"". Life of Cherry: Com amor, Simon: Algumas diferenças entre o livro e o filme !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.6.18

Com amor, Simon: Algumas diferenças entre o livro e o filme


( Atenção: Esta publicação contém spoilers. Se não leram o livro e/ou viram o filme não leiam este post).

Todos os amantes de livros, quando um livro é adaptado ao cinema, julgam minuciosamente todos os detalhes do mesmo. Somos piores que o CSI, sempre à procura de diferenças para entre o livro e o filme para podermos julgar. Eu não sou exceção, e passo a vida a fazê-lo. Acho que é a primeira vez que faço uma publicação deste género no blog (tive preguiça de procurar nos meus arquivos), mas vou começar a fazê-lo mais vezes, é algo que faço mentalmente muitas vezes e acho que, desta forma, gerará um debate interessante.

Bem, hoje vou partilhar com vocês algumas diferenças entre o filme " Com Amor, Simon" e o livro original (na verdade, é só mais uma desculpa para falar desta história outra vez, não consigo parar de fangirling!) Não porque o livro tenha sido mal adaptado, digo-vos até que a adaptação está muito boa, apesar de existirem, naturalmente, diferenças, conseguiram captar a essência da história e transmitir a mesma mensagem. Porém, obviamente que não conseguiram colocar horas de leituras em apenas uma hora e meia de filme, portanto aqui estão algumas diferenças que eu encontrei.


1. O título original do livro foi alterado: O título original do livro era " Simon Vs. The Homo Sapiens Agenda". Ao contrário da opinião geral, eu prefiro o título do filme, "Com amor, Simon", acho que faz mais jus à história, porque era a forma como o Simon se despedia nos seus mails. Nem toda a gente iria perceber a referência escondida no primeiro título.

2. A família do Simon: No livro, o Simon tem duas irmãs, a Nora e uma mais velha, a Alice, que está a viver fora, pois foi para a Universidade, mas que volta de vez em quando para ver a família. No filme, temos apenas a irmã mais nova, mas a Alice não existe e, consequentemente, o namorado dela, também não. É um pormenor irrelevante, mas confesso que senti falta da Alice.

3. Não dão muita relevância ao cão: O Bieber quase que não aparece no filme, e nunca vemos o Simon a passear o seu cão. Também é um pormenor irrelevante, mas os cães são tão fofinhos!

4. Os e-mails: No livro, o mail do Simon era "hourtohour.note@gmail.com", enquanto que no filme é "fromthewindow1@gmail.com". Ele ainda se entitula de Jacques, embora a piada do nome se tenha perdido um pouco porque, no livro, o Blue descobriu quem ele era antes dos mails serem relevados por causa do seu significado em francês.

5. A festa de Halloween: No filme, é o Bram que dá a festa em vez do Garrett, e o Simon vai vestido de John Lennon em vez de um Dementor do universo do Harry Potter (tinha muita mais piada ir de Dementor!).

6. A casa da Abby: No livro, a Abby mora muito longe da escola, tendo que fazer uma viagem de carro de uma hora. No filme, ela mora mais perto, apanhando a boleia do Simon. Até gostei desta alteração, dá para criar ali uma melhor dinâmica de grupo.

7. O vice-diretor Worth: Esta foi uma personagem que o filme inventou e ainda bem, trouxe uma grande dose de comédia ao enredo. O vice-diretor é hilariante, o que eu me ri com as falas dele.

8. A paixão da Leah: A FOX criou aqui um triângulo amoroso que, honestamente, era desnecessário. Na história original, a Leah está apaixonada pelo Nick. Até o meio do filme, acreditamos que, de facto, vão respeitar essa parte da história, mas depois somos surpreendidos quando descobrimos juntamente com o Simon que afinal a Leah estava apaixonada por ele. Por um lado, é algo que também acontece na realidade (a eterna frustração de nos apaixonarmos por um gajo que é gay, quem nunca?) mas, por outro, teria sido mais interessante se o Nick e a Leah realmente tivessem ficado juntos.

