"". Life of Cherry: Como lidar com familiares criticadores !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.5.17

Como lidar com familiares criticadores


Infelizmente, todos nós temos, pelo menos, um familiar que nos critica na nossa família. Lá por que nos criticam, não significa que não gostem de nós ( por vezes, estão a criticar, porque gostam muito de nós e estão preocupados connosco), mas estarmos a ser julgados pode ser bastante chato e até stressante.

Apesar de ser filha única, cresci rodeada de muitos familiares ( tios, primos,...) e, sendo o elemento mais novo, estou sempre sujeita a ser o principal alvo de críticas. Sei que, na maior parte das vezes, fazem-no por gostarem de mim e por se preocuparem comigo, contudo não deixa de ser bastante enervante. Ao início, não lidava bem com as críticas, e acabava a chorar a um canto, mas agora aprendi algumas maneiras de lidar melhor com a situação.


1. Ignora-os: Por vezes, ignorar aqueles que te julgam é o melhor que tens a fazer. E a família não é exceção. Não precisas de estar sempre a defender-te nem a responder às críticas deles. Não tens que dar justificações a ninguém. Ignorar é um truque que resulta principalmente em famílias muito grandes, onde a crítica é mais comum ( e é muito difícil uma pessoa defender-se quando tem um grande grupo de pessoas a criticá-la).

2. Estabelece limites: Há coisas que são simplesmente inaceitáveis os teus familiares criticarem. Se, por exemplo, não te sentes à vontade para falar do teu peso, para imediatamente a conversa deles e diz-lhes isso. Isto não faz de ti uma pessoa má, és uma pessoa com direitos e, como tal, tens direito a recusar falar sobre certos assuntos.

3. Responde-lhes com uma piada: Se foste abençoado/a com um bom sentido de humor, usa-o para parar as críticas. É algo que eu passo a vida a fazer. Umas vezes resulta, consigo pôr a família toda a rir, outras vezes acham a piada ofensiva ( digamos que, por vezes, tenho um humor que não é apreciado por pessoas com mentes mais fechadas), mas das duas formas é sempre divertido ver a reação das pessoas.

4. Muda de assunto: Se não te está a agradar ser o centro das atenções, muda de assunto. Perguntar sobre o novo emprego de alguém ou o sucesso escolar de um primo resulta sempre, a pessoa fica logo entusiasmada a falar que se esquece que estava a criticar alguém.

5. Pede para falares com o familiar que te critica à parte: Se, por acaso, houver um familiar que está constantemente a criticar-te, pede-lhe para falar com ele à parte e diz aquilo que sentes em relação a isso. Por vezes, resulta, a pessoa finalmente percebe que estava a agir de maneira errada, outras vezes não resulta mas, pelo menos, ficas com a consciência tranquila, porque tentaste fazer tudo ao teu alcance para resolver a situação.

6. Passa mais tempo com os familiares que não te criticam: Mesmo na família mais julgadora, há sempre familiares que não te criticam, muito pelo contrário, que te apoiam em tudo e estão sempre do teu lado. Aproveita para passares mais tempo com essas pessoas, para te divertires e rires com eles, e aliviar um pouco o stress e a pressão de estar a ser julgada pelos outros familiares.


E vocês? Tem familiares criticadores? Como lidam com eles?

12 comentários:

  1. Todos temos acho eu, por isso é que este post vai dar um jeitão a muito boa gente ahah!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tenho familiares assim...e por vezes é muito complicado..
    Gostei das dicas.
    Beijinhos**
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post! Muito bom mesmo! Beijinho

    thebrunetettofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma irmã que me critica em todos os aspectos. Ela é horrível comigo! Tenho pena dela, por ser tão cheia de negatividade. Só peço a Deus para abençoa-lá, e que a livre do mal que ela faz para me! Adorei o textoo. Bjus♥
    www.bloganyduarte.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesses casos, o melhor mesmo é ignorar, por mais difícil que seja.
      Obrigada :).

      Eliminar
  5. Infelizmente sofro deste mal com vários familiares também.
    O principal é o meu avô... Fiz todas estas coisas que aqui dizes, hoje é o dia que aplico apenas a fase: Ignorar!

    ResponderEliminar
  6. Aprendi que o 1 e o 3 ajudam bastante :) força

    ResponderEliminar
  7. Tenho muitos desses na familia... E é nestas alturas que gostava de ter um sentido de humor bem apurado para mandar aquelas piadas certas na hora certa, mas eu tenho um sentido de humor bem "atrasado", ou seja só já me lembro da piada certa muito depois de todo o drama acontecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu consigo dizer algumas piadas na hora certa, mas há sempre coisas que teriam piada na hora e que nunca me lembro de dizer....

      Eliminar