"". Life of Cherry: 2º semestre do 1º ano de Enfermagem !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.6.16

2º semestre do 1º ano de Enfermagem


Esta semana acabou o 1º ano da minha licenciatura em Enfermagem. É com orgulho que digo que o fiz de forma limpa, sem deixar nenhuma cadeira para trás. Foi sempre o meu medo, antes de entrar para a universidade, deixar cadeiras para trás. Mas graças a Deus que tal não aconteceu, no 1º semestre Anatomia quase que esteve para ficar para trás, mas lá a consegui fazer na última tentativa.

Como no 1º semestre tive 4 cadeiras e passei a maior parte do tempo em estudo intensivo, quando vi que o 2º semestre só tinha 2 cadeiras ( Fundamentos de Enfermagem II e Fundamentos de Biopatologia, Farmacologia e Terapêutica AKA Farmacologia) achei que este seria mais fácil. Pensei " finalmente, vou ter mais tempo livre e vou estudar com mais calma". Estava tão enganada!

De facto, só tive duas cadeiras este semestre, mas a cadeira de Farmacologia valia logo por 4 ou por 5, por isso também estudei imenso. Não diria que foi um semestre tão difícil como o primeiro, porque já não senti aquele choque da passagem do Secundário para Ensino Superior, já estava bastante adaptada aos métodos de estudo e de avaliação, portanto correu muito melhor. Mas ainda assim suei muito!

Há semelhança do que fiz no semestre anterior, achei interessante fazer também uma retrospectiva do 2º semestre e das cadeiras que tive.


Fundamentos de Enfermagem II


Como o próprio nome indica, esta é uma continuação da cadeira que tive no semestre anterior. No semestre anterior esqueci-me de referir que em Fundamentos de Enfermagem I tivemos muitos trabalhos de grupo ( já acrescentei a esse post). Neste semestre, Fundamentos de Enfermagem II não teve tantos trabalhos de grupo, e teve aulas bastante mais interessantes.

Tive aulas muito úteis, que em nada se comparavam ao semestre anterior, em que só dei meras teorias sem grande utilidade para o meu futuro profissional. Nesta tive nutrição, ergonomia ( onde estudámos posicionamentos e a forma como devemos utilizar o nosso corpo), aprendemos a escrever diagnósticos e planos de cuidados... Como vêem, foi muito mais interessante e com muita mais utilidade que Fundamentos de Enfermagem I. 

É de extrema importância que, mesmo depois de passarem a esta cadeira, voltem a estudar a matéria da mesma, porque vão usá-la muito em estágio, principalmente a parte de fazer diagnósticos e elaborar um plano de cuidados que, ao contrário do que a maior das pessoas pensa, tem muito que se lhe diga. Por exemplo, para fazer um plano de cuidados existe uma forma padronizada de o fazer com códigos e tudo, reunidas num documento, a CIPE, de onde têm que retirar todas os diagnósticos e intervenções de enfermagem que querem escrever para o vosso plano de cuidados. Não podem simplesmente escrever o que vos apetece. Obviamente, isto tem uma razão de ser, que é uniformizar os cuidados de enfermagem, para um enfermeiro ou outro profissional de saúde, de qualquer parte do mundo, saber que cuidados foram prestados a determinado paciente. Durante o estágio têm que fazer planos de cuidados à mão, mas na realidade todos os enfermeiros usam a versão informática. Mas não vou adiantar mais, quem tiver esta cadeira vai aprender.



Fundamentos de Biopatologia, Farmacologia e Terapêutica ( AKA Farmacologia)


Anatomia foi, sem sombra de dúvidas, o cadeirão do 1º ano de Enfermagem, mas Farmacologia não lhe ficou muito atrás. Foi bastante difícil de fazer, mas felizmente fiz todas as frequências à primeira ( ao contrário de Anatomia, que só à quarta tentativa, na oral, é que passei).

Esta cadeira teve dividida em 4 sub-cadeiras: Genética, Microbiologia, Farmacologia e Patologia.

Genética foi muito fácil,  só foram lecionadas matérias que já tinha estudado no Secundário, em Biologia 11º ano e de 12º ano, como o Ciclo Celular, Leis de Mendel,.. Foi uma frequência muito fácil de fazer, também porque tivemos poucas aulas e não foi avaliada muita matéria.

Microbiologia já foi mais difícil. Muito mais difícil, na verdade. Em Microbiologia tivemos que estudar todo o tipo de microorganismos, como bactérias, vírus e parasitas, os seus nomes ( aqueles nomes em latim enormes e complicadíssimos, que mais parecem chinês), características e doenças associadas. Vi-me aflita para decorar aquilo tudo! Como é lógico, é impossível decorar todos os microorganismos para a frequência, por isso eu aconselho a descobrirem quais são os mais importantes ou os que o/a vosso/a professor/a quer que saibam, e estudem apenas esses. Foi o que eu e a maior parte da turma fizemos, e correu bem ( eu tirei 12).

Farmacologia foi a parte mais difícil desta cadeira. Cheguei a chorar de ver tanta matéria à frente! Nesta sub-cadeira estudam todo o tipo de medicamentos ( analgésicos, antifúngicos, antidepressivos, anticoagulantes...) , os seus efeitos secundários, o seu modo de atuação, a janela terapêutica, entre muitas outras coisas. Tal como Microbiologia, é impossível saberem todos os medicamentos de cor ( nem estes saem todos na frequência), por isso mais uma vez aconselho a saberem apenas os mais importantes.

Patologia foi apenas uma introdução, só demos as patologias mais básicas, como cancro, enfartes e AVC. Tal como Genética, foi muito fácil de fazer e também tivemos poucas aulas.



