"". Life of Cherry: 20 coisas que aprendi com 20 anos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.5.18

20 coisas que aprendi com 20 anos

 20 coisas que aprendi com 20 anos

Amanhã completo 21 anos de vida. E, tal como já manda a tradição aqui no blog, hoje é dia de refletir sobre as lições que o último ano me trouxe.

Este ano foi um dos melhores da minha vida. Os acontecimentos dos meus 20 anos apanharam-me completamente desprevenida, tanto pela negativa como pela positiva, mas o balanço geral foi muito positivo. Aconteceram tantas coisas inesperadas que até custa a acreditar que foi tudo no mesmo ano. Dos meus 20 anos, surgiram aprendizagens igualmente inesperadas mas muito valiosas.


1. As coisas são sempre muito piores na nossa cabeça: As coisas nunca acontecem como nós as imaginamos, para o bem e para o mal. Frequentemente, fazemos um filme na nossa cabeça sobre determinada situação que receamos, ficamos ansiosos, sofremos, e quando essa situação finalmente acontece, não foi tão má como imaginávamos que íamos ser. Apesar de ter aprendido isto, isto não me impede de continuar a stressar pelas coisas mais aleatórias mas, infelizmente, a ansiedade não é fácil de controlar, e eu ainda não arranjei estratégias para lidar com a minha.

2. Ser anestesiada não é tão aterrorizante quanto parece: O ano passado tive que fazer uma endoscopia, um exame médico que envolve anestesia (pode não envolver mas, por uma questão de conforto, eu preferi assim). Nunca tinha sido anestesiada pelo que, para mim, a ideia de perder a consciência, mesmo por meros minutos, era aterrorizante. Na realidade, foi melhor do que o que eu pensava. Só me lembro de os enfermeiros me dizerem "pensa em algo bom para sonhares" e, antes de eu sequer ter decidido em que memória boa para sonhar, já tinha adormecido. Acordei muito calma, como se nada tivesse acontecido. Foi o melhor sono da minha vida heheheh!

3. Ninguém tem o direito de te rebaixar, independentemente da sua posição: Nem os teus professores, nem o teu chefe, nem sequer a tua família. Ninguém pode desrespeitar ou privar-te dos teus direitos como ser humano só porque estão numa posição superior à tua.

4. Não tens que dar justificações a ninguém sobre as escolhas que fazes na tua vida: Chega uma certa altura da tua vida em que já não és mais criança, és adulto e, portanto, és responsável pela tua vida. Nessa altura, a vida é tua e tu fazes dela aquilo que quiseres. Não tens que pedir autorização a ninguém para fazer determinadas escolhas nem podes permitir que escolham por ti. Podes (e deves até) informar as pessoas que te amam sobre as tuas escolhas,mas não tens que justificá-las nem pedires desculpa por as fazeres. Se não tomares agora controlo sobre a tua vida quando o vais fazer?

5. As pessoas que gostam verdadeiramente de nós vão apoiar-nos em tudo (mesmo naquilo que não concordam): Há certas decisões na vida que são arriscadas, pois podem fazer com que percamos o apoio de certas pessoas que amamos. Mas este ano aprendi que as pessoas que nos amam verdadeiramente irão apoiar-nos até ao fim do mundo, se for preciso. Por muito que não concordem com certas decisões e que fiquem chocados com estas, que nos abandonem no início, no final vão sempre perceber aquilo que é mais importante e vão voltar para o nosso lado, para nos apoiarem como sempre fizeram.

6. A Universidade muda mesmo uma pessoa: Todas as fases da nossa vida vão moldando a nossa personalidade, mas sinto que a Universidade muda mesmo uma pessoa. Estes 4 anos parece que passam num instante, mas ao mesmo tempo parecem uma vida. Sinto que já sou uma pessoa completamente diferente daquela que era quando era caloira. 

