Desde que Essena O'Neill, uma adolescente austríaca de 19 anos, seguida por milhares na sua conta do Instagram, editou as legendas de todas as suas fotos no Instagram para descrever o quão encenadas eram, as redes sociais têm sido um assunto bastante debatido.
Em parte concordo com a rapariga. Muitas das fotos que vemos no Facebook e no Instagram retratam uma vida perfeita que não existe, muitas fotos têm até fins comerciais,...
É certo que as redes sociais são um bocado ilusórias e criam uma realidade que não existe, mas isto não significa que devemos abandonar todos as redes sociais porque esta rapariga disse que são ilusórias, e que são um perigo para os jovens,que os iludem bla bla bla... Sim, são um perigo para os jovens, mas quais são as coisas que não são um perigo hoje em dia? E obviamente que na Internet tudo parece mais bonito do que realmente é, mas acho que os jovens têm que ter cabeça para saber isso e saber distinguir o "mundo virtual"da realidade. As pessoas que lêem o meu blog muitas vezes acham que eu tenho uma vida perfeita, que tenho boas notas, amigos e que parece que tenho tudo o que quero, mas não vêm o "lado mais negro" da minha vida: não vêem os meus problemas, não vêem as minhas lutas, não vêem as discussões que às vezes tenho,...
Sou da opinião que tal como tudo na vida, devemos saber usar as redes sociais da maneira certa, ou seja, de uma forma consciente e moderada. Por isso, decidi partilhar algumas dicas para aproveitar o melhor das redes sociais.
1. Estabelece horas para aceder às redes sociais: Este primeiro ponto é muito importante para haver um bom uso das redes sociais. Sem esta regra, arriscas-tea perder todo o dia a navegar nas redes sociais. É importante terem uma vida separada no do "mundo virtual", e, que fales com os teus amigos e família, trabalhes e que te divirtas . Eu geralmente vou às redes sociais às 21 horas para ver o meu grupo de praxe/faculdade e ver as notícias do dia.
2. Quando sais/ vais a algum evento, não percas muito tempo a tirar fotos: Sim, é giro tirares uma foto daquele momento especial para mais tarde recordares e para partilhares com os teus amigos nas redes sociais, mas não precisas de tirar 2628358 até conseguires a foto perfeita. Tira uma foto decente e depois vive o momento.
3. Não precisas de estar constantemente a atualizar a tua página: A não ser que sejas blogger ou que ganhes dinheiro à custa da tua conta, não precisas de estar sempre a publicar fotos tuas nas redes sociais. No caso de seres blogger ou de ganhares dinheiro com a tua página, opta por agendar as tuas publicações para teres mais tempo para te dedicares à tua "vida real". Existem até aplicações/sites , como Buffer, em que podes agendar publicações que aperecem nas tuas contas nas redes sociais à hora que agendares, sem precisares de fazer log in.
4. Não acredites em tudo que vês nas redes sociais ( mas também não desconfies de tudo): Como já referi acima, na internet tudo parece ser mais bonito do que realmente é, por isso não te iludas e não caias no erro de pensar " quem me dera ser como aquela rapariga, parece ter uma vida tão perfeita..." porque o mais provável é que essa rapariga não tenha um vida perfeita e esteja a passar por problemas como os teus ou piores. No entanto, não desconfies de tudo o que lês... Lá por que a notícia que leste na semana passada não era verdadeira não quer dizer que agora as outras também não são. Nem 8 nem 80!
5. É para socializar, não é para competir: Nunca te esqueças que o objetivo principal das redes sociais é socializares com os teus amigos. Não é nenhuma competição para ver quem tem mais "likes", quem tem a foto mais bonita ou quem está mais na moda. As redes sociais são um meio para mantermos o contacto com os nossos amigos e para seguir as páginas que são do nosso interesse.
E vocês? Concordam com estas dicas?Que conselhos gostariam de dar?
Vamos lá ver, ela era paga para parecer bonita e para parecer "bem" nas fotos. Isso acontece a muitas celebridades que tem de passar uma imagem de positividade e de beleza e perfeição. Isto já aconteceu antes. Mas as regras que disseste sao boas, mas para quem usa as redes sociais casualmente. Se o objectivo for ser famosa numa rede social essas regras nao se podem aplicar. Beijinhos :)
ResponderEliminarBem, as regras que eu dei aplicam-se em geral, às pessoas que usam as redes sociais casualmente. Obviamente que essas pessoas não conseguem seguir as minhas regras. Mas a rapariga em questão dirigiu-se às jovens em geral que usam as redes sociais, por isso achei para por bem dirigir o meu post nesse sentido.
EliminarConcordo totalmente com todas as tuas dicas! E já aplico algumas!
ResponderEliminarEu tento sempre aplica-las no meu dia a dia :).
EliminarConcordo muito contigo. Gostei da forma como criaste uma espécie de livro de instruções para quem ainda não percebe os limites no uso e no conhecimento das redes sociais. Excelente post :)
ResponderEliminarObrigada linda :).
EliminarEngraçado que já quase que substitui a minha vida virtual pela real, Hoje em dia debato-me para tentar ir um bocadinho por dia à virtual, porque a minha real é tão preenchida que não consigo tirar um pouco. Acho que cada um deve ter a sua maneira de usar as redes sociais e se isto tiver consequências, azarito é da pessoa e se for esperta, para a próxima não comete os mesmos erros.
ResponderEliminarbtw, boa publicação.
Beijinhos!
Estou na minha situação que tu. A mim, a universidade está me a ocupar tanto tempo, que já não vivo muito o "mundo virtual", mas tento sempre aplicar estas "regras" quando vou às redes sociais.
EliminarObrigada :)
Concordo totalmente com o que disseste, mesmo antes do caso da tal rapariga se ter tornado público já pensava neste assunto e cheguei mesmo a pensar fazer um post no blog sobre isso e tudo. Foi uma ideia interessante este teu post e acho que tens toda a razão. Nomeei-te para uma tag, podes dar uma espreitadela aqui: http://confissoesdandreia.blogspot.pt/2015/11/tag-de-tudo-um-pouco.html
ResponderEliminarBeijinhos!
Obrigada linda :). ainda bem que gostaste do meu post.
Eliminarnão poderia ter concordado mais, é só saber usar as redes sociais com moderação e ter um pingo de consciência
ResponderEliminarjá segui o teu blog <3
beijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
Exatamente :).
EliminarTambém já estou a seguir o teu linda :).
Concordo absolutamente com tudo, eu já caí no erro de dizer que sentia inveja por x tumblr girl, porque eram bonitas e parece que tinham uma vida perfeita. Nós mostramos o que queremos que os outros vejam, a verdade é essa.
ResponderEliminarBeijinhos ;)
Ora nem mais :). Na internet tudo parece mais bonito do que realmente é.
EliminarBoas dicas!
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarMuito boas dicas, achei a numero 5 particularmente importante. Visto que é algo que muita gente parece fazer.
ResponderEliminarObrigada :)Pois, eu também reparei que há muita gente a fazer isso, é mesmo uma dica importante.
EliminarAs dicas são excelentes e até me deste uma ideia de post! Beijinho*
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarFico à espera desse post :)
concordo totalmente! há vida para além das redes sociais, elas fazem falta, mas não são o mais importante!
ResponderEliminarOra nem mais :)
EliminarAcho importante reforçar essas ideias. Todos nós (mesmo que inconscientemente) percebemos que nada do que vemos nas redes sociais é 100% credível. Afinal a maioria só partilha 5% da sua vida na net. E o resto? O resto é nosso e só de quem nos é mais próximo. Esta ideia que as redes sociais são uma coisa terrível é totalmente errada. Olha para nós por exemplo. Utilizamos o blogger como partilha de ideias e por vezes desabafos. Não pretendemos com isto dar a ideia de que tudo é um mar de rosas - porque não o é - e é assim que pretendo que permaneça.
ResponderEliminarR: Obrigada! :D
Exatamente, concordo contigo. E, nós como bloggers, só partilhamos mesmo 5% da nossa vida, apesar de às vezes os nossos leitores pensarem que sabem a nossa vida toda...
EliminarGostei imenso do teu post! Também ouvi imenso falar da noticia da Essena Oneill..eu costumava segui-la no Instagram e surpreendeu-me bastante a decisão dela :) mas fez muitas pessoas pensar nesta questão. Sem dúvida alguma que as redes sociais têm o seu lado bom e mau, o que importante é ter moderação.
ResponderEliminarBeijinhos*
Segui o teu blog<3 Faz uma visita ao meu e espero que também gostes ;)
http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/