"". Life of Cherry: Com amor, Simon: Uma Lição sobre Empatia !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.6.18

Com amor, Simon: Uma Lição sobre Empatia

Com amor, Simon: Uma Lição sobre Empatia

(Atenção: Esta publicação contém spoilers. Se não viram o filme " Com amor, Simon", por favor não leiam esta publicação. O filme ainda não estreou em Portugal, mas já podem vê-lo no Mr.Piracy)

Muitos dos problemas do mundo resolveriam-se se as pessoas tivessem mais empatia. Se tivessem em consideração o contexto de uma história em vez de se focarem simplesmente no conflito dessa história. Ninguém se identifica com o conflito, mas certamente que se identifica com as razões que levaram a esse conflito. O filme " Com amor, Simon" é uma grande lição nesse sentido.

Se repararem, o enredo desta história gira muito à volta do contexto. Tudo aquilo que o Simon queria era ser considerado pelo seu contexto e entender como se encaixaria no contexto de outras pessoas depois de assumir a sua sexualidade. Ele passou boa parte da sua vida a reprimir algo que influenciava a forma como ele se relacionava, ele era cauteloso e media bem as suas palavras e, mentalmente, completava as frases com aquilo que realmente gostaria de dizer. Existia todo um contexto por detrás da sexualidade do Simon que o Martin não compreendeu, assim como existia todo um contexto por detrás das ações do Martin que o Simon também ignorou (apesar de o Simon ter mais consciência do que o outro queria), e tudo isto impediu que eles tivessem empatia um com o outro.

O Simon disse algo no final que, para mim, resume todo o filme: " Primeiro, pensei que só era uma coisa gay. Mas depois percebi que, seja em que caso for, anunciarmos ao mundo quem somos é bastante aterrador. E se o mundo não gostar de nós?" . Todas as pessoas têm um conflito interno. Para o Simon, era o medo do que aconteceria se ele assumisse que era gay. Para outras pessoas, é o medo de que os outros não aceitem as suas paixões, como ser ator ou cantor. Para outros, é não achar que são bons o suficiente. Todos nós já escondemos algum segredo com medo de sermos rejeitados.

Fiquei muito feliz com a mensagem que este filme transmitiu. Senti muita empatia por esta história, porque, embora não entenda todo o processo mental que "sair do armário" deve exigir, entendo perfeitamente os conflitos de alguém que não vive quem é de verdade o tempo inteiro, que precisa de se esconder e de pensar bem no que diz com medo daquilo que as pessoas vão achar sobre si. Muitas das coisas que o Simon sentia, eu já senti, mas relacionado com coisas diferentes. 

Esta é a importância da empatia. De percebermos o contexto da pessoa, de tentar entender o que ela a luta pela qual ela está a passar e o que está a sentir, antes de a julgar sem conhecimento de causa, e de como a podemos ajudar. É isto que precisamos de colocar mais nas nossas relações. 


( Reflexão inserida no projeto " Movie 36", criado pela Lyne do blog "Imperium", em parceria com a Sofia do blog " A Sofia World" .  Participantes: Inês Vivas, " Vivus" ;  Vanessa Moreira, " Make It Flower";  Joana Almeida, " Twice Joaninha" ; Joana Sousa, " Jiji"  ; Alice Ramires, " Senta-te e Respira" ; Sónia Pinto, "By The Library" ;  Francisca Gonçalves, " Francisca"  ;  Inês Pinto, " Wallflower" ;  Carina Tomaz, " Discolored Winter";  Sofia Ferreira, " Por onde anda a Sofia?";  Sandra, " Brownie Abroad";  Abby, " Simplicity"; Sofia, " Ensaio sobre o Desassossego" )

10 comentários:

  1. Concordo contigo, acho que o mal geral é mesmo a falta de empatia. Se as pessoas desenvolvessem genuinamente essa capacidade, conseguiram aceitar as diferenças como algo natural e aceitá-las. Consequentemente, não teriam problemas em colocar-se no lugar do outro e perceber que as suas preocupações são tão válidas como outras quaisquer.
    Ainda não vi o filme, mas tive que ler a tua publicação até ao fim, que me deixou com ainda mais vontade de o fazer :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca o filme, mas fiquei com vontade.

    Hoje:- Sou o bago adocicado que tu beijas.

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado.

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar muito bem mas ainda não o vi!
    Parece ser uma verdadeira história de amor <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. O livro é o um dos meus preferidos de sempre, li duas vezes e claro que gostei mais que o filme, mas também gostei muito do filme =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  5. r: É relativamente recente :) é mesmo!

    Compreendo-te ahahah

    ResponderEliminar
  6. Um tema interessante e um filme que gostaria de ver.

    ResponderEliminar
  7. Vi o filme e é lindo! Acho assustador pensarmos que o mundo pode não gostar de nós, por uma coisa que não nos define totalmente. Continuamos a ser as mesmas pessoas de sempre.

    ResponderEliminar
  8. Não vi o filme, mas tive de ler o post até ao fim.
    E agora fiquei com curiosidade para ver. :)

    ResponderEliminar