"". Life of Cherry: Como criar melhor conteúdo para o teu blog. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

18.2.16

Como criar melhor conteúdo para o teu blog.


O que é que faz um post de um blog " um bom post"? Na minha opinião, um bom post é aquele que consegue prender a atenção do leitor, que consegue fazer com que este leia o post do início ao fim. Um bom post também é aquele que é informativo, relevante, inspirador e , melhor ainda, intemporal. Um bom post pode até ser aquele que consegue mais visualizações, mesmo meses depois de ter sido publicado.

Mas como conseguir isso? Neste post, vou-vos dar algumas dicas para escreverem melhor conteúdo para o vosso blog.


1. Lê: O máximo possível.Lê outros blogs, revistas, livros, artigos, tudo o que conseguires. Quanto mais leres, melhor irás escrever. Ler é uma oportunidade de aprender com os outros, de aprender com os seus sucessos e erros. Também pode ser uma oportunidade para te inspirares para os teus posts ( atenção, inspirar e não plagiar). Além disso, ao leres muito, melhoras o teu vocabulário e tens menos probabilidade de dar erros ortográficos.

2. Foca-te em certos  temas no teu blog: Não, não estou a dizer para escolheres um determinado tema e só escreveres sobre isso. Estou a dizer apenas para criares os  temas principais do teu blog, para os teus leitores perceberem com o que podem contar quando o lêem . Por exemplo, o meu blog tem quatro temas principais: vida, blogosfera, escola/faculdade e interesses. Há certas coisas que eu raramente abordo e que nem percebo muito, como culinária, por isso não faria sentido ter esse assunto como tema principal. No entanto, não quer dizer que não possa falar de culinária, eventualmente. Posso falar uma vez num post, e incluir no tema principal interesses. O importante mesmo é teres temas principais para as pessoas saberem o que podem ler no teu blog. Os temas são uma espécie de categorias e facilitam imenso a navegação pelo teu blog.

3. Tem cuidado com a estrutura do post: Segundo um estudo ( não me perguntem qual que eu já não me lembro onde o vi), as pessoas demoram em média 9 segundos a perceber se estão ou não interessados no teu post. Não escrevas um texto "corrido", sem parágrafos e imagens. Isso torna o teu post de difícil leitura. Escreve frases curtas, faz parágrafos e espaçamento entre estes, usa o negrito sempre que possível e põe imagens apelativas nos teus posts.

4. Sê diferente: Quando as pessoas entram num blog, procuram sempre por conteúdos diferentes e originais. Marca a diferença. Mostra aos teus leitores aquilo que te distingue de milhares de bloggers. Não importa se estás a falar de um assunto que 172893682 bloggers já falaram ou se estás a fazer uma tag bastante famosa. Se tu usares a tua voz única ( ou, neste caso, a tua escrita única), tu vais destacar-te na multidão, vais ser memorável. Não copies os outros bloggers, sê diferente e deixa transparecer a tua personalidade nas tuas publicações.

5. Deixa espaço para debate: Se repararem, eu deixo quase sempre perguntas no final de cada post ( às vezes não deixo porque o post não se proporciona para isso, mas na maior parte das vezes deixo). Ao fazer isto, estou a permitir que os leitores façam parte do blog, que comecem um debate no blog depois do post, que partilhem opiniões e ideias... As pessoas deixariam na mesma comentários no meu post se eu não pusesse perguntas no final? Sim, deixariam, mas não se sentiriam tão estimuladas a fazê-lo. O facto de eu deixar uma pergunta no final de cada post, encoraja mais os leitores a refletir sobre o que escrevi e a expressarem a sua opinião. Por isso, o meu conselho é , sempre que possível, deixarem perguntas no final do post, para criar uma conversa com os leitores ou mesmo entre leitores. ( não se ponham agora a fazer  perguntas estúpidas do tipo " hoje fiz xixi. Como é que vocês fazem xixi? Tipo, também não é preciso exagerar!). 


O que é que faz um "bom post" na vossa opinião? Quais os truques que utilizam para criarem melhor conteúdo para o vosso blog.

