"". Life of Cherry: 7 sinais de que pode estar na altura de acabar com uma amizade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.9.16

7 sinais de que pode estar na altura de acabar com uma amizade


Toda a gente sabe o quão dura o fim de uma relação amorosa pode ser. Dias a chorar, noites passadas em branco, e o desejo de nunca voltarmos a metermo-nos numa outra vez. Mas nós rezamos silenciosamente para toda essa dor passar e, eventualmente, esta passa. Mesmo que nunca tenhamos passado pelo fim de uma relação amorosa ( como eu), todos nós sabemos como é, porque toda a gente fala sobre isso, os nossos amigos, a televisão, os filmes, os livros,...

No entanto, há algo de que ninguém fala e que , por vezes, pode ser tão doloroso como o fim de uma relação amorosa, embora de maneira mais discreta e despercebida... Estou a falar dos fins das amizades.

Todos nós gostamos de ter amigos, como costumam dizer "são anjos enviados por Deus que nos ajudam e protegem" ou, se preferirem uma abordagem menos religiosa, são pessoas em quem podemos confiar e que nos apoiam em tudo. As amizades são das melhores coisas do mundo. Mas, por vezes, existem certas amizades que não desempenham essa função, muito pelo contrário, só nos causam dor e sofrimento, e sabemos que temos de tomar a decisão de lhes pôr um fim, por mais duro que pareça. Às vezes, é preciso eliminar certas amizades prejudiciais para dar lugar a novas, melhores e mais saudáveis.

Infelizmente, já tive que tomar essa decisão difícil, de pôr fim a algumas amizades. Não foi a cena dramática como muitos imaginam do tipo " Não quero ser mais tua amiga", mas simplesmente afastei-me de algumas pessoas que não eram as minhas verdadeiras amigas, que só me estavam a prejudicar. Foi difícil de todas as vezes que fiz isso, mas se não o tivesse feito, não teria os amigos maravilhosos que tenho hoje, e que já estão comigo há vários anos.

Mas como saber quando pôr um ponto final numa amizade? Existem certos sinais que podem revelar que pode ser necessário tomar essa decisão. Digo "pode" porque, por vezes, estes sinais não significam necessariamente o fim de uma amizade, pode significar apenas conflitos que são facilmente resolvidos se houver diálogo.


1. Dependem muito um do outro: Há uma linha muito ténue entre gostarem da companhia um do outro e estarem completamente dependentes um do outro. Se são muitos amigos e andam sempre juntos, mas ainda assim há espaço para outras amizades, então é saudável. Mas se notas que o teu amigo anda sempre " colado" a ti, e impede-te de sair com outras pessoas, então algo de errado se passa, é melhor veres o que se passa.


2. As interações negativas ultrapassam as positivas: Se interages com um amigo regularmente, e notas que as interações negativas ultrapassam as positivas, ou seja, se discutem muito ou existem momentos de tensão ou ansiedade, então pode ser tempo de te afastares. As amizades são,supostamente, agradáveis, não é suposto sentires stress e ansiedade por causa destas.

3. Só amizade de um lado: As amizades, ao contrário do que muitos pensam, exigem esforço, é preciso dedicarmos tempo, esforço e generosidade à outra pessoa, mas não o podemos fazer se a outra pessoa não estiver a fazer o mesmo. Os sinais de que tu estás a dedicar-te mais do que o teu amigo podem ser que és sempre tu a fazer ou a iniciar planos, é sempre tu que ligas ou mandas sms primeiro, és sempre tu que ofereces ajuda mas o teu amigo não te oferece a ti, esse teu amigo cancela muitas vezes os planos contigo e inventa desculpas...

4. O ciúme e a competição dominam a vossa relação: Se sentes que o teu amigo está sempre com ciúmes teus e está sempre a competir contigo ( isto verifica-se muito em termos escolares), isto pode ser um sinal de que a vossa amizade já não é o que era. É suposto existir um ambiente de apoio e encorajamento nas amizades, não competição ou inveja.

5. Estás a sofrer de abusos físicos e/ou emocionais: Se o teu amigo te insulta frequentemente em vez de te elogiar, se te empurra ou mesmo bate-te em vez de te abraçar, estás na altura de te afastares rapidamente e, se os abusos continuarem, denunciar o caso à escola, aos teus pais, ou mesmo às autoridades.

6. Não confiam um no outro:  A confiança é a base de qualquer tipo de relacionamentos e, sem esta, muito dificilmente as relações têm futuro. Se ,por algum motivo, o teu amigo não confia em ti ou tu não confias nele ( ou ambos), tenta perceber o que se passa e, caso não consigam resolver a situação, o melhor que tens a fazer é afastares-te.

