"". Life of Cherry: Filme: A Rapariga no Comboio (2016) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

9.10.16

Filme: A Rapariga no Comboio (2016)


Há uns meses atrás, li o livro ( escrevi um post sobre este aqui)  em que este filme se baseou  e gostei bastante. Por isso, estava curiosa para ver como iriam adaptar esta história, que uns acharam cheia de surpresas e outros demasiado previsível, ao grande ecrã.

O filme tem gerado opiniões bastante controversas. Uns adoraram o filme, dizem que foi uma boa adaptação do livro, que adoraram as personagens e todo o mistério. Outros odiaram, dizem que não foi fiel ao livro, que o final era demasiado previsível e que o elenco não foi bem escolhido.

Ontem fui ver o filme para saber com qual dos lados é que concordo e hoje trago-vos a minha opinião.


Sinopse


Rachel, inconsolável devido ao seu divórcio recente, passa a sua viagem diária a caminho do emprego a tecer fantasias sobre um casal aparentemente perfeito que vive numa casa por onde o comboio passa. Um dia vê algo que a perturba e envolve-se num mistério que se vai desenrolando.
( Trailer: aqui).


A minha opinião


Estava curiosa para ver se o filme ia ou não ser fiel ao livro. Embora já tenha lido o livro há alguns meses e possa já não me lembrar de alguns pormenores, pelo que me lembro, o filme ficou muito parecido com o livro. O enredo foi basicamente o mesmo, até conseguiram meter no filme a narração alternada das três personagens femininas, com as suas perspetivas diferentes. A única coisa que não gostei na adaptação de livro para filme foi o facto de terem alterado o local onde decorre a narrativa. No livro, a história decorria nos subúrbios de Londres, mas alteraram isso e puseram na América. Porque raio foram fazer uma coisa dessas? Eu já estava a imaginar sotaques britânicos, o ambiente londrino, casas londrinas, e obrigaram-me a ver casas americanas e personagens com sotaque americano? Não se faz! Pronto, mas fora este pormenor, o filme ficou muito parecido com o livro.

Adorei a escolha do elenco. Fiquei logo com vontade de ir a correr à sala de cinema mais próxima quando soube que a Emily Blunt iria desempenhar o papel principal. Ela é uma excelente atriz e, como não podia deixar de ser, fez também um excelente trabalho neste papel. Quanto aos outros atores, eu não os conhecia, mas estiveram também muito bem, embora não tenham tido uma atuação tão espetacular com a Emily ( também era difícil, é muito difícil chegar ao nível dela).

Quer tenham lido ou livro ou não, a história prende-nos até ao fim. É, sem dúvida, uma história muito perturbadora, que nos faz pensar que as aparências iludem, e que nós não conhecemos realmente a vida das pessoas que vemos todos os dias no comboio/autocarro/outro sítio qualquer. O filme, tal como o livro, explora o lado mais negro das pessoas, traições, mentiras, abuso, violência... Até chega a ser arrepiante ver o quão desiquilibradas  são algumas personagens ( ou, melhor dizendo, todas, é difícil encontrar uma que se diga " esta é que é uma boa pessoa"). Porém, é mesmo isso que torna tudo mais interessante.

Vamos lá agora à polémica: o filme é ou não previsível? Depende. Depende muito da vossa perspicácia, de quantos filmes deste género já viram e da vossa veia de investigadores. Há quem tenha achado previsível, que se via logo a quilómetros querem era o "culpado" , e outros nunca na vida adivinhariam o final. Obviamente que eu já não fiquei surpreendida com o final do filme, porque li o livro, mas quando li este não adivinhei mesmo o desenlace. Mas, lá está, eu não tenho propriamente veia de investigadora ahahahah. No entanto, a minha prima não leu o livro , e quando viu o filme também não adivinhou.  Por isso, é difícil dizer se é previsível ou não, têm que o ir ver, e depois dizerem se acertaram ou não, combinado? Mas mesmo que já saibam quem é o "culpado" a meio do filme, vão querer sempre saber o como e porquê de ter acontecido o que aconteceu.

Eu gostei muito do filme. Já não fui para o cinema numa de ser surpreendida, porque já sabia o final, mas gostei muito de o ver. Foi uma adaptação do livro bem conseguida e destaco, mais uma vez, a fantástica prestação da Emily Blunt.


E vocês? Já viram o filme? O que acharam?

Podem ler mais reviews de filmes aqui.

18 comentários:

  1. Ainda não vi o filme nem li o livro mas tenho ouvido falarem tanto que acho que vai ser a minha próxima leitura :)

    ResponderEliminar
  2. Eu fui ver ontem e adorei. Não achei nada previsível e não adivinhei quem era o culpado.
    Não li o livro antes, por isso não posso dizer se foi uma boa adaptação, mas já ouvi dizer que sim.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está há pessoas que acham e outras que não, tem havido críticas opostas, por isso é que eu referi isto no post :).

      Eliminar
  3. Ando curiosa para ver este filme!!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ver este filme porque faz-me lembrar muito o género de Gone Girl, e eu ADOREI Gone Girl! Tenho tentado evitar spoilers mas... não sei porquê, quando vi o trailer pareceu me que já acabaram por contar aqui e ali o que supostamente vai acontecer, e eu mesmo sem ter visto o filme, já tenho uma ideia de quem seja o culpado só por ter visto o trailer! Espero mesmo estar errada em relação a isto porque eu adoro ser surpreendida no cinema!
    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O trailer parece contar a história, mas a única coisa que revela de spoiler é que a protagonista é dependente do álcool. De resto, acredita que o trailer não te faz adivinhar o culpado.
      Vê o filme, talvez sejas surpreendida :).

      Eliminar
  5. Tenho ouvido falar muito sobre o livro e filme! Parece do tipo que eu gosto! om relação à mudança de cenário já aconteceu isso com Confessions of a Shopaholic e com P.S: I Love You. Acho que é para deixar mais perto do público americano!
    Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que " Confessions of a Shopaholic" tinha tido uma mudança de cenário, mas eu também só vi o filme, não li o livro. Quanto ao " P.S I Love You" não gostei que tivesse mudado o cenário, e também mudaram muito a história.

      Eliminar
  6. Apesar de o livro não me ter enchido as medidas, estou com alguma curiosidade em relação ao filme. Quero ver como se comportam os actores, e se as expressões que fazem são como eu imaginei :D Tenho muita pena que tenham passado o cenário para uma cidade americana... Na minha mente, construí todo um cenário em Inglaterra, e fazer a passagem para os EUA não vai ser fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que eu fui ver o filme :). Já sabia o final , por isso já não havia aquele mistério, mas queria ver se as personagens no filme correspondiam àquilo que eu idealizei e tudo o que tu disseste também.

      Eliminar
  7. Já li o livro mas ainda não vi o filme. Tenho sempre aquele medo de me puder desapontar mas tenho grande curiosidade em o ver

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Fazes bem ler o livro antes de ver o filme :) , ficas a conhecer a fundo a história de cada personagem, que é algo que não dá para ver muito no filme, por muito fiel que seja ao livro.

      Eliminar
  9. Quero ler o livro primeiro!!

    ResponderEliminar
  10. Ainda não vi o filme porque quero ler o livro primeiro :/

    ResponderEliminar