"". Life of Cherry: Vamos parar de negar: todos nós temos preconceitos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

22.2.18

Vamos parar de negar: todos nós temos preconceitos

 Vamos parar de negar: todos nós temos preconceitos

Numa sociedade ainda pouco inclusiva, há quem queira nadar contra a corrente e fingir ter toda uma tolerância em relação a tudo quando, na verdade, não tem. Dizem-se muito tolerantes em relação a tudo e a todos, contudo são os primeiros a torcer o nariz à mínima diferença que encontram. E ai de quem os chame de preconceituosos, que insulto!

A palavra "preconceito" tem, frequentemente, uma conotação demasiado negativa. Tanto que, atualmente, vivemos quase que aterrorizados, a medir bem cada comportamento nosso e cada palavra que usamos, para nos safarmos de receber o temível rótulo "preconceituoso".  As pessoas que são intituladas de preconceituosas são pintadas de uma forma muito feia, monstruosa até: são pessoas de mente fechada, de pensamento retrógrado, frias, pouco tolerantes e, pior de tudo, com atitudes discriminatórias.

Porém, o preconceito e a discriminação nem sempre andam de mãos dadas. E essa crença advém do facto de a maior parte de nós nem saber sequer o que esta palavra significa. Já pararam para pensar no verdadeiro significado da palavra? Basta dividi-la: é um pré-conceito. De acordo com o dicionário, é uma ideia preconcebida sobre algo ou alguém. Não significa necessariamente que estejamos a ser ignorantes,  precipitados ou que estejamos a discriminar. Apenas estamos a estabelecer um juízo de valor sobre algo ou alguém, sem conhecimento de causa. E acreditem, é algo que estamos a fazer a toda a hora. As primeiras impressões que temos quando conhecemos alguém, por exemplo, não são isso mesmo?  Um preconceito não é nada mais nem menos do que uma ideia preconcebida manifestada racionalmente pelo direito de nos exprimirmos livremente.

Durante o meu percurso académico, já me deparei com várias temáticas e realidades diferentes da minha, e fui desconstruíndo alguns mitos em que acreditava. Muitas vezes, fui confrontada pelo meu próprio consciente " Como pude achar isto daquilo? Será que estou a ser preconceituosa?". Demorei algum tempo a reconhecer humildemente que sim que, de facto, estava a ser preconceituosa, mas não da forma que pensava. Preconceituosa no sentido em que tinha uma ideia pré-estabelecida sobre algo, mas estava motivada a desmantelar essas ideias e formar novos conhecimentos. Mas nunca agi de forma discriminatória.

Vamos reconhecer isto de uma vez por todas: todos nós temos preconceitos. Uns mais que outros, mas todos temos. E isso não é necessariamente mau. A diferença entre sermos preconceituosos e discriminantes está naquilo que fazemos com os preconceitos que temos. Procuramos, de mente aberta, aprender mais sobre determinado assunto ou determinada pessoa/comunidade para, aos poucos, reformular as ideias que tínhamos? Ou partimos logo para a ação, sem nos preocuparmos com a nossa falta de informação e com as consequências que daí poderão advir, como ferir os sentimentos das outras pessoas? 

Quer queiramos ou não, ter preconceitos faz parte da natureza humana. Não podemos impedir isso. Aquilo que podemos impedir é que estes partam para atos discriminatórios porque esses sim, são desumanos e impedem-nos de viver de uma forma livre e feliz. 

43 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que escreveste! Até porque já estudei sobre isso e é exatamente aquilo que dizes, é estabelecer uma determinada ideia sobre seja o que for e que nos acaba por poder moldar um pouco o pensamento, mas só molda o comportamento e dá origem a comportamentos discriminatórios se o permitimos.
    Se formos honestos connosco mesmos vemos que temos essas ideias, é simplesmente porque o nosso funcionamento leva a que tentemos procurar ligações entre coisas que nem sempre espelham a realidade. A melhor abordagem é precisamente a que referiste, questionarmo-nos sobre a verdade efetiva.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já estudei sobre isso, na verdade até foi o que me inspirou a escrever este post :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Também reflecti sobre isso durante o meu secundário. O que me fez fazer o click foi a óptima professora de Filosofia que tive. Na altura falávamos de questões como o aborto, a homossexualidade e a eutanásia. A minha mente era... fechadíssima, se é que lhe posso chamar assim e infelizmente, preconceituosa. Não tenho vergonha em admitir oporque acredito que todos nós concluímos e adquirimos como certo determinadas situações conforme o meio e as pessoas que nos rodeiam. Acho que o mais importante é de vez em quando pararmos um pouco para sermos também críticos com os nossos julgamentos de forma mais fria. Há pouco tempo vi na internet daquelas bandas desenhadas que parecem inocentes mas dizem tudo. Dizia "a gente consome muita coisa 'pronta'... por falta de tempo ou preguiça! Mas o pior é consumir 'opinião pronta'..."

