"". Life of Cherry: 10 tipos de sono que podes experienciar enquanto universitário !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

16.9.17

10 tipos de sono que podes experienciar enquanto universitário


Caloiros que estão agora a entrar para a Universidade. Há uma coisa que têm que saber. Esqueçam tudo o que já viram ( ou quase tudo, vá, não se esqueçam das bases de conhecimento que aprenderam na escola), a Universidade é um mundo completamente diferente! É como se fosse uma realidade paralela. E, no que toca a horários de sono, preparem-se para o ver virado de pernas para o ar, durante os primeiros tempos.

Não estou a dizer que não seja possível dormir normalmente. Não só é possível, como qualquer um o pode conseguir ( e esqueçam a mentira que os mais velhos vos dizem " nunca mais dormirás 8 horas por noite", eu vou para o 3º ano de faculdade e continuo a dormir essas horas). Porém, durante os primeiros tempos e depois ocasionalmente, poderão experienciar algum destes tipos de sonos.


1. A poderosa sesta:  30 minutos entre as aulas? Meia hora de sono antes de fazer um relatório? Os estudantes universitários conseguem sempre arranjar uma sesta aqui e ali e, para alguns, esta faz milagres. Parecem que acordam com uma nova bateria de energia. Não é o meu caso, nunca fui muito de sestas ( para mim, dormir é de noite), mas muitos amigos meus adoram.

2. O sono stressado: Este é o tipo de sono que tens na noite anterior a uma frequência ou a uma grande apresentação. Estudas até mais não, e ainda assim sentes que não sabes nada. A tua cabeça está cheia de dúvidas e o teu estômago está a contorcer-se de nervosismo. Consegues adormecer, após meia hora a contar carneiros, mas cais num sono inquietante ou mesmo aterrorizador.

3. A noite em claro: Este é o tipo de sono quando o teu nervosimo é de tal modo acentuado ( ainda mais do que no sono do ponto 2), que não consegues adormecer, de todo, e passas a noite toda acordado(a).

4. O sono " fiquei toda a noite acordado/a a ver filmes/uma série": Nós, universitários, fazemos isto muitas mais vezes do que aquelas que gostaríamos de admitir. Dizemos " é só mais um episódio" e, quando damos conta, são 3 h da manhã. O resultado é que passamos o dia seguinte cheios de sono e não estudamos nada.

5. O sono depois de uma grande saída noturna: Se és daquelas pessoas que apanha grandes bebedeiras, cais redondo/a na cama e adormeces logo. O pior mesmo é o dia a seguir, em que acordas com5 uma ressaca que não se deseja a ninguém, com dores de cabeça enormes e a vomitar ainda os restos do álcool da noite anterior.

6. O sono " tive um dia muito ocupado": Este sono pode ser muito bom ou muito mau. Muito bom porque há dias em que estás tão cansado(a), que chegas à cama e adormeces logo. Noutros dias, pode ser muito mau, pois estás tão exausto(a) de tudo o que te aconteceu durante o dia que nem sequer consegues adormecer.

7. O sono após uma grande maratona de sono: Este também pode ser tanto bom como mau. Podes estar tão cansado(a) de estudar que, mal te deitas na cama adormeces logo, como podes estar ainda a ver mentalmente toda a matéria, e não conseguires pregar olho toda a noite.

8. O sono das recém-férias: Após um semestre muito intenso e esgotante, finalmente podes deitar-te na tua cama confortável e  dormir tranquilamente, sem preocupações. Apesar de não se poder repor o sono ( não é assim que funciona), há quem durma durante 12 horas seguidas. É o sono que sabe melhor.

9. O sono académico: Este é o tipo de sono que acontece quando adormeces a meio de uma aula. Nestas alturas, se não queres que isto aconteça, dá jeito ter amigos que te deiam um abanão forte mas discreto ou umas picadelas com a caneta, para poderes acordar antes de o professor reparar que estás a dormir ou vás parar à página dos memes da tua faculdade.

10. O turno de fim de semana: Durante a semana, tens um horário digno de uma criança, deitas-te às 22 horas e acordas às 7 horas. Chega a sexta-feira, e deitas esse imaculado horário de sono pela janela. Vais sair à noite, acordas às 15 horas de sábado e, no domingo, voltas a acordar a essa hora, porque na noite anterior decidiste fazer uma maratona de filmes.


Universitários por aí? Já experienciaram algum tipo de sono destes?

                    Como dormir melhor.

