"". Life of Cherry: Como te sentires mais confiante com maquilhagem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

16.6.17

Como te sentires mais confiante com maquilhagem


Comecei a maquilhar-me aos 15 anos. Ao início, por afirmação, por querer ser "fixe e popular" como as outras raparigas. Mas rapidamente me apercebi que essa não era uma boa razão para me maquilhar, e que estar a experimentar mil e uma técnicas que não dominava num esforço de me sentir mais incluída só estava a fazer com que eu parecesse uma "palhaça". Por isso, recomecei devagarinho, pelos básicos e, sobretudo, comecei a maquilhar-me porque realmente gostava e por mim própria, para me sentir mais bonita.

A maquilhagem pode ser algo bastante intimidante para algumas pessoas ( eu incluída). Existem tantos produtos, pincéis e técnicas diferentes que, por vezes, se torna bastante difícil de aprender e de escolher aquilo que melhor nos assenta.

A parte boa no meio disto tudo é que existem vários meios para aprenderes ( blogs, youtube, workshops) e, com estas dicas, decerto que ganharás mais confiança na hora de te arranjares ao espelho.


1. Quanto mais praticares melhor serás: A melhor maneira de seres boa numa coisa é praticando. O melhor conselho que já recebi na vida foi " pratica muito até se tornar natural para ti". E no campo da beleza isso também se aplica. Se não estás familiarizada com determinada técnica, treina até à exaustão e, eventualmente, sentirás-te mais segura quando usares esse técnica na tua rotina diária.

2. Simplicidade é beleza: Muitas raparigas, quando se iniciam no mundo da maquilhagem, têm tendência a experimentar mil e uma coisas, e querer andar logo maquilhadas como se fossem profissionais, o que nem sempre acaba bem, muitas vezes acabam por parecer " palhaças". Se não tens muita experiência em maquilhagem, o melhor é começar pelos básicos, como base e rímel e, à medida que vais ganhando confiança, vais te aventurando noutras técnicas. Porém, não precisas de usar maquilhagem elaborada para te sentires confiante. Eu já me maquilho desde os meus 15 anos, e continuo a optar sempre pelo básico ( base e rímel) no meu dia a dia.

3. Maquilha-te para ti própria: Maquilha-te pelas razões certas, ou seja, para ti própria. Não te maquilhes para agradar a um homem, para agradar às amigas ou para causar boas impressões. Não  irás sentir-te feliz se te maquilhares só por estas razões. A primeira razão pela qual te deves maquilhar é por ti própria, porque gostas e porque isso te faz sentir mais confiante. O resto vem como bónus.

4. As tendências não ficam bem a toda a gente: Lá por algo é popular não quer dizer que tenhas que fazê-lo. Se toda a gente está a usar laranja nos lábios, mas a ti não te fica bem, não o uses. Não tens que fazer o que todas as pessoas fazem. Acima de tudo, tens que usar aquilo que gostas e que te fica bem. Claro que podes experimentar novas tendências, mas não te forces a usar nada de que não gostes, porque isso tira a diversão ao processo de te maquilhares.

5. Não deixes que a tua confiança dependa da maquilhagem: É certo que a maquilhagem ajuda imenso a aumentar a autoestima e confiança de uma mulher. No entanto, nunca deixes que a tua confiança dependa disso. Deves ver a maquilhagem como um boost de confiança, algo que ajuda, e não como uma muleta sem a qual não podes sair de casa. Mais importante que tudo, deves gostar de ti mesma tal como és, sem maquilhagem.

27 comentários:

  1. Gosto muito de me maquilhar, mas tenho a plena noção que não percebo muito do assunto. Por acaso gostava de ver mais tutoriais para me ajudar, mas nem sempre tenho paciência nem tempo para o fazer. Fico-me pelo básico, ahah.

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    SHE WRITES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa é que te sintas bem, mesmo que seja só com maquilhagem básica:)

      Eliminar
  2. Eu uso maquilhagem todos os dias mas consigo perfeitamente sair de casa sem qualquer tipo de maquilhagem. Nem sempre mas por norma consigo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, tanto que,nos estágios deste ano, não me maquilhei (acordava muito cedo, por isso decidi simplificar a rotina da manhã durante esse período).

      Eliminar
  3. Eu adoro maquilhagem mas por exemplo, não gosto de cut crease então é algo que não pratico muito :P mas sou da opinião que a o treino leva à perfeição!
    Gostei das dicas!

    ResponderEliminar
  4. Eu não percebo muito de maquilhagem, uso o básico e chega-me perfeitamente. Mas tenho a plena noção que quando tenho mais tempo para o fazer, ou seja, ao domingo,me sinto um bocadinho melhor quando me olho ao espelho.

    http://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu acabei de fazer 15 anos e comecei a maquilhar-me, para experimentar,só batom e rimel. Muitas pessoas comentaram porque pensavam que não era rapariga de maquilhagem, mas disseram que me ficava bem e até me deram uns conselhos. Agora, estou mais confiante em relação a mim própria. Por vezes a maquilhagem tem mesmo esse poder em nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a maquilhagem tem esse poder :). Mas o mais importante é que te sintas bem contigo própria, com ou sem esta:).

      Eliminar
  6. i love the color... and the quality of picture.

    anyway, I like your blog, wanna follow each other? please let me know. thanks :)

    IT’S A GIRL THING
    INSTAGRAM: @julieann_lozada

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto de me maquilhar para mim própria, porque me sinto bem assim. Embora não perceba muito do assunto, tenho a plena consciência de que menos é mais e, portanto, tento manter-me o mais natural possível no quotidiano, arriscando um pouquinho mais quando vou sair com os meus amigos, por exemplo.
    Beijinhos grandes.

    https://bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Adoro maquilhar-me, no dia a dia quando tenho tempo (e paciência) prefiro a simplicidade. Guardo maquilhagem mais elaboradas para dias festivos ou programinhas :)
    Mas reconheço que com maquilhagem a confiança e a auto estima sofrem um boost positivo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também prefiro maquilhagem mais simples no dia a dia :).

      Eliminar
  9. Uso somente o básico: lápis e rimel. Mais recentemente, comecei a render-me aos batons. Nunca fui muito adepta de maquilhagem e o meu jeito é nulo, mas há dias em que sentimos necessidade de nos arranjar mais um pouco. O importante é que nos sintamos bem e que façamos as coisas por nós

    r: Muito, muito obrigada!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Adoro maquilhagem...nos outros! Eu só uso base, corretor e rímel, devez em quando lá vai um bronzer e tal, mas não passo disso! O ponto 2, 3 e 5 são os mais importante a meu ver! Mais um ótimo post!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  11. Eu comecei há pouco tempo a entrar no mundo da maquilhagem, aos bocadinhos. Tento espalhar bem a base e que seja do meu tom, batom, rimel e está feito! :) tenho a pele oleosa e, então, não gosto muito de pôr base diariamente porque fico logo com muito brilho. Ainda tenho que aprender como disfarçar melhor isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para tirares o brilho da base, tenta colocar pó compacto, normalmente resulta :).

      Eliminar
    2. Translucido ou com cor? :)

      Eliminar
    3. Servem os dois, mas se escolheres o com cor, certifica-te que é o tom da tua pele :).

      Eliminar
  12. Eu gosto de me maquilhar e é algo que estou sempre a melhorar!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Óptimas dicas, tão verdadeiras!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar