Este ano muitos alunos vão transitar para o Secundário e, como muitos já devem ter reparado, a exigência aumenta consideravelmente ( sobretudo porque os programas vão mudar este ano).
Por isso, se és um aluno/a que está prestes a entrar no Ensino Secundário e se pretendes entrar na Universidade, aconselho-te a esforçares-te ao máximo nestes três anos, porque são estes três anos que vão decidir a tua média, média esta que conta para ingressares no Ensino Superior. E uma grande parte desta média decide-se nos tão temidos exames nacionais ( só o nome já mete medo).
No entanto, se te preparares bem para os exames nacionais, este não serão tão "assutadores" como parecem. Assim, e uma vez que este post foi muito pedido, decidi partilhar alguns conselhos com vocês e que me ajudaram imenso a tirar boas notas nos exames nacionais e a atingir os meus objetivos.
-Define os teus objetivos: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” É uma frase muito celébre de Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas que, apesar de ter sido retirada de um conto infantil, aplica-se muito bem neste contexto. Assim, deves estabelecer um objetivo pois, caso contrário, será muito díficil gerir os teus estudos, as tuas notas e o teu desempenho escolar. Se não definires um objetivo, andarás à deriva e sem saber o que fazer. É importante que saibas desde o início do Secundário o curso que queres seguir, ou pelo menos ter uma ideia. Vai ao site do DGES, vê
a lista de cursos e escolhe quatro cursos que te interessam mais. Vê as médias dos últimos colocados e os exames que pedem, para saber quais são as disciplinas em que te deves focar mais.
-Mantém um estudo contínuo ao longo do Secundário: Ao contrário do que muitos alunos pensam, a preparação para os exames nacionais não começa nos meses que antecedem os exames nacionais, nem muito menos naquelas duas semanas que antecedem os mesmos. Tens que começar a estudar desde o ínicio do Secundário, se possível ir sempre fazendo resumos de toda a matéria, estudar todos os dias e tentar compreender toda a matéria. Não deixem matéria para estudar para os dias que antecedem o exame. Acreditem que naquelas duas semanas , entre o fim ds aulas e antes do exame, mal têm tempo para rever matéria, quanto mais aprendê-la. Tens que estudar continuamente ao longo destes três anos.
-Faz exercícios: Uma boa forma de testar os nossos conhecimentos é fazendo exercícios. Ao longo do Secundário, aconselho-te a fazer todos os exercícios que osteusnprofessores te mandarem, bem como exercícios dos vossos manuais ou livros de apoio. Contudo, nos dias que antecedem os exames nacionais, aconselho a fazerem apenas todos os exames nacionais dos anos anteriores (que podem encontrar no site do IAVE), porque não vais ter tempo para fazer mais nada, e para te habituares ao modelo de um exame nacional.
-Disponibiliza algum tempo das tuas férias para reveres matérias já leccionadas: Esta dica não vai agradar a muitos, mas é muito importante estudar um pouco as matérias que já deste, nas férias de Natal e da Páscoa, principalmente se tiveres em ano de exames nacionais. Durante as aulas, só consegues estudar a matéria que dás nas aulas e que vai sair nos testes, por isso as férias são a altura ideal para reveres a matéria que já foi leccionada e que ficou um pouco esquecida.
Espero que estas dicas vos tenham ajudado. Se quiserem mais dicas para os estudos, podem ir ver aqui.
excelentes sugestões! concordo plenamente, todos aqueles que querem atingir os seus objetivos devem fazer um esforço contínuo e evitar que as disciplinas/matérias se acumulem.
ResponderEliminarbeijinhos, Noelle :)
http://supergirlinconverse.blogspot.pt/
Obrigada :). Sim, acho bastante importante ter sempre o estudo em dia.
EliminarAcho que, para quem não sabe que curso quer, há uma regra de ouro: alcançar os melhores resultados possíveis. Há muita gente que tem como meta a média de 15 porque "chega para o curso" que tem em mente mas quem não sabe - como eu também não sabia até ao final do 12º - precisa de manter as portas abertas e de alcançar resultados excelentes (e se percebemos que o curso que queremos tem uma média mais elevada?). Foi o que eu fiz e, quando chegou a altura, nenhuma porta se fechou pelo critério da média :)
ResponderEliminarO último ponto nunca cumpri e duvido que alguém o faça x)
Ah! Outra coisa que me foi útil para o Exame de História A foi o manual de apoio aos exames. Reúne toda a matéria e acaba por ser uma mais valia porque usamos os manuais escolares apenas para tirar dúvidas ou aprofundar mais algumas partes da matéria - não sei se são úteis para as outras disciplinas mas, no âmbito da História A, para mim foi uma valente ajuda :)
Pois, é importante também estabelecer objetivos altos, se não acontece isso que referiste, ter como meta 15 por que chega para o curso, e depois na hora H não entram.
EliminarEu fiz a última dica no meu 11 ano e 12 ano, e foi bastante útil, pois cheguei ao final do ano com a matéria toda sabida para o exame.
boas sugestões.. vou dizer mais uma.. se tiveres dúvidas na matéria tira o mais cedo possível.. porque os explicadores(como eu) não fazem milagres na véspera!
ResponderEliminarObrigada :).
EliminarEssa sugestão também é muito importante.
Obrigada pelas dicas... Vou segui-las à risca.
ResponderEliminarGi (da conta da Mia)
http://agridoceblog.blogs.sapo.pt
Obrigada querida :)
EliminarGostei muito das sugestões.
ResponderEliminarBeijinho
http://thegoldprint.blogspot.pt/
Obrigada :)
EliminarSó de pensar que já é para o próximo ano que vou para o Secundário. Aiii
ResponderEliminarVai correr bem :). Boa sorte :)
EliminarO importante é método, saber estudar e organizar o tempo é fundamental!
ResponderEliminarhttp://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/