"". Life of Cherry: Segui, segues-me de volta? !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

19.4.16

Segui, segues-me de volta?


Se eu ganhasse 1 euro por cada vez que me dizem ou fazem isto, eu neste momento estaria a escrever este post em alguma ilha paradisíaca, deitada na praia, com homens em tronco nu a servirem-me bebidas ( quem me dera que fosse este o caso, estou farta do frio que se faz sentir aqui em Braga). Em 1 ano e meio de existência deste blog, já vi este fenómeno do "Segui, segues-me de volta?" imensas vezes, quer no meu blog ,quer noutros blogs, quer nas redes sociais.

Quando criei este blog, cada vez que recebi um comentário novo de uma pessoa, sentia a necessidade de ir retribuir esse comentário ao blog dela, e até de segui-la. Com o passar do tempo, comecei a pensar que isso era um bocado irracional. Por norma, ainda costumo retribuir os comentários aos meus leitores, mas é porque quero, e ultimamente só não o tenho feito por causa da faculdade, e quando leio os vossos blogs é no telemóvel e em sítios públicos, por isso não me dá muito jeito comentar.  Porém, se retribuo os comentários é porque quero, não gosto de sentir que as pessoas comentam o meu blog por ser um favor, favor esse que tenho que retribuir.

A maior parte dos bloggers deixa um comentário num blog com esperança que este seja retribuído e ganhe um novo seguidor, mas existem pessoas que têm a lata de escrever no final do comentário um "segui, segues-me de volta?" , ou um mais subtil " gostei muito do teu blog, podias seguir o meu ?" ( mas que não deixa de ser um comentário parvo). Quando recebo comentários destes, tenho-me segurado e ser o  mais simpática possível, vou de facto ler o blog em questão, mas se o sigo ou não sou eu que escolho.

Já me aconteceu inúmeras vezes de uma pessoa me seguir num dia, e no dia a seguir dar-se ao trabalho de me deixar de seguir porque eu não a segui de volta. Se tivesse seguido de volta todas as pessoas que me chegaram a seguir, provavelmente neste momento teria uns 500 seguidores, mas assim só tenho 130 ( o que para mim é muito, e me surpreende bastante. Muito obrigada). Mas de uma coisa tenho a certeza: que destes 130 seguidores, a maioria deles são seguidores fieis ( não digo todos, porque nem todos comentam, e não sei se houve pessoas que me seguiram de volta por eu ter seguido o blog delas em primeiro lugar). Não quero parecer mal agradecida, mas odeio ter que sentir que tenho a obrigação de seguir uma pessoa de volta só porque ela me seguiu.

Quando uma pessoa nova me segue, tenho sempre curiosidade em ver quem é essa pessoa e se tem um blog ( o meu blog ainda é pequeno, por isso consigo acompanhar mais ou menos quem me segue, e saber quem são). Se tem um blog, vou lê-lo, e se gostar dele, até o sigo. Se eu sigo um blog, é porque quero e porque gosto.

Este fenómeno é algo que já existe há muito tempo nas redes sociais. No twitter do blog, o meu número de seguidores está sempre a aumentar e a diminuir, isto porque eu nem sempre retribuo às pessoas que me seguem. Existem lá muitas pessoas que nem português falam, nem conhecem o meu blog, e seguem o meu twitter só para eu os seguir. No meu instagram pessoal, só não me seguem logo porque eu tenho a conta privada. Mandam-me um pedido para me seguirem, com a esperança que eu os siga de volta.

Se és uma das pessoas que tem por hábito fazer isto, pergunto-te: Será que todas as pessoas que te seguem lêem realmente o teu blog, ou só seguem, e nunca mais lá põem os pés? Vê as estatísticas do blog e compara com o número de seguidores de tens.

Quem é blogger sabe que os números importam, não vamos negar, e que novos seguidores é algo que nos faz sempre bem ao ego. Porém, é preferível ter 10 seguidores fiéis do que 1000 seguidores que não lêem sequer os teus posts.

