"". Life of Cherry: 13 Qualidades !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.6.18

13 Qualidades


Quando descobri qual era o segundo tema do Desafio 1+3, entrei em pânico. Considero-me uma pessoa com autoestima, sinto-me bem na minha própria pele, mas não estou habituada a refletir desta maneira sobre mim própria. Acho que, no fundo, ninguém está. É muito mais fácil pensar nos nossos defeitos e naquilo que podíamos melhorar do que pensar nas nossas qualidades. Foi assustador constatar que mais depressa escrevia uma lista com 13 defeitos do que com 13 qualidades.

Inicialmente, ia pedir ajuda aos meus familiares e amigos. Mas embora isso fosse um bom exercício para descobrir aquilo que mais admiram em mim, decidi que devia abraçar este tema sozinha e descobrir por mim própria aquilo que há de mais admirável em mim. Acabei de escrever esta publicação com um sentimento ainda maior de auto-valorização e a certeza de que todos temos tesouros escondidos dentro de nós.


1. Sou carinhosa: Adoro contacto físico, abraços, beijinhos e, sempre que posso, gosto de mimar as minhas pessoas. Não sou o género de carinhosa que abraça um desconhecido na rua, a minha timidez inicial faz com que eu hesite em fazer demonstrações de carinho  mas, quando estou mesmo muito à vontade com as pessoas, essa hesitação desaparece.

2. Tenho um sorriso contagiante: Isto é capaz de ser considerado um bocado batota, porque muitas pessoas já elogiaram tanto a forma como eu sorrio mas foi isso  que fez com que, eventualmente, eu me apaixonasse por esta minha característica (ok, isto soou um bocado egocêntrico, mas eu prometo que não sou assim). Agora, o meu sorriso é uma das coisas que mais gosto em mim. Gosto dele mesmo quando, de forma distraída, mostro um pouco das minhas gengivas ao rir-me. Talvez seja por isto que, inconscientemente, esteja a sorrir em (quase) todas as fotos que tenho.

3. Tenho um cabelo forte: Apesar de este ser muito rebelde e de nem sempre ficar como eu quero que fique é, sem dúvida, muito forte e saudável. Nunca tive queda de cabelo, não tenho necessidade de o lavar todos os dias e não fica danificado facilmente.

4. Sou boa ouvinte: Como introvertida, não sou muito de falar, sou mais de refletir e de analisar o mundo ao meu redor e de ouvir. Aprendemos muito sobre as pessoas quando as ouvimos. Estou a falar de "ouvir" no sentido de ouvir de verdade, não de ouvir apenas para saber o que responder. Esta é uma qualidade que eu tenho aprimorado ainda mais em Enfermagem e me tem tornado uma pessoa melhor.

5. Sou aventureira: Como sabem, adoro viajar. Não o faço tantas vezes como gostaria mas, quando o faço, aproveito ao máximo. Em viagens, deixo os meus medos e as minhas inseguranças em casa, e decido arriscar mais, fazer coisas que normalmente não faria e viver no momento (que é algo que, como preocupada crónica, não consigo fazer no meu quotidiano).

6. Sou persistente: Quando meto uma coisa na cabeça, não desisto dela. Por muito que seja difícil, por muito que as minhas inseguranças me tentem convencer que não sou capaz, eu luto por aquilo que quero até ao fim. Aos olhos dos outros, pode parecer que tive uma vida fácil (não diria fácil, mas que fui privilegiada em muitas coisas fui), porém a vida já me testou de maneiras que eu não considerava que eram possíveis e, ainda assim, tive força para continuar. As coisas boas acontecem por acaso, mas as melhores coisas acontecem porque lutamos por elas, e isso é algo que eu tenho bem presente na minha mente nos momentos em que a minha determinação parece falhar.

7. Sou curiosa: Não concordo nada com a frase " A curiosidade matou o gato". Para mim, a curiosidade não é um defeito. A busca incessante pelo conhecimento é aquilo que nos faz crescer e amadurecer. Atenção que, quando falo de curiosidade, não me estou a referir a coscuvilhices. Também gosto de saber mais sobre as pessoas de quem gosto, mas nunca ultrapasso os limites e respeito sempre a sua privacidade. Acima de tudo, a minha curiosidade volta-se mais para o mundo em geral do que propriamente a vida de cada um.

8. Sou extremamente pontual: Quando me apresentam um horário eu cumpro-o sempre, quer seja o horário da faculdade, de uma consulta ou apenas de um simples café com os amigos. Sou mesmo super pontual. Não gosto de causar transtornos nos horários de ninguém. Para mim, é simples, se se combinou uma hora é para cumprir.

