"". Life of Cherry: 5 maneiras de seres um melhor ouvinte !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.11.16

5 maneiras de seres um melhor ouvinte


Confesso, sou uma tagarela. Sou muito tímida quando conheço uma pessoas mas, de que ganho confiança com ela, nunca mais me calo. Porém, reconheço a importância de ser bom ouvinte e tento fazê-lo sempre que posso ( e, pelos o que os outros me dizem, acho quem sou bem sucedida nisso), porque as outras pessoas também gostam de ser ouvidas e de se sentirem compreendidas.

Já falei aqui e aqui que ser bom ouvinte é uma das melhores qualidades que uma pessoa pode ter. No entanto, nem sempre é fácil fazê-lo. Muitas vezes, estamos com tanta vontade de falar que nos esquecemos que a outra pessoa também o quer fazer. E, mesmo quando a outra pessoa está a falar e a contar a sua vida toda, não nos conseguimos lembrar de uma única palavra, porque estávamos concentrados do que íamos dizer a seguir. Não vale a pena negar, já nos aconteceu a todos.

Como combater isso?


1. Para de pensar naquilo que vais dizer a seguir: Eu acho que esta é a causa de todos os problemas que advém de ser mau ouvinte. Às vezes, o teu cérebro já avançou a conversa toda da outra pessoa e, quando dás conta, estás a planear o que vais dizer a seguir. Em vez de fazer isto, tenta concentrar-te na história da outra pessoa, fica atenta aos pormenores e a partir daí é que constróis uma resposta.

2. Usa a tua linguagem corporal: Pensa na maneira como falarias para uma criança de 3 anos. Quando falamos para crianças, tendemos a manter mais o contacto visual com ela, a fazer mais expressões faciais... Não precisas de ser assim tão extremo/a com adultos, mas usa a mesma técnica, mantém o contacto visual e usa a linguagem corporal para mostrares que estás a ouvir e interessado/a na conversa.

3. Larga o teu telemóvel: Se há coisa que eu mais odeio é quando estou a falar com uma pessoa e ela está sempre a mexer no telemóvel. A sério, é irritante, parece que a nossa conversa não tem interesse nenhum e que somos uma seca! Se não queres que o outro se sinta assim, larga o telemóvel e foca a tua atenção na pessoa.

4. Faz perguntas: Quando houver uma pausa na conversa, faz perguntas sobre o tópico de que estejam a falar. A pessoa vai-se sentir valorizada e agradecida por te importares com o que ela está a dizer e de quereres saber mais ou aprofundar determinado assunto.

5. Não interrompas: Já falei aqui o quanto é horrível interromper pessoas. Não só é rude como mostra que não estás interessado/a na conversa que estás a interromper. Deixa a pessoa falar e acabar o que ela tem para dizer e não a interrompas, a não ser que seja algo mesmo relevante ou para fazer uma pergunta.


E vocês? Quais é que são os vossos truques para serem melhores ouvintes?

15 comentários:

  1. E manter contacto visual, eu não consigo deixar de pensar no que vou dizer a seguir, as vezes penso, por exemplo 2 coisas para perguntar e depois quando acabo de falar essas coisas que pensei, fico .. sem assunto xd

    ResponderEliminar
  2. É tão irritante quando estamos a falar de algo e nos interrompem!

    ResponderEliminar
  3. Sou uma pecadora. O 1 acontece-me muito.
    Odeio o ponto 3: odeio que me façam e raramente consigo fazê-lo porque me sinto mesmo mal.

    Excelente pos como sempre ;)

    ResponderEliminar
  4. Ai o quanto me irrita isso do telemóvel. Odeio mesmo, estar a falar com alguém, uma assunto sério e estarem a mexer no telefone

    ResponderEliminar
  5. O nº 1 é fundamental. Começar logo a pensar a resposta impede a completa absorção do restante.

    ResponderEliminar
  6. Muito boas dicas, como sempre. Sem dúvida que se tivermos alguns cuidados, toda a gente se sentirá melhor :)

    ResponderEliminar
  7. Para mim, o contacto visual e a atenção que a pessoa me dá durante a conversa é muito importanto. Aliás, já fiz o exercício de numa conversa não olhar para a pessoa e o assunto perde-se muito mais rápido. Quando olhamos para a pessoa, começamos a entender o que ela pensa e a tentar descobrir mais. Ou seja, quando falamos directamente com a pessoa, o assunto não morre, porque não a estás só a ouvir, estás a vê-la. Isso é tão importante.
    Ultimamente, as pessoas falam muito, mas vêem pouco o próximo e isso é algo que me faz confusão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, também já fiz esse exercício :). Uma professora nossa de psicologia, no 1º ano de enfermagem, mandou-nos falar com uma pessoa , e essa pessoa tinha a ordem de passado 5 minutos não olhar mais para nós, e de facto, nota-se mesmo a diferença na conversa, é como disseste, o assunto perde-se muito rápido.
      A mim também me faz confusão!

      Eliminar
  8. É mesmo verdade e é mesmo bom quando percebemos isto, torna as coisas melhores para nós e para as pessoas com quem falamos. :)

    ResponderEliminar