"". Life of Cherry: 17 lições que aprendi com o meu blog em 2017 !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

28.12.17

17 lições que aprendi com o meu blog em 2017

17 lições que aprendi com o meu blog em 2017

Em três anos de blogosfera, 2017 foi o melhor ano que tive enquanto blogger. Apesar de ter sido sempre recebida com amor neste mundo, nunca tive tão bom feedback como este ano. Veio de todo lado, das formas mais extraordinárias e inesperadas, dos comentários, de comentários anónimos, de comentários assinados, pelas redes sociais, por mensagens privadas... Não há palavras suficientes nem publicações suficientes para vos agradecer pelo vosso apoio, pelo vosso carinho, e por estarem sempre aí desse lado à espera de mais uma publicação.

" Life of Cherry" evoluiu imenso nos últimos anos, porém sinto que este ano cresceu imenso. Sempre gostei de escrever para o blog, mas sinto que 2017 foi o ano em que dei ainda mais de mim à blogosfera, e toda essa dedicação não só deu frutos, como me permitiu crescer mais enquanto blogger e pessoa. Pelo caminho, foram muitas as coisas que aprendi sobre escrita, sobre a Internet e, no geral, tudo o que está associado à blogosfera.


1. As pessoas gostam de histórias: Toda a gente aconselha aos bloggers a não escreverem posts longos porque ninguém os vai querer ler, mas eu tenho vindo a constatar que os meus textos mais longos são os que têm mais visualizações, e isso é porque as pessoas gostam de histórias. Não importa o quanto insignificante pareça a nossa, vai haver sempre alguém que se vai identificar.

2. Podemos e devemos partilhar algumas histórias pessoais no blog: Vivemos numa sociedade em que tudo é cuidadosamente pensado e ponderado, e falar de certos temas ainda é tabu. Nas redes sociais, muitos de nós tentam manter o equilíbrio entre partilhar tudo ou não partilhar nada, e acabamos por partilhar sempre uma vida perfeita, deixando de lados os problemas e dificuldades que são inerentes ao ser humano. Porém, por vezes, é necessário quebrarmos tabus, mostrar alguma vulnerabilidade e falar desses problemas. 

3. Não podes agradar a toda a gente: É algo que já tinha aprendido há muito tempo, mas este ano confirmou muito isto. Haverá sempre alguém que não iria gostar de algo que escreveste, e isso é completamente normal e aceitável.

4. É muito fácil irritar e ofender as pessoas na Internet: Sempre soube que as pessoas se ofendem facilmente na Internet e que, à medida que o nosso blog vai crescendo, vamos ganhando haters e ser alvo de críticas, mas só agora que o " Life of Cherry" está a começar a alcançar mais pessoas  é que comecei a sentir isto na pele. Ao longo do ano, apesar de muitos dos meus posts serem completamente inócuos, foram muitas as críticas que recebi, principalmente pelas redes sociais e por mensagens privadas ( algo curioso é que recebi muito poucas através dos comentários, mas isso talvez se deva ao facto de as críticas terem vindo de não-bloggers ou terem medo que eu não aprovasse os comentários). Até quando eu publiquei um tweet inofensivo fui criticada ( apesar de muitos também terem achado graça, que era esse o objetivo). Se eu já estou a sofrer com isto, nem quero imaginar o que os blogs " grandes" sofrem. 

5. O humor nem sempre é bem interpretado na Internet: A propósito desse tweet, nem toda a gente interpreta bem o teu sentido de humor na Internet. Não importa o quão óbvia seja a tua piada, vai haver sempre alguém que vai levá-la a sério. E nada mata mais uma piada do que ter de explicá-la.

6. Os posts que pensas que vão ser os melhores raramente são os mais bem sucedidos: e aqueles que tu pensas que vão ser um fracasso são os que têm mais visualizações e comentários.

7. Tu só és tão bom/boa como o teu último post: Podes passar de 70 comentários num post para 3 no seguinte. É como em tudo na vida, lá por chegares a um certo número de seguidores e por as pessoas considerarem o teu blog bom não quer dizer que agora qualquer merda que escrevas vai ter muito sucesso. Se deixares de escrever publicações com qualidade depressa voltas à estaca zero ( infelizmente já vi isso acontecer com blogs que gostava muito).