    Entretanto quero também agradecer-te o feedback no meu blog, uma vez mais!
    És mesmo querida e é impossível ficar indiferente aos teus comentários!
    Um grande beijinho*

    P.S. - Fiquei contente quando decidiste dar a cara pelo blog. E surpreendida! Não sei como escondeste a tua beleza por tanto tempo. Acho que deves aparecer muito mais, Cherry!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sintas vergonha de admitir isso. Arroscatiaa dizer até que muitos de nós eramos de memte fechada quando éramls mais novos, e foram os meios e as pessoas com quem contactamos que nos moldaram e mudaram a nossa forma de pensar.
      Essa banda desenhada diz tudo. Numa sociedade que se limita a consumir informação, o mais grave é consumirem opiniões sem refletirem sobre os próprios assuntos.

      Ora essa, não é preciso agradecer :). Admiro muito o trabalho que fazes no teu blog, és uma travel blogger que partilha as suas viagens de forma muito cativante, e espero que fiques por cá durante muito tempo :).
      Muito obrigada <3. Foi muito mais libertador do que eu pensava. Agora já não tenho receio de me mostrar por aqui e irei fazê-lo mais vezes sem dúvida :).

      Eliminar
  3. Adorei o teu texto e concordo plenamente! O preconceito existe sim e não tem de ser necessariamente algo negativo!
    Beijinho, Bia :)

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso e texto. Palavras sábias:)) Adorei

    Hoje:- Silenciada nas águas do rio.
    .
    Bjos
    Boa noite

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito desta tua reflexão. Considero-me uma pessoa de mente aberta e tento sempre fugir ao pensamento retrógrada, mas tenho preconceitos como qualquer outra pessoa. As minhas primeiras impressões são sempre um pouco negativas e acabam por influenciar a forma como penso de alguém no início, mas tenho vindo a tentar mudar isso sempre que possível. Acima de tudo acho que devíamos ser todos um pouquinho como tu, capazes de admitir as nossas falhas e construirmo-nos mais e melhor para não deixar que isso influencie as nossas acções e relacionamentos com outros. :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). És uma pessoa de mente aberta, não te conheço pessoalmente, mas quem lê o teu blog vê isso. Acho que isso é compreensível, temos sempre medo do desconhecido.
      Não sou perfeita nisso, mas tento fazer o meu nelhor para descontruir os meus preconceitos :).
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Acho que tens razão. Todos somos um pouco preconceituosos mas temos de lutar contra isso, seremos muito mais livres

    ResponderEliminar
  7. A verdade é mesmo essa: todos nós temos preconceitos e é algo inevitável. Pode até ser algo que à partida achemos que não temos nada contra mas depois franzimos o nariz. Não tenho nada contra a homoxessuais mas confesso que às histórias que ouço de alguns fazem-me franzir o nariz. Não julgo. Cada um é como é e como bem lhe apetecer. Apenas acho que é normal esse "franzir de nariz" visto que muitas das coisas ainda são "novidade". Adorei o post! Como sempre. Beijinhos

    [Mudei de domínio devido à uns problemas. Agora encontras me em www.dezoito.pt]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, é uma realidade diferente da tua, é normal estranhares. O importante é que respeites, o que é certamente aquilo que fazes :).
      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Concordo contigo, todos nós temos preconceitos, sendo que alguns temos mais e outros menos.


    R: Muito obrigada querida pela preocupação. Eu vou sim enfrentar a doença e controla-la.

    ResponderEliminar
  9. Bela análise que aqui fazes, é algo que também já tive que debater comigo mesma: é impossível não termos preconceitos, se não os tivéssemos nunca saberíamos como agir em situações novas. No entanto, o que importa é termos a abertura de os reconhecer e destruir quando confrontados com os factos. E nunca, nunca descriminar graças às ideias que temos na nossa cabeça - not miss perfect here, isto também não é fácil, nem que seja a nível microscópico.

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Exato! É mesmo isso que importa, não deixar que as nossas ideias se traduzam em atos discriminatórios.

      Eliminar
  10. sim, todos nós temos. alguns podemos até esconder, mas temos que elaborar por nós mesmos. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
  11. R. Muito obrigada!Tens preferência na cor do saco de organza onde ele vai dentro? Tenho em azul claro e laranja :)

    ResponderEliminar
  12. "Vamos reconhecer isto de uma vez por todas: todos nós temos preconceitos." É exactamente isto! Obrigada pelo que escreveste !

