"". Life of Cherry: Eu adoro animais, mas não sou vegetariana ( e isto não é uma dissonância cognitiva) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3.1.18

Eu adoro animais, mas não sou vegetariana ( e isto não é uma dissonância cognitiva)

 Eu adoro animais, mas não sou vegetariana ( e isto não é uma dissonância cognitiva)

Todos nós já nos cruzámos com alguma pessoa vegetariana ao longo da nossa vida. Muito provavelmente, nem nos apercebemos logo que ela era vegetariana, porque não tinha aparência de hippie como nós pensamos que os vegetarianos têm sempre. O momento em que tudo descobres que alguém é vegetariano é sempre um pouco constrangedor, no mínimo. Inconscientemente, ficamos sempre um pouco nervosos, um pouco reservados e, de repente, temos consciência que existe ali uma divergência de opiniões, quase como uma barreira. Grande parte das vezes, a pessoa acaba por dizer que é a sua escolha de vida, mas que não tem problemas com a tua, que cada um põe o que quer no prato e continuam amigos, na boa. Esta é a atitude mais saudável e a que, felizmente, a maior parte dos meus amigos vegetarianos têm.

Mas muitos não têm essa atitude. Hoje em dia, o vegetarianismo tem-se tornado cada vez mais uma moda. Cada vez mais as pessoas aderem ao vegetarianismo, umas por razões de saúde, mas grande parte por razões éticas. Até aqui tudo bem. Eu suporto e adoro a forma como os vegetarianos e os vegans defendem os direitos dos animais tão apaixonadamente, e a forma como sacrificaram e mudaram a sua dieta para serem mais compatíveis com as suas crenças ( ao longo do texto vou dizer só vegetarianos para simplificar, mas tenho consciência da diferença entre estes dois conceitos). O que eu não gosto é a superioridade moral que alguns vegetarianos pensam ter em relação aos outros. Muitos julgam as pessoas que comem carne, e chamam-nas de monstros, assassinos, que se acham superiores aos animais e que não qualquer respeito pela vida dos outros seres vivos.

Desde que me tornei blogger, já fui algumas vezes confrontada com a pergunta " Porque é que não és vegetariana? Pareces-me ser uma boa pessoa, com bons valores, defensora dos animais... Mas comer carne não vai de encontro aos teus valores, alguma coisa está errada aí..." . Também me fazem esta pergunta na " vida real", mas não com tanta frequência como me fazem na Internet. Também já constatei de cada vez que alguém aborda as razões pelas quais não é vegetariana, há sempre um grupo de pessoas que se junta para a julgar.

Há uns tempos atrás eu li um slogan de uma campanha de ativistas vegetarianos que dizia " Tu não podes adorar animais se os comes". Fiquei bastante revoltada com o que li, porque é uma afirmação bastante ignorante e injusta. Poderia dar-vos o meu exemplo, mas tenho uma amiga minha que é um exemplo muito melhor do que eu. Ela sempre adorou toda a vida animais. Tem muitos animais de estimação, cães, gatos, peixes, até pássaros. Já foi voluntária em vários projetos para cuidar de animais e já ajudou a salvar alguns. Há dois anos realizou o seu sonho de entrar em Veterinária. E, no entanto, ela come carne e peixe regularmente. Ela é apenas um exemplo, porque eu conheço muitas mais pessoas que são defensoras ativas de animais e que comem carne.

Eu sempre adorei animais toda a vida, e sempre fui grande defensora deles. Nunca usei casacos de pele verdadeira ( sempre sintética), nunca maltratei animais, não sou a favor de touradas e sou totalmente contra  qualquer forma de entretimento que os envolva. Mas também a carne sempre fez parte da minha dieta, e não me sinto minimamente culpada por isso, nem sinto que isso vá contra as minhas crenças. Não estou a criar uma dissonância cognitiva por viver desta forma.

Se eu podia ser vegetariana e estar disposta a alterar a minha dieta, a procurar alternativas, de forma a defender ainda melhor os animais? Sim, podia. Mas, no meu caso, nem seria o mais saudável para mim. Dado a um problema de saúde que tive recentemente , não posso comer grande parte dos alimentos que compõem uma alimentação vegetariana. Eventualmente, quando estiver melhor ( já estou a melhorar, aliás) vou tentar comer mais variedade de legumes e consumir menos carne ( era o que já estava a planear fazer antes de ficar doente), mas nunca vou cortar completamente. Porque ,sinceramente, gosto de carne e gosto de ter uma alimentação variada.  E não sou pior pessoa por isso, nem tão pouco os meus esforços pela defesa dos animais são em vão.

O problema aqui não é comer carne. O problema é a quantidade de carne que consumimos e a forma como a produzimos. Comer carne é o ciclo natural da vida. Ninguém acha imoral quando um lobo mata um coelho para comer. Por isso, porque é que acham imoral quando uma pessoa mata um coelho para comer? Muita gente esquecem-se disto, mas nós também somos animais. E, como tal, também temos instintos e necessidades para serem satisfeitas. Claro que podemos ser saudáveis na mesma sendo vegetarianos, mas com a ajuda de suplementos ou procurando alternativas. Mas nem todos conseguimos isso, seja por questões de saúde, seja por razões económicas, seja simplesmente porque gostamos de ter uma alimentação variada.

 Não é preciso cortar radicalmente a carne da nossa dieta. É preciso é comermos menos carne e mais variedade de alimentos, além de repensar seriamente a forma e protestar contra a forma como as indústria da carne estão a criar e a tratar os animais. A indústria da carne, em geral, está a criar muitos animais em condições terríveis, a dar-lhes comida pouco saudável para fazer com que engordem mais depressa e está a matar milhões de animais desnecessariamente, quando poderia matar muitos menos. Muitos dos animais vivem num regime de medo e tortura, com tão pouco espaço que mal podem andar ou deitar-se confortavelmente e, muitas vezes, fechados em autênticos barracões em ponto grande, sem luz do dia.  

Há muitas mudanças que têm de ser feitas, mas podemos começar a mudar já hoje. Como é que as pessoas que não são vegetarianas podem contribuir para acabar com este flagelo? Reduzindo os seus consumos de carne, optando por consumir mais alimentos da roda de alimentos, consumindo menos carne processada, comprando carne a produtores locais, e reduzindo os desperdícios. Se a maior parte das pessoas reduzisse o seu consumos de carne para, por exemplo,3 vezes por semana ( um dos princípios, aliás, da dieta mediterrânea), o número de animais que não seriam abatidos e o impacto ambiental já seria muito menor. São pequenas mudanças que parecem não levar a nada, mas que poderiam ser bastante significativas se todos nós o fizéssemos.

As intenções de muitas pessoas são boas mas falham neste ponto: valorizam muito mais a longevidade de um animal do que a sua qualidade de vida. Muitos estão concentrados apenas nisto " se eu não comer carne, não estou a contribuir para que matem mais animais". Eu cá acho que, se calhar, a  qualidade e experiência de vida destes animais, muito mais a sua longevidade. Porque, quer queiram quer não, para viver vão ter que matar sempre algo. As plantas também são seres vivos. Podem dizer " ah, não é a mesma coisa." Para mim, é. E não é ignorância da minha parte dizer isso. As plantas conseguem comunicar umas com as outras, têm memória, e podem até perceber sentimentos humanos. Obviamente que isto não pode servir de desculpa para continuarmos a consumir carne desenfreadamente nem tão-pouco para desvalorizar os esforços dos vegetarianos. É só para termos noção que não é possível termos uma existência 100 % cruelty-free. 

Portanto, vamos acabar de uma vez por todas com esta batalha dos vegetarianos/ vegans contra as pessoas que comem carne. Vamos parar de ver o vegetarianismo como uma religião e vamos encará-lo como um estilo de vida tão aceitável como ser omnívoro. E, sobretudo, vamos parar com estas frases de " não podes gostar de animais se come carne", " não podes ser veterinário se comes carne" ou " não podes ser ambientalista se não és vegetariano". Além de absurdo, é extremamente cansativo. Mas aceitar de uma vez por todas que existem diversas formas de contritibuir para a defesa dos direitos dos animais, sendo vegetarianos, semi-vegetarianos ou omnívoros, e que nenhum destes esforços são em vão. O que cada um de nós come é uma escolha pessoal que vai muito mais  além de o gostarmos ou não de animais. Existem escolhas melhores do que outras, é certo, mas não existe uma única escolha certa, podem existir várias. Na vida nem tudo é preto nem branco, e esta temática não é exceção.


Qual a vossa opinião sobre o assunto?

97 comentários:

  1. Sinceramente gostava de conseguir deixar de comer carne, mas sei que não consigo. Porque não gosto de muita coisa que poderia ser a alternativa e porque gosto de carne, mas contudo quero reduzir o consumo. Admiro quem é capaz de deixar de comer carne, é preciso força de vontade, mas como dizes não é por comer carne que não gosto de animais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu às vezes também gostava mas, definitivamente, não é para mim. Contudo, tal como tu, tenho grande admiração e respeito por quem escolhe este estilo de vida. O que eu quero realçar aqui é que é isso mesmo, lá por comer carne não quer dizer que não goste de animais.

      Eliminar
  2. Concordo contigo, não é por comer carne que odiamos animais e os vamos maltratar e apreciamos isso. Mas também temos que ver que esta situação de veganismo apareceu mais devido aos problemas ambientais que estes estavam a causar.
    O que mais me irrita nesta situação toda é o Governo esconder tanto esta situação, fingir que o aquecimento global acontece apenas por causa de combustíveis fósseis e não revelar que na realidade o maior causador é a criação intensiva de gado!
    Adorei o facto de teres falado sobre isso no teu blog acho que é um assunto que as pessoas deviam comentar mais e deste-me a ideia de referir o assunto também no meu! Eu pretendo reduzir o meu consumo de carne, não agora porque ainda vivo com os meus pais, mas no futuro, porque quero melhorar o ambiente nem que seja um bocadinho.

    -Abby (www.bloguedaabby.blogspot.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, uma das razões pelas quais o veganismo anda tão em voga é por causa disso.
      É mesmo revoltante! Isto é tudo um jogo de interesses, e a verdade é que quem está no poder não quer saber do aquecimento global para nada. A forma como estamos a consumir carne é insustentável, e a criação intensiva de gado está a destruir o planeta. Mas é impressionante, nunca ninguém fala sobre o assunto, nem nas notícias nem nada.
      Vi que este assunto estava a gerar tanta polémica e tantos ataques de ambas as partes que não pude ficar indiferente. Estarei muito interessada em ler esse post :).

      Eliminar
  3. Não como tanta carne vermelha, mas adoro carne branca. É a tal coisa, não podemos comer carne, nem peixe nem o raio, então o que vamos comer?! Há gente que nem sei o que dizer! Já para não falar que é mais barato comprar comida que não seja vegetariana ou até vegan e de acordo como anda o país, só mesmo ricos para optarem por serem vegan' s e vegetarianos. Respeito quem o é e acho que eles também deveriam respeitar quem não é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora com a dieta que tive que fazer só como carne branca basicamente, como carne vermelha muito raramente. Esses argumentos do " é mais barato e é acessível" enervam-me. Eu já comparei preços, e não, ser vegetariano não é mais barato, e não é acessível a qualquer um.
      Exatamente!

      Eliminar
  4. Nunca concordei tanto com um post como este.
    Tiraste-me as palavras da boca...

    Beijinhos
    AOZORA

    ResponderEliminar
  5. Óptimo post, adorei mesmo :) Revejo-me completamente no teu discurso. Eu não sou de fundametalismos, como carne e gosto de animais. Mas também tenho dias em que sou vegetariana, consoante a minha vontade de comer. E isso não faz de mim uma má pessoa, até porque muitos dos que se dizem "vegetarianos e amigos dos animais" cometem muitos erros também. Acima de tudo, procuro ser uma amiga do ambiente e tento viver de forma sustentável porque isso sim me preocupa ... a manutenção do nosso planeta azul.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Parece-me que tens uma relação equilibrada com a comida, e ao mesmo tempo já estás a ajudar o ambiente, ao comeres refeições vegetarianas de vez em quando. Sim, ambos os lados cometem muitos erros. Conheço pessoas vegetarianas que têm uma alimentação impecável, mas depois pecam noutros aspetos, como ir de carro literalmente para todo lado, mesmo que o seu destino seja só a 1 km.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Amazing, wonderful!
    Happy new year 2018!♥
    My blog: http://thestoryofagothic.blogspot.rs/
    New post is here, visit me! malefica ♥

    ResponderEliminar
  7. Olá Cherry :)
    Em primeiro lugar quero felicitar-te pela coragem de publicar este texto de opinião, porque não é qualquer um que o faria :)
    Eu sou vegetariana há cerca de um ano e meio, mas na verdade sinto que sempre o fui a vida toda porque nunca me senti 100% à vontade de matar animais para os comer.
    Não acho que quem come carne seja má pessoa ou que não sinta que goste de animais. Todavia, acredito que as pessoas que gostam de animais têm mais tendência para reduzir a ingestão dos mesmos do que os que não sentem esta empatia.
    Segundo a minha humilde experiência, acho que o vegetarianismo pode ter começado como moda há uns anos mas entretanto já passou essa fase. Quem agora está a deixar de comer carne e peixe fá-lo mais por um despertar da consciência, pois nem toda a gente cresce consciente da realidade da produção animal.
    A questão das plantas, não sei se deste em biologia, é que elas têm sobretudo receptores que funcionam demonstrando reflexos, não tendo um sistema nervoso central que percepciona a dor ou a consciência de si mesmo como nós, os cães, as galinhas ou os peixes. Para além disso, muita da agricultura que poderia alimentar pessoas é usada excessivamente nos animais de pecuárias para ter uma produção elevada.
    De qualquer maneira, fico feliz por teres falado deste tema e por teres conhecidos poucas mas boas pessoas que também estão no lado verde da força :p
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :). Confesso que tive receio de o publicar, mas nunca esteve em questão não o fazer, todos nós temos direito de exprimir a nossa opinião.
      Não te conheço pessoalmente obviamente para afirmar com certezas isto, mas pareces-me que tens uma perspetiva saudável das coisas. És vegetariana por uma boa causa, mas sabes reconhecer e compreender o ponto de vista das outras pessoas.
      Pois, há quem ainda seja por moda ( para aquelas fotos bonitinhas do Instagram), mas ainda bem que assim o é, que há cada vez mais pessoas a aderir ao vegetarianismo por outros motivos.
      Sim, dei isso. As plantas não têm um sistema nervoso central, nem consciência de si mesmos, mas são seres vivos à mesma, e que ainda assim comunicam por formas que a ciência ainda não compreende e está a estudar. Portanto, para mim continua a ser a mesma coisa. Sim, é verdade, muita da agricultura que está a ser usada para alimentar animais poderia alimentar muitas pessoas. Mas se todos nós nos tornássemos vegetarianos de um dia para o outro, existiria um grande desequílibrio de recursos, a produção agrícola teria que aumentar, o que levaria, eventualmente, à destruição de habitats e à extinção de muitas espécies , o que acabaria por furar um dos grandes benefícios do vegetarianismo.
      E Eu fico muito feliz por teres deixado aqui a tua opinião :).
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu adoro animais e fico triste como cada vez mais as pessoas matam porque querem ter ali uma mesa cheia de carne!
    Cá em casa optamos agora por comer menos carne e mais massa ou arroz ou batata. Pensei que fosse "sentir falta" da carne, mas não!
    por exemplo 3kg de carne de porco dão para 1 mês cá em casa! somos só duas pessoas, mas para uma familia 3kg dá para duas refeições e, e...
    Ser vegetariana não sei se algum dia vou conseguir ser!
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me deixa muito triste. Há pessoas que comem carne desenfreadamente, comem francesinhas à balda, McDonalds... Além de não fazer nada bem à saúde estão alimentar a indústria que é a grande responsável por matar milhões de animais.
      Isso é que é poupança e sustentabilidade! É mesmo deste género de atitudes que eu falo. Vocês não são vegetarianos, mas já estão a fazer uma grande diferença :).

      Eliminar
  9. Olá, concordo com todas, adoro animais, sou vegetariana há já vários anos não por ser moda mas por opção, quando vou com almoçar ou jantar fora com pessoas que não são vegetarianos tenho grande dificuldade na escolha das ementas há pouca escolha só saladas em casa faço uma alimentação variada e muito saborosa é só pesquisar, não como soja nem seitan no entanto no entanto nos restaurantes não há ementas disponíveis e variadas, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, o mundo não está feito para os vegetarianos. É algo que está mal e que tem que mudar. Não é aceitável em pleno 2018 ainda passarem por essas dificuldades. Já existem muitos restaurantes a oferecerem opções vegetarianas, mas irrita-me que pensem que vocês só comem saladas. Poderiam fazer muita mais variedade de comida, de facto.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Excelente post :) Farta de gente que se acha moralmente superior estou eu. Sim, é importante ouvir bons argumentos e contribuir de forma consciente, se pudermos e quisermos (por exemplo, como mencionaste, diminuir o consumo semanal de carne/peixe). Mas nem admito que me tentem insultar por não ser vegetariana ou por comer animais. Principalmente quando boa parte dessa gente que é grande defensora dos animais é a primeira a desviar os olhos dos problemas dos seres humanos que estão mesmo ao seu lado. Auto-reflexão e bom senso, procura-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Também eu, por isso é que publiquei este post. Tocaste num tópico muito importante. Existem vegetarianos que se preocupam tanto com a defesa dos animais que se esquecem dos da sua própria espécie. Existem imensos agricultores a viver em condições horríveis e a serem escravizados para lhes fornecer os produto que consomem.

      Eliminar
  11. Concordo tanto contigo. Adoro animais, já tirei uns quantos da rua, só parei porque acho que se continuasse a levar animais para casa a minha matava-me, o que é normal, visto que, infelizmente, não os posso ter a todos. Neste momento tenho 3 gatas e dois cães e adoro-os como se fossem gente. Desde sempre que como carne, continuo a comer e isso não diminui em nada o meu respeito e amor pelos patudos. Tal como dizes, podemos e devemos reduzir o consumo de carne, até porque também está em questão a nossa saúde.
    Sou contra touradas, sou contra os maus tratos aos animais, sou contra quem os deixa acorrentados ao frio e à chuva, sou contra o abandono e muito mais. O comer carne não tem nada nada a ver. Nunca me disseram isso, mas se um dia me disserem vão levar uma valente resposta. Se nos respeitássemos mais uns aos outros e aos nossos estilos de vida, o mundo estaria bem melhor.
    Disseste tudo, parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não podes ajudar todos, mas já fizeste uma grande diferença. Exatamente, é mesmo isso que quero transmitir, consumir carne em nada tem a ver com o nosso amor pelos animais. Não é um paradoxo, é possível viver-se desta forma.
      Obrigada :).