Para terminar, vamos criar uma regra aqui para o blog: quando me deixarem um comentário em algum post meu, deixem apenas o link do vosso blog no final deste. Eu vou ao vosso blog, leio-o e quem sabe até vos posso seguir. Combinado?


Qual a vossa opinião sobre o assunto? Concordam ou discordam com esta prática?

39 comentários:

  1. Discordo com esta prática.
    Prefiro que comentem porque se identificaram ou ficaram com curiosidade de perguntar alguma coisa. É claro que vou ver se têm blogs e se gostar até posso seguir, like por like? No thank you, fico logo sem vontade de ir visitar o blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto que comentem porque se identificaram ou porque têm uma opinião para dar sobre determinado assunto.
      Ainda agora reparei que perdi 1 seguidor no Bloglovin por não o ter seguido de volta...

      Eliminar
    2. concordo com A Mafalda Fernandes , pois ,o que faz o seu blog crescer ,é o seus seguidores ,é os comentários ,entäo näo podemos ,falar assim logo de cara ,temos que ser legal , e ser sincero e fiel ao seu seguidores.

      Eliminar
    3. Exato, se os seguidores não foram fiéis e verdadeiros, o blog não cresce.

      Eliminar
  2. Também não gosto que sigam só para lhe seguirem de volta, acho que devem seguir se gostarem do conteúdo e da pessoa. Enfim.
    R: Sim querida fui eu que fiz o visual do meu blog :) Ainda bem que gostas-te.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está mesmo muito giro o visual do teu blog, tens muito jeito :).

      Eliminar
  3. Há muitos anos que sigo blogues, mas só muito recentemente comecei a comentar. Apercebi-me que, se gostamos do trabalho de alguém, devemos deixar uma palavrinha. É simpático, e mostra que realmente fomos lá. Mas o comentário deve ter algum conteúdo, e essa prática do "segui, segue-me também!" irrita-me profundamente.

    É como dizes, devemos seguir porque gostamos, e não porque nos seguiram. E devemos comentar porque gostámos do conteúdo da mensagem e não porque queremos seguidores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, deixar uma palavrinha simpática é sempre uma motivação para o blogger em questão :). Mas comentários sem conteúdo enervam-me imenso!
      Ora nem mais :).

      Eliminar
  4. Concordo com aquilo que disseste :) É preferível ter poucos seguidores fiéis do que muitos e que nem ligam ao nosso blog... ao menos sabemos que escrevemos e que alguém do outro lado nos irá ler :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, é muito melhor do que ter 1000 seguidores e ninguém nos ler.

      Eliminar
  5. a mim esse tipo de comentários e práticas, só me faz perder toda e qualquer vontade que possa ter em sequer ir ver o blog ou conta em questão! O problema das pessoas nas redes sociais em geral, é estarem mais preocupadas com o nº de seguidores que têm, do que com o conteúdo que estão a produzir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda vou ao blog por curiosidade, mas perde-se mesmo a vontade do seguir. Eu dou mais valor ao conteúdo do que ao número de seguidores, aliás eu até sigo blogs que tens poucos seguidores mas que escrevem maravilhosamente bem :).

      Eliminar
    2. Como è o meu caso... faltou essa parte :p

      Eliminar
  6. Ai a sério não aguento isto! Eu sigo um blogue porque gosto do conteúdo do blogue, não porque ele me segue de volta a seguir. Até porque, se fosse assim, não seguia nem 1/4 dos blogues que sigo hoje em dia e que adoro.
    A procura excessiva pelos seguidores irrita-me profundamente. Uma coisa é comentar com intenção de expressar a nossa opinião, outra coisa é dizer só "Gostei. Segue-me aqui e acolá, tenho novo post aqui e outro ali", não tem lógica nenhuma!

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu, comentários destes irritam-me profundamente!

      Eliminar
  7. Também detesto quando isto acontece. No instagram também é bastante comum como referiste, o número dos meus seguidores está sempre a subir e a descer porque nem sempre sigo de volta. Só sigo blogs que gosto (geralmente pelo Bloglovin porque dá muito mais jeito para acompanhar as novas publicações) e confesso que quando leio o "segues-me de volta?" perco logo a vontade toda de sequer abrir o blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bloglovin é uma app que adoro, dá-me mesmo jeito para acompanhar blogs :). Os meus números de seguidores no Bloglovin e no Twitter andam sempre a subir e a descer exatamente por isso.

      Eliminar
  8. Eu concordo e chega-me a irritar esses tipos de comentários...
    Eu sou livre e sigo os blogs por livre vontade e não porque o querem que assim seja.
    No caso de retribuir os comentários eu também o faço!Se realmente gostamos do post que escolhemos para comentar é bom para todos,pois ficamos a conhecer novos blogs e a pessoas tem um comentário que merece.Por vezes vou comentar post antigos apenas porque gostei hahaha.
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por norma também retribuo comentários por isso, para descobrir blogs novos, embora ultimamente com a faculdade não tenho conseguido comentar outros blogs...

      Eliminar
  9. tambem nao gosto nada desse tipo de pessoas, por norma eu nao sigo nenhum blog, sigo alguns quando me apetece, no entanto nao sigo alguns mas mesmo assim vou la visita-los e comentar porque quero e porque gosto e nao porque me pediram... so uma coisa, a uns anos eu seguia muitos blogs e reparei que tem um limite para podermos seguir, so podemos seguir 300 blogs, a uns dias dediquei.me a fazer uma limpeza nesse campo deixar de seguir aqueles blogs que ja nao existem ou que ja nao escrevem a anos para agora poder seguir mais alguns que queira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sabia que existia limite de seguidores... Tenho que fazer uma limpeza às minhas subscrições então, que eu sigo muitos blogs que já não existem...

      Eliminar
  10. Nunca faço publicidade ao meu blog e quando faço algum comentário é puramente com o propósito de expressar a minha opinião sobre o que acabei de ler. Além disso, só comento se achar que vale a mesma pena escrever e fazer a blogger ler o que tenho a dizer. Pois, muitas vezes, a minha reacção é «Concordo mesmo, não tenho mais nada a acrescentar!». Nem sempre vejo utilidade em fazer estes comentários. Por isso, só comento mesmo quando acho que devo expressar-me e nunca à espera de retribuição. Isso seria só inconcebível para blogs de grande porte e, sinceramente, uma coisa absurda para qualquer blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, pode-te parecer que esses comentários não são úteis, mas na verdade são, pois servem para dar feedback aos bloggers... No entanto, existem muitas pessoas que deixam esse tipo de comentários e nem sequer lêem o post...

      Eliminar
    2. Sim compreendo o teu ponto de vista! Mas só gosto de comentar quando acho que vou dizer alguma coisa de jeito...

      R: Sei que tiveste de deixar a praxe, e lamento imenso por isso... é uma treta quando a família não compreende o que estás a sentir e o que passas com todas as pessoas envolvidas nessa tradição!
      P.S.- Nem sei se quero fazer 19, os 18 têm sido tão bons, contudo, é o que digo a idade é só um número e os momentos que passei vão sempre ficar-me na memória. Por isso, venham daí os 19.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Sim, infelizmente tive que sair da praxe, é mesmo uma treta a minha família não compreender que aquilo me fazia muito feliz.
      A idade é só um número, a mim só me incomoda estar a ficar mais velha a cada ano que passa xD, mas sim as memórias é o que fica sempre.

