"". Life of Cherry: 5 razões pelas quais os grupos de Facebook são bons para o teu blog !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.1.18

5 razões pelas quais os grupos de Facebook são bons para o teu blog

  5 razões pelas quais os grupos do Facebook são bons para o teu blog

Até a Ana do blog "Infinito Mais Um" ter criado o grupo " Lets blog about it", eu não sabia da existência de grupos de Facebook específicos para bloggers. Sabia, obviamente, que existiam grupos para a faculdade (como a minha turma tem), para a venda e compra de coisas, para gamers, mas não me ocorreu que também existissem para a malta da blogosfera (o que, pensando bem agora, foi um bocado estúpido, porque se existiam grupos para mil e uma coisas, também existiam uns para este fim).

Estes grupos têm-se revelado muito úteis para mim, pelas mais variadas razões. Têm contribuído imenso para o meu crescimento enquanto blogger e para o meu próprio blog. Se ainda não aderiste a nenhum, talvez os pontos seguintes te convençam a fazê-lo.


1. Para conheceres e estares em contacto com outros bloggers: Ser blogger não é uma tarefa solitária. Aquilo que dá mais dinâmica e vivacidade à blogosfera são as ligações que se criam entre as pessoas. Até podes ter um blog e não te relacionares com ninguém, mas tem muita mais piada e chegas muito mais longe quando tens outros bloggers que te apoiam. É possível conheceres outros visitando os seus blogs e iniciando uma conversa nos comentários, mas é muito mais fácil fazê-lo quando podes recorrer às redes sociais. Os grupos de facebook para bloggers são ótimos para conheceres novos bloggers, para conversares e, quem sabe, para criar novas amizades.

2. Para tirar dúvidas e/ou pedir ajuda: Naquelas em alturas em que o template do nosso blog nos está a dar problemas, em que estamos a ter dificuldades em usar códigos ou simplesmente gostávamos de aprender mais sobre temas muito úteis para o crescimento do nosso blog (como marketing digital), não recorremos, certamente, aos nossos familiares e amigos (a não ser que eles tenham conhecimentos informáticos). Muitas vezes, é aos nossos "colegas" que recorremos. Os grupos para bloggers são também uma excelente plataforma para esclarecermos as nossas dúvidas, para pedir ajuda e para partilharmos conhecimentos uns com os outros.

3. Para descobrir os novos blogs: De vez em quando, sinto necessidade de renovar a minha lista de leitura, e de descobrir novos blogs. Costumo ver os links dos bloggers que deixam comentários, e lá ia descobrindo uns cantinhos novos. Contudo, há tantos blogs giros por aí que uma pessoa desconhece e, por isso, gosto de ir mais fundo para descobrir mais pessoas criativas.  Por isso, muitas vezes, recorro a grupos de Facebook da malta do blogo onde, normalmente, têm sempre uma secção com os blogs de todos os membros, o que dá mesmo jeito para atualizar as leituras!

4. Para fazer colaborações ou parcerias: Aquilo que eu gosto mais nestes grupos é que têm muitos membros cheios de ideias e dispostos a fazer colaborações contigo ou a alinhar nas tuas ideias. Já foram muitas as vezes em que vi projetos a nascer porque alguém publicou um post a dizer " Tive esta ideia, quem alinha?", e eu própria já cheguei a fazer colaborações, como foi o caso deste post.

5. Para promover o teu blog: Se ainda não estás a usar o Facebook para fazer o teu blog crescer, não sabes o que estás a perder. Se te estás sempre a queixar que é difícil fazer com que as pessoas encontrem o teu blog e que não consegues conquistar novos seguidores, devias experimentar os grupos de Facebook. Desde que aderi a estes grupos, o meu número de seguidores e de visualizações aumentaram exponencialmente. Contudo, tem cuidado com a autopromoção. Há grupos que são exclusivamente para interação entres bloggers e que não permitem isso, mas existem outros que permitem que te autopromovas e que partilhes os teus posts.


E vocês? Já conheciam os grupos de Facebook para bloggers? Fazem parte de algum?

38 comentários:

  1. Só faço parte de um grupo, e foi porque me adicionaram, porque nem vejo o que lá se passa, e acho que não tem tido movimento.
    A minha ligação com o face tem vindo a dissipar-se e por acaso nunca pesquisei por esses grupos. Mas este post deixou-me a pensar que poderá ser uma boa ideia. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não ligo ao face, a não ser para cenas da faculdade e para grupos de blogs. Acredita que valem mesmo a pena, a interação e entreajuda por lá ainda consegue sermaior do que aqui :).

      Eliminar
  2. É uma ajuda extra, não só para promovermos o nosso blogue, mas também para conhecermos espaços novos. É interessante acompanhar as partilhas e ver essas colaborações a acontecer :)
    Conheço e faço parte de alguns (não muitos), e tenho gostado da experiência

    ResponderEliminar
  3. Olá, Cherry! :)
    Devo dizer que já tinha saudades de visitar o teu blogue e que os teus posts continuam fantásticos :D
    Beijinhos!

