"". Life of Cherry: Tenho a pele pálida- e não, não quero ter um bronzeado !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

23.10.17

Tenho a pele pálida- e não, não quero ter um bronzeado


" Porque é que és tão branca?". " Precisas de ir mais vezes à praia, para apanhar sol." Já perdi a conta ao número de vezes que ouvi frases como estas. De cada vez que regresso das férias de verão ou que conheço pessoas novas, existe sempre alguém que me manda comentários acerca da minha pele pálida e do meu  fracasso(?) em fazer algo "normal", que é ficar bronzeada.

Digo fracasso porque é aquilo que algumas pessoas parecem achar que é. Não quero estar aqui a generalizar, porque sei que muitas pessoas que me dizem isto não o fazem por mal (às vezes muito pelo contrário, há quem o diga só para brincar comigo), mas a maior parte das vezes dizem-me isto num tom depreciativo, como se algo mau se tratasse, e eu tivesse mesmo falhado. É isso e ficarem incrédulas com digo que me diverti bastante nas minhas férias ( a parte que não dizem, mas pensam é " se não bronzeaste, não podes ter-te divertido assim tanto...").

Primeiro de tudo, vamos aqui esclarecer uma coisa: eu não bronzeio, de todo. Zero, mesmo. Por mais que eu esteja ao sol, eu não vou ficar morena ( no máximo, fico toda queimada). E antes que me perguntem sim, já tentei de tudo. Já tentei usar óleos, comer cenoura crua, usar cremes que supostamente estimulavam a melanina, mas nada resultou. A minha pele não foi feita para estar exposta a muitas radiações. Foi feita para ser protegida do sol, para não se queimar, para evitar períodos demasiado longos de exposição ao calor. Por estes e por muitos outros motivos, eu nunca vou ser aquele tipo de rapariga que tem um bronzeado bonito e saudável.

Já me sentia insegura em relação à minha pele. Tal como já disse acima, já passei por uma fase em que experimentei tudo o que é possível e o imaginário, só para ser como as outras pessoas, só para ser "normal". E, quando (finalmente) percebi que eu nunca iria ficar bronzeada como os outros, passei outra fase a lamentar-me por isso. Felizmente, ambas as fases passaram. Agora, até sinto bonita assim. Se me perguntarem, não, eu não sinto vergonha de ter a pele assim. É a minha cor natural, é assim que nasci, e é esta a aparência que é suposto eu ter. Não há nada de errado nisso, exceto para certas pessoas, que acham que o único propósito das férias de verão é ter um bronzeado perfeito.

By the way, desde quando é que o grau de diversão das nossas férias é avaliado pelo tom da nossa pele? Eu posso não ter bronzeado, e ter me divertido à grande na mesma. Eu cá não vou para a praia com a única finalidadede bronzear. Vou para relaxar, passear, banhar-me no mar ou para simplesmente estar estendida a apanhar sol ( porque sim, eu estou deitada ao sol como as outras pessoas). Não julgo quem vá para a praia só para obter um belo bronzeado, só estou a dizer que existem muitas mais razões pelas quais uma pessoa vai à praia.

Mas mais do que estas pessoas que acham que esse é o único propósito da praia, aquilo que me choca mais são aquelas que defendem que ter a pele pálida não é saudável. É impressionante a forma como a sociedade age, como se ter a pele morena significasse ser "normal" e  ter a pele branca significasse que não somos saudáveis ou temos qualquer tipo de doença ( quando, para nós, ter a pele morena é que não seria saudável).  E desde quando é que ter a pele morena é considerada o "normal"? Há uns tempos atrás, ter a pele pálida era o ideal de beleza.

O nosso tom de pele não define o nosso valor, no verão ou noutra época qualquer do ano. Sim, eu nasci um bocadinho mais branca que os outros ( ou talvez demais ahahahah). Por vezes, era fixe poder ter um bronzeado como algumas raparigas, mas na maior parte do tempo sinto-me bem com isso.

Ter a pele morena é demasiado valorizado. Todos os tons de pele são bonitos à sua maneira. Sinto-me bem na minha própria pele (literalmente), é assim que sou e não quero mudar.

30 comentários:

  1. As pessoas têm a mania que sabem mais (ou melhor) que nós próprios e não se importam nada de dar a sua "opinião" mesmo quando ninguém lhes pediu.
    Fazes lindamente em gostar de ti tal e qual como és! Branca, morena, efeito camarão ou seja lá o que for. ;)

    Beijinho
    Porty's Diary | Facebook | Bloglovin | Blogs Portugal | Twitter

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, as pessoas têm muito essa mania de darem opinião não solicitada.
      E é assim que vou continuar a fazer :).

      Eliminar
  2. Ora nem mais! "sofro" com o mesmo que tu e claro que já me chateou e já houve altura em que me irritava de não ficar morena, mesmo expondo-me ao sol na praia, mas bem, quem nasceu mais branco é assim mesmo, e vale tudo menos ficar tipo lagosta, como os turistas do norte da europa, isso é horrível. Mais vale brancas mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, os ingleses quando vêm para cá ficam mesmo lagostas. Mais vale brancas do que isso xD.

      Eliminar
  3. Não importa se ficas morena ou és branquinha, importa sentires-te bem. :D Compreendo o "mas não apanhas sol? Não ficas bronzeada". Sofro do mesmo mal, mesmo ficando com leve. Ao contrário de ti, não gosto disso, gostava de ficar mais morena. Aceito não ter um grande bronze, mas preferia que fosse de outra maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre podes optar por usar autobronzeador, se te sentires melhor assim :).

      Eliminar
    2. Se não é natural, nem vale a pena. Eu sou o que é meu e acabou. Até porque esse vai passando e o meu pode mal se notar, mas vai durando xD

      Eliminar
    3. Só sugeri isso porque disseste que gostavas de ficar mais morena, não é natural, mas não é mau :). O importante é isso mesmo, gostarmos de nós próprios :).

      Eliminar
  4. Acho que essa moda das pessoas ficarem muito bronzeadas já foi chão que deu uvas.
    Eu nunca aderi, até porque, mesmo que quisesse não conseguia.

    ResponderEliminar
  5. As pessoas e os seus comentários inconvenientes... não vejo nada de errado na pele branca e se esse é tom natural de pele da pessoa, não há motivo para não ser saudável. Modas parvas, é só o que é.

    ResponderEliminar
  6. Tenho alguma dificuldade em ficar morena (se bem que este ano até fiquei surpreendida), mas perco muito facilmente o bronzeado que consigo adquirir nas férias. E acabei por me conformar com isso. Gosto muito de ter a pele morena, mas já deixei de lado a fase em que me importava seriamente com isso. Até porque, lá está, não é isso que define o quanto me diverti, nem contribui assim tanto para estar mais ou menos feliz.
    Não tens nada que te envergonhar, muito pelo contrário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu até és um pouco morena :) ( mas também é o que me parece na foto). Exatamente, também é assim que eu penso :).

      Eliminar
    2. Como costumo dizer, não sou copinho de leite, tenho um tom a cima :p enganei bem, por causa do filtro da foto ahah

      Eliminar
    3. Pois, esse filtro engana, pareces uma pessoa vinda do Algarve quase ahahah xD

      Eliminar
  7. Ohh, as pessoas são tão focadas nos supostos ideais. Acredito que gostasses de bronzear um bocadinho às vezes, mas se não dá, não e não és menos bonita ou menos atraente do que outra pessoa qualquer. O importante é que te aceitas assim e gostas de ti, o resto não importa. Algumas pessoas querem bronzear tanto que acabam por ficar tipo camarão, porque não têm cuidados nenhuns (tenho uma amiga assim, mas já não vai lá com avisos ahah).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, as pessoas são muito focadas em ideias que não fazem sentido. Ai, faz-me impressão ver essas pessoas a estragar a pele dessa forma.

      Eliminar
  8. Pessoas que não tem muito com o que se preocupar com sua própria vida, eu lá quero saber da pele dos outros? Cada um é como é!
    Eu sempre fui moreno e até aos meus 19 anos devido ao meu tom de pele perguntavam-me constantemente se eu era brasileiro! -.-
    Por diversas razões a minha pele clareou, já não tenho esse problema, mas também como não pergunto a opinião a ninguém também não quero que me a dêem, no fundo por vezes pareço arrogante, mas é mesmo não dar confiança a opinião de terceiros.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, esta gente preocupa-se muito com a vida dos outros... Não é ser arrogante, fazes tu muito bem, os outros é que não têm direito a dar opinião sobre a tua aparência.

      Eliminar
  9. Eu já fui mais morena e agora, para bronzear, é uma tarefa árdua. Primeiro porque criei uma certa aversão a estar estendida numa toalha a torrar. E assim foi durante uns 5 ou 6 anos. Só este ano é que fui uma semana para Benidorm mas nem assim ficava muito tempo na toalha. Gosto do meu tom de pele e pensa pelo lado positivo, com o mesmo tom de pele o ano inteiro não gastamos dinheiros em duas bases de cor diferente ahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não se gosta muito de estar ao sol, é complicado para bronzear.
      Olha, isso é que é fixe ahahaha, poupa-se muito dinheiro xD.

      Eliminar
  10. Cada um tem o seu tom de pele. Eu também estou super branca e passam a vida a dizer-me. Por acaso se apanhar sol fico morena, mas com um bebê pequeno nao andei ao sol este verão, resguardei-me mais e não me sinto mal por isso. Gosto de me ver mais morena mas também adoro ver-me branca.

    ResponderEliminar
  11. Olha já somos duas! :P Eu também tenho a pele bem pálida e sinto-me bem assim, tal como sou!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu também tenho esse "problema", que para mim também não é um problema, pois não sinto necessidade de ficar bronzeada. Muitas pessoas me dizem que sou muito branca, mas eu nem ligo.
    Ainda bem que te sentes bem assim :) As pessoas gostam de opinar em tudo, mas não é porque a grande maioria acha que bronzeado é que é bonito, que toda a gente tem que achar o mesmo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Sou um meio termo mas ainda assim dizem que sou branca :o

    ResponderEliminar
  14. Já eu fico morena só de andar na rua normalmente e as pessoas acham que não faço mais nada senão apanhar sol e ir à praia. Este ano, por exemplo, fiz 5 dias de praia só. As minhas colegas no secundário "invejavam" o meu tom de pele porque eu nunca perco totalmente o bronzeado. Eu cá não logo a isso. Quero é ter uma pele cuidada, saudável e livre de problemas. E muitas pessoas se esquecem que o cancro da pele é uma realidade. Eu meto protetor fator 30 ou 50 até só para andar na rua. Infelizmente há quem acredite que usando protetor não se bronzeia. E isso é um grande engano!

    Cada pessoa tem o seu tom de pele e deve ser motivo de orgulho. É a nossa identidade e o que nos torna únicos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sortuda, já nem precisas de ir à praia se não quiseres :). E é isso o mais importante. O mais importante é termos uma pele saudável, independentemente do tom. É uma realidade e mais comum do que aquilo que se pensa. É mesmo um grande mito, no qual muita gente ainda acredita.

      Exatamente, é aquilo que nos torna únicos :).

      Eliminar
  15. Estou contigo. Não poderia concordar mais!!
    _Telma.

    ResponderEliminar