"". Life of Cherry: Livro: Fala-me de um Dia Perfeito !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.8.16

Livro: Fala-me de um Dia Perfeito



Tal como prometi no Instagram do meu blog, hoje trago-vos a review de um livro que li recentemente, " Fala-me de Um Dia Perfeito" ou " All The Bright Places", o título em inglês, como podem ver na imagem. Podem ler à vontade, não há spoilers.


Sinopse


Violet Markey vive para o futuro e conta os dias que falta para acabar a escola e poder fugir da cidade onde mora e da dor que a consome desde a morte da irmã. Theodore Finch é o rapaz estranho da escola, obcecado com a própria morte, em sofrimento com uma depressão profunda. Uma lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer. Uma história de amor redentora.


A minha opinião


Este livro aborda de uma maneira genial, engraçada e compreensível, mas ao mesmo tempo de maneira chocante e comovente, temas como a depressão, ansiedade, o suicídio e a bipolaridade. Apreciei bastante o facto de a autora ter abordado estes temas porque, infelizmente, ainda são assuntos bastante tabus na nossa sociedade e, como tal, precisam de ser desmitificados.

O enredo gira em torno de dois adolescentes, Violet e Theodore,  que se conhecem no topo do campanário da escola, quando ambos estavam a pensar em saltar. É pouco claro quem salva quem e,  de facto, é assim ao longo de toda a história. Tratam-se de dois jovens com o coração partido, por vários motivos, e que tentam continuamente salvar o outro do seu lado mais obscuro, enquanto exploram os locais mais fascinantes do sítio onde vivem,  a pretexto de um trabalho de Geografia.

É um livro que fala da vida e da morte, de uma forma bastante direta,  mostra-nos o valor da vida e ensina-nos que podem existir dias perfeitos, sem uma ponta de sofrimento ou dor.

Esta história faz-nos pensar que, provavelmente, existem muitas pessoas por aí que têm doenças mentais e que, ou foram mal diagnosticadas ou não foram diagnosticadas de todo, por vergonha de falar ou por familiares se recusarem a verem os sinais óbvios. Este livro muda, sem dúvida, a nossa visão sobre a vida e sobre as doenças mentais.


E vocês? Já leram o livro? O que acharam?

(Foto: Alina Sirbu )

14 comentários:

  1. O resumo do livro fez-me tanto lembrar o filme "Just Before I Go"! Fiquei mesmo com muita curiosidade!

    Beijinhos, Style and Life by Marta ♡

    ResponderEliminar
  2. nao conhecia, mas parece-me super interessante!

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Li o ano passado e este livro foi literalmente a minha vida, adorei!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Tendo já passado por uma depressão (que nunca chegou a ser diagnosticada), esse livro parece-me muito interessante. Vai sem dúvida para a minha lista :)
    Beijinhos

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que tenhas passado por isso, mas sendo assim certamente que te identificarás com este livro.

      Eliminar
  5. Eu já tinha ouvido falar desse livro e queria muito comprar, então agora, ainda quero mais. Onde é que o compraste? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o comprei, li-o da biblioteca. Mas se fores à Fnac ou à Bertrand, eles têm de certeza :).

      Eliminar
    2. Vou ver se encontro, então :)

      Eliminar
  6. Mandei-te um mail. Agradecia que respondesses o mais rápido possível.

    ResponderEliminar
  7. Tenho-o na minha lista para comprar e até agora só ando a ouvir falar bem dele! A tua review está pequena, mas genial! Parabéns!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar