"". Life of Cherry: 7 razões pelas quais as pessoas valorizam demasiado ter um melhor amigo !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

24.1.17

7 razões pelas quais as pessoas valorizam demasiado ter um melhor amigo


Antes de mais, não sou nenhuma antissocial que é contra as amizades. Muito pelo contrário, sou uma pessoa que valoriza-as imenso, e que considera muito importante termos amigos ao longo da vida. No entanto, sinto que há uma certa pressão em termos aquele melhor amigo, único no nosso grupo de amigos, quase que certificado, o oficial, insubstituível.

Sinto que grande parte das pessoas têm esta ideia de que devemos ter um único melhor amigo, aquele que estará connosco sempre, em todo o tipo de situações. Se acham que estou a exagerar, basta olhar para as séries, em que grande parte das personagens têm o seu melhor amigo sempre atrás.

Existe tanta pressão para termos Aquele melhor amigo que até chega a ser ridículo. A verdade é que podemos ter mais do que um, e aqui vão algumas razões que comprovam isso.


1. É só uma frase: Antes de mais nada, " melhor amigo" é só uma frase, um "rótulo" que, na verdade, podes colocar em quem bem entenderes, desde que essa pessoa te apoie, esteja contigo e seja tua amiga. Pode ser um amigo teu, um colega da escola, o teu vizinho, até a tua mãe! Não é nenhum título oficial nem é um cargo que acarreta responsabilidades, é um juízo de valor que fazes de determinada pessoa.

2. Podes ter mais do que um: Dito isto, podes ter mais do que um melhor amigo. Não te precisas limitar apenas a um, podes ter quantos quiseres, desde que sejam verdadeiros e que te esforces nessas amizades.

3. Isto porque não consegues obter tudo de uma só pessoa: Não consegues obter tudo de uma só pessoa e, na verdade, é bastante injusto para ela achares isso. Precisas de diferentes melhores amigos que te apoiem em diferentes vertentes da tua vida. Precisas de um melhor amigo na escola, outro nas festas, outro na família, no trabalho,...

4. Se tens um melhor amigo designado, estás a pôr demasiada pressão nele: Se tens um melhor amigo designado, já paraste para pensar na pressão que ele poderá estar a sentir para satisfazer todas as necessidades da vossa amizade?

5. É um bocado insultuoso para os outros amigos: Ao categorizar uma única pessoa como melhor amigo, estás a dizer indiretamente a outros amigos que eles não são bons o suficiente, e a desvalorizar potenciais amizades que mereciam o mesmo "título".

6. Os melhores amigos mudam: Não estou a dizer que, ao longo da vida, substituíste melhores amigos ( embora isso possa ter mesmo acontecido), estou a dizer que precisaste de amigos diferentes em diferentes alturas da tua vida, e isso é algo normal e completamente aceitável.

7. Cada amigo é um ser humano único: O que significa que eles são mais do que os "rótulos" que lhes colocas.


E vocês? O que acham sobre este assunto?

10 comentários:

  1. Concordo plenamente com isto. Não consigo dizer tenho um/uma melhor amigo/a! Não consigo, porque tenho amigos, grandes amigos, e melhores amigos. E cada um dos meus melhores amigos (não são muitos), completam-se de forma diferente e acabam por me completar, não há nenhuma pessoa que reúna as qualidades e as capacidades todas de que o meu feitio e personalidade precisa.
    Apesar de eu achar, que são mais as raparigas que acabam por colocar este rótulo às melhores amigos, penso que os rapazes não façam tanto isto, eles conseguem ser verdadeiros amigos de mais que uma pessoas. E todos nós conseguimos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais :).
      Por acaso, também acho isso. Nós, as raparigas, temos tendência a rotular tudo! Mas, por vezes, também acontece nos rapazes.

      Eliminar
  2. Concordo. Podemos ter vários melhores amigos e um melhor amigo hoje pode não ser o melhor amigo amanhã, muitas vezes porque a distância pode afastar as pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, muitas amizades não sobrevivem à distância.

      Eliminar
  3. Eu concordo plenamente contigo. Faço parte da mísera percentagem que não tem esse/a "melhor amigo/a". Tenho sim alguns bons amigos.

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente contigo. Passei a minha vida toda a ter "melhores amigas" até perceber que não é preciso rotularmos uma amizade só para ser verdadeira!
    Adorei o post e a mensagem nele!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  5. Tenho mais que um =) Mais vale serem pouco e bons do que muitos assim-assim =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, eu também prefiro a qualidade à quantidade.

      Eliminar