"". Life of Cherry: E se descobrem o meu blog? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.10.17

E se descobrem o meu blog?


Se há coisas que todos os bloggers, anónimos ou não, têm em comum é o medo dos seus blog serem lidos por pessoas que os conhecem. A ideia de estarmos a ser lidos por pessoas que nos conhecem, que convivem connosco no dia a dia, que estudam ou trabalham connosco é simplesmente demasiado constrangedora para nós. Fazemos sempre um filme na nossa cabeça: " E se gozam comigo por ter um blog?", " E se gozam comigo por escrever sobre isto ou aquilo?", " E se isto denigre a minha imagem e ,a partir de agora, passo a ser alvo de piada?", " E se nunca mais me levam a sério no meu emprego?" A lista de cenários trágicos que nos passa pela cabeça é longa e, seu eu continuasse, não saíamos daqui hoje.

Eu era mais uma das bloggers que tinha este medo irracional de ser lida por amigos e/ou pessoas conhecidas. Uma vez até escrevi um tweet a dizer que, se a minha turma toda da faculdade ( que tem cerca de 100 alunos) lesse o meu blog, eu provavelmente morria de vergonha ahahah. Eu já devia ter aprendido a não desafiar assim a vida mas, como sou teimosa e não aprendi, aconteceu mesmo.

Recentemente, a minha turma descobriu o meu blog. Antes que eu me habituasse à ideia de ser lida pelos amigos, já estava a ser lida pela turma inteira. Pelo pouco que sei ( porque os espertinhos dos meus colegas não me disseram nada), uma rapariga soube, foi partilhando e, em pouco tempo, toda a gente sabia. As turmas universitárias são muito grandes, meus amigos,  mas as notícias "bombásticas" espalham-se depressa. E digo " bombástica" porque acho que ninguém estava a contar que uma rapariga tão calma e calada como eu na realidade escrevesse tanto online.

Olhando para trás, agora que o choque inicial já passou, até foi bastante engraçado ver a reação das pessoas mas, sobretudo, ver o quanto exagerada a minha foi. Como a Inês sempre disse, "os dramas e os filmes que fazemos por causa do nosso blog, estão quase sempre na nossa cabeça". A maior parte das vezes, o feedback que recebemos é bastante positivo, o que acaba por provar que todos os nossos receios foram desnecessários. Mesmo que a reação inicial das pessoas seja " que escândalo!", isso passa-lhes. Passado alguns dias, as pessoas já nem sequer se lembram disso, já não falam sobre isso, já não ligam nem mandam mensagens por causa de posts, e nós continuamos a escrever como sempre fizemos. No momento em que estou a escrever este post, provavelmente metade da minha turma já nem me lê ( e se me lêem, olá coleguinhas). Eu cá continuarei a escrever como sempre fiz.

Por isso, se és um daqueles bloggers que tem medo de ser lido por familiares, amigos ou pessoas conhecidas, larga esses receios. As coisas são sempre dez vezes piores na nossa cabeça. Na realidade, as coisas nunca são assim tão más. Não precisas de andar aí a gritar às pessoas " hey, tenho um blog, sigam", mas também não precisas de andar a escondê-lo. Existem, obviamente, muitas razões para não querer divulgar um blog ou para o mesmo ser anónimo ( e ter um blog anónimo é tão válido coo ter um público), mas se tens vontade de partilhar o teu blog, partilha. Quem sabe, se não ganharás mais seguidores. Quem sabe, se o teu grupo de amigos não se torna no teu clube de fãs ( como é o caso do meu grupo de amigas, que apoiaram logo que souberam e que estão tão ou mais entusiasmadas do que eu. Obrigada mais uma vez, meninas). Ou, simplesmente, a reação das pessoas torna-se numa história engraçada. Qualquer que seja o cenário, nunca será igual aos filmes que fazes na tua cabeça. Porque, afinal, ter um blog não é vergonha nenhuma. É apenas um passatempo ou um projeto, como qualquer outro. Por isso, porque não partilhar?

(Foto: Amber McNaught)

49 comentários:

  1. Sabes que o meu (grande) receio de me aventurar mais pelos instastories do instagram do blogue é mesmo esse: a reacção das pessoas que diariamente convivem comigo. Algumas já me conhecem bem por isso já estão à espera que saia maluqueira mas, para aqueles que não me conhecem, até que ponto é que não irão ficar escandalizados comigo? E também é como dizes: vergonha da reacção deles e dos comentários que daí possam advir. Mas sim, o nosso blogue é o nosso projecto e, como tal, merece e deve ser partilhado.

    Beijinhos Cherry,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso receio, enquanto bloggers, é sempre esse: a reação das pessoas. Frequentemente, pensamos que vai ser um escândalo e que nunca mais vai ser a mesma coisa. Mas, quando finalmente revelamos, percebemos que tudo não passou de receios desnecessários. O nosso blog é um projeto como tantos outros, por isso, merece ser partilhado :).