      Eliminar
  12. Estou totalmente de acordo contigo!
    Para tudo tem que existir equilíbrio e bom senso. E, sobretudo, respeito pela decisão do outro. Eu posso escolher um determinado estilo de vida, partilhá-lo com aqueles que me são próximos, explicar-lhes os meus motivos e, até, incentivá-los a experimentar. Não posso é obrigá-los a ser algo que não se adequa às suas intenções. E não é por isso que são pessoas menos informadas ou menos conscientes do que eu.
    Tive uma amiga que se tornou vegetariana (e mais tarde vegan) e que queria, ao fim da força, que todas nós o fossemos. Chegamos, inclusive, a ter uma discussão, porque ela afirmou que, um dia que tivesse filhos, os filhos dela nunca iriam comer carne. Para mim, muito honestamente, isto é chegar a um ponto de total extremismo. E foi o que lhe dissemos na altura: por ser um estilo de vida que ela adotou, faz sentido que contactem diretamente com ele, mas não pode privar as crianças de experimentarem outros alimentos. Aliás, o mais certo era que ao impedi-las, apenas aumentasse a curiosidade e vontade delas de seguir outro caminho.
    Não somos melhores ou piores por comermos carne ou por optarmos por não comer. Naturalmente, temos que estar conscientes que todas as nossas opções de vida têm consequências. E que há mudanças que podem contribuir para preservar a vida animal (e tantas outras questões). O que não podemos fazer é atacar quem tem um estilo diferente do nosso. Sinceramente, acho que a sociedade está a entrar numa competição que leva a lugar nenhum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Não tem mal nenhum em explicar porque seguimos determinado estilo de vida e até incentivar, mas impor já é outra história, já não é correto.
      Isso é muito extremo! Mas se fossem só assim na vida dela, tudo bem, o problema dela. A partir do momento em que toma essas decisões pelos filhos, a coisa já descamba. Lá porque ela é vegetariana, os filhos não têm que ser. Aliás, acho muito mal os pais que privam os filhos de experimentarem uma dieta normal, porque além de não ser correto, pode trazer-lhes problemas de saúde futuros. Por exemplo, se uma pessoa cresceu toda a vida a comer uma dieta vegetariana e, quando sair da casa dos pais, quiser começar a comer carne, não vai conseguir, porque o seu estômago já não está habituado.
      Sim, obviamente que temos que estar conscientes disso, que há escolhas que são melhores para o ambiente do que outras, mas nada é preto nem branco, e não há um único caminho para a defesa dos animais. Mesmo, isto está cada vez pior.

      Eliminar
    2. Não queria comentar porque vou fazer um post de resposta a este, mas não entendo o espanto com pais veganos a alimentarem os filhos da mesma forma. A partir do momento em que a OMS declara que uma dieta vegana bem planeada é adequada em todas as fases da vida, é objetivamente falso que vá resultar em problemas de saúde das crianças. Todos os pais impõem a dieta que consideram mais adequada, ou a única que conhecem, aos filhos (por exemplo, eu sinto que me foi imposto comer animais); a maioria dos veganos faz o mesmo, com a diferença de que é uma dieta baseada em valores éticos e, na maioria das vezes, mais saudável. Não pretendo ter filhos mas, caso tenha, estará fora de questão inserir animais na sua alimentação. Não só não precisam, como seria impensável entrarem cadáveres de animais na minha casa e cozinhá-los. Nunca iria criar um filho à parte de valores que acho fundamentais: ensinar que os animais não são para comer seria para mim tão importante quanto ensinar que a homossexualidade não é errada ou que as mulheres não existem para agradar aos homens.

      Deixo aqui um exemplo de um bebé vegano (um de muitos) que está a crescer mais saudável que muitos bebés omnívoros: https://www.youtube.com/watch?v=vkfivA7ok40

      Eliminar
    3. Sim, pôr uma criança a comer carne e ela mais tarde tornar-se vegan também pode ser considerado impor uma dieta, mas há aqui uma diferença muito importante. Todas as crianças devem experimentar, pelo menos uma vez na vida, uma alimentação padrão, de acordo com a roda dos alimentos, de forma a provar todos os alimentos. E a razão pela qual eu falo sobre isto com alguma confiança é que esta questão já foi abordada em várias aulas que tive em Enfermagem.É muito importante não só para detetar alergias, como também para fazer com que o estômago da criança se habitue a diferentes comidas. Por exemplo, se uma criança comer sempre alimentação vegan, como é que ela irá saber se tem uma alergia a determinado alimento. E se ela, quando crescer, decide deixar de ser vegan e comer camarão, por exemplo? Além disso, eu sei que isto pode parecer absurdo para vocês, mas uma pessoa pode escolher deixar de ser vegan. Mas se essa pessoa foi vegan toda a vida, o seu estômago agora não vai lidar bem com a carne. Percebes onde quero chegar? Não é uma questão dos bebés não serem saudáveis veganos, eu não duvido isso, eu só acho que estão a restringir-lhe uma opção a que eles têm direito. É mais fácil fazer a transição de omnivoro para vegan do que o contrário.

      Eliminar
  13. A meu ver sendo vegetariana restrita o problema acabam por ser as pessoas que comem animais. São raríssimas as vezes que comento sobre ser vegetariana ou que as pessoas têm que deixar de comer animais, cada um faz a sua decisão. Da mesma forma que não julgo, os outros também não o podem fazer xD
    Aquela parte em que descreves o momento em que se conhece um vegetariano a culpa dessa barreira é "vossa" (vossa no sentido de todas as pessoas que comem animais), porque os vegetarianos não querem que o primeiro tópico seja sobre alimentação, muito pelo contrário até o evitamos
    A questão de ser vegetariano significa ser rico é tudo treta. Consigo poupar muito mais dinheiro com uma alimentação vegetariana bastante equilibrada do que se andasse a comer animais :b
    Este tema é mais do mesmo xD irá sempre haver opiniões a favor e contra por isso é um assunto muito delicado

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande parte da culpa é nossa, é verdade, mas também é vossa ( e quando digo vossa não é tua, é no geral), por alguns de vocês serem muito extremistas, fazendo com que nós nos sintamos julgados.
      Depende muito dos sítios a que fores comprar. Hoje em dia, o supermercado já oferece muitas opções baratas, mas há sítios onde não oferecem, não é só o dinheiro, é também uma questão de acessibilidade.

      Eliminar
  14. a mim enerva-me muito essa mania de tentarem converter os outros às suas crenças e ainda por cima usam argumentos sem sentido nenhum só para fazer as pessoas sentirem-se mal e pressionadas. até porque muitas destas pessoas são vegan porque está na moda, se estivesse na moda usar casacos de peles reais como há uns anos atrás provavelmente já ninguém queria saber dos animais. eu amo animais e compreendo que seja um pouco frustrante para os defensores ávidos da vida dos animais que os seres humanos escolham que animais podem ser seus amigos (gato, coelho, cão) e os que não podem e merecem ir para o prato (galinhas, vacas, peixes). No entanto, acho que se tivermos em atenção tudo aquilo que disseste, apesar de continuarmos a escolher os animais que são aceitáveis de ser comidos, conseguimos pelo menos minimizar o seu sofrimento e dar-lhes uma vida mais digna...
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que escrevi este post. Vejo pessoas a usarem argumentos tão descabidos e a culpabilizarem outras a torto e a direito. Acredito que muitas pessoas façam-no de forma insconsciente até, pelo que quis dar-lhes uma perspetiva diferente. Não acredito nisso. Grande parte já o faz por questões éticas, mas tal como na religião, estão a aparecer muitos fanáticos.

      Eliminar
  15. Eu concordo contigo.
    Conheço uma pessoa que foi vegetariana durante anooos e o corpo dela começou a ter problemas de saúde por não comer carne. Teve de deixar de ser vegetariana.

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dieta vegetariana não é para todos. Cada organismo reage de forma diferente. Se para uns é a opção mais saudável, para outros é a mais prejudicial.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Uau Cherry! Identifico-me tanto com este post! Adoro animais e se tivesse um quintal grande enchia-o de gatos e cães, mas não é por isso que deixo de comer carne/peixe. Que deveríamos reduzir o consumo e optar por carne "mais saudável"? Sem dúvida alguma, não só para diminuir o número de mortes dos animais como também ajudar o nosso planeta, no entanto, não acho que o ideal seja cortar de todo. Pessoalmente, vivo com os meus pais, eles gostam de carne e não íamos andar a fazer dois ou mais pratos ao almoço e ao jantar por causa de mim ou das minhas ideias, era muito complicado, principalmente a nível financeiro. Por vezes as pessoas não compreendem determinadas escolhas, mas não se lembram que fazer uma alimentação saudável, optar sempre pela melhor fruta e legumes fica caro, principalmente quando falamos de famílias de 3 pessoas. Não é fácil e se há algo que detesto são pessoas fundamentalistas. Tem de haver de tudo neste mundo, e cada um faz da sua vida o que bem entender. Ninguém tem de criticar ou meter o nariz! Excelente post!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, uma das razões pelas quais as pessoas não aderem ao vegetarianismo é por isso, é por não ser prático nesse sentido. Exatamente, e há mais formas de ajudar o planeta. Obrigada :).

      Eliminar
  17. Ora, aqui está um conteúdo muito actual e importante!
    Estou de acordo com os teus pontos de vista e, como tudo na vida, tem de haver equilíbrio. Os fandamentalismos irritam-me. Os mal ou fracamente fundamentados, ainda mais!

    Gostei deste post!

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  18. Vou ter de discordar do que escreveste. É totalmente impossível dizermos que gostamos de animais ao mesmo tempo que o comemos e isso é um facto e não um mero juízo de valor: isso passa pela total incompatibilidade em amarmos aqueles que são assassinados para nossa conveniência ou vontade - neste caso, os animais usados para consumo. Podes dizer que gostas e defendes alguns animais, mas não todos. Estamos tão habituados a ver esse paradoxo como uma realidade palpável que nem percebemos que não se encaixa. Uma prova disso é o horror que experimentamos quando pensamos no que certos povos fazem aos animais que gostamos: achamos hediondo o consumo de cão, por exemplo. Criticamos, julgamos e chegamos a ser insultuosos. No entanto, normalizamos o consumo de animais que sofrem tanto quanto o cão e, por isso, desligamo-nos deles ao mesmo tempo que não permitimos que alguém tenha a mesma postura para nós como aquela que temos para quem come cão.
    Quanto à superioridade moral dos veganos, permite-me dizer que muitas vezes a agressividade deles é um escudo automático de defesa. Não estou com isto a defender essa conduta agressiva mas, com toda a sinceridade, é muito difícil manter a serenidade quando é-se humilhado, gozado e ameaçado só porque não se quer compactuar mais com a exploração animal.
    O veganismo não é uma moda e não é uma religião: os veganos que se comportam como tal estão totalmente distantes da verdadeira filosofia vegana e não são exemplo algum.
    O veganismo não se considera moralmente superior. Pessoalmente, como vegana, não me sinto superior a nada: prova disso é que defendo que ninguém deve ser explorado pelas suas diferenças, incluindo os animais.
    Reduzir o consumo de animais não reduz o sofrimento deles e só perpetua a ideia de que eles existem para nós. Focar-nos somente nas condições deles, achando que a preservação do bem-estar deles é o suficiente, também perpetua a sua objectificação.
    É totalmente mentira que se tenha de tomar suplementos para se ser saudável e vegetariano simultaneamente. Encontras todos os nutrientes necessários no universo vegetal, à excepção da B12: por esta ser de origem bacteriana e, devido às regras de higiene, dificilmente é obtida a partir das verduras. No entanto, os animais que são comidos carecem de muitos nutrientes e recebem suplementos, incluindo B12. Mais vale tomar o suplemento do que dá-lo ao animal para depois o matar. Para além disso, muitos nutricionistas aconselham todos (incluindo omnívoros) a tomar B12: apesar da deficiência ser rara, pode afectar qualquer um independentemente da sua alimentação.
    As plantas são seres vivos mas não são seres sencientes. Não vês ninguém a comparar cães e gatos com plantas porque isso já é inconcebível, mas quando o assunto são vacas e porcos aí já tudo fala das plantas. Ademais, quem come carne mata mais plantas: um quilo de carne exige sete quilos de plantas. A matéria que ofereceste, sobre a memória das plantas, etc., já foi largamente refutada no sentido de que isso não comprova que elas sentem dor. E, se por acaso, elas sentissem, sofreriam eternamente, já que, ao contrário de nós e dos animais, não conseguem fugir do perigo.
    Podemos não ter uma vida 100% cruelty-free, mas isso não invalida que nos esforcemos para tal. Se, num desastre qualquer, os que estão a tentar salvar as pessoas percebem a priori que não podem salvar todas, tal não é sinónimo para desistirem de salvar quem puderem. O mesmo se aplica no veganismo.
    E, por último, não se pode mesmo ser ambientalista sem ser vegetariano. A pecuária é a maior responsável pelo aquecimento global, desflorestação, poluição marítima e de lençóis freáticos, entre outros males mais que não vale a pena discorrer. É uma realidade mais que comprovada e corroborada por mais de dezoito mil cientistas, que assinaram um manifesto a implorar para que as pessoas adoptem uma dieta totalmente vegetal para salvar o planeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um facto, é possível gostar de todos os animais e continuar a comer carne, e o meu post é a prova disso. Aquilo que acontece é que, tal como já disseram num comentário, quem gosta de animais tem tendência a comer menos carne. Mas o facto de comermos carne ou não vai vai muito mais além do nosso amor por animais. Tal como já disse, muitos de nós gostam de ter uma alimentação variada, outros não podem ser vegetarianos por razões económicas/motivos de saúde. Quer queiramos quer não, comer carne não é assassinar, faz parte da nossa cadeia alimentar como a de muitos outros animais. E não, não há favoritismos. Simplesmente, temos a consciência que também temos necessidades e que temos que cuidar de nós. É como quereres salvar uma pessoa da morte numa situação em que morrem os dois de certeza , por isso tens a consciência que tens de deixar ir essa pessoa.
      Nunca cheguei a insultar essas pessoas. São culturas diferentes da nossa. Para algumas culturas, também é inconcebível comer porco.
      Acredito que possa ser um mecanismo de defesa, porque muitos de nós ( os que comem carne) também são uns parvos, mas isso não é desculpa para serem parvos também, principalmente com quem só quer mostrar compreensão e solidariedade pela causa.
      É reduzir sim. Essa perspetiva de " ou ajudas a 100% ou não estás ajudar nada" é totalmente errada. Se todos nós comessemos carne apenas três vezes por semana, ao fim de um ano verias que as diferenças seriam astronómicas, que muitos mais animais viveriam. Porque esses animais vão acabar por morrer, não vão ser imortais. E quer queiramos quer não, eles não são iguais a seres humanos. Para eles, a vida é basicamente comer, dormir e reproduzirem-se. Claro que alguns são capazes de terem emoções e até pressentir a morte e sofrerem, mas não é preferível investir mais na sua qualidade de vida e garantir que têm uma vida feliz em vez de terem uma vida longa?
      Sim, encontras todos os nutrientes, mas por vezes em quantidades insuficientes. Além de que nem todos os organismos absorvem os nutrientes da mesma forma. Já por isso se vêem pessoas a dizer que se dão às mil maravilhas com uma dieta vegetariana, enquanto que outras começam a ficar doentes. Não sei que nutricionistas estás a falar, mas eu tenho uma prima nutricionista em casa e ela não aconselha isso. Além disso, eu ando em enfermagem, e nós só aconselhamos suplementos a quem realmente precisa deles. Se fazes análises e tens a B12 nos trinques, não precisas de suplementos para nada.
      Mas são seres vivos na mesma. A cena que sofrem dor já foi refutada, mas comunicam de formas que nós não compreendemos. Anyway, são seres vivos e, como tal, para mim é a mesma coisa.
      "Obviamente que isto não pode servir de desculpa para continuarmos a consumir carne desenfreadamente nem tão-pouco para desvalorizar os esforços dos vegetarianos. É só para termos noção que não é possível termos uma existência 100 % cruelty-free. " Já me tinha salavguardo disso. Obviamente que sim, que temos que nos esforçar, mas aquilo que eu quero transmitir é que os meus esforços não são menos válidos por não ser vegetariana.
      Desculpa dizer-te isto, as tuas intenções são boas e não quero desvalorizar a tua luta, mas acho que tens uma perspetiva demasiado extremista sobre o assunto. Existem muitas formas de ajudar os animais sem termos que mudar radicalmente a nossa dieta. E quanto a isso de toda a gente adotar uma dieta vegana: já pensaste no que aconteceria se todos nós fossemos vegans? Provavelmente, existiria um grande desequílibrio de recursos, a produção agrícola teria que aumentar, o que levaria, eventualmente, à destruição de habitats e à extinção de muitas espécies , o que acabaria por furar um dos grandes benefícios do vegetarianismo.

      Eliminar
    2. Finalmente um comentário razoável aqui, obrigada Mel. Cherry: não é verdade que a produção agrícola tivesse que aumentar se a maioria de nós se tornasse vegano, já que uma fatia gigante da produção actual vai para alimentar os animais que os carnívoros comem.

      Por último: é surreal ler alguém a dizer seriamente que comer plantas é o mesmo que comer animais. Surreal mesmo.

      Eliminar
    3. Sim, é verdade, gasta-se muita produção agrícola para aumentar animais, mas gastaria-se muita mais se toda a população mundial fosse vegan. Até porque o nosso planeta está a sofrer cada vez mais com sobrepopulação, imagina se começássemos todos a comer do mesmo. Se todos tivéssemos uma alimentação variada, não existiriam falta de recursos, nem destruição de habitats, nem tantas mortes de animais.
      Tanto os animais como as plantas são seres vivos, é assim tão absurda essa categorização?

      Eliminar
    4. Mel, uma pergunta: se a tua lógica está correta e para ti é uma verdade absoluta, então todos os veterinários que não são vegetarianos, são hipócritas e na verdade não gostam de animais? E as pessoas que fazem voluntariado nos canis ou qualquer outra forma de ajudar animais, mas comem carne... são todas hipócritas?

      Eliminar
    5. E mais: dizer que quem tem animais de estimação mas come carne é porque não gosta verdadeiramente, bla bla bla, esses argumentos todos... tenho mais uma questão. Eu tenho plantas em casa, adoro plantas, adoro vê-las crescer, regar, falar com elas...é como se fossem plantas de estimação. Face a isto, não deveria comer vegetais, não? Se gosto tanto de plantas, porquê comê-las?

      Eliminar
    6. Mel, desculpa a intromissão, mas peço que reconsideres a tua perspectiva numa questão: dizes, portanto, que fazer alguma coisa, se não for a 100%, é igual a não fazer nada. Esse tipo de discurso é o que faz com que, logo à partida, quem não tem predisposição para estes assuntos corte logo a questão e não considere sequer a hipótese de reduzir o consumo. O ataque, neste aspecto, não é a melhor defesa. E sim, mesmo que não seja propositado, que acredito que não seja, esta perspectiva de "tudo ou nada" traz sempre um síndrome de superioridade moral agarrado que não tem o efeito de "agregação" desejado.

      Pela lei da procura-oferta, se reduzirmos a procura, podemos reduzir a oferta, e consumir assim menos "recursos" - animais, plantas para a sua alimentação, água, etc...acho que faz sentido, não?

      Eliminar
    7. Gostava de perguntar à Mel se, por exemplo, no verão quando aparecem mosquitos lá em casa, o que faz? Deixa que lhe mordam, mata-os diretamente ou intoxica-os com RAID?
      E já agora, quando há uma incursão de formigas a alguma peça de fruta mais madura? Deixa que se crie ali uma colónia? Porque claro que se pegar na fruta para deitar fora vai esmagar algumas formigas... Insetos também são animais, portanto ou se defende as coisas a 100% ou então não vale...

      Eliminar
  19. Eu adoro animais, já tive imensos animais e sou contra as touradas/largadas (o que já me rendeu muitas discussões porque sou da zona do Ribatejo onde é tradição). Mas, espante-se, não sou vegetariana. Facilmente poderia ser porque como todos os legumes e substituintes que existem mas há algo que me faz continuar a comer sempre um pedaço de carne. Carnes brancas especialmente, que não sou grande fã das vermelhas. Talvez um dia tenha força para mudar a minha dieta. Mas não acho que isso me vá tornar mais amiga dos animais. Isso já eu sou.

    Há relativamente pouco tempo este assunto foi abordado numa novela: Ouro Verde. A personagem principal e a sua amiga eram ambientalistas e vegans. Mais para o fim descobriu-se que uma delas afinal comia carne muito de vez em quando. A outra acusou-a de ser falsa, de afinal não se preocupar com o ambiente. Deixaram até de ser amigas durante um tempo. É isto que não percebo. Para pessoas que querem tornar o mundo melhor algumas são muito radicais. Como se todos os que fossem diferentes deles fossem o inimigo. Não somos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, como eu te compreendo! Aqui em Braga não há essa tradição, mas muitos daqui são fãs da tourada e vêm a tourada como uma tradição. Eu já fui muito criticada pela minha família por ser contra as touradas.
      Eu aposto que quem escreveu o guião para esse novela não era vegetariano e, no entanto, escreveu uma coisa dessas. É isso mesmo que eu não percebo. Na minha opinião, isso é uma atitude demasiado extrema. Pegando no exemplo da novela, se a pobre da moça só comia carne muito de vez em quando, já era um monstro por isso? Que eu saiba, não é o mesmo que ir ao McDonalds todos os dias. Todos nós podemos ajudar a tornar o mundo melhor, não podemos ter esta atitude de " se não fazes a 100% mais vale estar quieto", porque isso sim, não nos vai levar a lado nenhum.

      Eliminar
  20. Também não sou vegetariana, muitos vegetarianos seguem o processo mal feito e aumentam a desflorestação principalmente os consumidores de soja, essa coisa horrivelmente processada. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, muitos esquecem-se de ver as coisas dessa forma. São apontam os nossos erros ( que os temos, mas nunca os negamos), mas não vêem os deles.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Neste aspecto, importa dizer que o grande destino da soja produzida é a produção de farinhas para alimentação. Ou assim dizem. Quando se fala disto o pessoal gosta de chutar a soja de um lado para o outro, mas honestamente faz-me mais sentido que seja para produção de farinha porque à partida é necessária em maior quantidade para isso.

      Jiji

      Eliminar
  21. OBRIGADA!
    Concordo com TUDOOOOOOOOO o que acabaste de dizer!!! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  22. Concordo totalmente! Principalmente com a parte "O problema aqui não é comer carne. O problema é a quantidade de carne que consumimos e a forma como a produzimos". Só faltou dizer que existem pessoas que comem carne que fazem o mesmo tipo de pressão com os vegetarianos, o que também é errado. Ninguém fazer sentir mal ninguém pela opção alimentar que tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses aí já são hipócritas. Uma pessoa omnívora julgar outra por ser omnivora é só estúpido. Exatamente!

      Eliminar
    2. Houve uma altura, que deixei de comer carne (mas não peixe) e senti-me melhor. Na altura não sabia que era o gluten que me fazia mal, mas senti-me bastante pressionada e ouvi o mesmo tipo de histórias por não comer carne, e admito que não gostava e por isso, às vezes também respondia mal. A única forma de se respeitar 100% a natureza é não comer. No entanto, sei que requer um grande esforço ser vegetariano e é pela pressão das pessoas que os rodeiam que os fazem ser assim e falar como falam. Temos também refletir sobre isso. Talvez não sejam apenas eles os errados.

      Eliminar
    3. Eu não estou a criticar os vegetarianos por não comerem carne. Estou a criticar por nos criticarem a nós. As pessoas conseguem ser mazinhas, não lhes ligues, desde que sejas devudamente acompanhada por um médico nao tem problema.
      Disseste bem. A 100%, mas nem toda a gente pode dar esses 100%, e não significa que respeitemos menos a natureza por isso.
      Sim, muitos de nós tambem estamos errados ao masacrar a cabeca dos vegetarianos, mas esta é uma perspetiva diferente daquela que estamos habituados a ver,aquela em que nos somos maus.

      Eliminar
  23. Eu quase não pego em carne vermelha, aliás não a compro de todo para a minha casa. Não me vejo a tornar vegetariana, confesso. Como vegetais meio a custo, não me imaginaria a fazer deles as minhas refeições exclusivas. Mas tal como tu, amo animais. Genuinamente. Bem mais do que pessoas na maior parte dos casos e não me considero hipócrita, de todo. Não podia concordar mais com as tuas palavras <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe também já não compra há muito tempo, só comemos na casa da minha tia de vez em quando. É isso que eu percebo. Muitas vezes as razões que nos levam a comer desta forma não é a falta de empatia por animais, há muitos fatores envolvidos. Obrigada <3.

      Eliminar
  24. Concordo completamente com isto. Acho que devemos respeitar as escolhas de cada um, acho que vegetarianos e vegans fazem muito bem em optar por não comer animais e alimentos derivados, tal como também acho muito bem pessoas que preferem continuar a comer carne. É como dizes e muito bem no post, podemos reduzir o consumo de carne sem ter que abdicar dela completamente, e se todos fizéssemos isso mesmo já estaríamos a contribuir em muito para reduzir os problemas ambientais que advêm desse nosso consumo excessivo. Mas é apenas uma questão de respeitar as escolhas de cada um. Quanto a mim, gostava de comer mais legumes e menos carne, pretendo fazê-lo sempre que possível, mas também não quero abdicar da carne, tal e qual como disseste.

    Excelente publicação, Cherry! Sei que estavas receosa de o publicar, mas acho que fizeste um óptimo trabalho e temos que continuar assim, a dar a nossa opinião independentemente do quão polémico o assunto possa parecer :)

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, cada um tem direito a fazer a escolhas, umas são melhores outras piores é certo, mas o facto de não podermos ser vegetarianos a 100% não significa que os nossos esforços sejam menos válidos por isso. Exatamente, se todos nós fizéssemos essa pequena mudança esta iria acabar-se por tornar uma grande mudança. Não precisamos de fazer todos dietas extremas.

      Muito obrigada <3. Tinha receio de o publicar porque já sabia a reação que iria causar ( que está a causar, na verdade), mas nunca coloquei a questão de não publicar, apesar do medo que tinha, pensei nisso mesmo, todos nós temos direito a dar a nossa opinião :).
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Cherry, concordei com o teu post na íntegra, porém, o teu comentário «Eu já comparei preços, e não, ser vegetariano não é mais barato, e não é acessível a qualquer um.» pode causar desentendimentos muito grandes, pois, pode bem ser acessível. Assim como consumir carne/peixe pode ter níveis monetários muito diferentes: basta comprares carne de melhor qualidade que fica logo mais caro. O mesmo para os legumes, se comprares os legumes mais baratos, como couves, batatas, tomates é relativamente barato, além disso, as leguminosas por cozer são incrivelmente baratas e dão para um pelotão.
    Porém, o que eu queria mesmo sublinhar é a tua opinião tão acertada. A mudança, neste momento, era importante que ocorresse nas indústrias de criação do gado e nos viveiros. Por exemplo, eu acredito que, se os produtores locais vendem-se mais barato na sua terra, haveria mais gente a comprar carne biológica e saudável. O problema é que indo a um talho ou a uma peixaria pagamos logo 5 olhos, 4 orelhas, 2 barrigas e 7 fémures mais o preço em si. Os produtores locais exageram no preço a que vendem as suas criações, porque, infelizmente, têm poucos clientes, devido à afluência das pessoas nos supermercados. É triste e é um ciclo.
    Admito que faço a minha parte. Como carne menos de 3 vezes por semana e peixe entre 4 a 7, sendo que, ultimamente, maior parte das minhas refeições são vegetarianas. A única coisa que consumo que vai contra os meus princípios são queijos, uma vez que o leite deles provém de animais criados em jaulas... todos nós sabemos que isto é verdade. Porém, só como estes alimentos no Natal, Páscoa e aniversário. Assim sendo, sinto mesmo que tenho feito a minha parte a nível de alimentação. No campo vestuário, ainda há muitas mudanças que a indústria da moda tem de fazer. Nunca percebi o fascínio por penas, pele de crocodilo e cobra, pêlo de urso, etc, acho estranho e um tanto mórbido.
    Se toda a gente compra-se localmente e tivesse a preocupação de saber a origem das coisas, o ciclo acabaria por se contorcer. O problema também está na quebra de informação e na falta de divulgação para alcançar patamares menos informados e com menos acesso à publicidade e campanhas de defesa.
    Bem, já me alonguei, mas, gosto sempre de debater este assunto. Nem ia comentar, depois vi o teu comentário e tinha receio das interpretações que pudessem fazer dele... Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana: na realidade que eu conheço (e conheço-a de perto, acredita) os produtores locais praticam os preços que praticam porque sai caro criar animais da forma como são criados em pequenas quintas, com espaço e com uma boa alimentação e com tempo (muitos animais no supermercado são injectados com hormonas e coisas deste tipo para crescerem depressa e serem uma menor despesa). Os produtores locais não conseguem competir com os preços muito mais baixos da carne em supermercados... mas a qualidade desta última fica a quilómetros de distância da outra.

