"". Life of Cherry: 10 razões para escreveres posts em lista !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.6.17

10 razões para escreveres posts em lista


Eu tornei-me muito conhecida na blogosfera pelas minhas listas e, quer acreditem ou não, foi de forma acidental. Comecei a escrever em listas porque me divertia imenso a fazê-las, é algo que sempre adorei fazer e, antes de criar um blog, já fazia listas de mil e uma coisas, por isso, porque não fazê-lo também no blog? Com o passar do tempo, fui-me apercebendo que eu não era a única a divertir-me com listas, os meus leitores também se divertiam imenso a lê-las. Assim, percebi que as listas eram muitos boas, não só para o meu blog, mas também para os outros blogs.

Por isso, hoje eu, a viciada em listas, venho aqui convencer outros blogs a fazerem o mesmo que eu. Porquê? Leiam as razões e descubram.


1. Todos nós estamos familiarizados com estas: Todos nós fazemos listas, uns mais do que outros, mas todos nós fazemos. Até os mais desorganizados fazem. Todos nós o fazemos para manter a vida em ordem. Fazemos listas de compras para o supermercado, listas de coisas que queremos levar na mala para as férias, lista das tarefas que temos de fazer para um trabalho... Por isso, quando fazes posts em lista, as pessoas facilmente se identificam com este tipo de organização.

2. São fáceis de ler: Tenho reparado que os meus posts em lista têm muitas mais visualizações do que os meus posts em "texto corrido". Talvez seja porque eu escrevo melhor listas do que textos ( aqui na blogosfera quase que já sou conhecida como a rapariga das listas xD), mas também pode ser porque este tipo de posts são muito mais fáceis de ler, uma vez que as ideias estão organizadas em tópicos. Também tenho constatado que algumas pessoas têm preguiça de ler posts com texto "corrido" ( o que acaba por ser mau, perdem muito bom conteúdo), por acharem que têm muitas linhas, e quando se lhes apresenta um post em lista, parece que este é mais pequeno, pelo que já  lêem.

3. São muito populares: Os posts em lista são muito populares, não só no meu blog, mas pela blogosfera inteira. A maior parte dos posts mais populares de blogs inclui posts em lista, que usualmente começam com algum número como " 10 razões para...".

4. São mais partilhados: Os posts deste género são muito mais partilhados. Alguma vez viste nas redes sociais a partilharem um post com a descrição " o 5 é tão eu!", e tu leste o post só para ver o que o 5 era? Tenho a certeza que já fizeste isso pelo menos uma vez.

5. São mais organizados e sucintas: Fazer listas é uma forma muito mais organizada e sucinta de partilhares as tuas ideias e pensamentos em relação a algo. Além de que ajuda os teus leitores a perceberem mais facilmente aonde tu queres chegar com as tuas ideias.

6. São mais memoráveis: Além de organizados, este género de posts também são mais memoráveis. Vêem o que eu estou a fazer com este post? Cada ponto tem uma frase que sumariza aquilo que eu vou dizer a seguir. Assim, as pessoas lembrar-se-ão facilmente do conteúdo de cada ponto.

7. Os teus leitores sabem aquilo que obtêm com o teu post: Muitos leitores não gostam de estar na expetativa de saber aquilo que vão ler ou adivinhar durante quanto tempo terão que ler o teu post. Gostam logo de saber aquilo que obtêm com o teu post ( como, por exemplo, dicas para estudar melhor) e quantos pontos tem, para saber durante quanto tempo estarão a ler.

8. As listas ajudam os leitores a escolher uma área de interesse: Que atire a primeira pedra quem nunca saltou pontos de uma lista minha, e leu apenas aqueles pontos que lhe interessava? Vá, podem admitir, eu própria já o fiz em outros blogs ( embora, normalmente, tenha sempre curiosidade de ler tudo). Isto acontece muito em posts de sugestões como " 5 livros que deves ler" e a um leitor, por exemplo, pode não lhe interessar livros de aventura, pelo que só vai ler os pontos que não incluem esses livros. Percebem onde quero chegar? As listas são os únicos posts em que é possível não ler tudo e, ainda assim, compreender aquilo que um blogger quer transmitir.

9. São bons para o SEO: Os posts deste tipo obtêm rankings muito melhores nos motores de busca do Google, pela organização, popularidade e maior possibilidade de partilha.

10. São desafiantes: Se tu escreves " x maneiras de obter y" vais pôr as pessoas, inevitavelmente, a pensar. "Será que são essas as únicas maneiras de obter isso?" ou "Não te escaparam outros pontos?" são algumas das coisas que poderão passar na cabeça dos teus leitores, e que podem iniciar um debate interessante nos comentários.


Bloggers aí desse lado? Também escrevem posts em lista? Quais é são as vantagens, para vocês, deste tipo de posts?

46 comentários:

  1. Sinceramente nunca fui muito de escrever post em lista, mas depois deste teu post, acho que vou começar a apostar nesse tipo de post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposta, talvez fiques surpreendida pelos resultados positivos :).

      Eliminar
  2. Fazer post em lista são muito úteis e fáceis para os leitores mais preguiçosos!
    Porém é necessário ideias para tais posts ou então jeito hahaha.
    Admiro-te por fazeres sempre posts em lista!!!
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, é preciso ter ideias, mas também são é preciso ideias para qualquer outro tipo de post :).
      Obrigada :).

