"". Life of Cherry: 5 coisas que adoro no blog " By The Library" !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

6.5.18

5 coisas que adoro no blog " By The Library"

5 coisas que adoro no blog " By The Library"
Quando eu era mais nova, não tinha muitas pessoas com que partilhar a minha paixão pelos livros. A maior parte dos meus amigos não gostava de ler, e algumas até me faziam sentir que ler era algo muito nerd (tanto que houve um ano eu quem eu não li nenhum livro, na tentativa de ser mais popular. Coisas estúpidas que fazemos na adolescência...). No Secundário, encontrei algumas amigas que gostavam tanto de ler como eu, e trocávamos frequentemente sugestões de leitura. Mas foi quando entrei na blogosfera que a minha wishlist de livros aumentou exponencialmente  (e, mais tarde, outra comunidade fantástica, o booktube, mas isso é assunto para outro post). Os books bloggers contribuíram imenso para diversificar a minha lista de leitura e para me dar a conhecer escritores talentosos que não teria conhecido de outra forma. 

Sigo imensos book bloggers estrangeiros mas, curiosamente, não conheço muitos portugueses. Acho que esta comunidade ainda não está muito desenvolvida em Portugal. Ou se calhar sou eu, que não anda a seguir os blogs certos (se tiverem sugestões partilhem nos comentários). A book blogger portuguesa que sigo mais fielmente é a Sónia, do blog " By The Library". Estas são as 5 coisas que fazem com que eu volte sempre ao cantinho dela. 


1. As fotos encantadoras de livros:  Todos os booklovers que se prezem têm uma obsessão secreta ( ou, se calhar, não tão secreta assim) por fotos de livros. Quando não podemos ir a uma biblioteca apreciar as lindas capas que lá estão em exposição nas prateleiras, refugiamo-nos nas fotos da book bloggers e booktubers. As da Sónia são particularmente deslumbrantes.  As fotos incluídas nas  suas publicações são minimalistas, sem grandes props pelo meio, dando mais destaque aos livros. Se querem deliciar-se com mais das suas bonitas fotografias, podem espreitar a  conta de Instagram que ela criou exclusivamente para livros.

2. A suas reviews de livros cativantes: Fazer reviews de livros sem dar spoilers e sem as tornasr aborrecidas pode ser uma tarefa extremamente complicada.  É muito fácil cair no erro de os tornar  numa versão mais extensa da sinopse ou de os carregar de "adorei" e "melhor livro de sempre" (e acabamos por perder um pouco a credibilidade, é impossível gostarmos de todos os livros dessa forma). Mas com as reviews da Sónia, isso não acontece, muito pelo contrário. Ela escreve reviews  muito coerentes, honestas e de tal forma absorventes que sentimos que estamos sentados a tomar um café com uma amiga que nos estás a dar sugestões para as nossas próprias leituras.

3. O seu amor pelos livros é contagiante: Até para uma "devoradora de livros" como eu. A minha paixão pela literatura já é grande por si só, mas atinge sempre picos de cada vez que leio as publicações que a blogger escreve de forma tão apaixonada. Fazem o meu coração palpitar!

4. A forma incansável como incentiva todas as pessoas a lerem: A maior parte dos books bloggers e booktubers tem, como seu público pessoas os amantes de livros. A Sónia, para além de já ter conquistado muitos amantes de livros, pretende chegar àqueles que ainda desconhecem os poderes dos livros e que lhes resistem. Ela defende continuamente que existe um perfil literário para outros e já abordou em várias publicações (como esta e esta) o impacto que os livros podem ter nas nossas vidas. Acho muito importante esta sensibilização que ela está a fazer, a mostrar àqueles que afirmam não gostar de ler que a literatura é muito diversa e que todos podem encontrar prazer nas páginas de um livro, só precisam de encontrar o seu estilo.

5. É um refúgio para todos os amantes de livros: A frase que consta abaixo no título do seu blog, " The Place for Readers", não é enganadora. " By the Library" é, de facto, um refúgio para todos os amantes de livros. A paixão pela literatura é, muitas vezes, algo incompreendido para quem não partilha o mesmo interesse, e são muitas as vezes em que ouvimos " Lá estás tu outra vez a ler, não tens nada mais importante para fazer?" ou " Por amor de Deus, não chores, é só um livro".  A cena é que, para  nós, os livros não "só" livros, são  tal como a Sónia  os descreve "melhores amigos, companheiros, heróis sem (ou com?) poderes". São também portas para mundos novos ou teletransportes para sítios do mundo onde nunca estivemos e não temos oportunidade de visitar de outra forma. " By The Library" é um lugar mágico para aqueles que não duvidam dos poderes da literatura. 