7. O meu "eu" online é diferente do meu "eu" real (e não tem problema nenhum): Em fevereiro, decidi refletir sobre algo que já assombrava a minha cabeça há algum tempo e cheguei a esta conclusão, o meu "eu" online é diferente do meu "eu" real, e isso é normal. Esta é uma batalha interior que terei sempre que enfrentar enquanto blogger, aceitar este facto e reconhecer que, embora estes dois "eus" sejam diferentes, fazem parte da mesma pessoa, da mesma identidade, da mesma vida.

8. Os planos são (quase) sempre ajustados: Quando reflito nos últimos 20 anos da minha vida, apercebo-me que quase nunca nada correu como eu planeei. Sempre gostei de controlar tudo, cada plano até ao mais ínfimo pormenor e depois a vida fazia das suas e virava-me tudo de pernas para o ar. Aprendi que devo, sim, continuar a fazer planos, mas deixar margem para os imprevistos da vida e ter capacidades e recursos para reajustá-los.

9. Nem toda a gente quer ser ajudada: Quero sempre ajudar as pessoas e fazer todos os possíveis para que elas possam ser a sua melhor versão, por isso foi preciso muito tempo e algumas más experiências para perceber que nem todas as pessoas querem ser ajudadas. Se uma pessoa não quer ajuda, provavelmente não está preparada para recebê-la, e ajudá-la pode causar mais danos do que benefícios.

10. Não te vão dar aquilo que queres se não pedires: Quer seja pedir uma boa nota a um professor, uma promoção ao teu chefe ou uma oportunidade a alguém, ninguém te vai dar aquilo que queres se não pedires.

11. As pessoas geralmente não se lembram dos teus momentos embaraçosos: Todos nós temos aquelas histórias embaraçosas que repetimos vezes sem conta na nossa mente logo após terem acontecido. Mas temos que parar com isto. A única pessoa que é torturada com estas histórias és tu. Todas as outras pessoas já se esqueceram do sucedido logo após acontecer. Não, ninguém se vai lembrar das vezes em que tropeças no paralelo, das vezes em que quais dos teus saltos, das vezes em que entornas uma bebida, das vezes em que ficas sem saber o que dizer a uma pessoa linda de morrer nem das vezes em que dizes algo incrivelmente idiota. Até podem demorar alguns dias a esquecer, mas eventualmente ninguém se irá lembrar. Quando vires que a tua mente está a tentar repetir essas histórias, foca-te no que estás a fazer no presente.

12. Fazer sem estar pronta: Já adiei muitas situações na minha vida e já perdi muitas oportunidades com a desculpa de "não estou pronta". Porém,este ano fui posta à prova e fui posta em situações sem estar pronta, e acabei por me sair muito melhor do que estava à espera. E com isto aprendi algo que andava há anos a negar, nós (quase) nunca iremos estar prontos para nada. Raros são os momentos em que nos sentimos "estou preparado(a) para isto!" Iremos sempre sentirmo-nos nervosos, com medo de fracassar ou com medo que alguém faça melhor que nós. O melhor que temos a fazer muitas vezes é pormo-nos a caminho e ter coragem para enfrentar os obstáculos.

13. Não te conformes com menos do que aquilo que mereces: Sempre me disseram que eu fui uma pessoa muito insatisfeita com a vida. Que parece que nunca estava bem com o que tinha, que queria sempre mais. E durante anos, estas afirmações fizeram-me sentir culpada por ser tão ambiciosa. Porém, percebi finalmente que querer mais não significa que não estejamos bem com aquilo que temos. E não, não temos que nos conformar com o mediano como a sociedade quer que o façamos.  Não nos temos que conformar com empregos que não nos dão prazer, com relações más, com pessoas que não nos acrescentam nada, com cidades que (já) não parecem ser o nosso lugar. Não faz mal em querer mais, tu mereces querer mais. Não se trata de ser insatisfeito com a vida ou mal agradecido, trata-se por lutar porque aquilo que tu realmente queres, com todo o coração.

