"". Life of Cherry: As amizades para sempre e as que não duram (e a forma de valorizar ambas) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3.2.18

As amizades para sempre e as que não duram (e a forma de valorizar ambas)


A qualidade das relações não se mede pelo tempo em que as pessoas estiveram na nossa vida. Lá por alguém ter saído da nossa vida não quer dizer que não fosse um amigo verdadeiro. Significa apenas que um conjunto de circunstâncias, como o tempo e a distância, impossibilitaram a continuidade da amizade. Se há amizades que resistem a isso? Sim, resistem a isso e a muito mais. Mas por vezes, não existe empenho nem esforço que possa atenuar os efeitos destas circunstâncias.

Mas, certamente, se nos voltarmos a cruzar com essa pessoa, a amizade que tínhamos estará lá. Quantas vezes já me aconteceu passar meses ou até anos longe de amigos e, quando os voltava a ver, é como se nada tivesse mudado. Contudo, se tal nunca acontecer, não tem problema.

Existem amigos que estão ao nosso lado toda a vida, e outros que estão apenas numa fase específica. E os segundos não são necessariamente piores que os primeiros. Enquanto estiveram na nossa vida  ajudaram-nos, fizeram-nos rir, alegraram-nos, aprendemos algo com eles e apoiaram-nos. Podemos já não ter contacto com eles agora, mas estamos gratos por terem estado presentes quando mais precisámos deles e guardaremos para sempre um bocadinho deles dentro de nós, assim como eles, certamente, também guardarão um bocadinho de nós nos seus corações.

Existe uma frase inglesa que eu gosto muito, que diz " There are friends for the season, friends for a reason and friends for life". Amigos por uma época, amigos por uma razão ou amigos para sempre, todos devem ser valorizados. Uma amizade é uma amizade, independentemente do tempo que dure. Por isso, vamos parar de questionar a veracidade das amizades unicamente com base nesse fator.

A qualidade das relações não se mede única e exclusivamente pela sua longevidade. Mais importante que isso, é aquilo que as pessoas nos fizeram sentir durante o tempo em que conviveram connosco.

30 comentários:

  1. So nice and interesting post darling! Great! Like it!
    Enjoy in weekend! ♥
    New post is on my blog, Maleficent

    ResponderEliminar
  2. Concordo completamente com o que disseste! Não é necessariamente mau o facto de nem todas as amizades serem para sempre, porque como na vida há fases e fases, também há diferentes tipos de amigos :)

    ResponderEliminar
  3. Uma amizade, para mim, pressupõe longevidade, porque supera tudo: as ausências, os momentos menos positivos, as conquistas, as opiniões opostas, os gostos tão diferentes e tão iguais... Agora, isso não significa que as pessoas tenham que estar juntas diariamente. Porque nem sempre a vida o permite. O que distingue uma amizade verdadeira das outras é que esse afastamento é compreendido por todas as partes, porque não há cobrança. Acredito, sim, que ninguém chega ou sai da nossa vida por acaso, há sempre uma razão. E que, independentemente do rumo que essas ligações levarem, não podemos ser ingratos e desvalorizar o impacto positivo que aquela pessoa teve em nós. Não nos podemos esquecer de tudo o que passamos de bom. Claro que custa perceber que alguém que esteve ao nosso lado já não está; custa até a aceitar. Mas, enquanto esteve, fez-nos bem e isso não pode ser esquecido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também, mas valorizo as outras de igual forma :).
      Não diria melhor. Independentemente do futuro de uma relação, não devemos desvalorizar o impacto positivo que teve na nossa vida.

      Eliminar
  4. Concordei com tudo o que referiste. Apesar de não falar com muitos amigos, quando nos vemos só dizemos "olá" e nada mais. Há uns que é como se nos víssemos todos os dias. E há outros que discutimos e não nos falamos. Até hoje passamos e não dizemos nada. Melhor assim. Há amizades que se não forem verdadeiras não há nada que as suporte. Adorei o post! Obrigada por teres ido ao meu blog! Senti-me honrada! ❤️ Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. Melhor poucos amigos e bons do que aqueles que há mínima oportunidade nos abandonam.
      Obrigada :). Ora essa, leio o teu cantinho sempre que posso, mas confesso que não sou uma comentadora assídua, mas tenho que mudar isso :).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Estou totalmente de acordo afinal de contas há amizades instantâneas, que naquele exato momentos, nos fizeram tão bem!

    Beijocas, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho que toda a gente se identifica com este post :) é bem verdade... acho que acabamos por adaptar as nossas amizades (com a excepção das poucas que são para a vida) à fase da vida em que estamos.

    ResponderEliminar
  7. Há um texto muito bonito sobre o fim das amizades que começa assim: “Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas atiradas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos...”. Tem tanto haver com este texto!
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já li esse texto, mas agora não me lembro onde.

      Eliminar
  8. As amizades, verdadeiras, são cada vez mais escassas...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho um amigo que, passe anos ou dias, sempre que nos encontramos ou falamos nada mudou.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por falares neste tema, apoio todas as palavras que disseste, revejo-me em algumas delas :)
    Gostei muito do teu blog <3 segui
    Tenho um giveaway a decorrer no blog, visita!
    Beijinhos!
    Blog ♡ SimplyNeca
    PASSATEMPO a decorrer no Blog

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo em grande parte. Há amizades que duram mais, amizades que duram menos e todas têm o seu valor, as circunstâncias, como tu falaste, têm muita interferência nas nossas relações. No entanto, acho que quando queremos mesmo mesmo manter uma amizade, a gente consegue, mesmo que o vento sopre no sentido contrário. Não me culpo pelas amizades que se perderam, mas também não os culpo a eles, simplesmente não deu e cada um segue o seu caminho. Quem sabe, um dia nos voltaremos a encontrar e possamos voltar a ser tudo que éramos sem rancores ou ressentimentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe :). Recentemente, retomei amizades com pessoas que não falava há anos.

      Eliminar
  12. Eu tenho amigos que não vejo há anos, no entanto, não deixo de os considerar meus amigos :) cada um com as suas vidas e quanto mais tempo passamos sem nos ver, mais novidades temos para contar quando combinamos aquele cafezinho xD

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo. Essas pessoas que estão connosco numa determinada fase não são maus amigos, antes pelo contrário. Simplesmente a vida acontece, faz parte.

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um cabaz de novidades da Nyx!

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito do post. A maio parte das minhas verdadeiras amizades são daquelas que não nos vemos há bastante tempo, por causa da distância.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  15. gostei mesmo muito do teu texto e confesso que até me fez pensar um pouco sobre as minhas próprias amizades, é uma maneira bem otimista de olhar as coisas. eu pensava que por já não falar muito ou mesmo nada com algumas pessoas nunca fomos verdadeiramente amigos mas a verdade é que a sua presença foi reconfortante no período da minha vida em que surgiram.
    também me fez pensar no filme "papuça e dentuça" ou "the fox and the hound". vi esse filme há pouco tempo e fartei-me de chorar, fiquei traumatizada para aí uma semana porque não me lembrava do fim triste. cada vez que pensava que no final a raposa e o cão não puderam manter a sua amizade porque vem de meios muito diferentes e foram obrigados a separem-se sentia-me mesmo deprimida (eu sei que é parvo mas eu adorava o filme xD). agora já ultrapassei um bocado este dilema mas o teu texto fez-me ver que o tod e o coper são amigos na mesma, se um dia se voltassem a encontrar iam ter a mesma amizade, simplesmente não podem conviver tanto. se nunca viste o filme provavelmente não percebeste nada deste meu comentário mas aconselho-te mesmo a ver, é um exemplo que comprova a tua perspetiva :p
    beijinhos! :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Nunca vi esse filme, mas fiquei interessada :). Mas tiro a mesma conclusão que tu, acho que, apesar de a separação ser triste, essas duas personagens guardaram no coração a amizade que tiveram e todos os momentos que viveram juntos.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Gostei bastante desta tua reflexão! Adoro a forma como descreveste as diferenças entre as amizades e o porquê de as devermos valorizar!

    ResponderEliminar
  17. Concordo totalmente contigo! Ter certos amigos durante uma fase específica não é necessariamente mau, o que interessa é que passamos bons momentos com eles! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Cherry, parabéns por este desabado, lição! Já passei por algumas amizades em que dava tudo pela pessoa e esta deixou-me e agora vira-me a cara. Nestes casos é mais difícil encarar a amizade da forma que descreves, pois existe a mágoa. Mas o teu post deixou-me a pensar de deveria pelo menos ver aquilo que existiu, de uma maneira melhor. Obrigada e continua! Beijinhos

    Www.creativefroggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada <3. Todos nós temos tendência a magoar aqueles que mais gostamos, mas isso não significa que o sentimento nunca tenha estado lá.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Adorei o que dizes e realmente é importante que os amigos nos apoiem e nos façam sentir bem!! É o melhor que pode acontecer...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-segundo-dia-em-roma-ootd-66.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  20. Tens toda a razão, e devemos sempre valorizar todos eles e a importância que têm na nossa vida, pois nada dura para sempre, e nas relações de amizade também é assim claro.

    ResponderEliminar