"". Life of Cherry: Ganhar dinheiro com um blog não é crime! !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

7.1.16

Ganhar dinheiro com um blog não é crime!



Já algum tempo atrás que tenho constatado que a monetização de um blog é  assunto tabu na blogosfera portuguesa. Na blogosfera estrangeira já existem 16379738 posts sobre como ganhar dinheiro com um blog ou como monetizar um blog, e há quem faça mesmo um post em cada mês sobre quanto dinheiro ganhou com o blog nesse mesmo mês... No entanto, não vejo posts desses na blogosfera portuguesa e não me parece que não haja nenhum blogger português a ganhar dinheiro com o seu  blog...

Li certos posts de bloggers a afirmar que os seus blogs não passam de hobbies , que não gostam de fazer posts publicitários porque não querem enganar os seus leitores, e que quem faz dinheiro com um blog devia ter vergonha ( sim, eu li mesmo esta última afirmação num post ,  por momentos fiquei em choque quando li isso). Parece que ganhar dinheiro com um blog é crime!

Eu não acho que ganhar dinheiro com um blog seja crime. Quem tem um blog e que se esforça para tornar o mesmo melhor,  sabe o tempo e dedicação que este  exige. Certamente que seria bastante justo ganhar dinheiro com ele ,  como é justo ganhar dinheiro numa outra profissão qualquer.

Quem nunca pensou (uma vez que seja) ganhar dinheiro com um blog é porque não leva o seu blog a sério ( o que não é necessariamente mau) ou então está claramente a mentir. Melhor que fazer o que gostamos é ganhar dinheiro a fazer uma coisa que gostamos. Quem é que nunca pensou: " adorava  fazer disto a minha vida e ganhar dinheiro com isto". Pode ter sido um pensamento mais em tom de fantasia ou situação hipotética, mas todos nós já pensamos nisso pelo menos uma vez. 

Eu confesso que adorava ganhar dinheiro com o meu blog, porque é algo que eu adoro fazer, e se ganhasse dinheiro com o meu blog, poderia dedicar ainda mais tempo do que aquele que já dedico. Seria o meu emprego perfeito.  Já dizia Confúcio : "Escolhe um trabalho que gostes, e não terás de trabalhar um dia na tua vida". Se é uma fantasia/ sonho demasiado inalcançável? Talvez. Mas se isso não acontecer, eu continuarei a escrever nele, porque gosto de escrever nele, escrever é terapêutico para mim , e este blog é minha casa , onde posso ser eu própia e na qual quero viver durante muito tempo.

A monetização de um blog é apenas um sinal da evolução dos tempos e da evolução e profissionalização de um dado blog. Quem sabe se no futuro ser blogger não será uma profissão. E se isso acontecer,  será uma profissão tão nobre como todas as outras.

Qual a vossa opinião sobre o assunto?

34 comentários:

  1. Concordo plenamente! E sou super a favor da profissionalização dos blogues :)
    aliás, quando surgiu a polémica relacionada com a reportagem da SIC, defendi isso mesmo. O que não acho "correto" é que se tente "impingir" a ideia do dinheiro fácil porque a verdade é que existem milhões de blogues e só uma mão cheia deles é que consegue ganhar alguma coisa verdadeiramente significativa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vi na altura a reportagem, mas vi mais tarde ( pouco depois de ter criado o blog) e também não gostei nada, fazem passar a imagem que basta criar um blog e já começamos a ganhar dinheiro. É verdade, infelizmente, sou meia dúzia de blogs consegue chegar a este patamar, mas não custa sonhar e tentar :).

      Eliminar
  2. Concordo contigo, se ser blogger um dia vir a ser profissão ia ser tão bom :)

    R : Muito obrigada...

    ResponderEliminar
  3. eu concordo plenamente com sua opinião,é que muitas pessoas não intende que ser BLOGUEIRA PODE SER UM TRABALHO mais para quem realmente gosta >< bom faço parceria com varias empresas legais e fico muito feliz em saber que eles valorizam meu trabalho sou blogueira a menos de 1 ano e estou bem feliz com tudo isso <3

    http://meeninadamoda.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. Parabéns pelas tuas parcerias :). Que tenhas muito sucesso :).

      Eliminar
  4. eu não ganho dinheiro com o blog, mas se pudesse seria um prazer! Um dia vou ter um blog com 1/3 da fama do da Cristina Ferreira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também seria um prazer para mim :). O teu blog merece muito mais sucesso do que o da Cristina Ferreira :).

      Eliminar
  5. Concordo. Até fiquei sem palavras ahah mas tens razão!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que é muito bom ganhar dinheiro com um blog! E se um dia conseguir faze-lo, excelente! Mas o que vejo por aí é muita gente a pensar que fazem o blog, e pumba, tem milhares de visitar, milhares de seguidores, parcerias, isto e aquilo, de um um momento para o outro. é preciso gostar de fazer isto, meter amor no blog e dedicação!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, muita gente pensa que ter sucesso com um blog é fácil, mas na verdade até é bastante difícil chegar a muitas pessoas...