14. Perdi a vergonha de escrever: Em setembro, toda a minha turma universitária (que tem quase 100 alunos!), descobriu o meu blog. E se na altura achava que ia morrer de vergonha, agora estou grata por isso ter acontecido. Porque se não tivesse acontecido eu ainda hoje achava que era uma vergonha ter um blog e admitir que escrevia. Desde então, sinto-me mais livre. Livre porque já não tenho que esconder os textos que escrevo no fundo da gaveta, porque já posso falar do meu blog à vontade  e porque posso falar do quanto adoro escrever. É realmente bom podermos falar das nossas paixões e podermos mostrá-las ao mundo sem vergonha. Agora que já não tenho vergonha de escrever, sinto que esta ainda está mais ligada a mim e faz-me ainda mais feliz.

15. Não precisas de carregar os teus problemas sozinha: No início de 2018, o peso dos meus problemas tornou-se demasiado insuportável de carregar. Nessa altura, tive que engolir o meu orgulho de "nunca incomodar os outros e ter tudo o controlado" e pedir ajuda. Nesses dias, estava um caco emocionalmente e não conseguia pensar. E foi bom ter pessoas que, por uns dias, assumiram o controlo por mim e ajudaram-me a levantar-me e a resolver os meus problemas. Fez-me perceber que não, eu não estou sozinha, mesmo quando penso que estou, e que tenho pessoas a quem posso recorrer. Ainda não aprendi a exprimir-me quando as coisas correm mal, ainda guardo muitas coisas para mim (é um vício terrível), mas descobri que tenho uma rede de apoio mais alargada do que o que eu pensava e que não preciso de fazê-lo.

16. Não faz mal mostrar a nossa vulnerabilidade: A ideia de sermos vulneráveis aterroriza-nos. Todos nós evitamos a todo o custo mostrarmos os nossos sentimentos e emoções, com medo de sermos ridicularizados, humilhados e magoados. Em qualquer situação que constitua uma ameaça (seja física ou emocionalmente), nós construímos como que um muro à nossa volta, que ninguém pode saltar. Mas, por vezes, é preciso saber deixar alguém entrar. Somos todos seres humanos e, como tal, todos temos sentimentos. De vez em quando, é precisamos partilharmos os nossos sentimentos com alguém, parar criar empatia, para mostrar que nos importamos, para os ajudar (ou para nos ajudar a nós mesmos). Isso não faz de nós pessoas fracas, faz de nós pessoas apenas.

17. Sê interessado(a) antes de ser interessante: Tenho constatado que as pessoas, frequentemente, não querem saber do quão interessante és até se aperceberem do quanto te interessas por elas.

18. Um bom batom é um grande boost de confiança: Não sei porquê, mas sempre tive a ideia que os batons de cores fortes me ficavam mal, por ter lábios mais grossos. Foi uma crença estúpida que tive durante muitos anos, em parte alimentada pelo facto de nunca ter encontrado o batom certo para mim, mas agora que o encontrei este tem sido o meu aliado em dias de apresentações, dias de estágio, dias de saídas noturnas e até em dias completamente banais só porque sim. Não são as coisas materiais que nos fazem sentir bem, a atitude tem que vir de nós mesmas, mas um bom batom pode nos dar logo outra confiança e postura. 

19. Nós nunca conhecemos verdadeiramente as pessoas: Por muito próximos que sejamos das nossas pessoas, nós nunca as conhecemos verdadeiramente. Existem facetas delas que nunca vimos, medos que elas nunca nos confessaram, erros que cometeram e que nunca chegamos a saber, talentos que nunca vimos,... Achar que sabemos tudo o que há para saber acerca de uma pessoa é um erro que cometemos frequentemente, mas não necessariamente mau. Dá um certo encanto às relações quando temos oportunidade de ver um lado do outro que nunca vimos.