      Eliminar
  3. Nunca tinha pensado nisso! Mas básicamente o meu blogue é um sitio de desabafo e partilha das minhas coisas, mas vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
  4. Já tenho alguns posts em lista sim e adoro escrevê-los!
    Os teus são sem dúvida dos meus preferidos :)

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Gosto de ler estes teus posts (definitivamente a tua imagem de marca) mas não consigo abandonar a prosa corrida. É-me mais familiar e onde estou mesmo à vontade! Além de que não tenho a tua inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh muito obrigada <3.
      Tens inspiração sim, todos nós temos :). O truque é apontares logo todas as ideias que tens, por mais estúpidas que pareçam. Muitos bons posts nascem de ideias que, ao início, pareciam parvas.

      Eliminar
  6. Eu faço posts pequeninos, por isso, nunca pensei adotar esse estilo de post. Mas quem sabe...! ;)

    ResponderEliminar
  7. Adoro ler posts em lista, e já fiz uns quantos no meu blogue, que tiveram bastante sucesso! No entanto, sou mais de escrever textos fictícios, pequenos e objetivos, ou então acontecimentos do dia-a-dia. ;)

    Beijinhos <3
    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
  8. Confesso que os posts em lista, são também os meus preferidos. Adoro, adoro e adoro. Não podia concordar mais com as 10 razões.

    ResponderEliminar
  9. Concordo! Já há algum tempo que faço esse tipo de posts e dou-me muito bem e concordo, são mais fáceis de ler e a informação chega de forma assertiva a quem os lê!

    ResponderEliminar
  10. Escrevo listas, sim... No blogue nem muito, mas porque não calha! Por acaso, quando li o ponto 2, pensei em dizer o que descreveste depois no ponto 8... Muita gente só lê o que está a negrito e finge que leu tudo :P eheh. Mas não é só em blogues, é em todo o lado (o que é compreensível quando não interessa muito, mas às vezes irrita quando mandam bitaites e estava esclarecido no texto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre gente assim, mas enfim... Uma coisa é só ler alguns pontos, e comentar esses, outra coisa é só ler os títulos.

      Eliminar
  11. Por experiência são mais as vantagens do post em lista que as desvantagens. Para alem se serem mais fáceis de ler como dizes parece que fica mais organizado :)
    Beijinho, K

    katiantunes.com
    Sorteio no blog AQUI

    ResponderEliminar
  12. Ultimamente tenho aderido a esta forma de publicar para certos temas, precisamente por ser mais fácil de expor algumas ideias e, consequentemente mais fácil de ler :)

    ResponderEliminar
  13. Loved reading this. Check out my new post with tips on fashion blog photography!

    Kisses xo | From Aliona With Love
    Instagram @alionawithlove
    YouTube @alionawithlove

    ResponderEliminar
  14. Eu também gosto muito de listas. Tenho achado esse trabalho desafiante e muito diferente. E efetivamente tem uma receção brutal!
    Beijinho

    The Brunette's TofuInstagram

    ResponderEliminar
  15. Adorei conhecer e vou continuar a seguir!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Adoro fazer listas! Aliás o meu marido goza-me por causa disso, no trabalho brincam com isso... mas o mais curioso é que nunca fiz no blog!! E como sou uma mulher de desafios vou fazê-lo!! :D
    Ah e o facto de teres feito um post em lista sobre os posts em lista matou-me... TOP!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha era bom, já que adoras fazer listas, porque não fazer no blog? :)
      Ahahah, pois é, eu tenho uns parafusos a menos xD.

      Eliminar
  17. Eu também tento escrever por listas. Nem todos os posts são possíveis,mas os que são eu faço mesmo e adoro!

    Um beijinho e uma boa semana
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Nunca escrevo post em lista, por acaso não tenho esse hábito!

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  19. Eu confesso que não escrevo muitos posts assim, mas tenho de passar a fazê-lo! A verdade é que a leitura é mais fácil..
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, são mais fáceis de ler embora, como leitora, também adoro ler texto corrido :).

      Eliminar
  20. Gosto de fazer posts com textos curtos para não cansar os leitores mas esta é uma ótima dica quem costuma fazer posts grandes.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para quem escreve posts grandes ( tipo eu xD), é mesmo uma boa ideia para não cansar tanto a vista aos leitores.

      Eliminar
  21. Thank you :).
    Sorry, i dont do follow for follow.

    ResponderEliminar
  22. As listas são sempre ótimas e concordo com as vantagens me mencionaste!!
    Segui o blog, querida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Comigo depende bastante do assunto que estiver a tratar, mas se tivesse de optar, optaria pelo texto corrido. Tem mais a ver com os meus ideais, embora ADORE elaborar listas atrás de listas e ler conteúdo organizado como tal! Por isso é que gosto bastante do teu blogue, por ser prático, rápido, sucinto e objetivo! Com certeza, publicar em listas passou a ser a tua imagem de marca, e o importante é que assim continues, enquanto te identificares com tal!

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais o teu estilo :). Mas eu tambem adoro as tuas listas.
      Muito obrigada, fico mesmo feliz por gostares, dá-me mais motivação pata ver algo com qual já me identifico como sendo o meu estilo :).

      Eliminar