"". Life of Cherry: 5 sinais que revelam que não estás a lavar bem os teus dentes !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.8.17

5 sinais que revelam que não estás a lavar bem os teus dentes

 5 sinais que revelam que não estás a lavar bem os teus dentes

Era de esperar que a maior parte das pessoas, em adultos, soubessem lavar os dentes, mas a verdade é que isso não acontece. Ainda existe muitas pessoas que não dominam esta capacidade tão mundana do quotidiano, e acreditam em alguns mitos que contribuem para uma pior higiene oral.

Confesso, nem sempre soube lavar bem os meus dentes, o que me resultou em muitas gengivas sangrantes e algumas cáries quando era mais nova. Contudo, aprendi com os meus erros, e espero que este post ajude outras pessoas a corrigir também os seus  erros.


1. Não lavas os dentes vezes suficientes: A recomendação dos dentistas é que laves os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, depois do pequeno-almoço e antes de ir para a cama. O ideal seria até 3 vezes mas, sejamos honestos, não é lá muito prático lavar os dentes na escola ou no trabalho. Lavar os dentes menos que duas vezes ao dia irá fazer com que as bactérias se espalhem muito mais depressa.

2. Consegues ver placa bacteriana a formar-se nos teus dentes: Se alguns dos teus dentes estão a ficar amarelados, significa que está-se a forma placa bacteriana, o que pode causar estragos nos teus dentes.

3. As tuas gengivas sangram frequentemente: A maior parte das pessoas têm a ideia errada de que, quando as suas gengivas sangram muito, significa que estão a escovar demais mas, na verdade, significa exatamente o contrário. Não lavar bem região dos dentes próximas das gengivas pode fazer com que se acumule aí bactérias, que irritam as gengivas e as fazem sangrar.

4. Tens mau hálito: Tens mau hálito e não consegues fazer com que este desapareça, mesmo tendo sprays, pastilhas elásticas e comer comida que não a cause? Ter mau hálito pode ser sinal de que não estás a lavar os dentes corretamente há já imenso tempo, pelo que o melhor é ires a um dentista fazer uma limpeza nos dentes.

5. Estás a usar a escova de dentes errada: Se a tua escova é grande e tem pêlos muito rijos, pode estar a danificar as tuas gengivas e a deixar escapar a sujidade que aparece entre os dentes. Uma escova mais pequena e mais maleável é um grande aliado para uma boa higiene oral.


E vocês? Estavam a cometer estes erros ao lavar os dentes?

10 comentários:

  1. Sempre tive um cuidado enorme com os meus dentes.
    Agora que uso aparelho o desafio é ainda maior

    Xiá
    https://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um desafio muito maior. Ainda me lembro de quando tinha aparelho, era uma trabalheira...

      Eliminar
  2. Eu comecei a aperceber-me de todos os erros que cometia quando usei aparelho. Desde aí que tenho mais cuidado. Se por acaso me desleixo um pouco mais fico logo com gengivite. Tento ter imenso cuidado com os dentes para preservá-los ao máximo. Depois destes já não crescem mais nenhuns :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gengivite é mesmo uma chatice, lamento que tenhas de sofrer com isso. É mesmo assim que e eu penso para cuidar bem deles :).

      Eliminar
  3. Descobri essa da escova de dentes à pouco tempo quando a minha dentista se virou para mim e me perguntou qual era o tamanho da minha escova de dentes. Enquanto a minha cabeça perguntava "mas há vários tamanhos?" eu responde inocentemente: "normal" ahahah. Nunca tinha reparado nesses pormenores, para mim as mais pequenas eram as das crianças. Mas não! Afinal quanto maior forem os dentes, mais pequena deve ser a cabeça da escova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos atrás eu também não fazia ideia que existiam tamanhos para escovas de dentes, também foi o meu dentista que me falou nisso. Na verdade, existem muitos pessoas que não sabem disso.

      Eliminar
  4. Muitas pessoas esquecem-se da língua e isso não pode ser :o

    ResponderEliminar