"". Life of Cherry: Porque é que eu publico reviews !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.5.17

Porque é que eu publico reviews


Sejamos sinceros: as reviews não são os melhores posts que eu publico no blog. Sinto que não tenho lá muito jeito para escrevê-las. No entanto, são posts bastante visualizados pelos meus leitores. De cada vez que faço reviews de filmes, livros, de restaurantes ou de maquilhagem, o número de visualizações dispara sempre ( embora nem sempre isso se reflita nos comentários, muita gente lê e não comenta, por vezes gostava de ter um pouco mais de feedback) . Esta é uma das razões pelas quais eu continuo a fazer este tipo de posts. No entanto, tenho outras razões para o fazer.

Existe um conceito relacionado muito com a psicologia, que é a "prova social", utilizado muito na área de marketing e publicidade. De uma forma muito resumida, consiste em "vender" um produto ou promover algo, com base na opinião de outras pessoas. Por exemplo, se 6 pessoas nos dizem que determinado café é muito bom, é muito provável que nós queiramos prová-lo.

O mesmo conceito aplica-se na Internet. Se muitas pessoas escrevem muito bem sobre um filme nas redes sociais ou nos blogs, é muito provável que outras pessoas também o queiram ver. O mesmo se aplica a um livro ou produto de maquilhagem. Também se aplica na própria blogosfera. Sentimo-nos muito mais atraídos a ler um blog com muitos seguidores ou a ler um post com muitos comentários do que o contrário.

Quer queiramos ou não, é algo que todos nós fazemos, nem que seja inconscientemente. Mesmo aquelas pessoas que dizem não se influenciar pelas opiniões dos outros acabam por se deixar levar por essas mesmas opiniões.

É por isso que eu escrevo reviews. Tendo consciência da influência que este fenómeno de " prova social" tem nas pessoas, por isso de cada vez que gosto de algo, aproveito esta onda para promover isso. Se eu gostei imenso de um livro, escrevo uma review, para incentivar outras pessoas a lerem-no. Se gostei muito de uma conta de Instagram, falo desta no blog, para mais pessoas a conhecerem, e o dono/a da conta ter o seu devido reconhecimento.  

Escrever reviews é a minha forma de dar reconhecimento, amor e apoio a quem cria coisas maravilhosas. Num mundo cada vez mais competitivo, nem sempre é fácil obter reconhecimento, pelo que, se poder contribuir um pouco para que as pessoas que admiro pelo seu trabalho/criações tenham um pouco desse reconhecimento, já estou a ajudá-las em algo. 

Obviamente que também escrevo reviews porque gostei de determinado produto/livro/filme/sítio. Se não gostasse, não o faria. Porém, mais do que gostar, sinto que, enquanto blogger, faz parte das minhas obrigações partilhar o trabalho fantástico de muitas pessoas.

11 comentários:

  1. Não gosto de ler reviews todos os dias mas por vezes são bastante úteis, especialmente se estiver a pensar em adquirir o artigo em questão =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando estamos a pensar em adquirir o artigo em questão aí é muito útil :).

      Eliminar
  2. E aqui estás tu a fazer uma review deste tipo de publicações. Eheh. Compreendo tudo o que disseste e achei mesmo interessante dissecares assim o assunto. De facto, também temos que nos mover segundo a corrente, às vezes.
    Não tenho comentado muito, por falta de tempo, mas, sempre que posso, leio tudinho do que anda por aqui.
    Estás cada vez melhor girl. Beijo gigante 😙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, nem reparei que estava a fazer isso xD.
      Oh obrigada linda, derreteste-me o coração <3.

      Eliminar
  3. E é um motivo super válido! Já descobri imensas coisas boas através de reviews que fui encontrando pela blogosfera. Eu também vou falando de livros e músicas, de vez em quando. Não o sei fazer de forma perfeita mas pelo menos passo o essencial!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto cada vez mais de escrever reviews e de as ler então, adoro! Acho que é uma forma de darmos a conhecer produtos ou outras coisas e partilharmos como foi a nossa experiência com essas mesmas coisas.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro escrever reviews, positivas ou negativas. Sobre filmes, livros, produtos, locais (...) gosto mesmo muito! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As negativas também são importantes. Eu adoro ler as tuas reviews, já encontrei coisas giríssimas graças a ti :).

      Eliminar
  6. Eu cá não vendo nada mas gosto de dar a minha opinião xD sou sincera e quando é de parceria faço o mesmo, sou sincera. Se achas necessário para o teu blog, força nisso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não vendo nada, não tenho parcerias ( quando tenho, aviso), gosto é de dar a minha opinião, pelos motivos que referi no post :).

      Eliminar