20. De um dia para o outro tudo muda: Os principais acontecimentos dos meus 20 anos foram assim, de um dia para o outro. Tanto para o bom como o mau. Existiram dias que passaram depressa de aborrecidos para épicos. Outros que passaram de bons para angustiantes, quase a roçar no catastrófico. Isto fez-me ver como na vida tudo é tão volátil e frágil. Num dia temos tudo e no outro podemos perder tudo. Precisamos de ter sempre em mente como tudo é efémero, aproveitar ao máximo todos os momentos, e aprendermo-nos a adaptar depressa a novas situações.

15 comentários:

  1. Identifico-me tanto com o que escreveste! Tenho 23 e já mudei tanto em tão poucos anos. Nunca tenhas vergonha de definir bem quem és e o que gostas/lutas :)

    Fizeste muito bem em escrever este post, nem que seja para organizar melhor as ideias na cabeça. A partir de agora é só melhorar :)


    Um beijinho*
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de escrever estes posts, são uma boa reflexão sobre o meu crescimento :).

      Eliminar
  2. É quase surreal o que nos pode acontecer num ano; a quantidade de coisas que mudam e que nos obrigam a adaptar a realidades novas. Mas, independentemente do que essa mudança implicar, nunca deixa de ser positivo, porque dá-nos mais bagagem e mais mecanismos de defesa.
    Revi-me em muitas dessas aprendizagens!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta tua lista. É mesmo isso!

    Beijinhos ❣

    ResponderEliminar
  4. Aprendeste imensa coisa num ano apenas. Aprendi uma data de coisas até agora em 2018 e vejo que infelizmente deixei de fazer o que mais gostava devido ao companheiro que tinha. E quanto ao não ajudar quem não quer ajuda, acho que finalmente mentalizei me disso. Quando não querem ajuda não podemos fazer mais nada senão esperar, mas também não podemos esperar para sempre. Espero que o teu dia de anos seja incrível! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca deixes de ter uma vida por uma relação. O fim deste relacionamento pode estar a trazer-te muito sofrimento agora, mas no futuro vai fazer com te sintas mais livre e vai trazer-te relaçõrs melhores.
      Foi mesmo incrível! Beijinhos

      Eliminar
  5. Identifico-me muito com o que escreveste!
    A única coisa que eu faço é as endoscopias sem anestesia, é realmente preciso muita coragem, mas na minha cabeça e demasiado dinheiro para apenas 10 minutos. Mesmo muito dolorosos que eles sejam... sou Forreta que é que se há-de fazer? Aha
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conseguia, mas também estou em posição para poder gastar mais dinheiro. Muitas pessoas fazem sem anestesia não por serem forretas,mas porque não têm dinheiro.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. A 3º, 5º, 19º e 20º foram as com as quais mais me identifiquei... Adorei ler esta reflexão e perceber que realmente crescemos muito em 20 anos!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/05/q-5-aqui-vem-as-respostas-parte-1.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. E vais aprender tantas mais, essa é a magia de crescer :)

    ResponderEliminar
  8. Aos 23 vaishttps://www.annydajuba.com/?m=1 ter outra mentalidade e por aí a diante.
    Ainda me lembro quando a minha turma de licenciatura e mestrado souberam que tinha um blog hahahahah a vergonha é nossa eles gostam e ainda seguem depois o trabalho e querem saber tudo e mais alguma coisa .
    https://www.annydajuba.com

    ResponderEliminar
  9. Fico contente por teres tido um ano, que no final de tudo, foi positivo e ainda te trouxe aprendizagens que são importantes para o resto da tua vida. Há coisas que só percebemos quando passamos por elas e outras que pensamos que são muito piores do que são na realidade. O importante é darmos a volta por cima e parece-me que o fizeste muito bem. E agora tens ainda mais coisas para contar :)

    ResponderEliminar
  10. Ahah, as histórias embaraçosas...é bem verdade. só nós é que ficamos a revivê-las vezes sem conta. Tudo excelentes aprendizagens sem dúvida.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar