"". Life of Cherry: Maus hábitos que te podem estar a causar acne !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

14.7.16

Maus hábitos que te podem estar a causar acne


As borbulhas são das primeiras coisas que nos aparece na adolescência. No entanto, estas podem manter-se ao longo de toda a vida adulta ( quando era mais nova pensava que só ia ter borbulhas até ao 18. Estava tão enganada), o que nos leva ao desespero, a experimentar mil e um cremes, esfoliações e máscaras faciais... E, ainda assim, nada resulta!

Existem várias coisas que te podem estar a  causar acne, e isso não se resume só a comer chocolate ou ao facto de estar com as hormonas descontroladas ( embora estes também sejam fatores desencadeadores). Pequenos hábitos que praticas no dia a dia podem estar a piorar significativamente o teu acne.

A leitura deste post não substitui a consulta de um dermatologista, no entanto pequenas mudanças nos hábitos que praticas podem fazer toda a diferença. Mesmo que já estejas a fazer algum tipo de tratamento, certifica-te que não estás a cometer os erros que eu vou enumerar a seguir.


1. Estás sempre a tocar na tua cara: Eu sei, eu sei, quando se tem a cara cheia de borbulhas que parecem vulcões prestes a explodir lava é difícil resistir à tentação de estar a mexer na cara. Eu própria não consigo resistir às vezes. No entanto, andar sempre a tocar na cara piora gravemente o acne, pois as mãos estão cheias de bactérias que, ao serem transportadas para a cara, podem originar ainda mais cara. Por isso, nada de andar aí a fazer carícias na cara, a espremer ou a coçar borbulhas. Se quiseres espremer uma borbulha que está mesmo feia, lava as mãos antes de o fazer.

2. Não lavar a cara vezes suficientes: Não lavar a cara após um longo dia, após maquilhagem ou após o exercício físico vai trazer uma série de bactérias para a tua cara, que vão causar borbulhas. Portanto, certifica-te que a lavas nestas situações. Não precisas de usar muitos produtos, basta lavar com água, embora o mais recomendável seja um produto específico para o efeito ( que deve ser receitado pelo teu dermatologista). O ideal é lavar a cara duas vezes ao dia ( de manhã e à noite), ou três vezes ao dia (caso faças exercício físico).

3. Lavar a cara vezes de mais: Nem 8 nem 80! Existe aquele tipo de pessoas que lê o ponto anterior e começa a exagerar nas lavagens, o que também é errado. Lavar a cara muitas vezes ao dia pode tirar os óleos essenciais à pele, o que também pode agravar o acne.

4. Os produtos que usas no cabelo podem estar a prejudicar a tua cara: É verdade, os champôos, amaciadores e companhia podem estar a prejudicar a tua cara, uma vez que contêm químicos, que podem ser agressivos para a mesma. São produtos para o cabelo, não para a cara! Por isso, quando lavares o cabelo, inclina a cabeça para baixo, para não ir nenhum produto para a face.

5. Não estás a usar protetor solar: Apesar de todos os anos serem realizadas publicidades e falarem sobre o cancro da pele, ainda há pessoas que insistem em não usar protetor solar. E há cada desculpa mais esfarrapada, como " ah, sou vou dar um passeio"  ou " só vou a conduzir, os vidros do carro protegem" (?). Não, os vidros do carro não te protegem do sol, e num passeio também apanhas sol, esquece estas ideias pré-definidas, e usa protetor solar sempre que sais de casa. As pessoas têm a ideia errada que só se usa protetor quando se vai para a praia, o que é totalmente falso! No verão, aplica protetor solar de manhã e à noite creme hidratante.

6. Não estás a usar o creme hidratante correto: Neste aspeto, é melhor recorreres a um dermatologista para saber qual a melhor opção.

7. Os teus produtos de maquilhagem não são adequados para a tua pele: Os produtos de maquilhagem mais adequados para peles com acne não devem conter parabenos e devem ser hipoalérgicos ( se não me engano, são estes os nomes, corrijam-me se tiver errada).

8. O teu telemóvel está sujo: Esta é uma causa que não passa pela cabeça da maioria das pessoas. Mas a verdade é que a maior parte de nós encosta o telemóvel ao rosto quando faz um telefonema, o que significa que todas as bactérias estão a ser diretamente transferidas para o mesmo. Isto para não falar que os telemóveis andam por todo o lado, pousados na mesa de um café, dentro da mala ou no bolso das calças... Certifica-te que o limpas com frequência com um paninho meio húmido. O ideal mesmo seria falares com auriculares ( mas não é tão prático, eu sei).

9. Estás a esfoliar demasiado a tua cara: Muitas as pessoas pensam que quanto mais usarem esfoliantes fortes, mais lisa a cara vai ficar, mas na realidade só fica pior ( falo por experiência de uma prima minha). O que acontece é que estás a esfregar o acne ativo, espalhando a bactéria responsável por toda cara, piorando ainda mais a tua condição.

10. Não estás a controlar o teu  stress: O stress causa acne, e o acne origina mais stress, e isto torna-se num ciclo viciante. Quando estamos sob situações de pressão enormes, o nosso organismo liberta hormonas que desencadeiam o acne. Quando estava a fazer o meu estágio hospitalar, eu estava exposta a um grande stress , e isso refletiu-se na minha pele, que estava extremamente oleosa e cheia de borbulhas. Agora que estou de férias e mais calma, a minha cara está muito melhor.

11. Estás a comer doces e comida processada: Se tiveres a comer sempre doces e comida processada, é mais do que certo que a tua cara vai ficar cheia de borbulhas. Começa a cuidar mais da tua alimentação e opta por alimentos pobres em gordura e açúcares.


Também sofrem de algo? Já cometeram algum destes erros?

13 comentários:

  1. Cherry, gosto mesmo das tuas publicações em listas. São claras, coesas e directas.
    Esta é bastante útil, vou mandar o link a uma amiga que não sabe donde virá o acne que ela tem. Gostei muito mesmo da informação que partilhaste. E as sugestões em cada ponto são bastante importantes mesmo. Até eu as vou seguir e nunca tive acne!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada :)
      Espero que seja útil para a tua amiga, sei bem a grande chatice que é o acne.
      É verdade, mesmo que ao tenhas acne, é bom ter alguns destes cuidados :).

      Eliminar
  2. Este post veio mesmo a calhar! Não sou uma pessoa muito atacada com o acne mas quando me aparece uma borbulha, vêm logo mais três atrás. E depois são mesmo vulcões prestes a explodir lava, como disseste, ou balas como eu lhes chamo, o terror. No meu caso, calculo que seja por mexer demasiado na cara ou por causa do stress. Obrigado pela partilha, sempre útil Cherry!! :)

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog | GIVEAWAY A DECORRER ❤ |

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que faço tudo errado. Este post foi muito útil, obrigada. :)

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post!
    Beijinhos

    Mia | https://my-world-vibes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Tens que resistir, eu sei que é difícil, porque eu não consigo resistir ao chocolate xD.

      Eliminar