      Eliminar
    2. Bem, peço desculpa se falhei nessa parte. Sei que estás mais bem informada nesse aspeto do que eu, portanto vou confiar que estás certa. Nos sítios em que vi e em algumas lojas vegan, existiam produtos bem caros, mas devem haver sítios mais baratos que eu provavelmente não vi. Quanto à questão da acessibilidade, estava a referir-me mais às pessoas que não moram nas grandes cidades, moram em cidades mais pequenas em que a oferta não é muita, se bem que cada vez mais os supermercados disponibilizam este tipo de produtos.
      O ideal era isso mesmo, que vendessem mais barato :(, mas acredito que não o façam porque criar animais nessas condições exige maiores recursos e gastos. As pessoas muitas vezes, entre o correto e o barato, preferem o barato, e não as julgo por isso, nem todos temos possibilidade de fazer essas escolhas. Quando sair de casa, pretendo começar a comprar desses produtores, se bem que no fundo, já o faço. Os meus avós criavam vários animais, e as minhas tias agora fazem isso também, deram continuidade a isso, pelo que acabo por consumir muitos produtos biológicos, o que me tranquiliza um pouco.
      Tu és a pessoa nao-vegetariana que conheço que mais faz pelo ambiente e pelos animais. Aliás, tu já és considerada semi-vegetariana. És um excelente exemplo que é possível ser defensora dos animais mesmo não sendo vegetariana/vegan a 100%. Eu também não. Já tive casacos desses na mão em lojas, e fez-me impressão saber que se tinham aproveitado de um animal dessa forma. Se podemos fazer roupas com pele sintética, para quê matar mais animais desnecessariamente?
      Sim, o problema é mesmo isso e o extremismo. As pessoas acham que, se não forem vegetarianas a 100%, não podem ajudar, o que acaba por as desmotivar, fazendo com que não mudem nada. Se percebessem que, mesmo não sendo vegetarianas, podem contribuir para acabar com este flagelo, existiriam muitas mais pessoas a aderir.
      Não te alongaste nada, gosto sempre de ler opiniões. Fizeste bem, obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
    3. *comprasse, reparei agora no enorme erro cometido!
      Anónimo, sublinho esta frase - Os produtores locais exageram no preço a que vendem as suas criações, porque, infelizmente, têm poucos clientes, devido à afluência das pessoas nos supermercados. - do meu comentário para te mostrar que estou de acordo contigo. Aliás, acho que passei bem a mensagem de que, na minha opinião, a solução passava por acabar com esta criação abominável de animais e começar a comprar e a afluir aos produtores locais. Ou seja, quebrar o ciclo e começar a investir no biológico. Mas, obrigada por estares atento e leres o meu comentário, sendo bastante cordial a responder-me :) com palavras e simpatia se debatem as coisas!

      Cherry, compreendo o teu ponto de vista, mas, sublinhando o ponto de vista que queria defender: podes ter vários níveis de vegetarianismo, há, de facto, produtos que são caríssimos, porém, não há necessidade de os consumir num regime destes. Os legumes, leguminosas, cereais são das coisas mais baratas que qualquer consumidor pode adquirir, felizmente! Além disso, esses produtos vegetarianos a que te referes - que nem chegam às cidades pequenas e vilas - são, provavelmente, os produtos que exigem um maior processamento e têm ainda uma produção reduzida e um público-alvo menor.
      Se pensares bem, um omnívoro que compre muita comida processada e afins, acaba por gastar dinheiro desmedidamente!
      Também já tens uma pegada ecológica mais bonita, amiga, consumir biológico é um passo extremamente importante.
      Ainda por cima, o sintético não fica nada atrás a nível visual e de conforto do que é feito com animais!!!!
      Há imensas mudanças para um mundo mais sustentável, já nem falo de vegetarianismo, porque, no fundo, eu não defendo só os animais, eu quero é lutar pelo bem-estar do mundo - todos os seres incluídos! - e os dói-dóis que lhe temos gerado.

      Eliminar
    4. Pois, eu andei muito a ver em lojas vegan com produtos desses, daí provavelmente estar com a informação errada, obrigada pelo esclarecimento :).
      Isso é verdade, a longo prazo acaba por sair caro. É algo que me orgulho na minha família, em dar continuidade ao consumo de produtos biológicos. Eu no futuro não serei a produzir ( porque não tenho jeito nem é a minha praia xD), mas quero procurar produtores locais. Às vezes até é mais bonito :). Por exemplo, eu acho os casacos de cabedal de pele sintética menos pesados e mais bonitos do que os de pele verdadeira.
      Eu também defendo o bem-estar do mundo em geral, e por isso é que este extremismo não faz sentido para mim.

      Eliminar
  26. Completamente de acordo contigo. Em tudo - tanto na aceitação dos diferentes estilos de alimentação como na questão de não gostar menos de animais por causa disto. Já sei que podemos ser acusados de estar a usar desculpas de "mau pagador", mas honestamente não me parece que seja essa a questão: o ser humano é um animal omnívoro! Em todo o caso, gosto sempre de conversas com os meus amigos sobre isto, porque felizmente os que são vegetarianos/vegan têm o bom senso de perceber que não é com ataques que vão "converter" alguém, mas sim com argumentos válidos. E sim, acho que são argumentos muito válidos! No entanto, acho que é tal como dizes: "O problema aqui não é comer carne. O problema é a quantidade de carne que consumimos e a forma como a produzimos." Ora. O consumo desenfreado de carne de vaca é causador da maior produção de metano mundial. Mata-se a Amazónia para plantar soja para farinha animal. Há animais perturbadoramente mal tratados só porque o ser humano, como em tudo, exagera nos recursos que consome. Está no tempo de pormos a mão na consciência e mudarmos os nossos hábitos de consumo: felizmente estou a conseguir fazê-lo, não comprando carne de vaca e reduzindo drasticamente a quantidade de carne que como, agora que controlo a minha própria dieta. O próximo passo é mesmo reduzir a quantidade de refeições com carne. A caminho!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é possível termos estilos de de vida diferentes uns dos outros, e termos todos isto em comum, o amor pelos animais. Também gosto de discutir este assunto com os meus amigos vegetarianos. Felizmente, nunca nenhum deles foi extremista a este ponto, todos conseguem compreender que é possível gostar de animais mesmo consumindo carne.
      Eu já não como carne de vaca há meses. Já estou a fazer a minha parte nesse aspeto. E antes de ficar doente, comia muito de vez em quando, ou quase nunca. Também quero dar esse passo :).

      Eliminar
  27. Tal como tudo na vida, equilíbrio precisa-se.

    Não é saudável deixar de comer carne de todo, também não é nada saudável comer todos os dias ao almoço e jantar. Três a quatro vezes por semana, creio ser o ideal, é o que eu faço. Não preciso de comer um bife todos os dias, mas não preciso nunca mais comer.

    Concordo que nada disto tem a ver com o gostar de animais, e sinceramente não suporto a síndrome de moralidade superior dos vegetarianos. Sim, são pessoas melhores que os outros, levem lá a bicicleta...

    O problema das pessoas tem um nome = extremismo!


    Claudia
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vegetarianos não se sentem superiores a ninguém, mas vocês sim, que mal sabem que uma pessoa é vegetariana têm logo de mostrar o quão má é a nossa alimentação ;)

      Eliminar
    2. Concordo, aquilo que se precisa aqui é equilíbrio. Nem 8 nem 80.
      É mesmo isso, a sociedade é muito de extremos, ou consome carne em excesso, ou é logo a loucura, tem que ser tudo vegetariano. São poucas as pessoas que param para pensar e perceber que nem tudo é preto ou branco, existem muitas questões cinzentas.

      Eliminar
    3. Anónimo, depende dos vegetarianos. Há muitos que tentam impingir esse modo de vida às outras pessoas, chamando-as de assassinas por comerem animais. Please. se isso não é superioridade moral, é o quê?
      Talvez o anónimo não seja um desses casos, e se for, ainda bem. Aplaudo quem assim é, porque é uma escolha individual. Nem eu tenho de julgar a tua, nem tu a minha.
      O que me irrita, e foi isso que a autora do blog quis expor neste post, é essa atitude de dizer que quem come animais é porque não gosta deles. É um julgamento moral, SIM.

      Eliminar
  28. Eu como de tudo. Tanto faz vegetariana como outra coisa qualquer.

    .
    Tema: * O Silêncio da Luzência em noite escura *
    .
    Continuação de um Ano Feliz
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  29. Há uma luta ainda maior dos omnívoros contra os vegetarianos e este post é a prova disso. Porque os omnívoros vêm um ataque pessoal numa simples explicação das condições, atrocidades e crueldade a que os animais são sujeitos.
    Além disso, vou colocar-te uma questão. Não precisas de responder, não vou voltar aqui, mas... Se adoras assim tantos animais e os comes... Eras capaz de comer um animal de estimação que tivesses?
    Há uma diferença entre o adorar sem sentir empatia e o adorar e sentir empatia. Os vegetarianos sentem empatia quando vêm um bezerro procurar a mama da mãe em todo o lado e nunca a tem, porque os humanos querem leite que não lhes pertence. Quando a vaca fica deprimida porque o filho lhe foi tirado à nasceça. Quando as vacas correm atrás dos filhos, enjaulados. Quando vêem porcas enjauladas, sem se conseguirem mexer com os leitões mortos à beira porque nem mamar conseguiram. É uma mãe que está a ver os filhos morrer. MÃE. Sentir empatia por isto, e mudar de vida o suficiente para tentar que isto pare é gostar de animais verdadeiramente. O resto é hipócrita. Mais uma vez, pensa na pergunta do animal de estimação. Aposto que tu vais responder mentalmente que nuncas comerias o teu cão, ou gato, ou peixe. Porque é que os outros são diferentes? Porque é que para tu comeres alguém tem de morrer, quando nós somos desenvolvidos o suficiente para ter alternativas? O problema dos omnivoros é esse: o lobo mata um coelho, também o posso fazer. Mas eles não têm alternativa a não ser fabricada por nós e dada por nós. Nós temos alternativas. Nós podemos alimentar-nos de outra forma.
    Mas as pessoas preferem o lado cruel, porque é mais saboroso. É hipócrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post não é uma luta contra os vegetarianos. É apenas para mostrar a minha perspetiva sobre o assunto . Não tenho nada contra os vegetarianos, aliás, até os apoio e nutro um grande respeito por eles.
      Obviamente que não. Mas isso não significa que não adore todos os animais, isso é como eu ter pena dos pobres que vejo na rua, mas não poder dar abrigo a todos porque não cabem na minha casa.
      Eu adoro e sinto empatia pelos animais. E é por isso que digo que devemos comer menos carne e optar por produtores locais. Porque te garanto que nos produtores locais ( e te garanto que eu sei aquilo que falo, porque os meus avós foram uns) não há tal brutalidade. Os meus avós criaram animais toda a vida, e sempre tiveram respeito pela vida destes. Sempre tiveram respeito pelos filhos dos animais, deixaram-nos crescer e terem todos uma vida feliz antes de os matar. Matámos na mesma, é verdade, mas tivemos empatia por eles. Lá por sermos mais racionais do que os outros animais não significa que não sejamos uns também. E temos necessidades para serem satisfeitas. Podíamos, sim, procurar alternativas, mas para muitos de nós é inviável por vários motivos. E ser vegetariano não é saudável para todos. Nem todos os organismos reagem da mesma forma a este estilo de vida.
      Não estamos a ser hipócritas. Estamos a ser racionais e equilibrados. Já alguns de vocês estão a ser demasiado extremistas e pensam que é tudo a direito, quando na vida nada é a direito, existem muitas nuances.

