"". Life of Cherry: O começo de uma grande etapa: o primeiro estágio. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

17.5.16

O começo de uma grande etapa: o primeiro estágio.


Amanhã, dia 18 de Maio de 2016, marca o começo de uma nova e grande etapa para mim: o meu primeiro estágio. É a primeira vez que vou contactar de perto com o mundo do trabalho.

Ao longo dos últimos 12 anos, quase 13 anos, tive sempre a mesma rotina: levantar-me, ir para as aulas, chegar a casa, estudar e dormir. Fui sempre uma boa aluna, atenta, estudiosa, com bons métodos de estudo, boa a fazer trabalhos escritos,... Enfim, sempre fui muito boa na teoria. Aliás, nunca fiz outra coisa além de estudar matérias teóricas. Ao fim de todos estes anos, a única coisa que sei são matérias soltas. Sei coisas. Saber aplicá-las na prática é uma história muito diferente.

Pela primeira vez em muitos anos de escola, vou ser lançada para o mundo de trabalho como estagiária. Pela primeira vez, vou passar da teórica para a prática. Pela primeira vez, poderei pegar em todo o meu conhecimento teórico e fazer algo em concreto com estes. Sinto um grande entusiasmo, mas ao mesmo tempo uma grande ansiedade em relação a estes estes factos.

Se por um lado estou feliz por finalmente tirar a cabeça dos livros, ver de perto como será a minha futura profissão e passar para prática , por outro lado estou com receio de não corresponder às minhas expetativas, nem às dos meus familiares, professores e orientadores, bem como não conseguir ultrapassar todos os obstáculos que se vão atravessar no meu caminho.

Sempre fui uma pessoa que reagia mal a mudanças. Antes de qualquer mudança, por mais pequena que fosse, sempre fiquei muito ansiosa, muito nervosa e muito stressada. Era capaz de não comer nada ( ou comer de mais, tenho stress para os dois lados) e não dormir dias a fio, até o derradeiro dia da mudança chegar. Porém, quando a dita mudança chegava, eu conseguia sempre ultrapassar os obstáculos com distinção e adaptar-me perfeitamente à nova situação. Por isso, com o passar do tempo, fui encarando as novas situações com mais naturalidade e mais calma, o que não quer dizer que eu não continue a ficar ansiosa, porque fico ( faz um bocado parte da minha personalidade), mas já encaro a mudança como um desafio e uma oportunidade de crescer enquanto pessoa.

Este ano, o 1º ano de Enfermagem, vou fazer estágio 3 semanas num centro de saúde noutra cidade e outras três semanas no Hospital de Braga. Por respeito à minha privacidade, à minha instituição de ensino e ao sigilo profissional, não poderei revelar o centro de saúde em que vou estagiar, nem poderei revelar detalhes sobre o meu estágio ( quer no centro de saúde, quer no hospital). Poderei, obviamente, falar do meu estágio a um nível mais abstrato, ou seja, falar das minhas dificuldades, aprendizagens, sentimentos...

Sinto-me privilegiada por poder estudar Enfermagem na Universidade do Minho, pois aqui tenho um programa curricular único, com os seus defeitos claro,  mas com muitos benefícios. A Escola de Enfermagem da Universidade do Minho é, segundo o que tenho visto das outras escolas, das poucas ( senão a única) instituições de ensino que fornece aos seus alunos ensinos clínicos nos 4 anos do curso, em vários locais de estágio. Não é fácil conseguir um local de estágio para todos os alunos ( somos 120) , mas a nossa escola conseguiu fazê-lo, e os alunos ficam a ganhar com isso. Portanto, sinto-me bastante privilegiada com isso.

Vão ser 6 semanas de estágio esgotantes mas ao mesmo tempo emocionantes, com muitos desafios, obstáculos, mas também com muitas lições e momentos de aprendizagem. Estou pronta. Que venha o estágio!

12 comentários:

  1. Boa sorte! Vai correr super bem e vais amar! :p

    A UM é fantástica. Isso é um facto!

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que vais adorar, porque se é algo que gostas infelizmente até vai passar demasiado rápido, mas é mais do que natural sentires nervosismo. Seria estranho se não sentisses nem um pouco, porque é uma realidade muito diferente da que estamos habituados. Se fosse eu no teu caso também estaria nervosa, tenho 200% de certeza.
    Boa sorte Cherry! Espero que aprendas muito e que olhes para a tua futura profissão ainda com mais vontade de a pôr em prática. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, está a passar muito rápido, e só são duas semanas num centro de saúde, o que é pena. Sim, apesar de entusiasmante, também é muito stressante.
      Obrigada linda :).

      Eliminar
  3. Boa sorte! É uma experiência nova, e isso causa sempre ansiedade, mas acredita que deve ser fantástica e acho que até vais sentir saudades :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Pois é, até agora está a ser uma experiência fantástica , estou a adorar!

      Eliminar
  4. Desejo te a melhor das sortes e que seja uma experencia enriquicedora!

    ResponderEliminar
  5. Vai correr tudo bem vais ver, e desejo-te toda a sorte do mundo! (Ah, e muita paciência, que vais precisar!). Também estou a estagiar no Hospital de Braga, ainda pode ser que nos encontremos por lá :)

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu acho que as enfermeiras orientadoras é que vão ter que ter paciência comigo, que sou eu meia desastrada xD.
      Olha, pode ser que sim, se te encontrar digo-te olá :).

      Eliminar
  6. Boa sorte! Que corra tudo pelo melhor ;)

    ResponderEliminar
  7. Espero que esteja a correr bem!
    Brevemente também vou entrar no mercado de trabalho, mas já com o curso terminado, e estou ansiosa.
    Por acaso, sempre gostei de mudanças e fico muito entusiasmada com elas :)
    Boa sorte para o estágio e que esteja a correr maravilhosamente :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar