"". Life of Cherry: Porque eu não falo de política no meu blog !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

27.6.18

Porque eu não falo de política no meu blog

Porque eu não falo de política no meu blog

Falar ou não de política na Internet, eis a questão. É algo que gera sempre diversas discussões. E discussões na Internet geram, frequentemente, críticas. Há quem critique os bloggers por falarem de política na net, e estarem a tentar impingir as suas crenças aos outros. Há quem critique os bloggers que não abordam este tema, por andarem claramente "desligados da realidade" e " não devem votar de certeza". Basicamente, somos presos por ter cão e presos por não ter. 

Quem segue o meu blog há algum tempo já deve ter reparado que eu quase nunca falo de política. E, muito provavelmente, já se deve ter perguntado porquê. Já falei de tantos temas que são tabu, porém nunca toquei neste, parece até um bocado contraditório. Não, não estou a fazer com que a política continue a ser um tema tabu, nem estou desligada da política. Desde os 18 anos que tenho votado em todas as eleições e que tenho estado sempre atenta à política, embora gostasse de perceber mais do assunto do que aquilo que realmente percebo. No entanto, política não faz parte das categorias do meu blog e assim pretendo que continue a ser, por estas razões.


1. Por ser uma escolha pessoal: Sim, estamos no século XXI e vivemos num país livre, com direito à liberdade de expressão. Na Internet, somos livres de partilhar os nossos gostos, as nossas paixões e opiniões. A blogosfera é comunidade que permite uma partilha de histórias, experiências, interesses e opiniões, e que podem ter uma grande influência na nossa vida. Porém, não acho que esta influência seja benéfica quando o assunto é política. Na minha opinião, a política deve ser uma escolha pessoal, que vem da nossa própria cabeça, da nossa própria pesquisa e dos nossos sentimentos em relação aos diversos partidos. Podemos e até devemos apoiarmo-nos nas redes sociais para acompanharmos as notícias e até lermos algumas opiniões que vão aparecendo nos jornais, mas estar a acompanhar todas as opiniões que vão aparecendo na net pode ser um bocado avassalador e prejudicial até. Numa altura em que tanto se fala dos influenciadores digitais, que influenciam-nos a adquirir certas peças de roupa, a ver certos filmes ou a ler certos livros, já imaginaram o caos que seria se os bloggers se virassem agora a falar sobre os partidos que apoiam? Não tardava nada a termos pessoas a votar em certos partidos porque "ai, a blogger x também votou". A minha influência é muito pequena comparada com outros bloggers mas, ainda assim, é a suficiente para fazer algumas pessoas mudar de opinião. Simplesmente não me parece correto usar uma grande plataforma como a blogosfera para apoiar determinado partido ou determinado candidato.

2. Quero  blog que o meu blog seja neutro: Estão a ver as famílias reais, que são politicamente neutras? É assim que eu quero que seja o meu blog. O meu blog não é um blog político. Portanto, para mim não faz sentido usá-lo para apoiar determinado partido ou determinado candidato. Não quero que as pessoas entrem no meu espaço virtual e identifiquem-no imediatamente como do PS ou do Bloco de Esquerda. 

3. Para preservar a minha imagem online: Quando temos uma presença online bem definida (não apenas como qualquer pessoa que use a Internet, mais como bloggers e youtubers), existe sempre a preocupação de apresentarmo-nos da forma que nos favoreça e proteja mais. Não significa que não estejamos a ser nós próprios, significa apenas que estamos a proteger-nos e a evitarmos más interpretações. Se muitas vezes já somos mal interpretados por coisas triviais, imaginem o que pode acontecer quando falamos de política. Quando abordo temas mais tabu ou assuntos mais sensíveis, tento sempre abordá-los de forma a ofender o menor número de pessoas( escrevo " o menor número de pessoas" porque é impossível agradar a toda a gente, há sempre alguém que vai levar uma opinião a mal) porém, no que diz respeito à política, não encontrei uma forma de abordar este tema sem gerar conflitos. As pessoas exaltam-se facilmente nos comentários, conseguem ser muito mal educadas, muitos ataques, e prefiro manter isso tudo fora do meu blog. Se existem muitos outros temas que geram este tipo de reações? Sim, mas se eu puder evitar, melhor. Existem muitos assuntos que geram discussões, mas que precisam urgentemente de ser falados, pelo que ganhar haters é um preço que não custa a pagar. Mas no caso da política, que é uma escolha tão pessoal e a crença de cada um, não vejo motivos para criar conflitos desnecessariamente. A não ser que seja um assunto mesmo urgente, prefiro manter o meu blog longe dessa negatividade, mantê-lo um espaço positivo e amigável, e guardar a polémica para  outras questões que realmente mereçam essa luta.

4. Porque o meu blog é o meu escape: A blogosfera, para mim, é o meu escape. É uma forma de eu escapar aos stresses e dramas do dia a dia, aos problemas e às preocupações. É um espaço onde exploro a minha criatividade e dedico tempo a apreciar a dos outros. Embora a política possa ser um tópico interessante para abordar, está tão frequentemente associada a negativismo, a conversas com duplo sentido, a faltas de respeito, a ataques pessoais, a problemas e a preocupações com o futuro, que prefiro deixar essas conversas para outros contextos. Não quero estar a ser relembrada 24 horas da vida política, dos problemas que enfrentamos e das consequências das minhas escolhas políticas e de um potencial mau voto. O meu blog é um refúgio onde esqueço este tipo de problemas. Sim, abordo muitos outros problemas e assuntos importantes da atualidade mas, no geral, é um espaço de positividade e que me faz feliz. 


Qual a vossa opinião acerca do assunto? Acham que os bloggers devem falar de política ou manter a sua opinião privada?

24 comentários:

  1. Acho que cada um deve expor/falar/ escrever/ o que gosta e se sente confortável em fazer...Muito boa a tua publicação :))



    Por motivos profissionais, passo em vez do Gil... Lembrando o amor do passado

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente contigo! Eu não falo de política no meu blogue porque, para além de nada ter a ver com o tema principal dele, também quero que ele seja neutro! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Escrever sobre política é algo que não faz parte dos meus planos, porque é um tema onde não me sinto tão à vontade. Para abordar determinado assunto, tenho que estar suficientemente informada sobre o mesmo. Tendo em conta que também gostava de saber mais sobre política do que sei, acho que não seria correto da minha parte aventurar-me por esse caminho. Não o ponho totalmente de parte, mas para já não me vejo a integrá-lo n' As gavetas.
    Cada um é livre de escolher os tópicos sobre os quais pretende falar, até porque, lá está, o blogue é um espaço pessoal. E isso não significa que as pessoas sejam mais ou menos informadas, mais ou menos preocupadas. Significa, sim, que fizeram uma escolha mais restrita de temáticas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não falo de política por não me sentir dentro do assunto.
      Penso da mesma forma que tu, não faz sentido julgarem-nos por escolher falar sobre determinados temas em detrimento de outros.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Política é tema que ainda não abordei no meu blog e que também não tenho intenção de o fazer. Apesar de me tentar informar o melhor possível, não me considero nenhuma especialista na matéria para estar a dizer às pessoas o partido que acho que devem votar, até porque não concordo a 100% com nenhum xD Acho que tens muita razão quando dizes que iríamos ter pessoas a votar num certo partido porque tal influencer também votou, e este é um assunto demasiado sério para isso...

    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, eu também não, pensava que era a única xD.