      Eliminar
  2. Uma vez descobriram o meu blog e eu morri de vergonha ahahah, hoje em dia já não tenho esse problema, se descobrirem descobriram, paciência :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo que temos de pensar, se descobriram paciência :).

      Eliminar
  3. Hoje em dia não me faz confusão que saibam do meu blog mas não o partilho muito (ou nada) nas minhas redes sociais pessoais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, não precisamos de o esconder, mas também não precisamos de o partilhar muito se for essa a nossa vontade :).

      Eliminar
  4. Como eu me vejo naquilo que acabaste de escrever. Quando comecei o blog tinha imenso receio de o partilhar nas redes sociais, era uma mistura de pensamentos de "será que vão gostar? Será que vou ser gozada?". Quando a equipa da empresa onde realizei o meu estágio descobriu (nunca falaram comigo sobre isso mas uma das minhas colegas de lá contou-me isto) pelos vistos comentaram entre eles como seria possível eu escrever num blog porque eu parecia ser super calma e acanhada quando falava. Quando soube fiquei um pouco triste com a notícia. Penso que passados uns meses mais no final do meu estágio eles entenderam como sou na realidade ehehe. O que quero dizer é que nem sempre toda a gente vai reagir bem, é verdade. Tenho uma colega minha que sempre que escrevo algo e lê os meus posts diz alto e a bom som como se fosse para toda gente ouvir "Ahh eu li isto e isto que escreveste, que tonha" e eu fico tão embaraçada que simplesmente encolho os ombros e sorrio, ainda não tenho capacidade para me impor, infelizmente. Com o tempo tudo passa. Também tenho pessoas que me elogiam imenso e me dizem que adoram a minha forma de escrever e de ser. Há de tudo, seja num blog anónimo ou não... o importante é continuarmos a ser nós mesmos, não importa as circunstâncias 😋
    Beijinho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentaram exatamente o mesmo comigo. Existem imensas pessoas da minha turma que falaram sobre mim e o meu blog, mas nunca me disseram nada diretamente. Aquilo que eu sei é o que as minhas amigas me contaram.
      Nem toda a gente vai reagir bem, mas não quer dizer que tenhas de ficar triste com isso. Não podemos agradar a toda a gente. Certamente, como tu também contas, que tens muita gente que adora o teu blog e que te apoia. Não ligues a esses comentários do " ai, que tonha". A maior parte das vezes é inveja ( se não fosse esse o caso, simplesmente não liam e acabou).
      É isso mesmo, isso é o mais importante :).

      Eliminar
  5. Confesso que nunca tive esse receio, porque as pessoas que me são próximas sempre souberam que eu adorava escrever. Quando partilhei que tinha um blogue, acho que para elas aquilo foi muito natural, porque tinha tudo que ver comigo. Agora, claro que a primeira vez que conversam contigo sobre uma determinada publicação que fizeste é estranho, porque aí tens mesmo a noção de que as pessoas leem, mas depois é tranquilo. E até acaba por ser engraçado acompanhares todo esse feedback. Ainda há uns dias, a minha afilhada (de praxe) veio-me perguntar se um certo texto que eu escrevi era meramente ficcional ou se era sobre uma pessoa em concreto. Também já tive pessoas a virem dizer que experimentaram uma receita que partilhei. E esta troca de informações, que ao início pode parecer constrangedora, acaba por aumentar a vontade de continuar.

    r: Vale a pena :) muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, para ti deve ter sido mais fácil. Eu tive no anonimato durante 3 anos, por isso é que agora custou. As pessoas que gostam de nós apoiam-nos sempre :).
      Sim, a primeira vez que me fizeram isso foi um pouco constrangedor, mas agora já encaro isso como algo normal, e até gosto de ouvir o que as minhas amigas acham dos meus posts.
      Que giro,a tua afilhada de praxe ler o teu blog :). Acaba por ser muito gira e motivante esta troca de informações :).

      Eliminar
    2. Sim, é verdade, até porque tive sempre blogues públicos, mas compreendo que essa transição custe um bocadinho, porque, inevitavelmente, há outra exposição. Pois é :)
      É isso, com o tempo acaba por ser normal e já não se estranha receber esse feedback. E depois é uma ótima ajuda para percebermos a reação que determinada publicação teve.
      Uma vez, ainda em caloiro, ofereceu-me uma caixa de after-eigh como prenda de natal. Eu disse-lhe que odiava aqueles chocolates, o que é mentira, e quando mais tarde falamos sobre o assunto ela vira-se e diz «eu sabia que gostavas, porque tinha lido no teu blogue». Desatei-me a rir :p

      Eliminar
    3. É, como tiveste sempre blogs públicos, não te custou :). Comigo é tudo ainda uma novidade :).
      Sim, é verdade, é uma grande ajuda, principalmente por ser vinda de pessoas que estão fora da blogosfera e que são apenas leitores.
      Coitado do caloiro, porque é que lhe mentiste? xD. Quem lê o nosso blog acaba por saber um pouco mais sobre nós do que normalmente saberiam se não tivéssemos um :).

