"". Life of Cherry: 15 coisas que só as pessoas que sofrem de enxaquecas é que percebem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.10.16

15 coisas que só as pessoas que sofrem de enxaquecas é que percebem


Já falei aqui no blog, nos tempos em que estava pelo Sapo, que sofro bastante de enxaquecas. E, digo-vos com sinceridade, sofrer de enxaquecas é uma merda! Há doenças piores do que estas, obviamente e, por isso, não digo que desejaria outra, mas vi uma vez uma reportagem na televisão que afirmava que a enxaqueca é umas das 10 doenças mais incapacitantes do mundo. Não sei afirmar se isso é mesmo verdade ou não, porque graças a Deus nunca tive outras doenças, mas, de facto, é bastante incapacitante.

As pessoas que não sofrem de enxaquecas não compreendem muito bem o quão incapacitante pode ser sofrer das mesmas. Se partes um braço, "coitado/a já não pode trabalhar" (ou, pelo menos, não tão bem), mas se tens enxaquecas, "ai é só uma dor de cabeça, deixa de ser preguiçoso/a, toca a trabalhar!".

Há uns tempos atrás, assim no desespero, fui a um neurologista queixar-me de constantes dores de cabeça. Fiz mil e um exames, respondi a uma série de perguntas, andei durante um mês a escrever todas as crises que eu tinha, e o médico diagnosticou-me enxaquecas crónicas. Deu-me duas opções como tratamento, o preventivo, mas que disse que não era muito eficaz, que as dores de cabeça voltavam após um ano ( após o fim do tratamento), ou tomar calmantes como Inderal, mas essa eu preferi recusar ( pois já tomei isso uma vez, por conselho de uma explicadora minha, para estar mais calma nos testes, e não correu bem, aquilo mete-me calma demais e apática). A única opção que me restou então foi recorrer a medicamentos SOS, como Brufen ou Benuron, sempre que tivesse enxaquecas, e tentar ser o mais saudável possível.

Portanto, como já devem ter percebido, ter enxaquecas é mesmo horrível. E só que as tem é que percebe estas 15 coisas.


1. A raiva que sentes quando alguém te diz " Bebe água que isso passa": Se a água curasse sempre as enxaquecas, eu tinha uma fonte em minha casa! ( eu bebo muito água e, acreditem, tenho na mesma enxaquecas).

2. Sentes vontade de espancar uma pessoa quando ela diz " Acho que já tive enxaquecas uma vez, agora não me lembro...": Acredita em mim, se alguma vez tivesses tido uma enxaqueca, lembravas-te.

3. O quão irritante podem ser inocentes sugestões de pessoas que estão a tentar ajudar: Sim, já fui ao médico, tento afastar-me do stress, já exlui que nem é do chocolate nem da laranja... Já tentei de tudo!

4. Basicamente, o facto das pessoas falarem contigo quando estás com uma enxaqueca não é aceitável: By the way, porque é que um sussurro parece um grito quando temos enxaquecas? É mesmo uma tortura!

5. O sentimento de solidariedade que sentes quando descobres alguém que também sofre de enxaquecas: Finalmente, alguém que me compreende! Vou ajudar-te em tudo o que precisares!

6. Dias de sol podem ser o teu inimigo, se não tiveres cuidado com a exposição ao mesmo: Um raiozinho de sol mais forte pode ser suficiente para desencadear enxaquecas.

7. Mas os dias de muito frio também podem desencadear enxaquecas: Se passares demasiado tempo ao frio e à chuva.

8. A frustração que sentes quando estás com enxaquecas e não consegues ser produtivo/a: Odeio ter enxaquecas, principalmente quando quero estudar ou escrever no blog.

9. Independentemente das coisas que tenhas que fazer, podes ter que ficar parado horas, senão dias: E depois entras em pânico com todo o trabalho que acumulaste.

10. A incapacidade para olhar para qualquer ecrã, mesmo do telemóvel: Aliás, olhar para qualquer luz é uma tortura!

11. Ter que decidir os dias em que tomas ou não medicamentos: Porque a enxaqueca já dura há vários dias e já tomaste medicamentos demais. Se continuares a tomar, podes dar cabo do teu estômago ( uma vez abusei tanto dos medicamentos que fiquei dias sem comer quase nada por causa de dores de estômago).

12. Ter consciência que, apesar de todas as medidas que possas tomar, há sempre enxaquecas que aparecem nos momentos e das maneiras mais random: e tu ficas completamente frustrado/a!

13. Compreender o que sentem os claustrofóbicos, porque te sentes "preso/a" na tua própria dor: Parece que estás numa prisão e não podes fazer nada do que queres durante dias.

14. Teres uma "ressaca" de enxaquecas depois destas: As minhas enxaquecas já passaram, mas porque é que eu ainda me sinto pessimamente?

15. O sentimento que consegues conquistar tudo depois de teres ultrapassado uma enxaqueca: Bora lá voltar à vida normal. Vou apreciar melhor cada dia! ( Facto: pessoas com enxaquecas valorizam todos os dias em que não sofrem enxaquecas e tentam aproveitar estes ao máximo).


Alguém aqui também sofre de enxaquecas? Identificaram-se com algum destes pontos?