      Eliminar
  5. Oi!
    Tudo bem? Eu confesso que não entendo nada sobre política, mas vejo muitos debates por aí principalmente porque estudo em universidade federal, então as pessoas ou são de direita ou esquerda. Pra mim isso tem um apelo muito forte, mas usado de forma errada. As pessoas querem expressar suas opiniões tentando passar por cima das dos outros e por isso o tema sempre dá muita discussão. Eu particularmente nunca falaria sobre isso no meu blog e concordo com os itens que você citou.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  6. Acima de tudo, cada um escreve o que quizer no seu cantinho. Quem gostar muito bem, quem não gostar, temos pena,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Concordo totalmente contigo na parte das influências! Influenciar alguém a comprar um certo produto ou ver um filme não é prejudicial (normalmente), agora se alguém se lembrasse de começar a influenciar os seus seguidores em termos de política, e em que partido votar, seria muito mais grave. Infelizmente, essa influência de votos está muito relacionado com o populismo, algo que qualquer sociedade deveria evitar, na minha opinião.

    E sim, temas como futebol, política e religião são sempre os que geram mais ódios, parece que as pessoas não sabem discutir estes temas de forma civilizada

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas não não sabem discutir qualquer tema de forma civilizada, mas nesses três abusam.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Acho que a questão de falar ou não depende muito da pessoa que está por detrás do blogue, no entanto concordo com o que escreveste, será sempre um tema controverso que irá sempre gerar discussão, no entanto, cada um é livre de ter e expressar a sua opinião.
    Por outro lado, não acredito na parte em que dizes que dar a opinião sobre política num blogue vá fazer com que as pessoas que o lêem vão ser ou votar no mesmo partido que tu, pois cada um tem as suas ideias, opiniões e cabecinha para pensar, quem vai atrás de opiniões alheias, também não interessa muito o seu voto, nem acho que um simples blogue tenha puder para levar o partido A ou B a ganhar nas eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não sei. É o que seria de esperar das pessoas, mas depois do que eu já vi, já acredito em tudo. Existe muita malta, oarticularmente a mais jovem, que poderia ser influenciada se agora os "influencers" decidissem falar de política.

      Eliminar
  9. Tens toda a legitimidade para escreveres sobre os assuntos que te são mais queridos no espaço que é somente teu, mas não vejo de que forma alguém que habitualmente escreve sobre temas ditos mais light e, de repente, passe a escrever sobre política tenha capacidade para influenciar quem quer que seja. Quem se interessa por política e procura informação na blogosfera procura blogs assumidamente políticos e a influência que um blogger que habitualmente escreve sobre trivialidades é quase nula, nada fazendo para inverter uma tendência de voto.
    É tão legítimo escrever sobre política como não escrever, mas não é menos verdade que a maior parte dos bloggers toma a decisão mais sensata ao não se atrever a enveredar pela discussão político ideológica. Claramente, são mais os que não têm competência para falar sobre o assunto do que aqueles que têm e isso deve-se ao facto de vivermos numa sociedade completamente despolitizada. Enquanto a mudança sociológica não se fizer, a tendência da blogosfera é manter-se, maioritariamente, longe da política e, se por um lado isso dá uma péssima imagem de nós próprios enquanto sociedade, por outro é melhor que assim seja enquanto não acontecerem mudanças profundas na maneira como encaramos os assuntos ditos mais sérios e que exigem conhecimento detalhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem percebe de política e é mais sensato recorrerá,de facto, aos blogs políticos, mas infelizmente nem toda a gente tem esse discernimento, e caso existissem influencers a falar de política, provavelmente iriam influenciar muitos dos seus fãs. Blogs como o meu não o fariam, mas blogs mais famosos certamente iriam causar isso.
      Sim, também podem optar por não falar por isso e, concordo, é uma escolha muito sensata,mas acredito que também hajam pessoas que optem por não falar pelas razões que enumerei.
      Vivemos numa sociedade despolitizada e é trmos um longo caminho a percorrer para inverter a situação, mas, mesmo que esta situação mude, ainda existirão muitos bloggers a permanecer calados sobre o assunto, quanto mais não seja por o tópico não se encaixar nos temas do blog.
      Não acho que dê uma péssima imagem, é apenas uma escolha pessoal.

