"". Life of Cherry: 15 coisas diferentes que podes fazer com um caderno branco !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

8.8.16

15 coisas diferentes que podes fazer com um caderno branco


Eu sou uma pessoa que ainda prefere as coisas em papel do que em digital. Adoro tudo aquilo que é papelaria, agendas, cadernos, ... Tudo isso!

Tens um caderno branco, novinho em folha, abandonado, que era para ser para a escola ou para o trabalho, mas que entretanto não foi utilizado? Bem, hoje eu vou-te dar ideias de coisas que podes fazer com esse caderno.



1. Diário: Esta é das utilizações mais comuns de um caderno. Seja para documentar a tua vida, desabafar, ou falar sobre os teus sentimentos, um diário pode ser uma boa utilização para o teu caderno branco ( embora talvez  não seja a mais segura, eu escrevo no meu diário no meu pc). Podes ler mais benefícios de ter um diário aqui.

2. Listas: Sendo eu uma fã de listas, não poderia deixar de dar esta sugestão. As listas são uma ótima ideia de organizar ideias, de as tornar mais  claras ou concisas. Podes fazer listas de tudo, desde listas de supermercado, de compras, de livros que queres ler,...

3. Mapas de ideias: Se, por outro lado, não és tão fã de listas, e és uma pessoa que gosta de visualizar as coisas, talvez fazer mapas de ideias seja o mais indicado para ti. Nunca fiz muitos mapas de ideias, mas dizem que ajuda a ter mais ideias para escrever, por isso é algo que tenho de experimentar.

4. Passwords: Se és como eu, se usas passwords diferentes para todos os sites em que te inscreves e para todos os e-mails, e depois não te lembras, então esta é uma excelente utilização para o teu caderno. Podes escrever , num só sítio, todas as passwords de todas as contas que tens, para não te voltares a esquecer. Eu não faço isto num caderno, aponto-as na minha agenda.  Aconselho é que, se moras com muitas pessoas, não faças isto, não queres que te entrem no facebook, por exemplo, e andem aí sempre a pregar-te partidas.

5. Contos: Se quiseres praticar a escrita ou fazer mesmo um livro de contos, podes usar o teu caderno branco para tal.

6. Escrita livre: Se não quiseres escrever contos, podes simplesmente escrever tudo aquilo que te vier à cabeça. Tenho um caderno na gaveta da minha secretária para isso, de vez em quando deixo a minha mente ganhar asas, e escrevo tudo aquilo que me vem a cabeça. Já nasceram muitos posts do blog assim.

7. Desenhar: Podes desenhar para ocupar aqueles minutos seca antes de uma consulta, aperfeiçoar a tua capacidade para desenhar, sentares-te num parque e desenhar tudo o que vês...

8. Scrapbook: É algo que está muito na moda agora. Podes colar fotos, bilhetes, fazer anotações sobre algum momento da tua vida,... Podes fazer o que quiseres, as possibilidades são infinitas.

9. Novas palavras: No meu 8º ano, a minha professora de Português incentivou a turma toda a fazer um caderno de vocabulário, e cada vez que aprendéssemos uma palavra nova, escrevíamos lá. É uma excelente ideia, e eu estou a pensar em fazer isso novamente.

10. Poemas: Se gostas de escrever poemas ou queres começar a escrever, um caderno novinho em folha é uma ótima maneira de começar.

11. Prós e contras: Se és uma pessoa que tem dificuldades em tomar decisões ( como eu), escrever os prós e contras das possíveis decisões é uma ótima maneira de chegares a alguma conclusão sobre determinado assunto/problema.

12. Frases inspiracionais: Para te começares bem o dia, te manteres motivada numa fase de trabalho intenso ou para te animar numa fase da tua vida particularmente triste. É algo que estou a pensar em fazer.

13. Um caderno de receitas: Estás a ver todas as receitas que aprendeste com a tua mãe e a tua avó, as que encontraste na net ou em revistas, e que estão todas espalhadas, e quando queres cozinhar algo não sabes onde estão? Reúne-as todas num caderno. Desta forma, quando quiseres cozinhar algo, já sabes onde estão as receitas.

14. Diário de viagens: Começa a escrever tudo o que acontece nas tuas viagens, o que fazes, os sítios que visitas, as pessoas que conheceste...

15. Diário de sonhos: Todos nós temos aqueles sonhos que gostaríamos de gravar para ver mais tarde na televisão da nossa sala ( não era tão fixe?), mas infelizmente tal ainda não é possível, por isso uma ideia mesmo engraçada é teres sempre o teu caderno na mesa de cabeceira ao lado da tua cama, para escreveres todos os sonhos que tens ( mesmo aqueles que são maus).


E vocês? Quais são as utilizações que dão aos vossos cadernos?

29 comentários:

  1. Normalmente faço listas, por exemplo, lista para o supermercado, coisas que tenho que fazer...
    Mas quando tinha uns 10 anos adorava fazer desenhos!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu, até aos 10 anos adorava desenhar, depois percebia que não tinha jeito e desisti xD.

      Eliminar
  2. Se pudesse e se fosse mais organizada tinha um caderno para cada coisa mas não, tenho um para toda a minha desorganização :p
    Mulheres!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho alguns cadernos, mas estou a planer ser mais organizada e ter um para cada coisa :).

      Eliminar
    2. oh, que legal, espero que tenha gostado das ideias!!

      Eliminar
  3. Destas ideias todas tenho um multifunções, e já pensei seriamente em começar um de sonhos. :)

    ResponderEliminar
  4. Estou seriamente a pensar em fazer um scrapbook! Já há anos que tenho esta ideia e nunca avanço com ela. Acho que é desta (até porque a publicação no blogue da Marta deu-me imeeeensa motiavação e inspiração!) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O scrapbook é o único desta lista que não dá para mim. É preciso ter uma letra muito bonita e ter algum jeito para artes, e eu nao tenho xD.

      Eliminar
  5. Normalmente faço listas, o que quero fazer naquele mês e o que tenho planeado para a semana, consultas etc. já tentei fazer um diário de viagens, mas fiquei-me pelo 2dia de viagem eram 5, portanto não sei se voltarei a fazer.
    Quero fazer um dos sonhos :).obrigada por essa ideia.

    ResponderEliminar
  6. Também continuo a ser a maior fã do formato papel. Preciso de escrever para me organizar - escrever à mão. Uma das coisas que descobri há uns meses e que me tem dado um jeitão imenso é o Bullet Journal (há imeensos vídeos no youtube que mostram como se faz), que é uma forma excelente de aproveitar cadernos em branco :) Foi das melhores descobertas que fiz porque nunca me adaptei a agendas nem a utilizar o telemóvel (apps e afins) para me organizar - e este sistema veio salvar-me a vida!

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não gosto muito de agendas para o tele, tenho só um calendário digital para os posts do meu blog, de resto é tudo em papel :).

      Eliminar
  7. Que ótimas ideias! :) Eu apenas uso 1 que serve para praticamente tudo, mas estou determinada a mudar isso.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. faço muito diários de viagem :)

    ResponderEliminar
  9. Tens aqui ideias fantásticas, adorei a ideia da Escrita Livre e o Mapa de Ideias (este para o meu trabalho é perfeito).
    Eu uso cadernos somente no trabalho (muitas das páginas até servem de Mapa de Ideias), nesse aspeto sou bastante digital ahah escrevo sempre no PC ou no telemóvel.
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que vontade de abrir um caderno em branco!
    Adoro escrever em papel, mas ultimamente, por comodidade, recorro muito às ferramentas digitais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes dá mais jeito, mas quando posso recorro ao papel :).

      Eliminar
  11. Eu tenho um só para receitas e acaba por ser super útil, ainda que já tenha nos cantos vestígios de comida ahahahah
    Mas já tive uns quantos que viraram diários!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Gostei das ideias. Normalmente, eu os uso como diário, ou escrevo listas e assim, mas ultimamente tenho pensando muito em fazer o número 8!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a pensar fazer o livro de receitas e o das frases inspiracionais :).

      Eliminar
  13. Eu tenho cadernos para tudo e mais alguma coisa, confesso, mas há um ou dois onde acontece um pouco de tudo o que disseste! :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho assim um que é uma mistura de coisas, mas estou a planear ter um para cada coisa que quero :).

      Eliminar
  14. Olá. Eu adoro cadernos. Tenho imensos: um para notas importantes de cursos online que estou a frequentar; um para ideias e pensamentos; um onde todos os dias escrevo 3 coisas boas que aconteceram no meu dia (às vezes é difícil arranjar 3 coisas, mas se se pensar bem arranja-se sempre mais uma); um para notas importantes de livros que estou a ler (este é o mais recente); e tenho um onde aponto listas e coisas importantes para fazer. Estas tuas ideias para cadernos ainda me fizeram pensar em arranjar mais uns ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu ainda me deste mais ideias, daqui a nada não vão caber mais cadernos na minha casa xD.

      Eliminar