E vocês? Já conheciam este blog? 

17 comentários:

  1. Comecei a seguir o blog recentemente por isso não tenho
    Uma opinião formada, mas gostei de saber todas essas qualidades! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  2. Estou de coração cheio e sem saber bem o que dizer. Levo sempre estes miminhos muito a peito, não só por saber que as pessoas gostam realmente do que escrevo, mas acima de tudo por ter a certeza, através de publicações como estas, que a mensagem está a ser transmitida. Que a literatura é importante. Que os livros merecem um lugar de destaque nas nossas vidas. Não sei se é exagero este agradecimento todo ou não, mas acredita que foi muito especial para mim. Por mais leituras. Mais livros. E momentos especiais como este. Obrigada, Margarida (acho que é a primeira vez que te chamo pelo teu nome, mas parece-me errado estar aqui a fazer toda uma dedicação de amor e tratar-te pelo teu pseudónimo digital 🙈♥️

    Um grande beijinho,
    Sónia R. Pinto 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás,sem dúvida, a transmitir uma grande mensagem. A forma apaixonante coml escreves sobre literatura é mesmo contagiante e acredito que já terá feito com que mais pessoas descobrissem o poder dos livros.
      Apesar de não precisares de agradecer (porque fui eu que escolhi homenagear o teu blog desta forma),o teu agradecimento não é nada um exagero, é um comentário muito amoros.
      Sente-te à vontade para fazê-lo mais vezes se assim o quiseres <3.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Não conhecia mas já estou a seguir! Obrigada por partilhares :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto imenso do blog e já sigo à algum tempo! <3
    Beijinhos 😘

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Ainda não conhecia,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Confesso que também gosto muito de ler. É um dos meus hobbies.
    .
    * Não posso calar o coração *
    .
    Cumprimentos Poéticos

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia esse blogue, mas tenho que o ir espreitar! :p

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá, vim devolver a tua visita ao meu Estrelices. O tema dos livros é super-pertinente. Também tenho um book blog (http://capamole.blogspot.pt), mas não é exatamente como gostaria que fosse: entre trabalho, filho e casa não me sobra muito tempo para o desenvolver tal como desejo... fico-me pelos meus mornos planos :)

    Obrigada pela dica da Melina Souza. Não conhecia e subscrevi imediatamente.

    Continua a ler, é o meu único conselho. Hoje, com 35 anos, é uma das minhas grandes paixões... e a única que tento inculcar ao meu filhote! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos tantos prioridades na vida que, muitas vezes, os nossos blogs acabam por ficar um pouco em segundo plano.
      É o que planeio fazer, é uma das minhas grandes paixões :).

      Eliminar
  9. Adoro a forma como a Sónia se expressa! Não só através da escrita, mas também através das fotografias. O seu discurso, como referiste, é extremamente coerente e cativante. Sempre que entro no seu blogue, é como se estivesse a folhear um livro, que nos prende na primeira palavra *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa a sensação que dá, que estamos a ler um livro :).

      Eliminar
  10. Adoro o blog da Sónia! Gosto das reviews de livros, dos filmes, saio sempre de lá a saber mais qualquer coisa e com uma ou outra sugestão para apontar. Gosto mesmo muito de passar por lá e ver o que ela nos traz "hoje" :)

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia o blog mas vou já tratar disso :p

    ResponderEliminar
  12. desconhecia por completo o blogue da Sónia, mas só por este teu post escrito de forma tão apaixonada, fui logo visitar e gostei tanto que já o adicionei ao meu feedly:) obrigada pela partilha.

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  13. Esta tua rubrica é espetacular. Parabéns! Fui ao blog da Sónia por causa de ti e adorei os temas que ela aborda e a maneira como escreve pronta a cativar-nos.
    Beijinhos
    https://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3. Fico mesmo feliz por saber que estou a difundir o trabalho de bloggers que adoro :).

      Eliminar