      Eliminar
  7. Se ganha dinheiro através do blog é porque esforça~se para isso. E como é algo da pessoa, tem direito!

    ResponderEliminar
  8. A minha opinião é que cada um sabe de si. E não é crime ganhar dinheiro com uma coisa à qual nos dedicamos. O que eu acho mal é a publicidade ser enganosa, e as bloggers não darem a sua opinião sincera só porque vão receber mais dinheiro. Mas isto, provavelmente, são ossos do ofício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho mal essas publicidades enganosas. Se alguma vez uma marca me pedir para fazer um post a publicitar um determinado produto, eu sou vou aceitar se achar que os meus leitores gostariam desse produto e se eu gostar mesmo desse produto. E prefiro ganhar menos dinheiro, e dar a minha opinião sincera, porque a partir do momento em que eu deixe de ser sincera, este blog já não é meu e eu já não sou fiel aos meus leitores. Há coisas que o dinheiro não pode comprar, e uma delas é a sinceridade.

      Eliminar
  9. Acho bem ganharem dinheiro com um blog, só não concordo em falarem bem de um produto quando nem sequer gostam dele e nunca o usariam.
    Kiss
    http://aalbicastrense.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente, ser blogger é como outro trabalho qualquer e é tão nobre como outro qualquer ..
    http://semmediidas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu acho bem que se possa ganhar dinheiro com os blogues. Nem percebo porque dizem ser uma vergonha! Eu já ganhei dinheiro com o Tumblr e não tenho vergonha disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há que ter vergonha, deve ser um motivo de orgulho :).

      Eliminar
  12. A única coisa importante é não enganar o leitor, agora lucrar com um projecto onde te aplicas e te esforças intelectualmente não vejo qualquer problema. Se um dia houver uma possibilidade não lhe fecho a porta. Agora que na blogosfera há tabu sobre isto, há. Parece que nenhum blogue ganha nada quando sabemos muito bem que não é assim. Mas isto é muito próprio da nossa mentalidade.

    ResponderEliminar
  13. Não fazia ideia que existia este preconceito com a monetização do blog. Se em tempos consegui uns trocos graças ao tumblr, não vejo qualquer problema em fazer o mesmo nesta plataforma. É trabalhoso e muitas vezes o retorno é ridículo, mas cada pessoa é livre de fazer o que quiser.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  14. Acho que cada um faz o que bem entender, se quiser tornar o blog sua profissão que faça. Eu por hora escrevo por hobbie mesmo, mas não vou falar que nunca vou querer ganhar nada, porque as coisas podem mudar!! Muito interessante seu post, não da para acreditar que tenha preconceito com que quer ganhar dinheiro escrevendo.

    www.metidademais.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). É verdade, há mesmo muito preconceito em relação a este tema.

      Eliminar
  15. Bom Post!
    Já te estou a seguir! Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  16. Eu concordo plenamente!
    Ganhar dinheiro com o blog não é algo que se deva sentir vergonha mas orgulhar por conseguir chegar a esse patamar e o que nós fazemos não é ilegal, fazer algo ilegal e ganhar dinheiro,isso sim é razão para ter vergonha!
    Adorava que respondesses ao meu questionário,nada melhor que as bloggers que segues opinarem sobre o teu trabalho !
    beijinhos
    Questionário
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  17. Como tu disseste, quem tem um blog sabe o trabalho que dá...não vejo nenhum mal em ganhar dinheiro com ele...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Nunca tinha ouvido falar sobre isso nem sei como se faz, mas não acho mal nenhum, quem quer quer, quem não quer não tem de andar a chatear os outros, simples!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganha-se dinheiro com um blog através de publicidade na barra lateral, guest posts, fazer um post sobre um determinado produto...

      Eliminar
  19. r: Foi isso mesmo que eu pensei, limpeza tanto física como espiritual :)

    ResponderEliminar
  20. Concordo plenamente contigo e que acha que é fácil então nunca passou pela experiência de criar (e manter) um blog com o mínimo de qualidade.

    ResponderEliminar
  21. Acabei de descobrir o teu blog e estou a adorar, tens um cantinho muito bonito :)
    Concordo plenamente contigo, julgo que todo o trabalho sério pode e deve ser valorizado, e quando ele acontece num blog não é diferente. Efectivamente é como dizes, apesar de haver imensos bloggers estrangeiros a falar sobre o assunto semanalmente (tipo a Melyssa Griffin, que adoro, e tem um blog só à base desse tema), em Portugal nem se menciona. E quando acontece é quase sempre por puristas que vêem isso como um grande pecado - o que significa que consideram que um blog não pode ser um trabalho a sério.
    Enfim, boa reflexão, é a primeira sobre o tema que encontro vinda de uma blogger portuguesa :)

    http://aondenaoestou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada, fico feliz por gostares :).
      Adoro essa blogger, eu também a sigo. Infelizmente em Portugal é assim, por isso é que eu fiz este post para contrariar um pouco a situação.

      Eliminar