      Eliminar
    2. Desculpa Anónimo, hipócrita é a vossa superioridade moral, sempre a tentar dar sermão a quem não é vegetariano, tentando convertê-los à força toda, porque são assassinos.

      Há um senso de superioridade moral ridículo, vocês são melhores porque deixaram de comer carne? Ótimo para vocês, deixem os outros viver as vidas deles como querem.

      Eliminar
  30. Que bom texto, parabéns!
    Estamos numa época em que as pessoas dizem tudo sem pensar nem olhar para elas e de radicalismos e extremismos. Eu pessoalmente também não me via a ser vegetariana, embora goste imenso de animais e já fui a vegetarianos. E concordo imenso contigo!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3.
      Estamos mesmo numa época de extremos, são cada vez menos as pessoas que têm uma atitude equilibrada e saudável em relação à vida.

      Eliminar
  31. Bem... deixa-me dizer-te que concordo contigo a 100%, há pouco quando li o post resolvi partilhá-lo no meu FB e deu pano para mangas: https://www.facebook.com/Claudjinhaaaa/posts/10157058744389899?pnref=story

    Vou responder a alguns comentários que foram deixados por aqui porque simplesmente há argumentos que me ultrapassam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso vai já aí um drama e só publicaste há 3 horas xD.
      Eu já recebi tantos comentários nestes posts que até tive dificuldade a responder a tudo xD. Por agora estão respondidos, mas suspeito que daqui a algumas horas terei mais xD. Estava à vontade para responderes também, como eu já disse uma vez, o meu blog também é a vossa casa :).

      Eliminar
    2. Perdoa-me só se demorar algum tempo a aprovar os comentários, como estou a estudar, não estou sempre atenta para ver se recebo novos.

      Eliminar
    3. Não faz mal :P

      É um tema sensível e polémico, ehehe :P

      Eliminar
  32. Aplaudo-te de pé e subscrevo totalmente aquilo que dizes. Tal como tu, eu gosto muito de animais, não suporto que os maltratem porque acredito que, tal como nós, têm sentimentos e sentem na pele tudo o que de mal lhes fazem - odeio touradas e acho que animais de circo é uma coisa terrível. Contudo, eu sempre fui habituada a comer carne e não é algo que eu vá cortar da minha alimentação apenas porque acho mal matarem os animais. Tal como disseste, é a lei natural das coisas. Sempre foi assim entre os animais, por que é que havemos de ser nós a alterar isso?
    Não tenho nada contra os vegans/vegetarianos, acho que se regem por um bom princípio, mas não suporto é pessoas que só o fazem por moda e que depois vêm criticar os outros a torto e a direito.

    Adorei o teu post, achei mesmo interessante. Acho que cada vez mais estes temas polémicos devem ser abordados e discutidos para que as mentes deixem de ser tão fechadas em relação a este tipo de tópicos.

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Exatamente, as pessoas esquecem-se que isto é a lei da natureza, e que nós não somos exceção, mesmo sendo racionais.
      Eu também não tenho nada contra, aliás têm todo o meio apoio, só não apoio aqueles que têm visões demasiado extremistas da realidade.
      É por isso que eu escrevi este post, porque é um tema que precisa de ser falado e discutido. Os blogs também servem para isto, para tentar discutir assuntos mais difíceis e abrir mentes.

      Eliminar
  33. Isto é daqueles assuntos que dá sempre confronto porque há gente que não tem problema e percebe e tal e depois há outras pessoas que começam a atirar "monstros" e "animais" assim que ouvem e a mim isso não me faz sentido. Sempre gostei de animais, gatos, cães, pássaros e não consigo imaginar a fazerem mal por exemplo à minha cadela ou a outros bichos mas também sou super esquisita com a comida e não me consigo ver a comer só vegetais (não gosto nada). Mas pronto, respeito quem consegue e espero que me respeitem a mim. O que me irrita mais é como disseste as condições e qualidade de vida em que vivem os animais e as pessoas que acham que são um pináculo da moralidade e quem não é igual está abaixo. Faz-se com cada coisa mais estúpida, horrivel e desnecessária aos bichos..O minimo que se podia fazer era tentar que tivessem uma vida boa mas está se demasiado preocupado com a produção é triste..mas gostei do texto :)

    themerrymarie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é um daqueles assuntos em que nunca vamos ter um consenso. Mas é importante debatermos o assunto para aprendermos uns com os outros e abrir mentes.
      Obrigada :).

      Eliminar
  34. Hey! Sugeriram-me que desse a minha opinião sobre este post. Queria perguntar-te se não te importas que responda em forma de post no meu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me importo nada,teria todo o gosto em ler a tua opinião :).

      Eliminar
  35. Concordo inteiramente contigo, sem dúvida que o facto de comermos carne não nos torna pessoas que são contra os animais ou não respeitam os direitos dos mesmos, é simplesmente uma forma de sobrevivermos. Concordo que os maus tratos a animais sim, deveriam ser melhor controlados e verificados, mas como tudo o que neste país dá trabalho não se faz, neste caso não é exceção.
    Eu como cada vez menos carne, e normalmente quando como são carnes brancas, por uma questão de gosto, não gosto de carne de vaca nem borrego ou similares, por outro lado consumo bastante peixe, gosto mais e acredito ser mais saudável para mim, ainda assim também como muitos pratos vegetarianos, especialmente saladas, em que não coloco nem carne nem peixe, mas é como dizes, nem sempre nem nunca e não é por comermos animais que somos contra eles ou contra a sua existência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, as pessoas que mandam têm outros interesses e não estão minimamente preocupados com a defesa dos animais...
      Sou como tu, como maioritariamente carnes brancas, já não como carne vermelha há meses. Tive que o fazer devido a uma condição de saúde, pensava que me ia fazer falta, mas nem sinto muitas saudades.

      Eliminar
  36. Gostei muito do post e, no geral, este é um tema que me interessa muito. Adoro animais, aliás, o que estudo está relacionado com eles. Apesar de ter uma alimentação maioritariamente vegetariana, porque tenho pouco interesse em comer carne/peixe, como imenso ovos/leite/queijo. A questão do bem-estar animal é importante mas, sinceramente pela minha experiência em explorações, os animais de carne têm condições melhores do que os de leite/ovos, ou seja, nesse sentido faria sentido uma pessoa ser vegan, mas não tanto vegetariana. Também há a questão ética, se é correto ou não abatermos animais e explorarmos animais para consumo humano e, sinceramente, ainda não tenho a minha resposta para esta pergunta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu nesta publicação quando falo de vegatarianos, falo no geral, tanto eles como os vegans. Mas sim, concordo, os animais sem ser os dos ovos/queijo/leite são melhor tratados.

      Eliminar
  37. Tenho que te tirar o chapéu pela coragem em abordares um tema tão "polémico" quanto este. Eu sei que quando o escreveste tinhas plena consciência de que serias "repreendida" de certa forma, e ainda assim publicaste. Obrigada por isso.
    Porque o teu texto traduz exatamente aquilo que eu penso em relação a este assunto. Há vegetarianos (também como tu irei usar sempre este termo para me referir a vegetarianos e veganos) extremistas que se acham superiores pelo estilo de vida que adotaram. Eu confesso que lhes admiro de igual modo a coragem para uma mudança tão grande nas suas vidas, independentemente pelo motivo que for - mas ainda mais para tentarem reduzir o impacto para o planeta e por adorarem animais. Mas os extremistas têm que perceber que não são ninguém para julgar seja quem for pelo estilo de vida que adotam. Não têm que tentar impingir seja o que for a outra pessoa só por acharem que é o mais correto. Não têm esse direito. Nem de insultarem. Faz-me imensa confusão quando o fazem.
    Tenho noção que não são todos assim. E uma vez mais friso que lhes admiro a coragem.
    A nível pessoal, embora tenha assistido a muitos documentários chocantes sobre a criação e produção animal, e tendo perfeita noção do tipo de tratamento que os animais recebem, ainda assim não consigo deixar de comer carne. E não, não me acho um monstro por isso. Reduzi imenso o consumo de carnes vermelhas e só como carnes brancas de origem caseira, totalmente criados em casa, e com alimentação e espaço adequados. Não vou reduzir o consumo de carne ou peixe, até porque não gosto de vegetais, e já experimentei bastantes pratos vegetarianos e só gostei mais ou menos de um. Paciência. Eu se adotasse esse estilo de vida, tenho a certeza de que teria que ser bombardeada com suplementos para isto e para aquilo, porque simplesmente não gosto da comida. Gosto de carne e peixe. Como outros alimentos, mas não me imagino a comer só batatas, arroz ou massa, ou só sopa a vida toda. Para eliminar totalmente os alimentos de origem animal, teria que comer só isto porque não gosto de mais nada.
    E em relação ao debate de gostar ou não de animais, há tanta boa gente que diz que adora animais e que seria incapaz de os comer, mas na hora de matar um inseto ou outro animal menos querido (como cobras, ratos, ratazanas, sapos, entre outros) não hesitam. Conheço um caso assim. É tudo muito relativo e há pessoas para tudo.
    O que é imperativo é que haja respeito pela opinião dos outros e não é necessário haver agressividade quando os assuntos são mais sensíveis. É tudo uma questão de bom senso. Mas gostei bastante de ler a discussão que se gerou. Tal como dizes, dá sempre para vermos outras perspetivas e abrirmos mentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada <3. Já sabia que ao publicar este post era a mesma coisa que meter a mão num ninho de vespas, mas ainda assim decidi fazê-lo, porque é preciso falar sobre os temas mais sensíveis e debatê-los.
      Eu também admiro muito a coragem, determinação e força de vontade dos vegetarianos, por terem um estilo de vida assim num mundo que não está, de todo, feito para isso ( infelizmente, valoriza-se muito o consumo desenfreado de carne). É só pena que hajam vegetarianos extremistas a estragar a causa aos outros. Não têm mesmo esse direito. Tentam obrigar-nos à força a seguir o nosso estilo de vida, quando muitas vezes nós até demonstramos o nosso apoio e compreensão, e não os julgamos.
      Também assisti a muitos documentários chocantes mas, na minha opinião, esses documentários estão feitas de modo a que as pessoas que os vêem se tornem vegan. Muitas das pessoas que vêem esses comentários tornam-se automaticamente vegetarianas. Eu e tu devemos ser das poucas pessoas que conseguimos ver sem nos tornarmos vegetarianas. Não nego que mostrem realidades horríveis ( porque mostram e é realmente chocante!), mas dizem que a única solução para isso é sermos todos vegetarianos, quando isso não é verdade.
      Tudo estás a ajudar bastante :). Tal como tu, se eu adotasse agora uma alimentação vegetariana, só comeria arroz, batatas ou sopa, porque também não gosto de mais nada, e teria que andar a tomar 188299 suplementos. Ser vegetariano não é para todos.
      É mesmo, também há hipocrisia no lado dos vegetarianos.
      Eu também gostei de ler os comentários e ler as diferentes opiniões :).

