"". Life of Cherry: Como conseguir que estranhos tirem-te fotos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.12.16

Como conseguir que estranhos tirem-te fotos


Se já passearam sozinhos por uma cidade, se viajaram sozinhos ou mesmo em grupo ( mas queriam tirar um foto com todos, sem ter que excluir alguém para tirá-la), certamente já se depararam com este problema de querer tirar uma fotografia. Obviamente, que sempre podes optar por tirar um selfie, porém, nem sempre dá jeito, porque o nosso braço não estica ou a selfie stick não é suficiente. O que fazer nestas alturas? Só te resta pedir a um estranho que te tire uma foto.

Pedir a um estranho que te tire uma foto pode ser intimidante. Não o conheces de lado nenhum, não sabes como ele é, se é simpático ou não, não sabes se ele sabe tirar uma boa foto ou não, e nem sequer sabes se ele te pode roubar o telemóvel/câmara fotográfica. Pode ser intimidante, e até arriscado.

Já em diversas viagens eu, os meus amigos ou a minha família, tivemos que pedir a alguém estranho que nos tirasse uma foto. E, pelo caminho, lá fui aprendendo uns truques para escolher a pessoa certa e fazer com que esta te tire uma boa foto.


1. Procura a pessoa certa: Nem sempre é fácil, " as aparências iludem" mas, normalmente, o teu instinto vai-te ajudar a escolher a pessoa certa. Normalmente, quando queres tirar uma foto, estás à beira de algum ponto turístico ou de uma paisagem, portanto terás muitas pessoas por onde escolher. As melhores pessoas a quem podes pedir são pessoas da tua geração porque, para além de teres mais à vontade para as abordar, são pessoas que percebem mais de tecnologias e, logo, terás maior probabilidade de tirar uma boa fotografia. Outro truque importante é escolher alguém que também esteja a passear e, ainda melhor, se forem turistas como tu ( e terem uma câmara/telemóvel na mão, o que diminui as probabilidades de roubarem a tua). Evita pessoas que estejam a andar apressadas, ou pareçam muito ocupadas porque, para além de as irritares, podes acabar por ficar com uma foto tirada à pressa.

2. Sê educado/a e apresenta-te: Não vás ter simplesmente com a pessoa e espetar-lhes a tua câmara na mão deles. Perde algum tempo a apresentar-te, a explicar que estás a visitar o sítio ou a passear, e que gostarias de tirar uma foto. Isto permite-te " quebrar o gelo", tornar a situação mais confortável em vez de constrangedora, e faz com que o "estranho" simpatize contigo, aceitando melhor ajudar-te.

3. Põe a tua câmara pronta para a foto: Mesmo que estejas a falar com uma pessoa que perceba de tecnologias, pores a câmara pronta, com ou sem o flash, com a luz correta e todas as tuas preferências corretas, facilita-lhe o trabalho e poupa-lhe tempo. Outra coisa que podes fazer é pores a câmara na opção de tirar fotos rápidas, assim tens várias fotos por onde escolher, tiradas em pouco tempo.

4. Agradece-lhes: A pessoa que te tirou uma foto perdeu um pouco do seu tempo para tu poderes ter uma recordação bonita do teu passeio/férias, por isso, certifica-te que lhes dizes um grande, sentido e carinhoso "obrigada".

5. Tiras-lhes também uma foto: Se tiveres numa zona turística, é muito provável que tenhas pedido para tirar uma foto a uma pessoa que também é turista e que, muito provavelmente, também precisa de uma. Por isso, sê gentil e retribui-lhes o favor.


E vocês? Já pediram a estranhos para vos tirarem fotos? Como correu?

9 comentários:

  1. normalmente peço a quem aparenta perceber, ou tem uma câmara fotográfica xD

    ResponderEliminar
  2. Evito ao máximo por ter vergonha mas por vezes é necessário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também costumo ter vergonha de pedir, mas quando tem que ser peço.

      Eliminar
  3. O meu problema é que tenho muito medo por não saber nas mãos de quem é que estou a pôr a minha câmara.
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um bocado seguir o nosso instinto. Não devemos julgar as pessoas pelas aparências, mas neste caso só temos esse critério.

      Eliminar
  4. Tenho sempre medo que me fujam com as coisas! Sou um bocadinho desconfiada. Em grande grupo penso que é mais fácil pedir, até porque seríamos muitos a correr atrás daquela pessoa em caso de roubo :p Mas, ainda assim, nunca dou eu o meu telemóvel... Tenho medo de ser roubada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou, escolho a dedo as pessoas que quero que me tirem fotos! Sim, assim é mais fácil de impedir roubos :).

      Eliminar
  5. Concordo, e também costumo ter esses cuidado, principalmente o dizer "obrigada", é o mínimo que podemos fazer.

    ResponderEliminar