      Eliminar
  6. Cherry, tenho um blog há sete anos e até conto que tenho blog, mas morro de vergonha! Em geral meus conhecidos não leem meus escritos, morro de vergonha de compartilhar nas redes sociais!
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como já disse, o facto de as pessoas lerem o nosso blog parece 10 vezes pior na nossa cabeça. Na realidade, não é assim tão mau acredita :). Muitas vezes até é bom. Mas não és obrigada a divulgá-lo se não te sentes à vontade.

      Eliminar
  7. Fiz questão de divulgar o meu primeiro blog da forma mais ampla que pude. Na altura, o Facebook quase não tinha expressão e usava o Microsoft Messenger para mostrá-lo aos meus amigos. Hoje já não escrevo nele e passei a escrever num novo registo. Não o divulgo, mas para mim é tranquilo se for descoberto por alguém próximo. Aliás, há pessoas que sabem que sou eu a escrever aquelas parvoíces todas e para mim isso é "peanurs" =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Microsoft messenger, que nostalgia que me deu agora, era o que usava para falar com os meus amigos quando tinha 10 anos xD.

      Eliminar
  8. Em tempos também tive um blog anónimo e morreria de vergonha se alguém que eu conhecesse descobrisse, depois tomei a decisão de criar o Messy Jessy nem anonimatos e sem medos.
    Fazes muito bem continuar a escrever como sempre escreveste, como tu dizes provavelmente metade deles já nem devem voltar ao teu cantinho e se voltarem "bem-vindos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E criaste um cantinho que muita gente gosta de ler, certamente ( eu gosto de te ler) :).
      Isto agora já me passou o choque ahahahah. Agora já escrevo como se nada fosse :).

      Eliminar
  9. Confesso que, inicialmente, tinha vergonha que descobrissem o meu blog, mas agora se isso acontecer paciência. Já não me importo nada :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo que tem que ser, os nossos blogs não são vergonha nenhuma :).

      Eliminar
  10. Foi precisamente por causa disto que demorei aaaaanos a começar lol com o meu gosto por moda, sabia que ia querer partilhar fotos minhas, então o "vão achar que tens a mania" falava sempre mais alto. Mas bom, um dia lá me meti nisto, e não é que as pessoas reagem bem?! Fazemos tantos filmes desnecessários! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é um bocado dificil ter um blog de moda no anonimato xD.
      Há sempre pessoas a achar isso. Mas essas não merecem a nossa atenção. O que importa é fazermos aquilo que gostamos, a vida é nossa :).

      Eliminar
  11. Realmente eu fico sempre com muito medo de escrever certas coisas devido a minha família, não sei se leêm ou não, mas fico sempre com medo. Tento não pensar nisso para continuar a escrever porque que é uma coisa que eu gosto muito.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha família não lê o meu blog porque não sabe, mas quando souberem não vão achar piada nenhuma xD. Mas paciência, eu não vou desistir por causa deles.
      O importante é continuares a escrever, independtemente do que os outros pensam disso :).

      Eliminar
  12. não podia ter concordado mais!!foi apartir de setembro que familiares e amigos meus começaram a descobrir e no inicio estava cheia de medo e vergonha mas agora não quero sequer saber, eu continuo a fazer algo que me faz feliz e se eles me continuarem a ler ainda melhor :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é a partir de setembro comigo xD.
      É mesmo essa a atitude que temos de ter. E tens feito um excelente trabalho com o blog, continua :).

      Eliminar
  13. Eu continuo a tentar manter o meu anónimo embora alguns (poucos) amigos o tenham descoberto. Mas concordo com o que dizes... se calhar o receio é mesmo só parvoíce da minha cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente é mesmo isso, acredita :). Provavelmente muitas pessoas que te conhecem iriam adorar ler-te :).

