"". Life of Cherry: 3 alturas em que fugir dos problemas é a melhor solução !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.1.18

3 alturas em que fugir dos problemas é a melhor solução

 3 alturas em que fugir dos problemas é a melhor solução

Fugir dos problemas é, geralmente, um mau conselho. Mas é precisamente esse conselho que eu vos vou dar no primeiro dia do ano e não, eu não enlouqueci.

Fugir dos problemas não é uma boa estratégia, na maior parte das vezes. A melhor estratégia é tentar pensar neles de uma forma racional e encontrar uma solução. Porém, por vezes, existem problemas que, pelos mais diversos motivos, não dão para ser resolvidos, pelo menos naquele momento, pelo que o melhor é mesmo fugir deles. Obviamente, que é preciso saber distinguir esses problemas dos outros, porque a tendência para fugir de todos é muito grande, mas existem 3 alturas em que ignorar os problemas é completamente aceitável.


1. Quando estás bloqueado(a): Se estás há horas a trabalhar na mesma coisa, mas não estás a progredir nada, o melhor que tens a fazer é parar. Provavelmente, estás cansado(a), demasiado distraído(a) ou não estás inspirado(a), por isso tentar fazer algo é chover no molhado. Vai arejar a cabeça, passear um bocadinho, ver um filme, ou dormir. Vais recuperar energia e, quando deres conta, estás pronto(a) para trabalhar outra vez e resolver o problema que te anda a atormentar no teu trabalho.

2. Quando é literalmente impossível: Às vezes, o teu problema simplesmente não pode ser resolvido. Ou porque está fora do teu controlo ou porque já é tarde demais para o resolver, ou porque precisas de esperar para o resolver. Qual quer que seja o cenário, precisas de te acalmar esquecê-lo, pelo menos de momento.

3. Quando nem sequer é um problema ainda: Eu percebo, eu também sofro muito por antecedência. Na verdade, todos nós stressamos com coisas que ainda não aconteceram em várias alturas das nossas vidas. Mas até que ponto essa preocupação com o futuro é saudável? És uma daquelas pessoas que fica a noite inteira acordada a pensar nas mil e uma maneiras como a reunião do dia a seguir pode correr mal? Preocupares-te com coisas que ainda não aconteceram e que muito menos são problemas ( pelo menos, no presente), é desnecessário e impede-te de seres feliz e produtivo(a) no presente. Nestas situações, por muito difícil que seja, tu precisas de esquecer essas preocupações.


E vocês? Quais são as situações em que acham que é aceitável fugir aos problemas?

49 comentários:

  1. É mesmo isso! Sinto que nestas situações o melhor é afastar-me um pouco para não me afectar tão intensamente! Um beijinho* espero que tenhas tido umas boas entradas!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, parecem-me boas situações para se fugir ao problema, embora haja quem defenda que nunca se deve fugir aos problemas! :) Beijinhos e feliz ano novo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regra geral é um bom conselho, mas há exceções para tudo :).

      Eliminar
  3. Realmente há exceções à "regra" e acho que os exemplos que deste ilustram-no perfeitamente!

    ResponderEliminar
  4. Óptimos conselhos. Ás vezes é preciso isso mesmo, parar, para depois se conseguir avancar.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  5. 3 alturas em que é perfeitamente normal fugir ou evitar os problemas. Aliás, já me acompanhar-te em algumas destas. Não podia estar mais de acordo.
    Beijo, feloooooore. 🌻

    ResponderEliminar
  6. Concordo totalmente contigo, Cherry! :P
    Bom ano!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Se há coisa que não gosto é de fugir aos problemas. Gosto de enfrentar o touro pelos cornos como se costuma dizer ahaha.
    Beijinhos

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou assim ( não fosse o meu signo touro xD), mas há sempre exceções :).

      Eliminar
  8. Estas são sem dúvidas as alturas em que devemos literalmente fugir e tudo o que de mau nos trazem!

    ResponderEliminar
  9. Quando não estão relacionados estritamente connosco. Acho que por vezes perdemos muito tempo a lutar batalhas que não são nossas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é verdade, mas é algo que temos que contrariar.

      Eliminar
  10. Boas dicas :)
    É isso que precisamos para sermos felizes, evitar problemas. Um ótimo ano :)

    Beijinho || Daniela Silva | Blog

    ResponderEliminar
  11. Eu costumo pensar que quando mais fugimos ao problema, mais ele corre atrás de nós mas, assim como tu disseste, há sempre exceções!

    Beijinhos, Hellen Henriques ❥
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo, depende das situações. Por exemplo, o ponto 1 acontece-me quando estou a estudar à noite e já não me entra nadinha, prefiro ir dormir e acordar mais cedo para retomar o estudo, é muito melhor para nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por norma não estudo à noite, só se estiver mesmo aflita. Costumo estudar de manhã e de tarde :).