      Eliminar
  11. Eu sou tal e qual como tu! Nos primeiros tempos de blogosfera retribuia todos os comentários e seguia toda a gente, até que cheguei ao limite de blogues que uma conta pode seguir.
    Agora sou muito mais descontraída. Gosto de retribuir todos os comentários que fazem e, por causa disso, tenho comentários por aprovar de há várias semanas atrás, mas não sigo toda a gente.
    Quando recebo esses comentários, normalmente nem vou visitar o blogue em questão. Só quando a pessoa comenta também o meu post mas não sigo de volta só porque pediram. Acho um bocado ridículo, há maneiras de ganhar seguidores novos sem ter que andar a pedir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca atingi o limite dos blogs, mas estou a planear fazer uma limpeza aos blogs que sigo...

      Eliminar
  12. Oi Cherry!
    Sei bem o que é isso, por aqui não é diferente, acontece com canais no Youtube, blogs, Instagrams, Facebook e Twitter, é uma coisa tão chata!
    Já recebi muitos comentários como esse, as vezes escrevemos um post dando uma opinião sobre um filme e a pessoa escreve "nossa amei a resenha do livro", é de choara!
    bjus
    Fabi
    Para todas as estações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, uma pessoa tem muito trabalho por vezes a escrever um post e o que nós queremos é opiniões verdadeiras, e não esse tipo de comentários...

      Eliminar
  13. Concordo integralmente contigo! Prefiro que me sigam por gostarem do que escrevo do que só porque sigo de volta, então esses comentários de "segui, segue de volta?" irritam-me. Qual é a importância de ter um monte de seguidores se eles são só um número e não pessoas que leram o blog e gostaram? Enfim, quando recebo esses comentários, geralmente nem visito o blog, muito menos quando estão em inglês (já aconteceu) pois já sei que nem português falam.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu de pessoas inglesas pedirem para fazer um troca de likes e publicitar os seus posts... Achei mesmo estúpido.

      Eliminar
  14. Olá ! Eu amo o seu blog, e as entradas super agradável.
    Eu amo os seus bilhetes.
    Segui o seu blog, Você pode me seguir de volta ?
    beijinhos
    http://obsesionporlalectura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente! Também só tenho 130 seguidores, e estou muitoo feliz com este número apesar de não ser por aí além, já que sei que uma grande parte lê realmente os meus posts.
    É muito irritante este tipo de comentários. Sou sempre simpática e respondo, mas maior parte das vezes nem vou visitar. Principalmente aqueles blogs estrangeiros que já contam com algumas centenas ou até milhares de seguidores, porque andam sempre atrás de blogs que os sigam de volta.
    Concordo e muito com o teu texto!
    Beijinhos :) http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, existem blogs com milhares de seguidores, que vai-se a ver bem e nem têm comentários nem visualizações no seu blog. Não vejo a utilidade disso.

      Eliminar
  16. No início também sentia a necessidade de seguir de volta. Mas agora apenas visito o blog e se gostar sigo e só comento se realmente tiver um post que eu goste e sinta a necessidade de comentar.
    As vezes até fico chateado quando não deixam o link do blog nos comentários ou se não têm o link na página do perfil do blogger ou google +

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu.
      Pois é, às vezes até dá jeito as pessoas deixarem o link, já me aconteceu isso. É como eu disse no último parágrafo no post, não é preciso estarem com a cena do "segues de volta?", era muito melhor se deixassem apenas o link no final do comentário.

      Eliminar
  17. Olá, muito interessante seu blog.
    Fiz um novo e estou querendo divulgar... se quiser, pode me seguir. escrevo coisas legais lá. https://omundodemariapaula.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como eu disse no mesmo post que comentaste, eu não sigo de volta só porque me seguiram, mas porque realmente me interesso pelo blog em questão. Muito obrigada :).

      Eliminar
  18. Exatamente, não poderia estar mais de acordo! Deixar o link, sugerir uma visita, sim, agora o "sigo, segues de volta" deixa-me mesmo chateada... A pessoa pode ter um blogue super interessante mas se comenta isso perde credibilidade e mesmo que queiramos seguir ficamos naquela.

    ResponderEliminar