    Maria Moreira Rato
    Estranha Forma de Ser Jornalista - http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Estes tipo de grupos são de facto fantásticos, sigo vários.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto; estou em alguns grupos e sempre que tenho uma dúvida/sugestão, partilho e é muito bom obter feedback! :)

    ResponderEliminar
  6. Eu faço parte de bastantes, acabo sempre por entrar em vários blogs lá expostos, até mesmo para os ajudar :)

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
  7. É de facto uma boa ideia e ainda só conheço o do Blogs Portugal. Mas vou dar uma espreitadela nesse que falaste :)

    ResponderEliminar
  8. Faço parte do Let's Talk e do Engagement Portugal e também do Bloggers Portugal. Adoro! Desde que descobri que não quero outra coisa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Por acaso não tinha a noção disso, não conheço nenhum grupo e pouco dou uso ao facebook, só mesmo para comunicar com a família.

    ResponderEliminar
  10. Eu faço parte de alguns grupos, e foi assim que cheguei a alguns que hoje sigo e é da mesma maneira que partilho o meu..
    É uma interacção que gosto bastante...

    ResponderEliminar
  11. Por acaso, não estou muito familiarizada com esses grupos.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Bom dia. Sim, já conheço, temos um grupo, mas o Sr Facebook faz questão de muitas das vezes castigar. Ou são denuncias ou é o facebook!

    Gostei da postagem.

    Bjos
    Votos de uma feliz Segunda-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de serem denúncias, a malta do facebook não consegue estar atenta a tudo.
      Obrigada :).

      Eliminar
  13. É certamente algo a experimentar. Recomendas algum grupo em particular?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lets Blog About It é o melhor grupo de interacao que conheço :). Depois, existe o Girly Bloggers Pt, o Blogs Portugal e o Bloggers portugal. Estou noutros, mas estes são os meus favoritos.

      Eliminar
  14. Eu acho que os grupos de facebook são mesmo interessantes pois conhecemos e interagimos com outros bloggers e isso é mesmo importante! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Publicação muito boa! Estou em vários grupos e concordo que é essencial para o crescimento do blog. Se não fossem estes grupos, eu não teria conhecimento de metade dos blogs que existem por aí. Às vezes só sinto que não tenho muito tempo para estar interagindo nos grupos.

    Blog Florescendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Eu também sinto isso, mas bem, o tempo não chega para tudo, temos que ter prioridades.

      Eliminar
    2. Claro e também é bom afastarmo-nos das redes sociais lá de vez em quando :)
      Beijinhos

      Eliminar
  16. É excelente. Eu adoro os grupos. Não me limito a deixar lá só o link dos meus posts, mas dou-me ao "trabalho" (que não é trabalho, porque gosto de o fazer) visitar outras postagens e abrir pelos títulos que me parecem interessantes. Não o faço apenas para ter retorno, mas sim porque gosto de saber o que as pessoas vivem, experienciam e opinam. Pena que a maioria das pessoas use os grupos como depósito de links! Muita gente se queixa disso; ainda assim, eu costumo ter um bom retorno de postar nos grupos :)

    E descobri o teu blog Cherry através de grupos, confesso que só abro os posts cujo título me parece apelativo e até agora tenho gostado bastante!

    Claudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não tenho tempo, só deixo os links do meu post, mas sempre que posso também faço isso, encontram-se por lá publicações interessantes.
      É mesmo pena :(. Eu tento interagir sempre que posso precisamente para contrariar essa tendência.

      Muito obrigada por me acompanhares :).

      Eliminar
  17. Olá! Eu criei o grupo Bloggers Portugal, para poder estarmos unidos e crescermos juntos, pois juntos somos mais fortes. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Excelentes dicas! Por acaso não estou inscrita em nenhum! Aver se me inscrevo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Ohhh que ideia gira!! Fiquei super curiosa com o grupo ^^ Mas como é que sabes a quem pertence determinado o blog? Só se a pessoa anunciar no seu facebook que escreve para lá, não? isso foi sempre o que me deixou de pé atrás nesses grupos. Eu não me importo nada que saibam que sou mas que os meus contactos do face imediatamente saibam o meu blog deixa-me desconfortável!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente, sabes porque as pessoa metem o seu blog na descrição do perfil pessoal :). Mas não precisas de usar a tua conta pessoal, podes criar outra conta. Foi o que eu fiz :).

      Eliminar
    2. Olá Cherry descobri hoje o teu blog e estou a gostar imenso! Comecei o meu próprio blog há pouquinho tempo por isso estas dicas são ouro :) se quiseres espreitar: www.amargarettepires.com . Continua assim! Bjs

      Eliminar
  20. Concordo plenamente com tudo o que referiste neste post, eu dou muito uso aos grupos do facebook sobre blogs!
    Beijinhos querida
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Estou um bocadinho cansada do Facebook (ou daquilo que os meus contactos publicam!!!) e por isso já não uso muito, mas acho esta ideia dos grupos super interessante. Nestes grupo de iteração aprendemos sempre imensas coisas, é verdade!
    Vou procurar os que indicas :)
    Obrigada!

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  22. Não sabia da existência desses grupos mas sem dúvida que é bom e útil :)

    ResponderEliminar
  23. Não tinha de todo conhecimento sobre esse mundo! Fui agora mesmo aderir a alguns

    ResponderEliminar