17 comentários:

  1. concordo plenamente com o que dizes, boas dicas! eu por acaso tento sempre cumprir a maior parte, o meu problema é mesmo fazer posts pequenos, eu e as palavras damo-nos bem xD
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Eu não estou a dizer para fazeres posts pequenos, estou a dizer para fazer mais espaçamentos entre parágrafos e frases curtas :).

      Eliminar
  2. Boas dicas :) Por acaso, estou desde o início bastante à vontade com a criação de conteúdos. Gosto de escrever, escrevo bem (sou super modesta também, ahah), por isso essa é a parte de "ter um blog" que faço com maior facilidade. A divulgação é que dá um maior trabalho.

    Uma das coisas essenciais para mim, relacionada com o ponto 2, está na escolha dos temas. Por mais que goste de moda e maquilhagem, nunca conseguiria manter um blog que incidisse apenas sobre esses temas, porque nem sempre estou para aí virada. Ter um blog com vários temas é essencial para ter sempre alguma coisa para dizer.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Ahah, não tens que ser modesta, tu escreves mesmo bem :). É verdade, a divulgação é o que dá mais trabalho, mesmo para os blogs que já estão há algum tempo na blogosfera.
      Lá está, penso exatamente como tu. Se escrevesse só sobre um tema, não iria conseguir escrever vários posts sobre esse tema e, muito provavelmente, as minhas ideais acabariam por esgotar-se.

      Eliminar
  3. Olha, um bom post é este, por exemplo :) boa escrita, inteligível, e dependendo do tipo de blog, mais ou menos elaborada. Mas para mim as melhores dicas são a 1 e a 5. Autênticas regras de ouro!

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste post, bastante útil :) O mais difícil, pelo menos para mim, mas isso também pode ser porque comecei há muito pouco tempo, é escolher os temas que vou abordar, porque há muita coisa que gosto de partilhar e que acho interessante. Mas com o tempo acho que isso acaba por acontecer naturalmente, espero eu :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Ao início é difícil escolher os temas para o blog,principalmente quando começaste o blog ao pouco tempo. Mas é uma questão de escreveres muitos posts e, aos poucos, vais descobrir os temas que gostas mais e os que gostas menos.

      Eliminar
  5. Concordo com tudo o que aqui escreveste, mesmo. Leio imensos blogues de forma a ter inspiração para escrever, por vezes surgem ideias dos mais pequenos pormenores que vemos noutros sítios! Quanto ao ponto 2, recordo-me que foi das coisas em que mais pensei antes de criar o blogue - que temas abordaria. Creio que é daquelas coisas que devem estar definidas desde o início, de forma a haver coerência desde os primeiros momentos. E quanto à estrutura dos posts por vezes passo imeeenso tempo a torná-los apetecíveis, a pensar como alternar texto com as fotografias, como organizar quando é muito denso, etc - sei que não leio um texto que me pareça maçador à primeira vista, portanto evito fazer isso com os meus. E claro, deixar espaço para o debate é essencial para haver uma participação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é um pouco difícil de definir logo no início, como eu referi no comentário acima, mas se conseguires definir logo do início melhor :).
      Eu às vezes também demoro imenso tempo a escrever um post, mas por norma tento não perder mais de 2 horas com um.

      Eliminar
  6. Como sempre concordo contigo :)
    Eu as vezes fujo um pouco a essas "regras" mas depois lembro-me, se calhar até devia ter feito daquela maneira, mas é apenas uma questão de hábito que tenho de implementar melhor para o bem do blog :).
    Eu customo fazer as perguntas ao longo do post mas acho que também tenho de começar a fazer no final...
    bjs
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao longo do post também serve, mas no fim dá mais aquele espaço para debate :).

      Eliminar
  7. As tuas dicas são sempre tão sucintas e úteis! A mim, que sou nova por aqui, só me resta agradecer. :)

    Beijinhos,
    http://thelostlouboutin.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada querida :). Não precisas de agradecer, eu partilho dicas para ajudar as pessoas.

      Eliminar
  8. Awesome tips! I also like to ask questions at the end! Have a wonderful day!

    xo
    http://thepinkporcelaindoll.blogspot.it

    ResponderEliminar
  9. são boas dicas sim :) no entanto a minha preferência é por blogs que têm um cunho bastante pessoal pelo que as publicações são sempre incertas...

    ResponderEliminar