    ResponderEliminar
  13. Que incrível a conclusão! Lembra-me aquela das tentações que refiro tantas vezes: Tentações todos temos, algumas más, a diferença está em como lidamos com estas e com os pensamentos menos bons - agimos sem pensar ou tentamos acalmá-los?
    É mesmo verdade isto. O preconceito está em todos nós, é-nos incutido pelas religiões diferentes, pelas cores de pele distintas, pelos olhos verdes, azuis e castanhos, pelos países separados, pelos costumes das vilas e cidades, etc. Alguns desvalorizam-nos completamente e, por isso, nem reagem a eles, nem são ultrapassados por estes, porém, a diferença entre as pessoas racistas/discriminantes e as tolerantes está mesmo na forma como lidam com estes conceitos que lhes ultrapassam a cabeça, na forma como lidam com os outros em questão e na maneira como falam.
    Que toda a gente leia isto antes de fazer comentários pejorativos a torto e a direito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3.
      Nem mais, é como as tentações!
      É mesmo, está em todo o lado e todos nós somos influenciados por este conceitos, mesmo que inconscientemente. Descontruir estas ideias nem sempre e facil, mas é o que nos distingue dos discrimiantes, esse esforço para conhecer a verdade.

      Eliminar
  14. Ola Querida!
    Concordo plenamente quando dizes que as pessoas mais tolerantes são as piores no que toca a ter perconceito.
    Obrigado pelo post, gostei muito <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o que dizes! Também me habituei a analisar as palavras e preconceito é o que é. Julgamento antes do conhecimento. O que é importante é não nos deixarmos moldar pelo preconceito e construir conceitos :)

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
  16. O preconceito faz parte de nós, precisamente por ser aquela ideia prévia que estabelecemos sobre as coisas, as pessoas e até sobre nós mesmos. Podemos ter a mente mais aberta do mundo (e é bom que isso aconteça), mas não nos livramos de fazermos um juízo de valor, que, muitas vezes, até é inconsciente. Agora, isso torna-se mais ou menos aceitável consoante a nossa postura em relação aos mesmos. Uma coisa é construíres uma imagem de algo, mas estares recetivo a que não seja totalmente assim ou, então, estares recetivo que pode ser exatamente aquilo, mas que a tua atitude não será menos respeitosa por isso. Outra coisa completamente diferente é quando tens esses preconceitos e, por causa deles, tens atitudes desagradáveis e intolerantes. Aí, sim, entramos na vertente da discriminação. Como referiste, e bem, a diferença entre sermos preconceituosos e discriminantes está naquilo que fazemos com os preconceitos que temos.

    Excelente reflexão!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, é a primeira impressão que temos sobre as coisas. Não diria melhor, o problema não são os preconceitos, são a forma como lidamos com estes.

      Obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  17. que excelente post! parabéns. beijinho

    https://iispinklove.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Que bela reflexão. Não poderia estar mais de acordo contigo.
    "Apenas estamos a estabelecer um juízo de valor sobre algo ou alguém, sem conhecimento de causa. " quantas vezes?
    Basta estarmos num contexto com pessoas novas que a nossa mente leva-nos logo a pensar. É normal, e não é negativo desde que não passe para a discriminação, como tão bem referes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Exato, todas as situações novas levam-nos a formular juízos de valor sem conhecimento de causa.

      Eliminar
  19. Boa reflexão! Não tinha esta ideia sobre a palavra em si e também a considerava prejurativa mas faz todo o sentido! Obrigada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu só me apercebi disto agora na faculdade.

      Eliminar
  20. Somos, e muitas vezes somos até sem nos apercebermos. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. São estes textos que gosto de ler, com conteúdo e opiniões!
    Discriminação nunca, acho que é o nosso dever tentar informarmo-nos ao máximo e não nos deixarmos levar por aquilo que os outros dizem. E penso que isto é válido para tudo na vida.

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  22. Ainda hoje tive uma conversa a respeito deste assunto e parece que ainda há muito incómodo em falar. Eu acho que se deve falar sim. Até deixar de ser uma questão. Obrigada!

    ResponderEliminar
  23. Exactamente, fizeste bem a distinção entre preconceito e discriminação, porque o preconceito toda a gente tem "direito" a tê-lo, porque toda a gente tem direito a ter a sua opinião (seja boa ou má, no nosso ponto de vista), no entanto, ninguém tem o direito de discriminar quem quer que seja.

    ResponderEliminar
  24. Adoramos a forma como escreveste e fizeste a distinção entre os dois termos. É isto que falta a muita gente! Preconceito todos temos e não tem necessariamente de ser mau. Muita gente precisava de ler isto.
    Obrigada mais uma vez pelos teus post's incriveis!

    Beijinhos,
    I. e A.
    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Não podia concordar mais, além de nem todos o admitirmos, sem dúvida que todos somos preconceituosos no nosso dia a dia, já a discriminação é como dizes, não é a mesma coisa.

    ResponderEliminar