"". Life of Cherry: Ser normal é um conceito demasiado valorizado !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.3.17

Ser normal é um conceito demasiado valorizado


Querer ser normal. É algo que está desde sempre no subconsciente das pessoas. Desde sempre, até mesmo no início da História, que o ser humano tem necessidade de ser normal, para se integrar mais facilmente em determinado grupo social. Agora, no século XXI, ser normal é um problema que causa distúrbios de ansiedade a muitas pessoas.

Nos dias de hoje, o querer ser normal leva certas pessoas à loucura. Muitas pessoas estudam para entrar num certo curso, ter um emprego dito bom, casam, têm filhos e, por vezes, não fazem isto porque é o que realmente querem, mas é aquilo que a sociedade entende como uma vida boa ( e é, se for mesmo esse o desejo da pessoa, caso contrário não é). Portanto, fazem isto tudo para serem socialmente aceites. E isto é só um exemplo da loucura que as pessoas cometem por quererem ser normais.

Mas afinal o que é ser normal? Na minha opinião, ser normal significa algo diferente para todas as pessoas. A sociedade toma esta palavra como um conceito objetivo mas, na verdade, trata-se de um conceito bastante subjetivo, que varia de cultura para cultura, de país para país, até de pessoa para pessoa.

De tempos a tempos, ainda oiço pessoas a dizerem-me que devia tentar ser normal, e eu rio em resposta todas as vezes. Como é que se consegue ser normal? Todos nós somos diferentes, temos personalidades diferentes, gostos diferentes, e é esta diversidade que torna o mundo tão bonito. Se usássemos todos a mesma roupa, ouvíssemos a mesma música, estudássemos o mesmo, pensássemos e falássemos da mesma maneira, que piada é que teria? Seríamos todos aborrecidos e a vida não seria tão interessante.

Portanto, para quê tentar ser normal? O que nos faz diferentes é também aquilo que nos torna únicos e mais especiais. Sermos diferentes não significa que sejamos todos inimigos uns dos outros: todos nós estamos unidos nas nossas diferenças.

Ser normal é um conceito criado por aqueles que não têm coragem de ser eles próprios e de seguir os seus sonhos. As pessoas ditas "normais", criaram um padrão de vida semelhante ao de muitas outras pessoas, porque isso dá-lhes segurança e estabilidade. Porque serem eles próprios requer coragem, muitas incertezas e muita aventura pelo meio. No entanto, eu prefiro isso a ser uma pessoa "normal", aborrecida e sem interesse. Porque, já dizia Jean Dubuffet " (...) O normal é psicótico. Normal significa falta de imaginação, falta de criatividade".

9 comentários:

  1. A última frase diz tudo. Uma vez na escola ouvi "devias agir mais assim porque pareces um boneco animado". Ainda hoje pareço um boneco animado a falar, por causa dos gestos e caretas que faço. Não mudei para aquele "normal" porque aquilo não era eu. Não estava virada à adesão de uma maturidade fingida. Não é por acaso que já não me dou com essas pessoas. XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste tu muito bem. Não tens que fingir ser aquilo que não és, só para encaixar nos padrões irrealistas de normalidade da sociedade.

      Eliminar
  2. Há que privilegiar a nossa singularidade e orgulharmo-nos disso. É o mais importante acima de tudo!

    Beijinhos Cherry,
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. E uma das melhores maneiras de erradicarmos com esse conceito é através das artes, da escrita, literatura, etc.. Querer ser normal é tão idiota, por assim dizer. Como bem dizes, nenhum de nós partilha detalhes iguais, apenas semelhanças, e que mesmo assim, convergem. E é essa convergência que confere ao mundo a essência que ele tem. Quanto mais diversificados, mais inovação, mais progresso, e mais crescimento!
    Beijinhos!

    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, ainda bem que as artes existem, ajudam muito neste aspeto!
      Não diria melhor!

      Eliminar
  4. Algumas pessoas já comentaram a minha "não normalidade". Mas foi mais do tipo: "ainda bem que não és normal" :D Isso, para mim, foi um dos maiores elogios que me deram. Eu não tento ser diferente, eu SOU diferente. Todos nós somos, um bocadinho. Podemos é querer "esconder", porque não é "bem visto". Claro que existem aquelas pessoas que são mesmo normais, mas eu não gosto particularmente dessas pessoas, são extremamente aborrecidas...

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me já disseram que não era normal como um elogio, e é mesmo dos melhores elogios que se pode receber!
      Exato, nem dá vontade de falar com elas...

      Eliminar