      Eliminar
  10. Esta aí um item que eu também não converso com os leitores e nem nas minhas páginas pessoais. Não é porque eu não goste, mas sim porque trabalho em um órgão público.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderEliminar
  11. Acho que os bloggers, acima de tudo, devem abordar o que bem quiserem e o que faz sentido para eles, porque lá está, o blogue é o nosso "escape", onde partilhamos vivências, gostos e aprendizagens, entre outras coisas que fazem parte do nosso ser.
    No entanto, sim, concordo que a política está quase sempre relacionada com faltas de respeito e negativismo, isto porque - não entendo porquê - as pessoas não aceitam facilmente as diferenças de opinião e atacam-se sempre fortemente quando se fala de partidos. Acho que até se poderiam gerar debates interessantes, mas, mais uma vez concordo contigo, haveria sempre gente a pensar que era apenas para influenciar o voto, etc.
    Eu não falo de política no meu blogue porque não estou dentro do assunto - desde os 18 que voto e tenho as minhas preferências, mas percebo muito muito pouco xb - e porque não se enquadra no meu tipo de conteúdo também.
    Se não te faz sentido falares de política, eu acho que fazes muito bem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Concordo inteiramente com todos os pontos que mencionas e seria incapaz de falar de política no meu blogue pelos mesmos motivos que tu. Há muito para falar sobre política, mas eu não me vejo a escrever textos de opinião com essa temática.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Nunca falaria de política no meu blog porque não tenho qualquer interesse pela área, nunca me cativou! Mas concordo com todos os pontos, é uma área que tem muito, mas mesmo muito que se lhe diga!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  14. r: É isso mesmo, "basta saber para onde olhar". Crescer não implica perder o encanto de determinadas brincadeiras/hábitos, é tudo uma questão de querermos ou não mante-los

    O tema não é nada simples, até porque há muitas regras que já estão tão enraizadas em nós, que nem percebemos que poderiam ser o nosso tópico :p
    Utilizaste uma palavra muito importante: questionar. E acho que o nosso mal, muitas vezes, é não o fazermos. Porque aceitamos determinadas normas sem sabermos se se enquadram verdadeiramente no nosso caminho. No fundo, temos que ser sensatos e perceber se a nossa decisão não implicará negativamente outros. Caso não interfira com a sua liberdade, não vejo qualquer mal em cometermos essa rebeldia ahahah
    Sim, é isso, é fazer-me um bocadinho mais presente *-*

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu provavelmente tenho muitas regras, mas não estou a encontrar a certa para abordar.
      Acho que é um grande problema da sociedade, seguir normas sem as questionar.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Pois quando começares a trabalhar vais ver como a política vai influenciar e muito a tua vida. Eu não voto, não defendo partido nenhum porque são todos tão maus e arruinaram o país por várias gerações vais sentir isso quando te reformares, eu sei que és muito nova para pensares nisso mas acredita que o tempo é voraz. Eu falo sobre tudo o que me preocupa, sbre os meus problemas de saúde, sobre roupa, não há tabus. Eu não posso de deixar de ser eu preocupada sobre o que os outros vão pensar, até porque no meu blog têm liberdade de expressar cada um a sua opinião mesmo que não seja a minha. Se houver quem não goste azar. Tem de procurar outro blog. Eu não me auto censuro.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que, de certa forma, já está a influenciar. Eu não me estou a autocensurar, isto é mais uma escolha pessoal e aquilo que eu pretendo para o meu blog. Tal como já disse, quero que seja um blog neutro e longe da negatividade que a política, frquentemente, traz.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Acho que cada um pode falar dos temas que lhe apetecer, mas penso que para falar de política deverá ser mais um blogue que seja virado para esse tipo de assuntos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Gostei da publicação que explica o gosto peculiar nesse blog cherry.
    Tantos temas bons pra que falar em política que não nos trás prazer nenhum nao? mas quem gosta pode escrever que a gente valoriza também. Lógico que preferimos poesias rs
    Beijos

    ResponderEliminar