"". Life of Cherry: 1º semestre do 2º ano de Enfermagem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.2.17

1º semestre do 2º ano de Enfermagem


Amanhã começará oficialmente o meu 2º semestre, com o início do meu segundo estágio hospitalar por isso, à semelhança do que fiz no ano anterior ( aqui e aqui), vou fazer agora uma reflexão sobre este semestre que passou.

O 1º semestre do 2º ano de Enfermagem foi um semestre duro, ao contrário do que o plano curricular deste ano ( com apenas uma cadeira, Enfermagem de Saúde do Adulto e do Idoso) fez prever. Foram muitas as frequências, as aulas práticas, muitas avaliações práticas, muita matéria, muito estudo... Só tínhamos que fazer uma cadeira, mas garanto-vos que esta valia por quatro ou por cinco!

Fazendo um pequeno aparte, aquilo que tornou este semestre ainda mais duro foram os inúmeros problemas que ocorreram no funcionamento do meu curso, e que acabaram por prejudicar os alunos. Começaram com as notas demoraram a sair mais tempo que o habitual ( se antes já demoravam um mês, agora demoraram dois ou três), com a falta de material ou material estragado nas aulas práticas, com a distribuição desorganizada dos grupos de aulas práticas,... Para culminar, no final deste semestre soubemos que 21 dos 30  professores que iam connosco para estágio iriam fazer greve, e ainda não sabemos que implicações isso terá na nossa nota final. Foram inúmeros problemas que estavam fora do nosso controlo , mas que acabaram por nos stressar mais e causar-nos ainda mais problemas.

Apesar de tudo, o semestre até me correu bem, fiz as frequências com notas boas e menos boas, fiz os exames práticos com sucesso, e consegui acabar com uma média razoável, embora estivesse à espera de mais.

Tal como já disse, este semestre só tive uma cadeira, Enfermagem de Saúde do Adulto e do Idoso, mas dividida em vários módulos, como já vão perceber a seguir.

( Nota: É provável que o meu plano curricular seja completamente diferente de algumas universidades, pelo que se andam em Enfermagem, poderão não ter dado as coisas pela mesma ordem que eu).


Enfermagem de Saúde do Adulto e do Idoso



Esta cadeira, tal como o próprio nome indica, fala de tudo que seja relacionado com a saúde dos adultos e idosos, e está dividida em 7 módulos, 2 meramente teóricos ( o 1 e o 2), e os outros com avaliações práticas a complementar.

O módulo 1 foi um aprofundamento da Sociologia e Psicologia que tive no ano passado, na cadeira de Fundamentos de Enfermagem I. Estudei os mais variados assuntos, todos muito interessantes, como a Morte e a forma como lidamos com ela, a forma como lidamos com a dor, a imagem corporal ( e problemas como a anorexia ou a obesidade), as pressões sociais... Foi, sem dúvida, um módulo do qual gostei bastante.

O módulo 2 foi Patologia ( como dizemos no nosso curso, a "irmã gémea" de Anatomia, pois foi quase tão difícil como esta, apesar de mais interessante), em que abordamos as mais variadas doenças do sistema circulatório, digestivo, dos ossos,... Adorei particularmente o facto de terem vindo médicos convidados darem-nos aulas, o que contribuiu ainda mais para a nossa aprendizagem ( embora nós não precisemos de saber tudo de maneira tão profunda como um médico).

O módulo 3 foi uma mistura de diversos assuntos. Falámos de Reumatologia, de problemas respiratórios ( e as respetivas técnicas para estes problemas), do processo neurológico e do processo respiratório. A partir deste módulo, começámos a ter aulas práticas, em que aprendemos a fazer ligaduras, mais posicionamentos que o ano passado, e aprendemos técnicas de nebulização e oxigenoterapia. 

O módulo 4 focou-se nas feridas, desde os tipos, os vários desbridamentos ( autolítico, enzimático,..), a alimentação nas feridas... Nas aulas práticas deste módulo aprendemos a limpar feridas e colocar pensos, com todas as técnicas asséticas que este procedimento exige.