9. Sou empática: Todos nós temos lutas internas que os outros nem imaginam que estamos a enfrentar e, no entanto, somos tão duros uns com os outros. O tempo tem-me ensinado a não julgar imediatamente todas as ações que não compreendo, porque pode existir todo um contexto por trás que eu desconheço. Não sou empática ao ponto de tomar a dor do outro como a minha (nem tal seria razoável, os problemas são sempre muito mais duros para quem os tem), dar apoio e ajudar ou, pelo menos, ser um pouco mais amável e tolerante. 

10. Sou humilde: Sei reconhecer os meus erros e defeitos. Não sou orgulhosa, e não tenho medo de pedir desculpa quando sei que falhei para com alguém.

11. Sou dedicada: Dou 100% de mim em tudo aquilo que me comprometo. Não gosto de fazer nada pela metade e isso aplica-se em todos os aspetos da minha vida, desde os mais pequenos detalhes até ao planos mais ambiciosos. Às vezes, isto resulta em frustração, por não conseguir dedicar-me a tudo em igual medida (somos seres com tempo e energia limitada) mas, a maior parte das vezes, considero isto uma grande qualidade.

12. Tenho muito autocontrolo: Não cedo facilmente aos meus caprichos e impulsos. Nunca caí em vícios nem em situações problemáticas.  Consigo estudar de forma produtiva sem recorrer a truques como tirar as tecnologias do quarto. Já cumpri dietas alimentares rigorosíssimas (infelizmente, por razões médicas). Curiosamente, não tenho este autocontrolo a nível emocional o que, por um lado é mau, porque faz com que a ansiedade me ataque mais mas, por outro lado é bom, porque torna as minhas relações mais espontâneas e reais.

13. Sou mente aberta: Nem sempre fui assim, mas a minha (curta) experiência de vida foi-me moldando para o ser. Quando nascemos, todos nós recebemos as crenças das pessoas mais próximas de nós. Algumas mais corretas que outras. Como somos demasiado novos, não temos essa capacidade de discernimento. Só quando crescemos é que começamos a refletir sobre a veracidade de algumas destas crenças e parece que o passo mais lógico seria abandoná-las. No entanto, abandoná-las é desconfortável, porque são tudo aquilo que nós conhecemos. É por isso que muitas pessoas ficam presas a tabus e a ideias pré-concebidas. Tenho aprendido que a melhor forma de viver em plenitude e aproveitar o melhor que o mundo nos tem para oferecer é ter uma mente aberta. Aceitar que os nossos valores e crenças estão em constante mudança e que, mesmo que não seja esse o caso, não faz mal em aceitar uma perspetiva diferente. Considero-me mente aberta em muitas coisas, e estou a trabalhar para sê-lo em outras tantas. 


( Publicação inserida no Desafio 1+3)

34 comentários:

  1. Quando vi este tema, inevitavelmente, senti aquela pontada de pânico. Porque, de facto, é muito fácil olhar para os nossos defeitos, mas reconhecer as nossas qualidades tem muito que se lhe diga - e, honestamente, devia ser ao contrário. Ou, melhor, devíamos ser capazes de os enumerar com o mesmo equilíbrio :)
    Adorei conhecer as tuas 13 qualidades. E revi-me em várias delas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos muito duros connosco próprios, muitas vezes, precisamos de mais desafios destes para nos relembrar aquilo que realmente valemos :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Realmente é um tema difícil! :p
    Revi-me em algumas das tuas qualidades!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente concordo que é um tema difícil de se falar mas tu tiveste à altura dele :)

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que não sei se seria capaz de fazer o que fizeste, não é nada fácil! Fico muito contente por te conhecer melhor, e também por me rever em alguns dos pontos!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  5. É verdade, uma pessoa escreve ou diz mais depressa os seus defeitos do que as qualidades!
    Gostei imenso do tema :)

    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Acho que não conseguia escrever algo com este tema, provavelmente iria ficar a olhar para o vazio durante horas.
    Gostei muito de saber as tuas qualidades. Chegar sempre a tempo é algo que sem dúvida não deves deixar, são poucas as pessoas que o conseguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez te surpreendesses, eu ao início também me custou a começar, mas depois consegui :).

      Eliminar
  7. Curiosidade é altamente importante na vida... Os miúdos são curiosos e isso fá-los desenvolver apetências e capacidades. EM adultos é o que leva a inovações e descobertas.. Em ciência a curiosidade é mesmo o que nos move, isso e o sentido crítico

    ResponderEliminar
  8. Muito bem. Adorei ler as tuas qualidades. Revejo-me em muito pontos. :))

    Hoje: - Adormecer na dor das palavras.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira.

    ResponderEliminar
  9. São excelentes qualidades que fazem de ti uma grande mulher. Olhamos tanto para os nossos defeitos que às vezes até nos esquecemos de tudo o que temos de bom. E não podemos esquecer :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post! Sobre seres carinhosa: eu também sou e costumo dizer que sou um Ursinho Carinhoso AHAHAH Amo abracinhos e pequenas demonstrações de afeto!