      Eliminar
  14. A parte do anónimo ou não não concordo. Se não é anónimo deduzo que haja pouco receio de se ser "descoberto". Por exemplo o meu blog foi criado a pensar nas pessoas que me estão longe, para que possam quando e se quiserem acompanhar a minha vida.
    Daí não ser privado e eu não tenho medo, receio nenhum do que pensam ou possam pensar pessoas que me conhecem... Fora isso tem-me trazido muitas pessoas boas, amigos, pessoas que nunca conheceria não fosse este meio...
    Nem tudo são rosas mas acho que nos temos de focar nas coisas boas... Eu, com um blog bem pequenino estou muito feliz com ele, nunca pensei em ter sequer 10 inscritos, nunca pensei fazer amigos através do blog, tem sido bom, partilho o meu dia, escrevo coisas que sei que me vou esquecer e acabo por fazer disto um pequeno diário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não necessariamente. Há pessoas que têm um blog público, mas não o partilham muito, metem umas fotos, e não dizem a ninguém que o têm ( embora, obviamente, tenham consciência que o risco de serem descobertas é muito maior).
      Sim, o importante é focarmo-nos nas coisas boas que o nosso blog nos traz :).
      É mesmo incrivel as pessoas que conhecemos através dos nossos blogs.

      Eliminar
  15. Concordo. o meu blog tem cerca de dois anos e meio e só agora comecei a publicar algumas fotos mais reais, em que eu e o meu namorado aparecemos, sempre se costas (por enquanto) porque mesmo já não me preocupando tanto, sinto que ainda não quero tornar assunto público o facto de ter um blog. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tem que o fazer se não te sentires à vontade :).

      Eliminar
  16. Muita gente da minha família sabe que tenho um blog, mas eu nunca lhes mostrei, tenho vergonha, talvez por ser algo muito pessoal. Apesar de ter o sonho de ter um blog de sucesso, não o consigo partilhar com os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sentes que o teu blog terá mais sucesso se saíres do anonimato, arrisca :). Falando por experiência própria, não é assim tão difícil sair do anonimato.

      Eliminar
  17. Comecei a dar a cara recentemente pois achei que era estúpido da minha parte e porque raio não o fiz mais cedo? Por vergonha. Deixei a vergonha de lado e quem quiser julgar-me está à vontade. O blog é uma coisa nossa e não dos outros e esquecemo-nos disso. Todos vão julgar faças o que faças por isso mais vale sermos nós próprias e acreditar no nosso valor do que nos deixarmos levar com as bocas da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante muito tempo tinha vergonha de escrever e de dar a cara, mas agora também penso no quão parva fui.
      Exatamente, não diria melhor! Mais vale fazer aquilo que realmente queremos com a nossa vida.

      Eliminar
  18. Entendo. O meu blog é anónimo e nunca pensei muito nisso. Se descobrirem, logo se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa a atitude, quem me dera também ter pensado assim, pouparia-me muito stress ahahah xD.

      Eliminar
  19. Eu nunca me preocupei com isso para ser sincera ahah se virem ou não, não me faz diferença :)

    ESTÁ A DECORRER UM GIVEAWAY!

    ResponderEliminar
  20. Nunca me senti assim. Os meus amigos foram os primeiros a saber e não tenho por norma esconder o meu blog de ninguém
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  21. Sempre tive blogues anónimos mas o Meraki é o primeiro em que "dou a cara". No entanto, até eu "dar a cara" na minha cidade, ainda levou algum tempo. Tentei ao máximo não interligar instagram, facebook e blogue. Mas pensei "que se lixe" e amigos, familiares e ex-professores meus da faculdade sabem que eu escrevo num blogue e não há nada melhor do que ouvir palavras de apoio por parte dessas pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom quando temos o apoio de quem nos conhece :).

      Eliminar
  22. Como já não me encontro no contexto escolar/universitário, sinceramente não faço ideia se algum colega dessa altura sabe da existência do meu blog. Mas visto que o tenho associado em todas as redes sociais (excepto o FB pessoal), também não é difícil. Não digo que não me incomode, mas já não fico tão preocupado como antigamente. Os meus colegas de trabalho sabes que tenho um blog e qual foi o meu espanto quanto até falaram de alguns posts com interesse. Realmente, são coisas da nossa cabeça.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me incomoda muito, por acaso, e ainda é tudo muito recente :). A mim não me espanta, o teu blog é muito bom :). É, é impressionante os filmes que criamos na nossa cabeça.

      Eliminar
  23. Eu compreendo e concordo o que dizes, até porque já tive um blog em que tinha o meu nome e fotos minhas. No entanto, sinto-me melhor assim, primeiro porque não estou sozinha neste projeto, segundo porque quero proteger algumas identidades de pessoas das quais poderei falar ou já falei.
    Acho que acima de tudo devemos sentir-nos bem com a escolha, como tu tão bem dizes, é tão válido ter um blog anónimo como não, o que interessa é ter conteúdo e sermos nós próprios :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, tal como já disse, ter um blog anónimo é tão válido como ter um blog público. Se te sentes melhor assim, continua :).

      Eliminar
  24. Concordo totalmente.
    Sempre tive blogs anónimos e para já quero continuar assim.

    ResponderEliminar