"". Life of Cherry: Como ter um blog bilingue. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

30.11.15

Como ter um blog bilingue.




Desde que criei este blog que tenho o desejo que outras pessoas do estrangeiro também possam lê-lo, ou seja, tenho o desejo de escrever um blog em inglês, de modo que mais pessoas, cuja língua materna não seja o português, possam chegar a esta blog. E a verdade é que esse desejo, em parte, realiza-se: tenho alguns leitores ingleses a ler um blog, graças ao google tradutor. No entanto, o google tradutor não é lá muito eficaz: por vezes as estruturas das frases ficam mal, algumas palavras não são traduzidas corretamente, o que faz com que por vezes o post não faça muito sentido para quem está a lê-lo noutra língua.

Já ponderei escrever o blog simultaneamente  em inglês e português, mas acabei por desistir da ideia. Para concretizar esta ideia, só tinha duas opções. Ou criava dois blogs ( um em português e outro em inglês), o que iria confundir tanto os leitores como o motor de busca Google ( o que levaria a que o meu blog ficasse mal classificado neste motor de pesquisa) ou escrevia na mesma página o post em inglês e português, o que também não era bom, porque os meus leitores seriam obrigados a ler a mesma coisa duas vezes, em duas línguas diferentes.

Por isso, acabei por desistir do meu plano. Pelo menos até que alguém teve uma ideia brilhante. E esse alguém foi a Sofia Garrido, do blog Seventeen Seconds.  O blog dela é bilingue, ou seja, é escrito em português e em inglês, e para trocar de língua é bastante simples, basta clicar nos botões que ela coloca no início de cada post, depois das imagens. Uma ideia simples, mas genial. Assim, tanto pessoas portuguesas como de inglesas ( ou que percebam inglês) podem ler o seu blog ( que eu adoro, a propósito).

Há uns dias atrás vi um post dela, em que ela pôs um vídeo ( que está neste post, em baixo) em que explica exatamente como se cria um blog bilingue. Podem ver o post dela aqui.

Aqui está o vídeo da Sofia Garrido:






Talvez no futuro o meu blog ainda seja bilingue. Quem sabe!

Ps: Peço desculpa por já não publicar no blog há mais de uma semana, mas estou a entrar em plena época de exames e tenho andado bastante ocupada com trabalhos de grupo e estudo. Provavelmente irei publicar poucas vezes nas próximas semanas, mas tentarei vir aqui sempre que possível.


8 comentários:

  1. Conheço um blog bilingue muito bom. É escrito em português e alemão. Chama-se Heidiland.
    http://heidiland.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão. Já fui lá espreitar e realmente é um blog muito bom :).

      Eliminar
  2. Ah! Isto era óptimo para mim! Tenho de ler sobre k assunto! Obrigado pela dica!!

    ResponderEliminar
  3. Oh, vim aqui depois de ler o teu comentário no post no meu blog e tenho esta agradável surpresa! :)
    Obrigada por partilhares esta minha dica! Espero que te seja muito útil e a quem quer que a leia neste teu post!

    Beijinhos!

    --
    Sofia | Seventeen Seconds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, não tens que agradecer, tu mereces :). Pelo que vi do teu blog, tens feito um excelente trabalho que deve ser compartilhado :).

      Eliminar
  4. Gratidão imensa!!!!
    Muito sucesso pra você... deu certo aqui comigo!

    ResponderEliminar