"". Life of Cherry: 7 razões pelas quais o teu professor não gosta de ti !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.3.17

7 razões pelas quais o teu professor não gosta de ti


Tal como já falei neste post, os professores são seres humanos como nós, pelo que é normal que gostem mais de uns alunos do que outros. Muitas vezes, alguns professores não gostam de nós sem motivo aparente, mas outras vezes têm as suas razões.

Como sou filha de um professor, sei melhor do que ninguém o que é que leva a que os professores não gostem de certos alunos. Algumas razões são mais óbvias, outras menos óbvias, pelo que nos cabe a nós, estudantes, percebermos quando há algo que estamos a fazer errado.


1. Não valorizas o tempo dele: Nós estudantes, passamos a vida a queixar-nos que não temos tempo para nada, que mal saímos, mal nos divertimos, só estudamos, temos um monte de trabalhos para fazer, e x professor ainda nos manda mais! No entanto, os professores também têm vidas ocupadas, têm que corrigir trabalhos, testes, ir a reuniões, preparar aulas, para além de toda uma vida pessoal e familiar que têm que gerir. Quando, por exemplo, fazemos questões que podemos facilmente pesquisar nos livros, estamos a fazer perder o tempo do nosso professor ( não estou a dizer para não tirares dúvidas, tira é dúvidas relevantes, e não coisas que só perguntas porque tens preguiça para pesquisar).

2. Não te interessas minimamente pela aula: Se passas todo o tempo a olhar para a janela em vez de ouvires o que o teu professor está a dizer, é muito provável que este depois não goste de ti. Os professores não gostam de estar a preparar aulas e a darem-se ao trabalho de falar se depois não são ouvidos. Por isso, se queres ter uma boa nota e manter uma boa relação com o teu professor, está atento/a na aula.

3. Estás sempre a fazer barulho na aula: Se estás sempre a conversar para o colega do lado, a fazer barulho e, no geral, a comportares-te mal, não só estás a prejudicar o teu próprio desempenho escolar, como o dos teus colegas, o ambiente da sala de aula, e a irritar o teu professor, que está a tentar dar uma aula no meio da confusão.

4. Estás focado/a nos objetivos errados: São muitos alunos que caem no erro de estudar só para tirar boas notas, e não pelo prazer e curiosidade de aprender mais. Isto já aconteceu a todos nós, em alguma disciplina ao longo dos anos, mas se temos oportunidade de aprender algo, para quê desperdiçá-la? Os professores, na maior parte das vezes, conseguem ver quais os alunos que só estudam para tirar boas notas, e é desmotivante ensinar esse tipo de alunos.

5. Estás sempre a interromper a aula para fazer perguntas: Tirar dúvidas é bom, é sinal que estudas, que tens vontade de aprender, que estás interessado/a na matéria. No entanto, se estás sempre a interromper a aula para tirar dúvidas, muitas vezes irrelevantes, não só estás a perturbar o funcionamento da mesma e a prejudicar os teus colegas, como estás a irritar o teu professor.

6. Tens sempre desculpas para tudo: "Não fiz os trabalhos de casa porque eram demasiado extensos". " Não tive tempo de acabar o relatório". " Não trabalhei bem no grupo porque não me dou bem com os elementos". Os professores odeiam o tipo de alunos que estão sempre a usar desculpas como estas. Obviamente que todos temos os nossos imprevistos, mas se estamos a estudar numa escola/faculdade, assumimos automaticamente a responsabilidade de estudar, cumprir os nossos deveres e todos os trabalhos que nos mandem fazer. Se não consegues cumprir as tuas responsabilidades agora, não as irás conseguir cumprir de certeza no mundo do trabalho em adulto, um mundo muito mais exigente e rigoroso.

7. Não respeitas o teu professor: Ter uma boa educação é importante em todo lado, e a escola não é exceção. Podes até não gostar de determinado professor, mas manter uma relação cordial e de respeito com ele é o mínimo dos mínimos que podes fazer, e isto aplica-se a toda a gente ao longo da tua vida.


E vocês? O que é que acham que leva os professores a não gostarem de determinados alunos?


6 comentários:

  1. Acho que mesmo assim, há professores que embirram só porque sim! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é como em tudo na vida, há sempre pessoas a implicar connosco sem razão.

      Eliminar
  2. Eu concordo totalmente com os pontos que referiste! É triste principalmente a falta de educação e respeito para com os professores, os jovens tendem a vê-los mais como inimigos do que outra coisa. Eu sempre me dei bem com os meus professores, até entrar na faculdade. Na faculdade é diferente, mais nomeadamente no curso e instituição em que estou. Aqui são os professores (a grande maioria) que não quer saber dos alunos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo triste, hoje em dia já não há respeito!
      Pois, às vezes também acontece o contrário.

      Eliminar
  3. Eu sinceramente já tive um ou dois professores que não me suportavam mesmo (na faculdade só), e sinceramente eu não me enquadrava em nenhum dos pontos que referiste, ás vezes acho que também embirram com determinada cara só porque sim.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, é mesmo sem razão nenhuma, infelizmente. Enfim, tal como disse, os professores também são humanos.

      Eliminar