"". Life of Cherry: Eu não gostava de ebooks, mas comprei um Kindle na mesma !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

13.5.18

Eu não gostava de ebooks, mas comprei um Kindle na mesma

Eu não gostava de ebooks, mas comprei um Kindle na mesma

Eu odeio ler ebooks. Odeio mesmo. Sempre preferi livros físicos e sempre olhei com ceticismo para esta nova moda de livros virtuais. Li uma vez um livro no meu computador, e foi a pior experiência de leitura que já tive! Passado poucos minutos ficava com dores de cabeça, com dores nos olhos e extremamente cansada. Só acabei de ler o livro porque este não existia em Portugal e queria saber o final da história. Depois disso, disse para mim mesma que nunca mais! Desde aí, tenho mantido-me sempre fiel aos livros físicos. 

Quando contava isto a leitores ávidos como eu, muitos foram aqueles que me sugeriram para comprar um Kindle. Porém, nunca considerei a sugestões deles. Olhava para aquele aparelho pequenino com desconfiança, como se este ameaçasse aniquilar todos os livros físicos. Mais do que isso, este parecia ameaçar matar toda a experiência de leitura. Afinal, não dá para folhear as páginas nele. Não tem aquele cheiro maravilhoso de livros novos ou o cheiro ainda mais maravilhoso tão característico dos livros antigos. Não dá para tocar na capa do livro e sentir o relevo do título. Nem sequer conseguimos sentir o seu peso (os verdadeiros leitores apreciam ter mais peso de um lado do livro do que do outro, porque representa aquilo que já leram e o quão próximos estão de saber o tão aguardado desfecho da história, se bem que, muitas vezes, causa mixed feelings porque há aqueles livros que não queremos que acabem). Com um Kindle, toda a magia da leitura parecia perder-se.

É por isso que eu, durante muito tempo, me mantive longe destes e-readers. Já tive alguns na mão, mas nunca os explorei o suficiente, porque era teimosa demais para mudar a minha posição em relação a estes. Se os tivesse explorado mais e tivesse ouvido mais atentamente as opiniões que me deram, talvez tivesse adquirido um há séculos. 

E agora chegamos à parte da história em que eu começo a mudar de posição em relação ao Kindle. Desde que me conheço que sou uma "devoradora de livros" mas, nos últimos anos, tenho constatado que estou a ler muito menos. Em parte, é devido ao quotidiano cada vez mais atarefado (como eram tão simples os dias da infância), mas não só. O meu problema é igual a toda a gente que gosta de ler como eu: devoramos um livro em dois ou três dias e depois ficamos a ver navios. Não nos é economicamente possível comprar livros a cada dois ou três dias, nem nos dá jeito estarmos sempre a deslocar-nos à biblioteca mais próxima. Neste jogo do poupar e do adiar, muitos são os livros que ficam por ler. 

Depois, comecei a ficar intrigada com a quantidade de livros que muitas booktubers e bloggers liam. Como é que é possível alguém ler 50 livros num ano? Qualquer que seja a receita, eu também quero! Comecei a segui-las mais atentamente, e descobri o seu segredo, que não era nada mais nada menos do que o Kindle, o aparelho que eu andava a evitar. Ora bolas, desta é que não estava à espera! 

Desta vez, comecei a ouvir as suas opiniões com uma mente mais aberta. Após ler muitas opiniões (inclusive as da querida Sofia, obrigada por me teres aconselhado), ter visto muitos vídeos de youtubers e ter pesquisado um, decidi comprar o meu próprio Kindle, e agora estou apaixonada! Mas afinal, o que é que levou a  que uma pessoa que odeia assumidamente ebooks comprasse um Kindle?


(Para quem se está a perguntar, eu comprei o modelo Kindle 8th Generation, o mais básico)

Para começar, a tecnologia inerente ao Kindle. Não foi o factor decisivo, pois eu já tinha tido alguns na mão, por isso já sabia como funcionava. Mas se não fosse esta particularidade, teria-me recusado a comprar um, por muito boas que fossem as outras vantagens. A tecnologia que o Kindle usa é e-ink, ou seja, tinta eletrónica. Basicamente, o ecrã imita as páginas de um livro.  É isto que torna a leitura neste aparelho tão confortável, porque não tem aquela luminosidade de nos cansa a vista, é como se tivéssemos mesmo a ler em papel. 

Aquilo que me fez mesmo querer um Kindle foi o quão baratos os livros são. A maior parte dos livros na Amazon não chegam a custar 5 euros. Além disso, existem muitas special offers em que, diariamente, x livros ficam grátis. Existem ainda outras formas de ter livros de graça no Kindle, como transferir pdfs da net para o e-reader. Foi esta grande vantagem que fez com que eu decidisse finalmente ter um. Juntando o facto de a bateria durar quase um mês (sim, um mês!), reuniram-se as condições para eu me render ao Kindle.

Ainda não tive oportunidade de explorar muito o Kindle, mas já estou apaixonada por este. Não obstante, continuo a ser team livros físicos. Não há nada que substitua a magia que estes proporcionam. Continuo também a não achar piada a ebooks, sendo os do Kindle a minha única exceção. A diferença agora é que posso ler mais, quando as circunstâncias não me permitem ler livros físicos. Agora não estou condicionada pelo preço dos livros nem pela minha localização geográfica, posso ler sempre que quero e onde quero. Sempre que posso, comprarei livros físicos mas, com a certeza de que, quando tal não é possível, tenho um recurso à mão.

(Fotos: da minha autoria)


16 comentários:

  1. O kindle é uma opção bastante interessante, embora eu seja também adepta dos livros físicos... mas também ando a ponderar "investir" nisso :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pois somos duas Cherry! Não gosto nem consigo ler livros no computador e para mim, livros, notebooks, tudo o que seja ler e escrever é no tradicional papel. Eu só escrevo no pc para o blog, emails e redes sociais ou google. Para não falar das tais dores de cabeça e do esforço tremendo que é para os nossos olhos.
    Não conhecia isto do kindle e é algo a pesquisar, talvez no futuro!
    Beijinhos!

    Creative Frog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Kindle não tens que esforçar os olhos nem te causa dores de cabeça :).
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Também faço parte da team livro físico e dificilmente deixarei de lhe pertencer, mas não descarto por completo a hipótese de, um dia, investir num kindle. Ler no computador está fora de questão, porque canso-me muito mais (e demoro mais a ler), mas gosto do facto de o kindle utilizar essa tecnologia de tinta eletrónica, de facto torna-se muito mais confortável!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Já li imensos livros no telemóvel (do Wattpad principalmente) e até não desgostei. Nunca fui da team livros físicos pois não acho que leia assim tantos para gostar da textura e afins. Deveria ler mais, essa é a verdade. Nunca pensei em comprar um Kindle mas já anotei a ideia para o meu ebook. Beijinhos minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca consegui usufruir muito do Wattpad por não conseguir ler com o telemóvel, é demasiado desconfortável para mim.
      Se já gostas naturalmente de ebooks, ainda adorarias mais um Kindle :).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá!!!
    Eu já uso o kindle já à algum tempo e também gosto bastante. Quando comecei a usar também achei que não iria conseguir ler livros pelo telemóvel porque não è a mesma coisa que pegar num livro e descontrair, mas surpreendi-me a mim mesma e atualmente leio muito mais no kindle do que com livros físicos!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. O Kindle está na minha lista há imenso tempo, mas a verdade é que não é, de todo, uma prioridade...continuo a ser fã de ir à Vandoma comprar livros usados :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também continuo a ser fã de livros físicos, mesmo tendo um Kindle:).

      Eliminar
  7. Confesso que prefiro o livros físicos mas a verdade é que ficam mais caros que ler em ebook
    .
    * Meu amor ... o que amo em ti *
    .
    Feliz início de semana.

    ResponderEliminar
  8. Acho que é uma opção interessante, mas é como dizes, a magia não é a mesma.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de também me considerar "team livros físicos", acho o kindle uma boa aposta! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Nunca pensei adquirir um kindle, mas não fazia ideia da diferença em termos de preços :o compensa muito!
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ohhh... com a minha idade, já não vou mudar de opinião.
    #teamlivrosfisicosforever 😂😂😂

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde demais para mudar de opinião, estamos sempre a crescer :).
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Também ando inclinada a adquirir um Kindle mas a balança pesa menos para esse lado por ser team livros físicos, tal como tu. :)
    Um beijinho.

    O meu blogue, "Apenas Francisca": https://apenasfrancisca,blogspot.pt

    ResponderEliminar