8. Podes ganhar stalkers: Há pessoas que conseguem ser arrepiantes e taradas até e, então, quando estão protegidas pelo anonimato e pela (falsa) segurança que a Internet nos dá, chega a ser assustador. Tenho um blog em semi-anonimato, pelo que é normal que os meus leitores tenham curiosidade em saber como sou fisicamente, mas este ano cheguei a receber mensagens de algumas pessoas mais insistentes, algumas das quais fizeram propostas indecentes que nem vou comentar. Não sou de bloquear pessoas nem de eliminar mensagens, costumo responder a todas as pessoas que me contactam, mas nestes casos é o que uma pessoa tem de fazer para se proteger.

9. Tu não consegues escrever só para ti: É quase impossível escreveres só para ti. A partir do momento em que sabes que tens muitas pessoas a ler-te, isso muda as coisas. Não necessariamente no mau sentido, óbvio que uma pessoa continua a ter a mesma paixão pela escrita como no início, mas tudo no muda. Um blog não é um diário privado portanto, na verdade, é impossível ser de outra forma.

10. Mas podes escrever na mesma sobre aquilo que queres: Eu vejo muitos bloggers a dizerem que se sentem pressionadas a escrever sobre certos assuntos e a seguir certas tendências mas, honestamente, essa pressão existe cabeça deles. Vocês podem ignorar as dicas todas sobre a blogosfera se quiserem. Eu cá escrevo sobre o que quero, livros, vida, faculdade e moda até, mesmo não sendo uma fashion blogger. Ninguém me impede e ai de quem o tentasse.

11. Assume que todas as pessoas que te conhecem vão ler: Mesmo que tenhas um blog anónimo, é uma boa estratégia. Assim nunca correrás o risco de escrever algo que possa violar a tua privacidade ou te pôr em sarilhos.

12. Os receios de descobrirem o nosso blog são sempre piores na nossa cabeça: Em outubro deste ano,  a minha turma inteira descobriu o meu blog. Uma história que já contei aqui, que na altura foi assim um bocado chocante e me deixou um bocado embaraçada, mas que agora é muito engraçado recordar. Ao contrário do que aquilo que eu pensava, o feedback foi, no geral, bastante positivo, e há pessoas que até gostam muito do que escrevo. Prova que os receios que temos acerca de as pessoas descobrirem o nosso blog são desnecessários e que, a maior parte das vezes, as pessoas até encaram como algo normal. Até podem ficar chocadas no início, mas depois passa-lhes e volta a ser tudo como antes.

13. Os teus amigos são os teus maiores leitores: Não poderia escrever um post sobre as lições que aprendi com o blog este ano sem deixar de referir as minhas amigas ( não é por gostar delas, é só porque era morta se não o fizesse ahahah. Estou a brincar, elas sabem que as adoro). Desde que descobriram que tenho um blog que se têm revelado ser as minhas melhores leitoras, que me têm lido e me têm dado excelentes ideias. É mesmo bom termos o apoio dos nossos amigos e termos uma perspetiva de pessoas não-bloggers que, no fundo, são os nossos verdadeiros leitores.

14. Não fui feita para ser anónima: Já fiz toda uma reflexão sobre blogs anónimos aqui, mas a lição mais importante a retirar é que eu não fui feita para ser anónima. Ter um blog anónimo, ironicamente, implica ter mais filtros do que um blog público. Além disso, quero poder ser eu própria, dentro e fora da blogosfera. Eu já sou eu mesma neste blog, aliás, o "Life of Cherry" tem a minha essência, mas sinto que ainda teria mais se eu desse a cara. Um dia destes eu vou deixar o anonimato de vez.

15. Mantêm-te humilde: Eu tenho constatado que, a partir do momento que os bloggers até um certo número de seguidores e/ou de visualizações, sentem-se como se fossem celebridades, e deixam de responder às mensagens e comentários dos seus leitores. Isso é realmente triste. No que depender de mim, vou-me esforçar sempre para respondê-los. Valorizo sempre as mensagens e comentários que me deixam porque, afinal, foram escritos por pessoas que, certamente, têm mil e uma coisas para fazer, mas escolheram gastar um pouco do seu tempo a escrever um comentário ou algo dirigido a mim. Por isso, sinto-me na obrigação de retribuir e agradecer.

16. A blogosfera é uma segunda casa: Cada vez mais estou convencida que criar um blog foi das melhores decisões que já tomei ( a Cherry de 17 anos não imaginava, de todo, o quanto a blogosfera lhe iria dar). A blogosfera acaba por ser uma segunda casa para mim, porque é aqui que venho ao final de dias cansativos para arejar, escrever, ler blogs e falar com muitas pessoas fantásticas, algumas das coisas tenho a honra de poder chamar amigas.

17. As palavras são a nossa inesgotável fonte de magia: Ok, eu na verdade não aprendi esta lição na blogosfera, foi através da saga Harry Potter. Mas achei que seria uma frase bastante inspiradora para acabar uma publicação de lições. Mas também se aplica à blogosfera. 


Bloggers por aí? Que lições é que aprenderam com o vosso blog este ano?

46 comentários:

  1. adorei o post, concordo muito com tudo o que escreveste.
    Principalmente com o "a blogosfera ser a tua casa", eu também já não me imagino sem o blog, para desanuviar da faculdade (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me ajuda a desanuviar muito a cabeça da faculdade :).

      Eliminar
  2. Muito bem! De facto é ótimo quando temos um projeto nosso e vamos aprendendo e evoluindo com ele e com as pessoas que vão aparecendo ao longo do processo. Parabéns e continua assim :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei tudo! Adoro o teu blog, és uma querida!

    Beijinho muito grande!
    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Posso assinar tudo popr baixo? :) (Excepto as questões do anonimato ahah) :)

    Só me falha uma grave: nunca tenho tempo para responder aos comentários todos, e sinto-me uma treta por isso, juro! Mas caramba, se há coisa que eu não esperava é a sincera parilha que vejo. E é tão boa!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reserva 5 min ao longo do dia para ires respondendo, assim é mais fácil do que responder tudo de uma vez :).

      Eliminar
  5. Adorei e não podia concordar mais com tudo o que escreveste! Contar histórias é muito importante e tu faze-lo lindamente. Segui.
    Tenho pena de ter abandonado o blog por uns tempos porque, tens razão, perdi uma casa. Finalmente, estou muito feliz por estar de volta.
    Muitos beijinhos

    Talking Pickles

    ResponderEliminar
  6. "As palavras são a nossa inesgotável fonte de magia" Harry Potter ftw, só boas lições a retirar desta saga :)
    Obrigada pela tua partilha, para além de ter sido uma refelxão bem fundamentada considero que foi útil para quem, como eu, está agora a começar. É bom ter feedback de quem faz parte desta "casa" há mais tempo e aprender com a experiência de outros <3

    ResponderEliminar
  7. e que belas lições! Tropecei no teu blog agora mesmo, mas já fiquei encantada! :)

    ResponderEliminar
  8. Tu mereces todo esse carinho, porque nota-se que te dedicas de coração ao blogue! Espero, muito honestamente, que 2018 te traga ainda mais reconhecimento. Da minha parte, tem sido um gosto acompanhar-te :)
    Relativamente às aprendizagens, concordo com todas as que enumeraste! Acho que, no fundo, o segredo é nunca darmos as coisas por garantidas, nem pensarmos que, por termos atingido determinado patamar, somos mais do que alguém. Mantermo-nos humildes, como referiste, e conscientes de isto não deixa de ser um compromisso é o que nos leva longe

    r: Sem dúvida, concordo contigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh muito obrigada <3. És uma das minhas seguidoras mais fiéis :). Muito obrigada por estares aí desse lado.
      Exatamente, e é o segredo não só para a blogosfera, mas para tudo na vida, não tomarmos nada por garantido e mantermo-nos humildes.

      Eliminar
  9. Gostei imenso desta publicação, fez-me ver algumas coisas de maneira diferente e ainda me deu mais vontade de continuar o blog!
    Este ano aprendi a ser mais humilde no que toca ao blog e ao porquê de escrever. Criei o blog com o intuito de partilhar-me e pelo meio comecei apenas a pensar em seguidores, comentários e parcerias, mas felizmente ultrapassei isso e percebi que não escrevo pelo outros, mesmo que me esteja a dirigir a uma terceira pessoa; escrevo por mim.

    Muito bom, mesmo!
    Um beijinho grande e um bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Fico feliz ao saber que te reencontraste na blogosfera. Querer ter mais seguidores, comentários e parcerias é perfeitamente normal até um certo ponto, mas às vezes pode-se tornar tóxico. Felizmente, ultrapassaste isso :).
      Obrigada, um bom ano para ti também :).
      Beijinhos

      Eliminar
  10. I love this post. So well thought out, you have a lovely wa
    y with words. Would you like to follow each other? I'm already following you now :)
    Please visit me here:
    kelseylovescosmetics

    ResponderEliminar
  11. Aprendi tanta coisa este ano e nem 1 ano de blog tenho. Mesmo sem ser esses bloggers mega conhecidos, há bloggers que simplesmente não respondem porque acham-se superiores e isso de facto, irrita-me. Mas como nem tudo são flores, sigo em frente e deixo de seguir o blog até porque comentar e não ter resposta de volta é muito frustrante. Há poucas pessoas conhecidas que têm conhecimento do meu blog porque escolhi assim. Há quem tenha descoberto e não me disse absolutamente nada (se tinha gostado ou não) o que me deixou em duvida mas ainda assim nem perguntei. Tenho poucos amigos, e esses poucos leem-me às vezes, quando têm tempo. Não comentam no blog, alguns deles, mas mandam-me mensagem a falar de determinados posts. O bom mesmo é o carinho que recebemos por comentários que não tem igual. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu blog já é muito bom para quem o criou há menos de um ano! É, há bloggers que basta terem alguns seguidores e já se acham a próxima Pipoca Mais Doce. Também sei de pessoas que lêem o meu blog mas não me dizem nada, pelo que não sei o que realmente acham. Oh, que fofos! Ter o apoio dos nossos amigos é priceless!

      Eliminar
  12. Sucesso sempre com seu blog em 2 anos tbm Aprendir muita coisa conhecir pessoas magníficas realmente é maravilhoso.... Amei seu blog e lindo linda feliz 2018 beijinhos www.arianabarbosablog.tk

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada pela tua visita e comentário <3
    Fiquei a seguir :)
    Uma das melhores coisas da blogosfera é ter a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e interessantes que pela interacção quase diária passam a fazer parte da nossa vida e até as consideramos e ganhamos novas amizades!
    Beijinho e Feliz 2018!

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma das melhores coisas, as pessoas e as ligações que se criam :).
      Bom 2018 para ti também :).
      Beijinhos

      Eliminar
  14. É verdade o que dizes sobre os haters. Cada vez mais. Neste blogue ainda não acontece (é ainda um bebé
    e toda a gente gosta de bebés 😃), mas foi o que me fez desistir do meu blogue anterior, em 2010...
    Quanto à aprendizagem, é inevitável e muito gratificante. Será assim sempre!
    O ponto 5 é hilariante! Também tenho algumas histórias de publicações bem humoradas que não "chegaram" a toda a gente da mesma forma!!!


    Gosto de te ler!

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma pena teres desistido por causa dos haters, não deixes que eles te afetem desta vez :).
      É mesmo engraçado como as pessoas interpretam as histórias de forma diferente xD.

      Eliminar
  15. Parabéns pelas aprendizagens e só te quero desejar ainda mais sucesso no próximo ano, eu cá continuarei :)

    ResponderEliminar
  16. As aprendizagens que fizeste são uma prova de que Continuas no caminho certo por estas bandas. Como dizes, permaneces com uma atitude humilde e sempre muito fiel a ti mesma, isso é extremamente bonito. Adoro seguir-te tão atentamente e perco-me nos teus posts e nas tuas infindáveis listas! Espero que 2018 te traga aprendizagens tão boas como estas.
    Sê sempre superior às críticas negativas que te fazem, mas, continua com essa postura de saber estar!
    Um beijinho, amiga 💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Derretes-me sempre com as tuas palavras amiga <3. Obrigada por me seguires tão atentamente, significa muito para mim ter o teu apoio. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Acho que irmos aprendendo algumas lições à medida que o tempo passa a fazer algo que tanto gostamos é imprescindível. Não só porque ajuda a crescer mas também a não nos deitarmos a baixo por coisas menos boas.
    Agora que regressei a este mundo vou ter as tuas lições em conta! :D
    Muito sucesso para 2018

    ResponderEliminar
  18. Só li verdades :) Dizem sempre para não escrever posts compridos e vou eu e faço *exatamente* o contrário (gostar de escrever ainda não é crime :p) e tantas vezes que fiz posts que não estavam nada de jeito e foram populares e posts que deram tanto trabalho e não tiveram nada!..é assim. Mas é sempre bom ver pessoas que não deixam os seguidores "entrar lhes na cabeça" e continuam a responder aos comentários e interagir com as pessoas como se falassem com amigos <3 Que venha 2018

    themerrymarie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, e há muita gente que gosta de ler este tipo de posts :).

      Eliminar
  19. Meu deus,identifico-me com isto a 100%!
    Bjs,
    Daniela
    blogreticencias.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  20. Gostei tanto desta publicação! E identifico-me com muitas das lições de que fizeste referência. Felizmente que esse mito de os bloggers terem de escrever pouco para terem mais visualizações está a começar a dissipar-se! Eu cá sou da opinião de que os textos mais longos, onde conseguimos expôr a nossa opinião, são tão bons quanto as frases simples ;) Sobre o anonimato, passei cerca de três anos com um blog anónimo convicta de que dessa forma teria toda a liberdade para escrever e partilhar, mas a verdade é que chegou a um ponto em que estava "presa" a essa condição porque não podia revelar quase nada sobre mim, os meus estudos, o meu quotidiano, a minha cidade... Foi por isso que, ao voltar à blogosfera, decidi deixar o anonimato completamente de lado e tenho adorado ;D Continua com o excelente trabalho e feliz 2018! :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Ainda bem, porque eu adoro ler textos longos, precisamente por isso, por exporem melhor uma opinião :). Senti exatamente o mesmo, por isso é que agora estou numa de semi-anonimato, e o blog só não é público agora por razões pessoais.
      Muito obrigada <3. Um feliz 2018 para ti também :).

      Eliminar
  21. Que excelente reflexão! Gostei muito!
    Beijinhos e bom 2018!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito do post, algumas destas coisas já sabia, mas ainda me ensinaste algumas :) Mil beijinhos e bom ano!

    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  23. Uma lista de grandes verdades! Acima de tudo acho que as pessoas têm de manter a humildade, mesmo quando crescem (infelizmente algumas das bloggers/youtubers que acompanhava tornaram-se demasiado arrogantes) e ignorar criticas que não sejam construtivas

    ResponderEliminar
  24. Algumas coisas já vou sentindo, outras nem tanto! Mas já reparei que alguns bloggers fazem mesmo isso de não responder aos comentários (e que dantes faziam). Não sei bem a razão, mas talvez o «crescer» tenha tido influência nesse aspecto!
    Quanto ao teu blogue, gosto muito de te visitar e ler os teus posts, que para além de cativarem trazem muitas vezes informações mais úteis e tem um ar assim docinho :)
    Continua com o teu excelente trabalho e desejo-te as maiores felicidades no novo ano! Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que devem fazer isso por pensarem que responder a comentários é coisa de blogs pequenos. É triste, porque é através dos comentários que falamos e criamos ligações com os nossos leitores.
      Muito obrigada <3.
      Um excelente 2018 para ti, muito feliz e com muitos objetivos realizados.
      Beijinhos

      Eliminar