19 comentários:

  1. o ponto 4 sou tão eu ahaha mas em vez de ser com a universidade é com o emprego. digo sempre que é só mais um episódio e quando vou a ver já é tardíssimo!

    ResponderEliminar
  2. O único sono do qual não usufruí foi o 1º, porque também nunca fui muito de sestas. O 9, geralmente, acontecia depois de uma saída, mas não chegava a adormecer totalmente graças ao fiel companheiro de luta que dava aquele abanão milagroso. O 5 sem a parte das grandes bebedeiras, porque não faz o meu género :p

    ResponderEliminar
  3. É mais fácil dizer quais é que ainda não experimentei ahahahh. Como não apanho bebedeiras quando saiu à noite o sono 5 para mim fica mais parecido com o 4. Por isso não tenho ressaca mas arrependo me na mesma por ter escolhido um dia da semana para sair. Quanto a sestas, eu também não sou grande fã, mas quando é preciso desligar o cérebro durmo entre 1 a 2 horas e já acordo com outra energia. Também é o meu truque para quando é preciso "fazer direta" a trabalhar e todo o tempo é pouco.
    O sono académico para mim é o pior. Por mais que a gente queira às vezes não dá para evitar. Num momento estamos a olhar para o professor e no outro estamos a abrir os olhos e a pensar "quando é que eu adormeci?". Para evitar que isto me acontecesse passei a não estar sentada na fila frente (mais difícil para o professor ver o que estamos a fazer) e de preferência no telemóvel ou a fazer scroll no feed to Instagram ou então a ler tweets ou com sorte a jogar um jogo (mas isso dá muito nas vistas por isso não é fácil). Se tecnologia estiver fora de questão sempre existe a velha folha de papel e caneta para desenhar, rabiscar ou até mesmo escrever futuros posts. Basicamente se ocuparmos a mente com qualquer coisa que nos interesse não adormecemos. Podemos é não prestar atenção à matéria, mas também se tivermos a dormir não a ouvimos ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, tu fizeste-as todas então ahahahah.
      Eu por acaso uso a técnica contrária à tua. Para não adormecer numa aula, meto-me mesmo na fila da frente para poder estar atenta. Quando a aula não tem mesmo interesse e eu posso estudar a matéria em casa, prefiro faltar do que estar ali a perder tempo a olhar para o telemóvel. Claro que já tive aulas obrigatórias, e aí usei essas técnicas ahahahah xD.

      Eliminar
  4. Adorei o post apesar de ainda me encontrar no 11*ano... Apos ler isso tudo dá me vontade de chegar a universidade e poder experienciar um bocadinho de tudo apesar de estudar imenso para a area de humanidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há-de chegar a tua altura, passa mais depressa do que aquilo que pensas :).

      Eliminar
  5. Não fiz todos esses sonos, mas confesso que posso cruzar uma grande parte deles :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei. "A poderosa sesta", no ano passado quando tinha praxe até às tantas e aulas logo de manhãzinha, ia às aulas da manhã, dormia meia horinha, almoçava e zumba para as aulas da tarde ahah. Também me identifico com alguns dos outros :p

    ResponderEliminar
  7. Já passei por todos esses sonos com excepção do quinto 8D

    ResponderEliminar
  8. O item 5 deve ter sido o que mais fiz durante a faculdade, cruzes!!

    ResponderEliminar
  9. Confesso que já "experimentei" um bocadinho desses sonos todos! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Também não sou muito de sestas nem nunca fui (Isso é de noite :p). Até agora só tive a oportunidade de testar o sono stressado (o meu favorito ultimamente) pois finalmente começo amanhã o meu 1º ano..Os outros ainda estão por vir mas irónicamente por mais sono que tenha nunca me deixei dormir numa aula..

    themerrymarie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho, dormir é de noite xD. Boa sorte para a tua nova etapa :).

      Eliminar
  11. o 5 e o 9 foram os únicos que nunca me aconteceram (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Aii, eu acho que o meu sono é sempre o stressado, porque nunca sinto que durmo bem :(
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  13. Eu fazia sestas em todas as oportunidades! Principalmente em alturas de exames. Acordava muito cedo para estudar, e no final de almoço ia sempre dormir uma horita x) De resto, umas noites melhor e noutras pior, sempre tive um bom sono :)

    ResponderEliminar
  14. Também não sou nada de dormir sestas, dormir é mesmo à noite... ao fim de semana sou capaz de dormir umas 11 horas seguidas!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Tão verdade, a universidade muda-nos muito, principalmente quando vamos viver para um local diferente.

    ResponderEliminar