Ensino Clínico I- Fundamentos de Enfermagem


No 1º ano, o Ensino Clínico é no âmbito da cadeira Fundamentos de Enfermagem, o que significa que não fazemos muito além de lavar e posicionar doentes, avaliar sinais vitais e elaborar planos de cuidados.

Todos os alunos estagiam  3 semanas num centro de saúde e 3 semanas numa ala de Medicina Interna no Hospital de Braga.

Antes dos 2 estágios temos aulas de preparação para Ensino Clínico, em que vamos para um laboratório treinar com manequins posicionamentos e técnicas para prestação de cuidados de higiene. O único defeito que eu tenho a apontar a estas aulas é a sua curta duração ( 2 semanas) Na minha opinião, deviam começar mais cedo pois, como éramos mais de  100 alunos, não tínhamos todos aulas práticas no mesmo dia, éramos divididos em quatro grupos e tinhamos aulas  em dias alternados ( não havia laboratórios nem professores suficientes para todos).


E assim acabou o meu primeiro ano na universidade. Passou tão depressa! Foi um ano muito duro, com muito estudo, muitas frequências, muitas horas de sono mal dormidas, muitas calorias perdidas, mas também foi um ano muito divertido, emocionante, em que conheci pessoas extraordinárias, experimentei a praxe, saí à noite, aprendi muito...

O 1º ano foi o ano mais teórico, o 2º ano vai ser  mais prático, porque vou começar a estagiar em Fevereiro, mas por agora estou de férias, finalmente!


E vocês? Como vos correu este ano letivo?


19 comentários:

  1. Lavar não. Prestar cuidados de higiene e conforto. Beijinhos Rafaela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu disse numa linguagem mais leiga, mas é assim que digo normalmente :).

      Eliminar
  2. Achei muito interessante este apanhado do semestre do teu curso :) É giro ter uma visão de um curso tão diferente do meu. Pois é, parecia que ter só 2 cadeiras seria bem mais fácil, mas se em conjunto continuam a valer os 30 créditos, é porque dão trabalho equivalente a muitas mais!
    Por aqui, ainda estou em época de exames.
    Boa sorte para o próximo ano!

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, realmente é um curso bastante diferente do teu, mas é interessante ver as diferenças. Pois é verdade, o que conta são os créditos, agora já aprendi.
      Obrigada linda, boa sorte para os teus exames :).

      Eliminar
  3. Farmacologia também foi a que achei mais difícil, e isso reflecte-se imenso quando começares a preparar a medicação. É realmente importante...
    Passarei este verão a estudar, ainda mais.

    Segue-se estágio de cirurgia para o ano (:

    Um grande beijinho,
    e continuarei a ler o teu cantinho. Empatizo com ele!

    O blog da Polegarzinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, para o ano vou ter que voltar a estudar tudo, para ir mais preparada para estágio. Mas no verão não vou estudar.
      Obrigada , fico feliz por gostares :).

      Eliminar
  4. Estou terminando, mas não entro de férias agora. Estou na última fase, no TCC e estou louca!! Em agosto defendo minha tese!
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  5. Adorei saber mais sobre o teu curso, principalmente porque estou numa area muito diferente :) boas férias!

    ResponderEliminar
  6. Uma vez que só me falta 1 ano para acabar o secundário gosto sempre de saber quais as áreas que existem!
    Segui o teu blog :) Se poderes visita o meu e se gostares segue :)
    Beijinhos

    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço estes posts por isso, para ajudar os que estão no secundário e ficarem a conhecerem o meu curso, de forma a perceberem se estão ou não interessados :).
      Obrigada, vou espreitar o teu :).

      Eliminar
  7. Que bom teres feito tudo à primeira, sem deixar nenhuma cadeira para trás! Agora é aproveitar as férias para recarregar baterias :) São bem merecidas, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Agora é, vou aproveitar ao máximo!

      Eliminar
  8. Parece que foi ainda ontem que li a tua primeira publicação a falar do teu primeiro ano na faculdade e já se passou um ano! O tempo anda a obrigar-nos a correr sem nos apercebermos!

    Gostei imenso de ler este teu relato. Pelo que afirmas, o teu curso parece-me ser bastante interessante e, pese embora as dificuldades, se não fosse por isso, arrisco-me a dizer que talvez não tivesse assim tanta piada! ;) Estou bastante curiosa para ler as tuas publicações de futuro, em relação a este tema! Tenho a certeza de que terás muitas coisas para partilhar connosco!

    O meu ano letivo foi como já leste, cheio de trabalhos, descobertas, saídas da zona de conforto... Confesso que estou um bocado assustada com esta mudança que sofrerei, mas também estou bastante ansiosa para que isso aconteça! Mas, antes de qualquer coisa, nada como aproveitar estas últimas férias de verão cheia de regalias ahahah. x)

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. O tempo passa tão depressa! Parece que foi ontem que saíram os resultados das minhas candidaturas e já passou um ano!
      Foi um ano muito difícil, mas tal como tu disseste e bem o que vale a pena não é fácil.
      Se fores para o curso certo, vais ver que vais adorar e que tudo vai correr bem, porque estarás mais próxima dos teus sonhos. A transição do secundário para a universidade é difícil, até porque o secundário não nos prepara para a universidade( apesar de dar as bases ) , mas com es forço e dedicação tudo se consegue. Passado uns meses já estás adaptada :) Boa sorte para a tua nova etapa.

      Eliminar
  9. Estive a ler as tuas publicações do separador "Faculdade" e gostei muito. Vou entra este ano na universidade, gosto sempre de ler experiências de outras pessoas. Fiquei a seguir para continuar a acompanhar.
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz estas publicações precisamente para isso, para ajudar futuros caloiros. Fico feliz por te ter ajudado.

      Eliminar