O módulo 5 foi um módulo muito interessante, diria até o mais interessante, porque abordou tudo sobre a administração de medicamentos e vias de administração que é, normalmente, a matéria preferida dos alunos. Nas aulas práticas, foi ainda mais interessante, porque aprendemos a fazer colheitas de sangue, a dar injeções,... Agora é oficial, já sabemos dar "picas"!

O módulo 6 centrou-se na alimentação entérica e parentérica, e no processo urinário e intestinal. Nas aulas práticas aprendemos o processo de algaliação, e de entubação nasogástrica. 

Por último, o módulo 7 foi, à semelhança do módulo 3, uma mistura de vários assuntos. Aprendemos suporte básico e avançado de vida ( já tínhamos tido uma aula de suporte básico de vida no ano passado, antes do estágio, mas agora aprofundámos os nossos conhecimentos), falámos de intoxicação por organofosforados, falámos de vias aéreas artificais e de cuidados palatiavos. Neste módulo, tivemos ainda uma pequena abordagem sobre deontologia em Enfermagem, em que abordámos assuntos muito relevantes como a eutanásia e a morte medicamente assistida. Em termos práticos, fomos avaliados ao Suporte Básico de Vida ( e, devo dizer, que já conseguiria reanimar uma pessoa, por compressões, apesar de ser fraquinha em termos de insuflações, porque não expiro com força suficiente para a boca do doente).

No geral, foi uma cadeira muito interessante, que abrangeu diversos tópicos relevantes, que nos ensinou inúmeros procedimentos, e penso que isso contribuiu imenso para o meu crescimento profissional, e para a minha preparação para os estágios deste ano.


O 1º semestre foi um semestre duro, recheado de muito trabalho e estudo, mas no final acabei com um sentimento de dever cumprido, a pensar " este ano é que foi a sério!" ( pois aprendi muita mais prática que o ano passado), e agora estou pronta para esta nova etapa que se avizinha, estágios ( o 2º semestres serão sempre assim a partir de agora, só com estágios, por isso gostava de saber se querem ver um post assim nesses semestre ou não, o que acham?). 


Malta universitária? Como correu o vosso 1º semestre?

12 comentários:

  1. É incrivelmente espantosa a diferença de planos curriculares de distrito para distrito. Eu, também fiz um "apanhado" do meu semestre no 2º ano de Enfermagem e é completamente diferente. É normal. Mas gostei muito de saber o que deste, o que aprofundaram e como está dividido. Boa sorte para o 2º semestre. Vai tudo correr bem Cherry. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo impressionante, é completamente diferente de faculdade para faculdade!
      Muito obrigada :).

      Eliminar
  2. Eu ainda não estou na Universidade, porque (in)felizmente fiquei a fazer matemática. Mas sonho muito em entrar no curso de Enfermagem, é uma coisa que quero mesmo bastante! Acho que o aspeto positivo cá nos Açores, em São Miguel, é sem dúvida termos menos alunos para as aulas práticas. De resto, tenho alguns amigos no curso que estão a gostar e eu estou bastante entusiasmada e esperançosa de entrar no curso que tanto quero.
    Não sabia que fazias estes post's, portanto, vou ficar atenta aos próximos que falas do teu curso e ler os anteriores.

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    Wishlist | Sammydress
    PASSATEMPO DIA DOS NAMORADOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por um lado é bastante positivo :). Aqui, como somos muitos alunos, gera mais confusão.
      Espero que alcances os teus objetivos, boa sorte :). E espero que os meus posts te ajudem :).

      Eliminar
  3. Que bom que o teu semestre correu bem! O meu 1º semestre (do 1º ano, por sinal), não foi mau... mas não acabei muito bem, psicologicamente :(

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ao ler o teu posto recordei o meu segundo ano!Frequentamos a mesma Universidade, eu ja acabei em 2012! O segundo ano é o mais difícil e onde se aprende tudo! No meu ano os professores iamo connosco para estagio e era esse o fator que nos diferenciava das outras escolas, agora nao percebo o que lhes deu para fazerem greve!
    Boa sorte para o resto do semestre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, termos andado na mesma faculdade :).
      Eles agora querem mudar isso, por exemplo, neste momento, apesar de ter um professor atribuído, ele nunca aparece no serviço, só estou a ser orientada por enfermeiros orientadores.
      Obrigada :).

      Eliminar