar um blog que acompanhe o nosso crescimento é criar um generalista, que permita que possamos escrever sobre o que quisermos. Blogs com um objetivo mais específico têm mais tendência a criar saturação ( mas não quer dizer que não resultem).
      Exatamente, acima de tudo temos que escrever no blog porque gostamos :).

      Eliminar
  4. Ainda não me identifico muito com isto, a nível da blogosfera porque o meu ainda é muito pequenino e recente. Pelo contário, durante o Verão, época de trabalho louco aqui no Algarve mal consegui gerir e senti falta de publicar :) Mas tudo são fases e assim como nos blogs, faz parte da vida! :)
    Beijinhoo

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí no Algarve é o contrário, é quando se trabalha mais :). É, a mudança faz parte da vida :).

      Eliminar
  5. Eu acho que o feedback dos leitores é o mais importante!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/revelacao-primeiro-destino-roma.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem pensei nisso.ando sem inspiração e sem saber se escrevo algo de útil. Mas ja são tantos anos aqui que se saísse sei que iria voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria uma pena se saísses da blogosfera, gosto muito de te ler :).

      Eliminar
  7. Confesso que já mudei algumas coisas no meu blogue e já acrescentei rubricas mais pessoais pois percebi que deixavam os meus leitores mais interessados! :)
    Concordo com tudo o que mencionaste! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu já tive vários blogues mas é no Meraki que me sinto mesmo bem!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post! As minhas visualizações último mês desceram, mas este mês já estão se levantando. As pessoas estão mais ocupadas e com o início da escola/universidade (que é o "trabalho" da maioria dos meus leitores) é normal que as visualizações desçam e os comentários também. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). É, eu também tive uma ligeira descida por essa altura, é normal.

      Eliminar
  10. O post está muito bom mesmo!
    Tens razão em todos os pontos que referiste, às vezes temos de olhar para o blog e perceber se é mesmo isto que nós queremos!
    Beijinho, Cat

    ResponderEliminar
  11. Já mudei o blog uma vez por me sentir desmotivada e por achar que faltava alguma coisa :)

    ResponderEliminar
  12. I haven't made any changes to my blog in a long time other than to start updating the links to other bloggers' blogs on the front of mine and in my 'Reading List'. I've been starting to add links to some of the blogs of my favourite commenters.
    I still have the blog post ideas but I did get discouraged for quite a while after my first computer died and I lost a lot of my writing. That was followed by my camera breaking.
    I only just did my first post of 2017 back on October 1st..
    I did find that different and sometimes off-topic post subjects attracted different commenters, but I still like my blog's basic theme.
    Sometimes I feel depressed at being so old and out of shape, and find it hard to get motivated to post or even comment. I feel lucky that so many other bloggers (and my Followers on Twitter) have been as supportive as they have.
    Despite how seldom I post my blog still gets a lot of views (it's had over 270,000 total page views to date). Unfortunately I'm insecure and hope the encouragement will help me find motivation.
    I love your blogging tips. All five of them are good things to keep in mind.

    http://www.full-brief-panties.blogspot.com/2017/10/lingerie-review-of-full-brief-panties.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thats normal, your tastes change over time, and blogs is no exception :).Im sorry that happened to you. I cant imagine lose all my writing, it would be terible. Thats very unlucky!
      The most important thing in blogging is having fun with our blog. If you like writing more about certain topics, then go ahead. Your readers will always love your posts.
      You are never too old to do what you like :). If many people support you its because you ate doing a great job, see? :).
      Thank you :).

      Eliminar
  13. Eu quando me senti desmotivada e senti que já não me identificava, simplesmente afastei-me e foi a melhor decisão que tomei :) Mas as dicas que apontas são bastante pertinentes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já gostava de te ler antes, mas o que importa é que te fez bem e vieste com novas ideias :).
      Beijinhos.

      Eliminar
  14. Ótimo post, como sempre! Por vezes o que me custa mais é pensar que post é que hei-de publicar/fazer. Pensar em algo diferente não é fácil, mas quando se tem vontade e motivação, consegue-se arranjar sempre alguma coisa! Noto que é algo que me faz bem e melhora a minha criatividade!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Sim, nem sempre é fácil, mas ultimamente tenho tentado habituar-me a escrever mesmo quando não tenho inspiração e tem resultado. Exatamente, quando se tem vontade e motivação, tudo se consegue :).

      Eliminar
  15. Eu acho que isso acontece com toda a gente quem tem um blogue, são fases, e nós vamos mudando ao mesmo tempo que o blogue muda também, faz parte. O meu blogue inicialmente era sobre Anime, criei-o para fazer unica e exclusivamente disso, e agora nada tem a ver.
    Mas é como dizes, o importante é gostarmos do nosso blogue e do que escrevemos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, agora não tem nada a ver realmente.
      Exato, é isso o mais importante :).

      Eliminar
  16. Esta publicação poderia ajudar muita gente. Às vezes por medo de mudar as pessoas não mudam para o que as identifica e perdem leitores por isso.
    Mas depois também há aqueles blogues que sofrem mais mutações que as nossas ideias sobre os ETs. Isso também incomoda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nem 8 nem 80. Há quem não mude por medo de arriscar e quem mude demais. Também me irrita essa inconsistência.

      Eliminar
  17. Senti muito disto que descreves, no meu blogue anterior, o Aguarela! Por isso, chegou uma altura em que decidi encerrar aquela etapa, bem como certas etapas na minha vida não tão boas, e comecei algo de novo, mais fresco, o Bem-Me-Quer! Nem sempre tenho tempo para lhe dar a atenção que devia, pois estou em estágio e tenho muito trabalho, mas sempre que posso dou um novo ar ao blogue, publico um texto que faça sentido para mim publicar, entre outros miminhos que acho que os (ainda pouquinhos) leitores que tenho possam gostar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, é preciso encerra certas etapas da nossa vida para começarmos outras melhores :). Todos nós temos vida para além do nosso blog, é natural e os nossos leitores compreendem, o que importa é que acabamos sempre por voltar ao nosso cantinho :).

      Eliminar