    Nomeei-te na tag Sunshine Blogger Award, espreita o post: http://momentosdeataraxia.blogspot.com/2018/06/sunshine-blogger-award.html

    ResponderEliminar
  11. Adorei este post, acho que teria muita dificuldade em enumerar 13 qualidades mas olhando para as que escreveste identifico-me com quase todas elas, por isso este teu post também reforçou um bocadinho a minha auto-estima. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. Adorei o tema e propósito desse post, acho que vou tentar fazer também! E adorei a sua lista de 13 qualidades. Me identifico com algumas delas, como ser carinhosa, boa ouvinte, aventureira, persistente, dedicada e mente aberta. Não sei porquê é tão difícil a gente encontrar qualidades enquanto os defeitos vem tão facilmente... é complicado isso, né? :(

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderEliminar
  13. r: Deixaste-me sem palavras! Confesso que não conheço a autora, mas receber esse elogio enche-me o coração. Muito obrigada, minha querida *-*

    Fico contente por contribuir para essa descoberta :)

    É verdade, do que tenho visto está a ser mesmo giro, precisamente pelas abordagens tão distintas. Estou desejosa de partilhar a minha primeira participação (em princípio, na sexta está no blogue)

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Acho que este desafio é muito difícil não que eu ache que seja uma pessoa com mais defeitos que qualidades, mas 13 é muita qualidade para pensar. Com estas qualidades todas deves ser boa enfermeira olha que eu tenho apanhado com alguns... mas também outros, muitos, muito bons.
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, é mesmo aquilo que eu aspiro ser :).
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Awww, de coração cheio com esse teu comentário. Muito, muito obrigado! Tão bom ler isso :') Fazes-me sentir que, de facto, este é o caminho a seguir! Obrigado, obrigado!

    Ora, modéstia à parte, vejo aí algumas das minhas qualidades. Sem dúvida alguma que maturidade também é olharmos para nós próprios e conseguirmos ver aquilo que de bom temos!

    NEW TIPS POST | KONJAC SPONGES: THE NATURAL WAY TO CLEAN YOUR FACE. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida. Não é falta de modéstia,mostra muita maturidade.

      Eliminar
  16. Não conhecia o teu blog, mas gostei muito, segui :)
    Convido-te a conhecer a pág da minha loja: Página da loja (link)
    E/OU no insta: Milojaetuloja

    Já agora, queres espreitar o meu canal? último vídeo? Agradecia imenso, e ainda mais se gostasses e fosses minha seguidora :$ - Carrega para ver vídeo

    Desde já, obrigada!
    https://maumaria00.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Este não é, de todo, o tema mais fácil e também senti alguma dificuldade em começar, mas depois fui refletindo e vi que afinal tenho mais qualidades do que pensava. Por isso, é que este desafio está a ser ótimo, pois leva-nos a conhecer melhor, a refletir mais e olharmos para nós com outros olhos.
    Eu também estou a adorar ler as publicações referentes a este tema e gosto de ver que há qualidades em comum, qualidades essenciais e que hoje em dia se vão perdendo ou afastando.
    Gostei muito de ler a tua publicação e, como disseste no comentário que me deixaste, temos muitas em comum :)
    Permite-me dizer-te que te acho uma pessoa tão doce, sinto isso ao ler-te. E, por isso mesmo, espero que estas qualidades se mantenham para sempre na tua vida :)

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser muito bom nesse sentido, é um desafio que está a puxar muito por nós, eu dou por mim a refletir sobre coisas acerca de mim mesma que nunca tinha refletido.
      Ohhh, muito obrigada, acabaste de fazer o meu dia <3.

      Eliminar
  18. Eu amei esse projeto, estou pensando até em aderir, porque isso nos faz bem e também melhora nossa autoaceitação!
    Eu sou como você, também sou muito humilde, simpática, mente aberta, sorriso contagiante, boa ouvinte... Só não sou tão persistente, não tenho um cabelo forte. hehe
    Adorei te conhecer mais, estou te seguindo de volta também.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És muito bem vinda,teria muito gosto em ler as tuas abordagens aos temas :).
      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  19. que maravilha esse post! muitas vezes somos mt criticos, reclamando do negativo ao invés de enxergar tanta coisa positiva que temos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  20. Olá nomeei-te para uma Tag no meu blog. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  21. É super difícil falar de nós por vezes! Beijinhos grandes!
    https://inessemfiltros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Devíamos todos "obrigar-nos" a fazer este desafio de 13 qualidades nossas! E ter por perto sempre que nos "massacramos" por sermos "assim" ou não conseguirmos "assado". Não é a coisa mais fácil de se fazer... Adorei conhecer-te melhor com este post :)

    Beijinhos
    nohabitatdeumaintrovertida.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que me sentir mais em baixo ou me estiver a "massacrar", vou ler este post :).
      Beijinhos

      Eliminar