"". Life of Cherry: 7 personagens da saga "Harry Potter" que sofreram bullying !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

25.6.18

7 personagens da saga "Harry Potter" que sofreram bullying

 7 personagens da saga "Harry Potter" que sofreram bullying

(Atenção: Esta publicação contém spoilers. Se nunca leram os livros ou os filmes da saga " Harry Potter não leiam este post).

Muitos livros e filmes que ocorrem em escolas acabam por abordar o bullying de alguma forma, mas no universo de Harry Potter, os níveis de bullying são surpreendentemente altos. A frequência com que ocorriam agressões físicas e emocionais entre alunos e entre professores parecia indicar que Hogwarts era a favor deste tipo de práticas e que as queria perpetuar. No entanto, acredito que não era essa a intenção de J.K Rowling. A autora da saga mais famosa de sempre abordou muitas vezes este tema não só para nos alertar para algo que (infelizmente) ainda é bastante atual, como também para revelar as vulnerabilidades das personagens, revelar o lado humano dos bullys e criar empatia e compaixão. 

A saga Harry Potter abordou o bullying de uma forma única e extremamente realista. Sentimos mesmo a dor das personagens que são vítimas, ao mesmo tempo que sentimos o desespero e a insegurança dos bullys. Foram muitas as personagens da saga que sofreram de bullying, mas estas destacaram-se particularmente, não só pela crueldade dos atos a que foram sujeitas, mas também pela sua história de vida. 


1. Harry Potter: O protagonista foi, desde o início da história, um grande alvo de bullys. Primeiro, na própria casa dos Dursleys, que faziam com que ele fosse um escravo, dormisse debaixo das escadas, não tendo direito nem a uma prenda no dia do seu aniversário. Depois, quando ingressou em Hogwarts, as coisas melhoraram, mas ainda assim Harry sofreu bastante. Sendo "O Escolhido"  era alvo de inveja de muitos colegas (entre eles, o que mais se destacava era o Draco) e até de professores (como o Snape, embora saibamos mais tarde que ele, na verdade, o estava a proteger).

2. Hermione Granger: Tendo nascido numa família de Muggles, Hermione era muito gozada por isso, principalmente por parte dos Slytherins ( que lhe estavam sempre a chamar " sangue de lama"). Mas não era só por causa do seu sangue que ela sofria de bullying. Muitos também a julgavam muito por ser extremamente inteligente, confundindo essa qualidade com arrogância, orgulho e egoísmo, julgamentos esses que eram pouco fundamentados (ao longo dos livros e das séries, a Hermione usou sempre os seus conhecimentos para ajudar os outros).

3. Luna Lovegood: Luna é das personagens mais amadas da saga, mas o mesmo não acontcia dentro da história. Ela sofria imensas piadas de mau gosto, toda a gente a acusava de ser estranha (até mesmo o trio de protagonistas, inicialmente), davam-lhe alcunhas feias e, mesmo assim, a Luna não queria saber do que os outros pensavam dela e continuou a ser ela mesma.

4. Neville Longbottom: De todas as personagens da saga, o Neville foi aquele que mais sofreu de bullying. Toda a gente dizia que ele não tinha talento, que era um covarde que não devia ter calhado nos Gryffindor, que era burro, que era a vergonha da família (até a avó o dizia)... Nenhum de nós imaginava a história por detrás desta personagem. Só no quinto livro é que percebemos tudo, quando descobrimos que os pais do Neville foram tão torturados ao ponto de se esquecerem do seu próprio filho, e do máximo de afeto que ele passou a receber da mãe a partir daí era um pedaço de papel com doce. Apesar de tudo aquilo que viveu, o Neville acabou por tornar-se numas das personagens mais corajosas quando, por exemplo, se juntou ao Exército de Dumbledore e de ter feito frente ao Voldemort.

5. Sirius Black: O bullying que Sirius sofreu foi mais interno, dentro da família. Sirius viu-se inúmeras vezes no meio de conflitos familiares, como quando se tornou um Gryffindor (uma casa que os Black desprezavam), quando se tornou amigo de um lobisomem e, principalmente, quando se recusou a estar do lado de Voldemort, fazendo com que a sua mãe retirasse o seu nome da árvore genealógica.

6. Severus Snape: Ninguém diria que alguém tão severo e frio como Snape tinha sido alvo de bullying até conhecermos o seu passado. Nos tempos em que era estudante em Hogwarts, Snape foi alvo de chacota por muitos colegas seus, incluindo por James Potter. Ele era a única pessoa que protegia Lily e, ainda assim, ela no final decide ficar com James.

7. Draco Malfoy: Draco Malfoy tinha o mesmo problema interno de Sirius. O seu pai manipulava todos os seus movimentos e tomava todas as decisões por ele e, mais tarde, obrigou-o a juntar-se aos Devoradores da Morte. Draco praticava bullying contra Harry e Hermione para se sentir melhor e porque, no fundo, tinha inveja da vida deles. De todas as personagens, esta foi a que me deu mais pena, porque de rapaz rebelde e forte não passava de uma máscara que escondia muitos conflitos internos e inseguranças. 

14 comentários:

  1. Concordo com todas as personagens que referiste na tua lista, mas eu talvez tivesse de acrescentar o Ron. Aquelas referências maldosas do pai do Draco, logo no primeiro filme - "Red hair, vacant expressions, tatty secondhand books, you must be a Weasley" -, ficaram-me na memória...

    ResponderEliminar
  2. é por isso que acho os livros mesmo educativos. o post está maravilhoso e é tão verdade! parabéns pela tua escrita e criatividade (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua publicação. Como sempre. :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  4. Abordar uma questão tão importante como essa de uma forma realista é o melhor caminho, porque torna-se muito mais claro o que acontece e as medidas que devemos tomar para minimizar os danos. É por isso que sinto que os livros - e os filmes - têm uma papel tão preponderante na vida das pessoas.
    Excelente publicação, como seria de esperar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros e os filmes têm mensagens muito importantes que, por vezes, até passam deslercebidos à primeira. Por isso é que eu gosto de rever a saga :).
      Oh obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Concordo tanto com a tua descrição! Mas se há personagem que passei a gostar, depois de saber os motivos, foi o Snape, no fundo era uma boa pessoa com um coração partido!

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei a saga a odia-lo e no final passei a adorá-lo!

      Eliminar
  6. Adoro todos os teus posts, mas aqueles que são relacionados com Harry Potter têm um lugarzinho especial no meu coração! Ahah!
    Concordo com todas as referências que fizeste e acho que esse lado do Draco que mencionaste no final é mais facilmente compreendido se lermos "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada". E acho que o Ron acaba por ser também muitas vezes alvo de bullying, por exemplo quando se junta à equipa de Quidditch dos Gryffindoor.

    Beijinhos,
    https://inesmartinsxx.blogspot.com/2018/06/algumas-licoes-que-aprendi-em-3-anos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3. Eu adoro escrever posts sobre Harry Potter (tenho muitos agendados) e fico feliz em saber que existem por aqui fãs que gostam de ler.
      Não li a Crianca Amaldioçada, mas ja ouvi dizer que muda muito a nossaa visão sobre a história.
      Sim, agora que penso, ele também sofreu bastante.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adorei adorei! E tenho a dizer que uma das minhas personagens preferidas era o Snape!
    Beijinhos
    https://inessemfiltros.blogspot.com/

    ResponderEliminar