7. Estão a seguir caminhos demasiado diferentes: Eu sou da opinião de que devemos ter um grupo de amigos o mais diverso possível, com ideias ( sejam religiosas, políticas,...), cursos, sonhos e personalidades diferentes. Os opostos atraem-se, e pode ser muito benéfico para nós conhecer outros pontos de vista diferentes do nosso, ou andar com pessoas mais extrovertidas que nós, por exemplo, pois incentivam-nos a " sair da casca". Mas é preciso saber distinguir até que ponto essas diferenças são benéficas ou se, muito pelo contrário, criam distância ou mesmo prejudicam-nos e afastam-nos do caminho dos nossos objetivos ( por falar nisso, talvez faça um post sobre a importância de termos amigos com os mesmos objetivos que nós, apesar de terem personalidades diferentes. Parece-me um tema interessante).


E vocês? Concordam com estes sinais? Quais são os outros sinais que podem revelar o potencial fim de uma amizade?

16 comentários:

  1. Não podia dizer melhor! No meu caso, quando noto muita dependência (que é o mais frequente dos sinais que disseste) tento sempre afastar-me um pouco para voltar a ter o meu espaço.

    E btw, o teu título diz que são 5 sinais, mas tu dás-nos 7 :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, é dos sinais mais frequentes.
      Ahah, big fail, já corrigi xD. São os bónus xD.

      Eliminar
  2. Já tive um "término de amizade" não por algum dos motivos referidos acima, mas sim porque ela mudou. A minha ex-amiga mudou muito, e numa tentativa super radical de mudar, acabou por deixar-me de parte. São coisas que acontecem na vida, e temos de estar prontas para elas :) No entanto, concordo com todos os pontos. Amizades tóxicas são uma das piores coisas com as quais temos de lidar!
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive uma amiga que mudou radicalmente, e uma dessas mudanças também era pôr-me de parte. Nem mais, às vezes estas mudanças acabam por ser boas e abrir portas para coisas melhores :).

      Eliminar
  3. Muito bom!
    Eu acabei uma amizade de anos exactamente pelo que relatas no ponto 3.

    Era sempre eu a fazer tudo, a combinar, a tentar me aproximar, a dar de mim... e o outro lado sempre a desmarcar e MUITAS VEZES em cima da hora com as desculpas esfarrapadas de "Adormeci" ou "Ah, já estou na cama a minha mãe não deixou sair". Teve uma vez - a última - que após uma dessas desculpas eu simplesmente deixei de falar com a pessoa. Umas semanas depois até apaguei das redes sociais...

    9! N-O-V-E meses depois a pessoa veio perguntar porque eu a tinha apagado!
    Hahahaha, achei bastante cómico! Ri muito! Mas dei ao desprezo e mantive o silêncio...

    Até hoje!
    Faz bem nos livrar-mos de quem nada nos acrescenta. :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, uma amizade dessas não valia a pena manter, só havia esforço da tua parte.
      Nove meses depois? Que grande lata! Para começar, nem devia perguntar, é óbvio que ela era um má amiga, devia ter consciência dos seus atos.
      É verdade, ficamos mais libertos e damos espaço para amizades melhores :).

      Eliminar
  4. Há coisa de dois meses tive de me afastar da minha melhor amiga exactamente porque só eu é que estava lá para ela, e apenas porque ela estava sempre a pedir-me dinheiro emprestado ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento muito... Realmente, uma amizade dessas não valia a pena, mas imagino que te tenha custado, por se tratar da tua melhor amiga.

      Eliminar
  5. boas dicas, as amizades tb acabam e temos que saber quais queremos manter

    ResponderEliminar
  6. Realmente a falta de confiança é aquela que mais me faz afastar das pessoas.
    O facto de serem pessoas que só pensam coisas negativas, e que o mundo está sempre contra elas, ou seja, vitimizam-se, também leva ao meu afastamento.

    Tenho vindo a selecionar as minhas amizades. Neste momento são muito poucas, mas são verdadeiras! Estamos uns para os outros, mantemos o espírito positivo e cultivamos a amizade amiudamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não gosto de estar rodeada de pessoas negativas, principalmente porque eu já tenho uma tendência natural para ser pessimista e quero mudar isso.
      É isso que é importante, são poucas mas verdadeiras! O que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade :).

      Eliminar
  7. Não podia concordar mais com tudo o que disseste. Às vezes a melhor solução é mesmo afastar-nos de algumas pessoas...

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo. Uma amizade onde há competição, demasiados ciúmes, onde não há confiança, onde maltratam-se e por aí fora, não é uma amizade saudável. Estive a ler atentamente, e os meus amigos, não são assim. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, não vale a pena.
      Felizmente agora, todas as amizades que tenho não são assim.

      Eliminar