"". Life of Cherry: ERA: Como estudar para os exames nacionais. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.9.15

ERA: Como estudar para os exames nacionais.


Este ano muitos alunos vão transitar para o Secundário e, como muitos já devem ter reparado, a exigência aumenta consideravelmente ( sobretudo porque os programas vão mudar este ano).

Por isso, se és um aluno/a que está prestes a entrar no Ensino Secundário e se pretendes entrar na Universidade, aconselho-te a esforçares-te ao máximo nestes três anos, porque são estes três anos que vão decidir a tua média, média esta que conta para ingressares no Ensino Superior. E uma grande parte desta média decide-se nos tão temidos exames nacionais ( só o nome já mete medo).

No entanto, se te preparares  bem para os exames nacionais, este não serão tão "assutadores" como parecem. Assim, e uma vez que este post foi muito pedido, decidi partilhar alguns conselhos com vocês e que me ajudaram imenso a tirar boas notas nos exames nacionais e a atingir os meus objetivos.

-Define os teus objetivos: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” É uma frase muito celébre de Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas que, apesar de ter sido retirada de um conto infantil, aplica-se muito bem neste contexto. Assim, deves estabelecer um objetivo pois, caso contrário, será muito díficil gerir os teus estudos, as tuas notas e o teu desempenho escolar. Se não definires um objetivo, andarás à deriva e sem saber o que fazer. É importante que saibas desde o início do Secundário o curso que queres seguir, ou pelo menos ter uma ideia. Vai ao site do DGES, vê
a lista de cursos e escolhe quatro cursos que te interessam mais. Vê as médias dos últimos colocados e os exames que pedem, para saber quais são as disciplinas em que te deves focar mais. 

-Mantém um estudo contínuo ao longo do Secundário: Ao contrário do que muitos alunos pensam, a preparação para os exames nacionais não começa nos meses que antecedem os exames nacionais, nem muito menos naquelas duas semanas que antecedem os mesmos. Tens que começar a estudar desde o ínicio do Secundário, se possível ir sempre fazendo resumos de toda a matéria, estudar todos os dias e tentar compreender toda a matéria. Não deixem matéria para estudar para os dias que antecedem o exame. Acreditem que naquelas duas semanas , entre o fim ds aulas e antes do exame, mal têm tempo para rever matéria, quanto mais aprendê-la. Tens que estudar continuamente ao longo destes três anos.

-Faz exercícios: Uma boa forma de testar os nossos conhecimentos é fazendo exercícios. Ao longo do Secundário, aconselho-te a fazer todos os exercícios que osteusnprofessores te mandarem, bem como exercícios dos vossos manuais ou livros de apoio. Contudo, nos dias que antecedem os exames nacionais, aconselho a fazerem apenas todos os exames nacionais dos anos anteriores (que podem encontrar no site do IAVE), porque não vais ter tempo para fazer mais nada, e para te habituares ao modelo de  um exame nacional.

-Disponibiliza algum tempo das tuas férias para reveres matérias já leccionadas: Esta dica não vai agradar a muitos, mas é muito importante estudar um pouco as matérias que já deste, nas férias de Natal e da Páscoa, principalmente se tiveres em ano de exames nacionais. Durante as aulas, só consegues estudar a matéria que dás nas aulas e que vai sair nos testes, por isso as férias são a altura ideal para reveres a matéria que já foi leccionada e que ficou um pouco esquecida.

Espero que estas dicas vos tenham ajudado. Se quiserem mais dicas para os estudos, podem ir ver aqui.


13 comentários:

  1. excelentes sugestões! concordo plenamente, todos aqueles que querem atingir os seus objetivos devem fazer um esforço contínuo e evitar que as disciplinas/matérias se acumulem.
    beijinhos, Noelle :)
    http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Sim, acho bastante importante ter sempre o estudo em dia.

      Eliminar
  2. Acho que, para quem não sabe que curso quer, há uma regra de ouro: alcançar os melhores resultados possíveis. Há muita gente que tem como meta a média de 15 porque "chega para o curso" que tem em mente mas quem não sabe - como eu também não sabia até ao final do 12º - precisa de manter as portas abertas e de alcançar resultados excelentes (e se percebemos que o curso que queremos tem uma média mais elevada?). Foi o que eu fiz e, quando chegou a altura, nenhuma porta se fechou pelo critério da média :)
    O último ponto nunca cumpri e duvido que alguém o faça x)
    Ah! Outra coisa que me foi útil para o Exame de História A foi o manual de apoio aos exames. Reúne toda a matéria e acaba por ser uma mais valia porque usamos os manuais escolares apenas para tirar dúvidas ou aprofundar mais algumas partes da matéria - não sei se são úteis para as outras disciplinas mas, no âmbito da História A, para mim foi uma valente ajuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é importante também estabelecer objetivos altos, se não acontece isso que referiste, ter como meta 15 por que chega para o curso, e depois na hora H não entram.
      Eu fiz a última dica no meu 11 ano e 12 ano, e foi bastante útil, pois cheguei ao final do ano com a matéria toda sabida para o exame.

      Eliminar
  3. boas sugestões.. vou dizer mais uma.. se tiveres dúvidas na matéria tira o mais cedo possível.. porque os explicadores(como eu) não fazem milagres na véspera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Essa sugestão também é muito importante.

      Eliminar
  4. Obrigada pelas dicas... Vou segui-las à risca.
    Gi (da conta da Mia)
    http://agridoceblog.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito das sugestões.
    Beijinho

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Só de pensar que já é para o próximo ano que vou para o Secundário. Aiii

    ResponderEliminar
  7. O importante é método, saber estudar e organizar o tempo é fundamental!
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar