Ultimamente, graças à minha prima nutricionista, tenho desenvolvido um grande interesse por Nutrição. Desde que o meu metabolismo deu uma volta de 180 graus no meu 12º ano, e decidiu que a partir daí eu iria engordar, tenho bastante interesse em como me manter saudável e ao mesmo tempo continuar a obter prazer através da comida.
Recentemente, li um livro que a minha prima me emprestou, " Os Mitos que Comemos", do nutricionista Pedro Carvalho. E hoje partilho alguns dos mitos que desvendei com este. Todos os mitos que vou referir aqui estão escritos no livro, não sou eu que afirmo que o são, apenas os partilho com vocês.
1. Uma bebida energética equivale a cinco ou seis cafés: Fiquei bastante surpreendida quando li no livro que isto era um mito. De facto, eu acreditava mesmo que uma bebida energética equivalia a 5 ou seis cafés, senão mais! De acordo com o nutricionista Pedro Carvalho, uma bebida energética só equivale a um café. O perigo destas bebidas não reside, portanto, na cafeína, mas sim nos ingredientes que estas contêm.
2. Não se deve beber água às refeições: Eu nunca cheguei a acreditar neste mito, mas há quem acredite. " Ai, a água dificulta a digestão, põe uma pessoa inchada..." e mais mil uma razões para não beber água às refeições. O autor esclareceu tudo e afirma que sim, pode-se beber água às refeições, e em qualquer altura do dia, o importante é mantermo-nos hidratados.
3. Os legumes cozidos perdem todos os nutrientes: Este mito pode ser verdade, depende das situações. Segundo o nutricionista, existem vários alimentos que perdem as vitaminas quando aquecidos, contudo também existem muitos que , ao elevar-se a sua temperatura, consegue-se aumentar a biodisponibilidade de outros compostos e, por consequência, a sua capacidade antioxidante. São alimentos com quantidades abundantes de carotenos, como cenoura, tomate, batata doce, pimento ou couve-galega.
4. Os testes de intolerância alimentar são mesmo eficazes: Lamento informar os fãs deste tipo de testes que, segundo este livro, os testes de intolerância alimentar são uma mentira muito bem contada. A razão pela qual este tipo de testes ganhou tanta popularidade foi porque, hoje em dia, as pessoas já não acham os " métodos tradicionais de emagrecer" suficientemente eficazes, pelo que recorrem a estas consultas para saber quais são os alimentos que estão na causa do seu excesso de peso e mal estar. Na verdade, os testes de intolerância alimentar são inúteis. Normalmente, estes testes detetam intolerâncias precisamente nos alimentos que mais gostamos! E porquê? Os anticorpos medidos por estes testes são produzidos pelo nosso sistema imunitário como forma de reconhecimento às proteínas que normalmente ingerimos.
5. Os suplementos vitamínicos "abrem "o apetite: De acordo com o autor, não existe nenhum mecanismo fisiológico que justifique efeito positivo dos suplementos vitamínicos no aumento do apetite. Não existem estudos suficientes que suportem esta afirmação, pelo que a resolução do problema da falta de apetite deve passar por outro tipo de comportamentos e alteração de hábitos, que não envolvam a toma de suplementos.
Se querem saber mais mitos sobre a alimentação, leiam o livro " Os Mitos que Comemos", é muito bom.
E vocês? Já conheciam estes mitos?
Os dos legumes já tinha ouvido falar mas ouvi também que se fossem cozidos a vapor não faria tão mal, será verdade?
ResponderEliminarJuro que adoro estes teus temas, são sempre úteis! :p
Beijocas,
ANDA DAÍ!
Isso não sei, já ouvi falar, mas pergunta à Inês do blog " Bobby Pins", ela é nutricionista , deve saber :).
EliminarObrigada :).
nc liguei a essa coisa d n s poder beber agua as refeiçoes, n entendia pq ate, a minha mae dizia q engordava mais i eu pensava como era possivel? mas nc deixei d beber por este ou aqele motivo
ResponderEliminarEu também nunca liguei a isso, para mim era algo que não fazia mesmo sentido nenhum, não beber água às refeições...
EliminarJá sabia praticamente de todos estes mitos, só desconhecia o da bebida energética, ou se sabia já não me lembrava. Como não as tomo e mantenho-me longe de quase toda a cafeína (tirando a de alguns chás), nunca dei importância.
ResponderEliminarHá cerca de um ano aboli com os sumos e refrigerantes da minha alimentação, exceto os naturais, apenas com fruta e desde aí quase todos os dias durante as refeições ouço essa do "Que horror, bebes água com a comida? Isso até faz mal." Pois eu sinto-me muito bem.
Beijinho.
Lilium
O Meu Dolce Far Niente - A decorrer o Sorteio do Esfoliante Beleza do Sal.
Facebook
Eu antes bebia refrigerantes em todas as refeições, mas agora só bebo água. Muito raramente, em saídas ou idas ao cinema, é que bebo refrigerantes.
EliminarTambém já me disseram isso, é estúpido, a água faz bem porque é que não haveria de beber?
Por acaso já sabia dos mitos que aqui escreveste. E até já ouvi uma nutricionista (não me lembro quem)que não se deve beber água à refeição. Hoje em dia as pessoas para terem o corpo perfeito recorrem a "tratamentos" altamente absurdos. Não digo que não se deva ter cuidado com a alimentação até porque eu também tenho, mas não deixo de comer o meu chocolate semanal ou 3x por semana para não engordar. O assunto tem muito que se lhe diga, mas é um óptimo tema. Aliás eu adoro!
ResponderEliminarEu por acaso como chocolate todos os dias, mas é um quadradinho xD.
EliminarAqui fiquei surpreendida com a questão dos testes de intolerãncia alimentar. É algo que estava a pensar fazer...
ResponderEliminarhttp://amiudasempreaandar.blogspot.pt/
Eu também não sabia disso antes de ler o livro, mas de facto não fazem sentido.
Eliminareu pensava que uma bebida energética equivalia a mais de 5 cafés :o fiquei estupefacta ! wow !
ResponderEliminarBeijinhos ♡
BLOG | YOUTUBE
Eu também pensava isso até ler este livro, também fiquei muito surpreendida.
EliminarSinceramente nunca tinha compreendido o porquê de não se poder beber água durante as refeições. A justificação nunca me convenceu. Quanto às bebidas energéticas confesso que, tal como tu, também pensava que equivaliam a uns 4 ou 5 cafés. Gostei bastante desta publicação!
ResponderEliminarRicardo, The Ghostly Walker.
Nem a mim, foi algo que nunca fez sentido, por isso bebi sempre água às refeições.
EliminarObrigada :)