22 comentários:

  1. Eu sofro de enxaquecas e este post veio a calhar porque ainda hoje as tive!
    É mesmo horrivel e como disseste consegue ser incapacitante. Quando descobri que sofria deste mal foi quando tive a crise mais aguda da minha vida!! Passei uma semana a chegar das aulas e a enfiar-me no quarto com tudo escuro e completamente imobilizada na cama porque o simples facto de abrir os olhos ou mexer a cabeça era um pesadelo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento muito que tenhas passado por uma crise assim, Sofro de enxaquecas, mas infelizmente nunca tive uma crise muito aguda, até porque o meu problema é crónico.
      De facto, deve ter sido mesmo um pesadelo, ainda bem que já estás melhor.

      Eliminar
  2. posso dizer que não sei o que é uma dor de cabeça, nunca tive nenhuma e ainda bem!

    ResponderEliminar
  3. Eu, as minhas até que se prove o contrário, são hormonais. Então vêm antes durante ou após o período, conforme os meses, às vezes vêm sempre após, depois vêm antes... enfim.
    Percebo o que dizes, concordo com tudo mas acrescento algo: já passei DIAS em jejum tamanho era o enjoo!
    As minhas enxaquecas além da dor, calores e calafrios, sensibilidade a luz e visão distorcida, dão-me enjoos fortíssimos! Então além de ficar com a digestão lentaaaa quando começam e me sentir logo mal disposta no dia, nas piores crises passo dias sem comer... ao ponto de a minha boca saber a sal, n parar de ir ao wc e estar praticamente desidratada. Eu considero das piores doenças que se pode ter. :/
    Já fui várias vezes à urgência por causa das enxaquecas tomar medicação.. intravenosa :S
    Já fiz tratamento preventivo, sem resultados. Já tomei medicação sos FORTE, mas só resulta durante umas horas, depois a dor volta mais forte... A solução para mim é interromper o ciclo menstrual, mas isso n é saudável. Sem período só tenho dores de cabeça, nada de enxaquecas. No entanto ainda vou fazer um exame, a ver se terá outra causa...
    Isso que dizes de aproveitar a vida a sério.. meu Deus que sensação de libertação que é quando a dor e a "presença" vão embora! :)
    Desculpa o comentário tão longo mas senti-me bem ao partilhar e ao ler o teu post! N estou sozinha! Iei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fico enjoada, perco a fome, mas também não é assim tanto.
      A sério? Isso deve ser mesmo debilitante e cansativo... Realmente, as crises de enxaquecas são tramadas...
      Obrigada eu por partilhares a tua história :). Não te preocupes, não me aborresceste com o comentário longo. Gosto de ler/ouvir os problemas das pessoas e de tentar ajuda no possível, embora às vezes a única ajuda possível seja mesmo ler/ouvir. No teu caso, nem sei o que dizer, é mesmo complicado, nota-se que já tentaste de tudo.

      Eliminar
  4. Como eu te entendo! É por isso que na mala trago sempre aspirina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não trago sempre porque não gosto de abusar nos comprimidos....

      Eliminar
  5. Sei do que falas Cherry. Sei que há vários tipos de enxaqueca. Também sei que algumas vão-se embora ao fim de anos e não voltam mais...
    Apenas uma dica caso não conheças: Aos primeiros sinais ingerir cafeína (duplo, triplo...) e fugir da luz...
    Melhoras. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão é muito boa :), mas às vezes é mesmo impossível escapar da luz e do barulho, por exemplo, principalmente quando as enxaquecas surgem no meio de uma aula...

      Eliminar
  6. as pessoas só mandam bocas e nem sempre ajudam só ajudam a irritar mais

    ResponderEliminar
  7. Já tive dores de cabeça fortes, mas felizmente nunca tive enxaquecas!
    Beijinhos

    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem :), já tiveste a tua dose de dores de cabeça fortes.

      Eliminar
  8. É horrível... Tenho apenas um medicamento aliado que é mesmo muito forte e só consigo com receita médica. Felizmente a médica de família facilita e passa as receitas quando não tenho. Mesmo a ser super forte, por vezes tenho que tomar dois e mesmo assim não passa :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é?
      Fogo, deves ter enxaquecas mesmo fortes, lamento muito...

      Eliminar
  9. Ai como te percebo! Eu odeio tanto enxaquecas! Pffffffff

    ResponderEliminar
  10. Olá obrigada pelo comentário no meu blog já sigo o teu.
    Não sofro mas conheço algumas pessoas que sofrem tanto com isso
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, ora essa, comentei de livre vontade :). Obrigada, espero que gostes :).

      Eliminar
  11. Como eu te percebo!! A melhor coisinha que inventaram para as enxaquecas foram uns comprimidos chamados "Migretil": são fortes para xuxu e costumam dar a volta ao estômago. Convém comeres qualquer coisa consistente antes (mesmo que não tenhas fome nenhuma, que eu sei que quando temos enxaquecas, até enjoadas e nauseadas ficamos...).

    Tenho sempre na mala, em caso SOS. Atuam rápido. :)

    Let me Believe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar desses, mas tenho medo que sejam muito mais para o estômago, eu às vezes já nem consigo comer nada depois de passar dias seguidos a tomar Brufen.
      Mas vou ver, obrigada pela dica :).

      Eliminar