      Eliminar
  13. Eu concordo com a lista! Muitas vezes precisamos mesmo de fugir dos problemas nem que seja para olhá-los de uma prespetiva de quem ve de fora
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  14. Concordo com todos os pontos que referiste. Geralmente só costumo fujo aos problemas quando sinto que não consigo mesmo resolvê-los pois são impossíveis (talvez naquela determinada altura). Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. O 1 acontece-me imenso quando estou a estudar para algum teste. Tenho sempre de fazer uma pequena pausa ou simplesmente deixar o estudo para o dia seguinte. Costuma funcionar, o estudo é muito mais produtivo depois!
    Beijinhos!

    MARY WITH LOVE

    ResponderEliminar
  16. Enfrentar os nossos problemas deve ser uma das recomendações que mais ouvimos, porque é importante resolvê-los. No entanto, concordo totalmente contigo. Há mesmo alturas em que ignorá-los é o melhor a fazer, até porque se insistirmos podemos correr o risco de agravar a situação. E aí «é pior a emenda que o soneto»
    Esses três pontos estão muito bem lembrados!

    r: Oh, tão bom *.* passava-a sempre em casa. Só há coisa de 4/5 anos é que começamos a ir até à Baixa depois de jantar.
    Para ti também, minha querida

    ResponderEliminar
  17. Quando estamos bloqueados o ideal é mesmo parar e esquecer durante um bocado... Insistir não leva a lado nenhum! Ótimas situações, nunca tinha pensado nisso! Feliz 2018 linda :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho de aprender a fugir ao ultimo problema. Principalmente quando tenho entrevistas de trabalho. Parecendo ou não, mesmo sem eu querer, só faz que fique mais nervosa e tenha uma performance pior. Mas pronto, é um assunto a trabalhar.

    ResponderEliminar
  19. Aproveito para desejar um excelente ano de 2018 e longe dos problemas!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  20. Também somos desses que sofre por antecipação, que bloqueia e continua a insistir. Coisas a mudar em 2018... será? ahah

    ResponderEliminar
  21. Concordo com tudo! Eu por vezes fujo de problemas porque estou de cabeça quente e sei que no momento não vou conseguir responder coerentemente ou até exagerar! Este ano isso aconteceu muito, isso ou nem falar deles para evitar problemas! :)
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestas situações o melhor mesmo é esperar para nos acalmarmo-nos e só depois falar. Quando é o contrário dá sempre asneira.

      Eliminar
  22. A 3ª identifico-me bastante xD
    Feliz 2018 :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Não podia estar mais de acordo.

    -
    Para o segundo dia do Ano, temos: "Perambular nesta viagem da vida"
    .
    Bjos e 2018 em grande.

    ResponderEliminar
  24. Concordo a 100% com tudo. As coisas têm de ter peso e medida e mesmo que nem sempre seja bom fugir dos problemas, por vezes essa é a única solução.

    Mais uma vez (e como sempre), adorei o post. Muitos beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. r: Obrigada. Bom Ano para ti também :)
    identifico-me com todas as situações -.

    ResponderEliminar
  26. Eu sofro muito por antecipação, mas é uma coisa na qual tenho vindo a trabalhar e a melhorar... Outra coisa que me stressa imenso é saber que tenho alguma coisa a resolver. Sou daquelas pessoas que gosta de tudo para ontem e não descanso enquanto não está tudo resolvido, mas quando resolver alguma coisa depende de outras pessoas... passo-me. E não faz sentido, porque não serve de nada, tenho de esperar e tenho. Mas tira-me do sério e às vezes sou desagradável com as pessoas e tudo... tenho de aprender a levar melhor essas situações =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te compreendo, sofro muito com isso. Gosto de ter tudo em dia, tudo feito, e quando isso depende de outras pessoas stressa-me imenso! Mas agora tenho tentado relaxar e pensar menos neste aspeto. Se, por exemplo, num trabalho de grupo eu já fiz o que me competia, não tenho que me preocupar com o que as outras pessoas já fizeram ou não.

      Eliminar
  27. Concordo com o que escreveste, mas não vejo isso como uma fuga aos problemas, vejo antes como adiar a resolução dos mesmos, pois, quer queiramos quer não, eles não se resolvem sozinhos, mas por vezes temos de parar de pensar neles, arejar as ideias, e mais tarde iremos ver as coisas mais claras e melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há problemas, como os do ponto 2, que não podem ser mesmos resolvidos, pelo que não os estamos a adiar, estamos mesmo a fugir deles.

      Eliminar
  28. Ahahahah adorei!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/12/dreamnewyearseve-my-look.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  29. So nice and iteresting post, like it!
    Happy New Year!
    My blog: http://thestoryofagothic.blogspot.rs
    New post is here, Maleficent ♥

    ResponderEliminar
  30. Ameei o post e super concordo com cada palavra dita nesse post, sucesso

    ResponderEliminar
  31. Sinto muito essa ansiedade de ficar a pensar várias coisas negativas antes do acontecimento. Principalmente se for algo importante como ir para estágio já no próximo mês!! Está-me a deixar tão ansiosa!

    Enfim, tento ir esquecendo que essa pequena parte da minha vida está para acontecer XD

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar