"". Life of Cherry: Sinais que revelam que deves parar de tomar a pílula. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.11.15

Sinais que revelam que deves parar de tomar a pílula.


Não há dúvidas que tomar a pílula pode trazer muitas vantagens nós, mulheres: menstruações mais regulares, pele mais bonita e sem acne, prevenção da gravidez...No entanto, a pílula pode ter também algumas desvantagens, o que pode levar a que nem todas as mulheres possam tomar a pílula.

Eu já tomei pílula, mas certos sintomas fizeram com que eu tomasse a decisão de a deixar de tomar. Foi uma questão do "menor dos males": como tinha muitas dores de cabeça à conta da pílula, decidi deixar de tomá-la, apesar de os benefícios que esta me trazia.

Por isso, decidi fazer este post para outras raparigas que se sentem indecisas se devem ou não de deixar de tomar a pílula. Obviamente a informação deste post é baseada na minha própia experiência e nos conhecimentos que adquiri. Este post é meramente informativo. Por isso devem recorrer a ajuda médica antes de tomar qualquer decisão relacionada com a vossa saúde.

Aqui estão alguns sinais que revelam que deves parar de tomar a pílula:

1. O teu humor está todo alterado: É difícil para a ciência provar uma relação entre a toma da pílula e alteração do humor, uma vez que há vários fatores externos que podem afetar o humor de uma pessoa. No entanto, se estás a tomar a pílula e tens notada que estás mais irritada, nervosa e mais deprimida do que o normal, o melhor é mesmo deixares de tomar a pílula ou mudar para uma com uma dosagem de hormonas menor. Os níveis de estrogénio e progesterona, que podem afetar o teu humor, variam de pílula para pílula, por isso podes optar por tomar outra pílula de outra marca.

2. Estás a ter dores de cabeça constantes: Esta foi a principal razão que me levou a deixar de tomar a pílula. Dores de cabeça são um efeito secundário comum das pílulas, e podem ser mais intensas em certas fases do ciclo menstrual. Se tens dores de cabeça, tão intensas que ficas incomodada com qualquer barulho ou luz, a pílula pode ser a causa.

3. Nunca te lembras de tomá-la: As pílulas só são 99% eficazes se as tomares à mesma hora, todos os dias, quer seja à semana, aos fim de semana ou férias. Se não tomas a pílula regularmente, esta não te está a proteger como devia nem te está a trazer os benefícios que devia trazer. O melhor é escolheres  outro método contracetivo. Procura ajuda médica para isso.

4. A pílula está a ter efeitos totalmente opostos em ti: Começaste a tomar a pílula porque as tuas amigas disseram-te que faz milagres à tua pele e no entanto ficaste com mais borbulhas do que nunca? Isto pode ser um sinal de que a pílula que estás a tomar não se adequa ao teu organismo. Este sinal não significa que tenhas de deixar de tomar a pílula: pode apenas significar que as dose de hormonas da pílula que estás a tomar não se adequa ao teu organismo.

5. Queres ter um bebé: Obviamente, esta é a razão mais comum para as mulheres deixarem de tomar a pílula, apesar de muitas mulheres não saberem em que altura do ciclo menstrual interromper a toma da pílula, nem saberem como é que isso afetará o seu organismo.


9 comentários:

  1. Infelizmente eu tomo, e não posso deixar por causa da regulação da minha menstruação! :(
    Eu queria deixar de tomar, mas não posso mesmo deixar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tomava a pílula por essa razão, mas tive que deixar de tomá-la, estava me a fazer muito mal.

      Eliminar
  2. Eu tomo há mais de um ano e nunca tive qualquer problema. É óbvio que ando atenta e não elimino a possibilidade de trocar se tiver sintomas negativos mas apesar de todas as notícias que têm surgido, não tenciono deixar de tomar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então em princípio já não deves ter problemas, normalmente os efeitos negativos manifestam-se logo nos primeiros meses após começares a tomar...

      Eliminar
  3. A pilula engorda-me mas não posso deixar de tomar..

    ResponderEliminar
  4. Tomei a pílula durante uns anos... como era a mini-pílula, nunca tive efeitos negativos. Nunca tinha dores menstruais, o que era ótimo. Mas não gostava de ter essa obrigação diária, deixei-me disso :P

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não conhecia muito bem os efeitos dessa mini-pílula. Realmente tem menos efeitos negativos.
      Pois, se uma pessoa não tomar todos os dias é quase como se não tomasse xD.

      Eliminar