"". Life of Cherry: Sinais que revelam que não estás a beber água suficiente !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.6.16

Sinais que revelam que não estás a beber água suficiente


Nesta altura quente do ano não há nada melhor do que um copo de água para nos refrescarmos. No Verão todos nós bebemos muita água, mas será que bebemos a mesma quantidade de água quando está mais frio? A resposta da maior parte das pessoas é não.

Beber água é importante em qualquer altura do ano, ao contrário do que muitas pessoas pensam, e pode ter muitos benefícios. Muitas vezes sentimo-nos cansados ou com qualquer outro tipo de sintomas ( como os que vou referir a seguir), e atribuímos estes sintomas a outras doenças quando, na verdade, simplesmente não estamos a beber água suficiente.

Atenção que não sou médica, e ainda estou a formar-me em Enfermagem, pelo que os conhecimentos que eu partilho neste post resultam apenas da minha cultura geral e experiências pessoais.


1. Sentes-te muito cansado/a: O primeiro sinal que revela que não estás a beber água suficiente é o cansaço. Isto acontece quando o teu corpo está a tentar manter as reservas de água e, consequentemente, produz menos energia.

2. Falta de concentração: À semelhança do cansaço, a falta de concentração também é outro sinal de desidratação. Já te aconteceu alguma vez ter que ler o mesmo parágrafo 3 vezes quando estás a estudar? Pois a mim já me aconteceu. É por isso que estudo sempre com uma garrafa de água à minha beira, para me lembrar de beber água ( quando estou a estudar esqueço-me e só me lembro quando já estou a sentir estes sintomas) e para me manter concentrada.

3. Pele e boca seca: Este sinal é um pouco óbvio, mas há pessoas que não se apercebem da maneira como a desidratação pode afetar a nossa pele e a nossa boca. Da próxima vez que pensares em voltar a pôr creme ou batom hidratante, bebe primeiro água.

4. Fome: Já te sentiste alguma vez naqueles dias em que parece que comes muito e, ainda assim continuas com fome? Provavelmente, estás desidratado/a e só precisas de beber água. A água também sacia, e é por isso que os nutricionistas dizem aos seus pacientes para beberem muita água, pois ajuda a emagrecer (ajuda a emagrecer, não emagrece por si só).

5. Dores de cabeça: As dores de cabeça são sintomas para todo o tipo de doenças e mais algumas, por isso temos sempre grande dificuldade em associá-las à desidratação. Pois, eu tenho um truque para saber quando as minhas dores de cabeça são devido à falta de água. Eu sofro bastante de enxaquecas, por isso sei reconhecer quando tenho uma crise. São dores bastante intensas, normalmente na zona temporal da cabeça, como se me tivessem a dar com martelos. Porém, quando estou desidratada, as dores de cabeça começam de um modo ligeiro, quase impercetível, e vão aumentando de intensidade caso eu decida ignorar este sinal.


E vocês? Costumam ter estes sintomas quando estão desidratados? Costumam associá-los à falta de água?

20 comentários:

  1. Com este post, apercebi-me que provavelmente não ando a beber água suficiente. Tento fazê-lo mas talvez nas últimas semanas me tenha desleixado por causa dos afazeres - e, dado o calor, é ainda mais importante. Obrigada pela chamada de atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes acontece, andamos tão atarefados que nos esquecemos. Eu no estágio não podia andar propriamente com uma garrafa de água atrás de mim, por isso bebia menos e o meu corpo sofreu imenso com isso. Mas agora que estou de férias estou a ter mais cuidado.
      Ainda bem que te pude ajudar de alguma forma :).

      Eliminar
  2. Quando estou em casa sem fazer nada é quando me custa mais beber água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a mim é exatamente o oposto, é quando me lembro, quando estou fora de casa e muito ocupada é que me esqueço.

      Eliminar
  3. É verdade isso da fome, eu nos testes tenho sempre uma garrafa de água para quando começo a ter aqueles barulhinhos do estômago por estar com fome. Bebo-a muitas vezes ao dia, mesmo no Inverno :)
    Beijinho,

    A Cerejinha ♥ New Look

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também costumo levar uma garrafa de água para os testes :).

      Eliminar
  4. Este post veio reforçar aquilo que já sabia da falta de água :) É mesmo muito importante

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. e é neste momento em que eu percebo que fico a saber que não bebo quase agua nenhuma.

    ResponderEliminar
  6. Eu antigamente conseguia não beber água durante 1 ou 2 dias porque apenas não estava habituada e não conseguia mesmo. Com o tempo lá fui-me obrigando aos poucos e hoje em dia bebo mesmo mesmo muita! Com a prática vai-se lá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como conseguias fazer isso. Eu quando era mais nova bebia pouca água, mas também não conseguia passar um dia sem beber.
      Lá isso é verdade :).

      Eliminar
  7. Por acaso nunca associei nenhum destes sintomas à falta de água, mas faz todo o sentido. Felizmente sempre fui uma pessoa que bebe muita água e há uns tempos habituei-me a ser mais rígida nesse aspeto e bebo sempre o mínimo de 1L por dia!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver que não ando a beber água suficiente...tenho que começar a beber água todos os dias!!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. eu por acaso tenho bastante cuidado nesse campo e tento beber o máximo de agua possivel durante o dia :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adoro beber água, é a minha bebida preferida, e bebo imenso! Tanto no verão como no inverno. Mas ando sempre com uma garrafinha atrás, mesmo quando estou fora de casa. Pode pesar um pouco quando está cheia, mas vale bem a pena. Por isso na realidade nunca tive nenhum desses sintomas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado que antes, quando era mais nova, odiava beber água, bebia por sacríficio, mas agora adoro, tal como tu :). Eu também ando sempre com uma garrafa na mala.

      Eliminar
  11. Após ler este post, apercebi-me que tenho de beber muita mais água.

    ResponderEliminar
  12. Seja inverno ou verão, eu bebo bastante água! Gosto de balancear entre a água e o chá, de modo a nunca deixar de lado a questão da hidratação. Eu sou uma pessoa que detesta sentir qualquer tipo de dor, e dois dos grandes sintomas que sofro são as dores de cabeça e a pele obstruída por pequeníssimas borbulhas. Sempre que bebo a quantidade abaixo do meu normal (1.5L a 3L), as dores são insuportáveis! Quando coloco os valores em dia, para além de não ter dores, ficar com a pele super lisa, desincho bastante e a tonalidade do xixi é mesmo da cor da água! Portanto, só existem benefícios ao bebermos imensa água!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou exatamente como tu! A única diferença é que não bebo muito chá, mas secalhar vou começar a fazê-lo no inverno.Eu se beber menos água do que o habitual, fico logo com dores de cabeça e com a pele bastante seca! A tonalidade da minha urina é sempre clara, o que é bom sinal. Ora nem mais, existem tantos benefícios de beber água :).

      Eliminar