9. Leah, Simon e Nick vão a um bar gay: Gostava mesmo que esta cena tivesse aparecido no filme, porque iria mostrar o quanto os amigos dele o apoiavam.

10. A grande revelação do Blue: No livro, a grande revelação do Blue é um pouco mais subtil do que no filme. O Blue não deixa de mandar mails abruptamente, ele recusa-se apenas a revelar a sua identidade e os dois, eventualmente, param de falar. Entretanto, o Simon anda sempre com uma t-shirt que ele lhe ofereceu até que, numa altura, quando a decide vestir, descobre que a t-shirt tinha um papel nela o tempo todo, com o número de telefone do Blue. O Simon convida-o para ir a um festival e encontrarem-se na roda gigante e, quase na hora do fecho, o Bram vem ter com ele e o Blue finalmente é revelado. No filme, este encontro foi um bocado mais dramático. O Simon publica no CreekSecrets Tumblr uma mensagem muito poderosa e apaixonada (que adorei) e, no final, pede ao Blue para se encontrar com ele na roda gigante. A revelação decorre exatamente na mesma, mas com uma plateia de adolescentes aos berros. Sinceramente, eu gostei destas duas revelações, no livro foi mais romântica e no filme foi muito emociante (talvez  tenha berrado também).


E vocês? Que diferenças encontraram entre o livro e o filme?

15 comentários:

  1. Procurar essas diferenças já é quase inato. Sabemos perfeitamente que nunca será igual - por vários motivos -, mas parece que andamos à caça do erro ahahah
    Sem ter lido/visto o filme, também gosto mais do nome do segundo. Foca o essencial!
    Gostei de conhecer estas diferenças :D

    Mais uma excelente partilha*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chega a tornar-se até num passatempo divertido xD.
      Obrigada:).

      Eliminar
  2. Já não leio faz tempo, mal começa julho não vou parar.
    Nunca vi o filme também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho lido alguns livros por acaso, mas em julho é que vai ser :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Li o livro e adorei. Vi o filme e também adorei. Mas tenho de admitir que gostei mais do livro. Outra diferença que não mencionas-te foi o facto de a Nora tocar bateria e ter dado um espetáculo na escola. Apesar de ser um pormenor irrelevante, tenho a certeza que iria ser giro de ver no filme.
    P.S:. O teu blog e espetacular ������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei muito do livro e costumo preferir mil vezes os livros aos filmes, mas neste caso acho que o filme complementou bem o livro:).
      Já nem me lembrava desse pormenor, mas realmente seria muito giro :).
      Muito obrigada <3.

      Eliminar
  4. Ver o filme e comparar com o livro, quem não? 😂
    Ainda não vi o filme nem li o livro, mas estou tão ansiosa 😊

    ResponderEliminar
  5. Não li a publicação, pois ainda não li o livro nem vi o filme, mas ando mesmo muito curiosa com este filme :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela visita ao meu blog Cherry. Nao conheco o livro, nem o filme, mas parece ser interessante. Tambem gosto mais do titulo do filme.

    ResponderEliminar
  7. Não vi o filme, nem li o livro... Mas sou uma rebelde e não resisti a ler a publicação XD Que, obviamente, para mim não faz qualquer sentido :D

    ResponderEliminar
  8. Confesso que nunca ouvi falar, nem no livro nem no filme.

    ResponderEliminar
  9. Não li o livro mas vi o filme e gostei bastante. Achei muito engraçado ler este post que acabou por completar um pouco a visão da história com que fiquei do filme! Um grande beijinho.

    diananasnuvens.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Eu amo tanto o universo de Simon, consumo loucamente! Eu simplesmente adoro as mudanças que o filme propôs, sou do contra!

    Abraço!

    viniciustorres.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou propriamente contra, até gostei de algumas mudanças :).

      Eliminar