      Eliminar
    2. Daniela, "há tanta boa gente que diz que adora animais e que seria incapaz de os comer, mas na hora de matar um inseto ou outro animal menos querido (como cobras, ratos, ratazanas, sapos, entre outros) não hesitam. " - isto diz TUDO! Nem mais!

      Só não concordo com algumas coisas que vocês dizem. Apesar de eu não ser vegetariana e adorar carne, existem pratos vegetarianos maravilhosos, eu adoro. Lá está, não sou vegetariana mas não me importo e até gosto de alguns pratos vegetarianos. As pessoas têm ideia que se deixa de comer carne e peixe e só sobram as batatas, arroz e massa. Quando a roda dos alimentos tem muito mais coisas. Percebo que não gostem de vegetais, mas são os alimentos mais importantes, independentemente de se ser vegan ou omnívoro. Devemos sempre fazer um esforço para comer alguns vegetais, porque simplesmente fazem bem. Eu não gosto de todos e também sou esquisita, mas existem dezenas de vegetais, é uma questão de encontrarem os vossos! E tentar ir variando, na medida do possível. ;)

      Eliminar
    3. Eu agora com um problema de saúde que tive recentemente, não dá para comer muito, mas daqui a alguns tempos tenho mesmo de fazer um esforço para comer mais legumes. O que vai ser difícil, porque sou muito esquisitinha xD. É, e de misturar com alimentos que não gostamos, para não sentir tanto o sabor, eu vou apostar nesse truque.

      Eliminar
  38. Quando abri este teu post nunca pensei na que acontecesse esta controvérsia toda que acabou por acontecer!!

    Não sabia bem se haveria de comentar, e deitar mais lenha para a fogueira, mas decidi dar o meu ponto de vista.
    Sou vegan à 2 anos, sou super feliz assim e não mudaria o meu estilo de vida por nada. Quando comecei a ler o teu texto estava super surpreendida com o teu pensamento pois na verdade eu até concordo com o facto de alguns vegans ou vegetarianos se acharem melhores do que as pessoas que comem carne contudo não podem generalizar todos os vegetarianos (como já vi pessoas a fazê-lo aqui em comentários) pois nem todos somos assim. Eu, pessoalmente, não tenho problemas nenhuns em comer ao lado de uma pessoa que esteja a comer carne, alias, os meus pais comem-no todos os dias, e eu só tenho que aceitar, tal como eles aceitam a minha decisão de não a comer!

    Acho fantástico passares a mensagem de que é importante reduzir o consumo de carnes pois, realmente, ajuda imenso, tanto os animais como o nosso ambiente!!

    Contudo, tenho que discordar contigo quando dizer que comer carne é a mesma coisa que comer plantas! Além de que, nós não andamos aí a comer flores ou assim! Animais têm sentimentos, sofrem tal como nós sofremos, podes dizer que as plantas também o fazem??

    O problema aqui é que os vegetarianos vem aqui tentar defenderem-se (que é o que estou a fazer) e isso, as vezes, pode ser visto (por meat-eaters) como uma provocação ou agressividade quando na realidade apenas estamos a dar o nosso ponto de vista!

    Acho que devia de haver mais post destes pela blogsfera pois, obviamente, ainda há muita controvérsia, o que não é suposto visto que hoje me dia já imensa gente é vegetariana e toda a gente conhece pelo menos uma pessoa que o seja. Dou-te os meus parabéns por teres a coragem de falares sobre o assunto contudo tenho que discordar com algumas coisas que disseste!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando publiquei já sabia que ia gerar alguma controvérsia, mas nunca imaginei que fosse assim tanta!

      Fizeste muito bem. Acho que tens todo o direito de dar a tua opinião, por muito que os outros discordem :). Acho que muitas pessoas generalizaram inconscientemente mas sim, não devemos generalizar, até porque grande parte de vocês não são extremistas ( pelo menos, grande parte das pessoas vegetarianas que conheço não são). É mesmo assim que tem que ser, as pessoas respeitam a tua escolha e tu respeitas a dos outros.

      Para mim, é a mesma coisa. Podem não sofrer da mesma maneira que nós nem serem racionais, mas são seres vivos, e abusar delas também é queremos achar que tudo é nosso.

      Eu sei que a intenção de muitos dos vegetarianos é defenderem-se e dar o seu ponto de vista, coisa que muitos fizeram aqui nos comentários, e é sempre bom para abrir mentes e conhecer formas de pensar diferentes, mas existem formas e formas de exprimir a nossa opinião. Acho que algumas pessoas são um bocado extremistas e, por conseguinte, exprimem a sua opinião de forma mais agressiva, mesmo que sem intenção.

      Muito obrigada :).
      Beijinhos

      Eliminar
  39. Não são só os vegetarianos que atacam quem come carne. As pessoas que comem carne também se acham muito superiores sempre com as tipicas piadinhas de "então, so comer ervas?". Há tantas alternativas, as pessoas é que não gostam de se informar e pensam que os animais são a única coisa com que podem encher o estômago.
    DEsde que comecei a cortar na carne não sinto falta dela, sinceramente. Na verdade enjoa-me já comer alguns tipos de carne como vaca.
    Não cortei de vez, mas como muito menos animais :P
    E sim, acho que se toda a gente fosse começar a comer menos bichos, ia fazer de facto alguma diferença.
    Quanto aos ataques, move on. Cada um come o que quer, e ninguém tem de andar a morder nos outros só porque seguem um estilo de vida diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Tambem me incomoda ver muitas pessoas que comem carne a fazer esse tipo de comentários depreciativos.
      Eu também já não como grande variedade de carne, como carnes brancas e peixe essencialmente. E também não sinto muita falta :).
      Eu não me afeta. Só achei importante debater o tema para mostrar uma perspetiva diferente sobre o assunto.

      Eliminar
  40. Esse slogan é um bocado forte é verdade mas também é para que as pessoas tomem consciencia de uma vez por todas! Eu tento não julgar quem come animais e a maioria dos meus amigos o faz. Temos uma relação saudavel e sempre que há jantaradas na casa de alguem lembram-se de mim e acabam por fazer algo vegetariano para mim e para quer quiser. Por vezes vão buscar frango e eu vou buscar chinês. Tudo tranquilo.
    Mas volta e meia sou "atacada", por algum amigo de amigo ou até mesmo por algum amigo. E se sentes desconfortavel eu tambem o sinto, porque se continuam com questoes de Ai náo comes peixe ou carne, o que comes? Alfaces? Desculpa mas isto é ignorância. E é isso, os omnivoros sáo ignorantes sobre o que se passa no nosso mundo, a exploração animal e o que a sua industria faz ao nosso planeta em que os gases emitidos sáo em muito maior escala do que os emitidos pelos transportes. E isto é só um pequeno exemplo porque há muito mais.

    Nós vegs simplesmente somos curiosos e procuramos informação e ao sabermos da realidade que vivemos já não conseguimos voltar atrás, porque isso é ser hipocrita. Agora, custa deixar comer animais? Claro que sim! Fomos habituados a come-los desde sempre. Cada pessoa tem o seu processo e quem está a reduzir o seu consumo já é uma grande ajuda.~
    No fundo é isso que temos de fazer, é dar as mãos e unirmo-nos porque só temos este planeta para viver e estar constantemente com estas discussões não nos leva a lado nenhum. Está na altura de agir, fazer cada um a sua parte, ao seu tempo e sempre com respeito mutuo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *Clap* *Clap*. O teu comentário é um grandr exemplo de tolerância e de força. Temos que parar com estas discussões e unirmo-nos por uma luta comum, um futuro mais sorridente para o nosso planeta. Não poderias ter dito melhor!
      As pessoas são tão más sem necessidade nenhuma. É a tua escolha, e só tem é que respeitar. Ainda por cima é uma escolha saudável e mais amiga do ambiente. Apesar de não ser vegetariana, revolto-me quando vejo alguem a ser atacado por causa disso.
      Infelizmente, existem muitos omnivoros qus ignoram essa realidade. Esses sim, estão a ser parvos. A industria da carne está a ser responsavel pela destruicao do nosso planeta e peli mau trato a animais. A partir do momento em que uma pessoa se apercebe dessa realidade, mesmo que não se torne vegetariana, acaba por consumir menos carne.

      Admiro muito o vosso estilo de vida e a criatividade que têm para ser assim num mundo que ainda não vos aceita. Imagino que deve custar imenso ter comido carne toda a vida e de repente deixá-lo de fazer.
      É mesmo isso! Cada um a seu ritmo. O importante é mudarmos os nossos hábitos.

      Eliminar